Desenho cartesiano para os “muristas”

Para quem quer pensar como criança, contas como para crianças.

Suponha que os eleitores brasileiros  sejam 100.

Deles, 15 decidem que “os dois candidatos não prestam”, ou que “a culpa é do Lula que não quis que Ciro fosse candidato”, ou que “o PT precisa fazer uma autocrítica”, ou, ou, ou…

Sobram 85 votos válidos.

Suponha agora que 45 deles votam em Jair Bolsonaro e 40 em Fernando Haddad.

São 53% a 47% e Bolsonaro, que aqueles 15% acham mesmo fascista, assumirá o Governo para fazer o estrago que sabemos que fará. Autocrático, autoritário, agressivo e violento.

Mas se 10 dos 15 que se pegaram a argumentos ressentidos derem o voto a Haddad em nome da continuidade da democracia, da liberdade, do direito de crítica, os válidos serão 95  votos. Com 50 deles, Haddad teria a maioria absoluta (53%) e Bolsonaro teria 45 votos, ou 47%.

E Haddad assumiria o governo e, para governar como não teria outra forma de fazer, chamando todas as forças democráticas.

Ainda que você não goste, na sua ótica seria o que se chama de política de redução de danos.

Preciso desenhar ou está claro como o voto de apenas 10% dos eleitores pode ser uma inversão completa do quadro eleitoral que está configurado?

Em outras palavras, que seu voto está valendo tanto quanto quatro votos de seus irmãos brasileiros.

Ou ainda: que você está tomando a decisão sobre a vida de outros nove brasileiros?

Que poder, hein? Entendeu a sua responsabilidade? Entendeu o seu dever?

A escolha é sua.

Vote por todos e todos te ouvirão no debate.

Vote contra todos e nem debate haverá.

Você, que se acha iluminado, irá para as trevas como todos nós.

Fernando Brito:

View Comments (49)

  • a que ponto chegamos pra ter a necessidade de dar esse tipo de explicação pra mimizentos remelentos
    é de cair os butiá dos bolsos

    • É verdade! Muito triste ver o nível de destruição a que chegamos.

      • tem horas que me questiono se sou eu que endoideci

          • muito
            mas questionar é sinal de lucidez né? rsrsr

        • Há um poema parnasiano muito bonito - não me lembro o nome do poeta - em que ele narra uma visita a um hospício e, ao sair, se pergunta se os loucos são os que estão lá dentro ou os que estão fora. O Brasil está meio que por aí

          • verdade
            a insanidade é tanta que a gente fica na dívida

            mas acho que duvidar já é sinal de sanidade né?
            os doidos sempre se acham bacanas e fofos

    • Amigo Messias, é exatamente esse tipo de texto e de pensamento "uspiano" com todo essas analises inocuas que abriram espaço para que os donos do mundo possam fraudar as urnas e todos acharem natural : a fraude naturalizada. Não adianta condenar o PT que fez muito mais do que seus eternos criticos repetitivos que continuam sem alternativa. Pq o PCO não fez essa interlocução tão importante enquanto o "PT errava" (segundo avaliação de todos) durante seus 13 anos de governo? O que fizeram os partidos satélites além da dissidência aloprada de Marinas, Martas, Lucianas Genros, etc.? E esse Cirandeiro ridiculo com trejeitos e alma de coronel? Nesse momento esse tipo de analise causa mais nauseas do que esclarecimento ; não explica nada de util para ninguém. Ainda bem que Jesse Souza faz de fato uma leitura muito mais proxima da realidade BRASILEIRA. Além do que Jessé tem trabalho de campo e suas categorias sociais refletem o Brasil ("ralé", classe média heterogenea, elite oligarca, etc., REGIME ESCRAVOCRATA). So' podia mesmo ter encontrado esse texto no blog do patético PHA.

      Amigo Messias, estou tbm com trabalho intenso e não tenho mais tempo para surfar. Não poderei te responder. Nada contra voce que sei ser pessoa muito boa. Não é mais possivel ler, escutar ou ver pessoas do tipo Rui Pimenta ou ainda aqueles patéticos e inuteis estressados. E com eles Ciros ou ainda esse autor de texto academico "bem pensante". Que Lula e Haddad continuem a luta e não deem ouvidos aos muitos IRRESPONSAVEIS que nesse momento de terror fazem tudo para lavar suas mãos e jogar pedras naqueles que lutam. Abraços.

      • Prezado e generosos amigo Atineli,
        cumpre esclarecer que, ao postar o texto, o fiz cedendo à resignação de que as circunstâncias trágicas justificam o pragmatismo propugnado pelo candidato Fernando Haddad!
        "A tal da coisa", neste momento, o povo precisa de panela no fogo cozinhando o feijão, e menos ideologia!
        Adiante, a esquerda que nos redirecione o caminho que os pobres devem trilhar!

        Abraço fraternal.

        Messias

      • Prezado e generosos amigo Atineli,
        cumpre esclarecer que, ao postar o texto, o fiz cedendo à resignação de que as circunstâncias trágicas justificam o pragmatismo propugnado pelo candidato Fernando Haddad!
        "A tal da coisa", neste momento, o povo precisa de panela no fogo cozinhando o feijão, e menos ideologia!
        Adiante, a esquerda que nos redirecione o caminho que os pobres devem trilhar!

        Abraço fraternal.

        Messias

  • QUAL PARTIDO ALÉM DO PT ORIENTA A MILITÂNCIA SOBRE OS CUIDADOS EM CHECAR AS NOTÍCIAS ANTES DE COMPARTILHAR?NÃO SEI SE DEVERÍAMOS USAR DA MESMA ARMA QUE OS CARAS DO OUTRO LADO MAS GUERRA É GUERRA.OCORRE QUE SE PETISTAS ESPALHAREM BOATOS A PF ,O TSE,O MPF E O STF MANDAM PRENDER HORAS DEPOIS.PORTANTO A LUTA É TITÂNICA E PRECISAMOS LEVA_LA AS RUAS FAZER BARULHO

  • Se o Cafetão do braZZZil, digo, Capitão Bossalnaro, ganhar, com o seu Vice, o Gorilão Americanizado, digo, General Mulão, as "próximas" eleições serão depois de 2038 ...
    Bossalnaro = miSHELL = U$A = braZZZil dos U$A = Golpe permanente
    Bossalnaro = Adolf Hitler (só que ENTREGUISTA)
    Agora é:
    BRASIL X braZZZIL
    LUZ x TREVAS
    PS.:
    Vou votar no Haddad para continuar "brigando" com o PT dos PTucanos.

    • Vc está certa, pois com o psicopata nazifascista não haverá nem chance de debatermos ideológica e civilizadamente. As trevas impedirão qualquer debate dentro do espectro progressista. Todos serão intimidados e calados, como foi na Alemanha do 3º Reich.

  • Li no DCM: 'Bolsonaro diz que vai lutar para derrubar medida do Whatsapp para combater fake news'.Ora, é claro que ele não vai detonar o mecanismo que o levou ao segundo turno, até porque ainda precisa dele para vencer o segundo turno. Hah, e essa medida do WhatsApp é só para inglês ver. O WhatsApp foi criado para manipular a população.

  • Haddad, não espere as instituições, mídia, etc..Haddad, faça você o enfrentamento e o desmascaramento direto. Bem no estilo do
    Guerreiro Aquiles (em Tróia), vá com um carro de som para as imediações da residência de Bolsonaro e chame "Jair, vem aqui, Jair, tá com medo? Vamos debater aqui". Ou, então, faça algo bem simbólico e marcante, Desperte os maiores sentimentos em todos. Divulgue as imagens na propaganda na TV e faça sempre esse tipo de desafio em campanha, comícios e entrevistas. Em pouco menos
    de 15 dias, poderá ter uma grande reviravolta. O “coiso” ficará encurralado. Mas tem que fazer barulho, subir o tom fazendo barulho, não apenas em declarações. As pessoas estão cativas por sentimentos, e não pela razão. Então, desperte o melhor sentimento nelas.

    • ... É isso aí, vamos convocar "o valentão" nazista para o ringue!
      O ringue do bom, salutar e democrático combate das ideias!
      E das propostas que o povo e a nação precisam!

      • Que propostas? Que debate democrático? Esse broncossauro não tem projeto nenhum. Como disse seu ex-comandante: "ele quer fazer fortuna de qualquer jeito". Ele está c... e andando para o povo brasileiro. Por não ter ideias e por não conhecer os problemas do Brasil é que ele foge do debate. Só espero que, se as pesquisas apontarem Haddad como favorito, ele não aceite debater. Teria o troco, bem ao seu estilo covarde.

      • Desculpe, mas ideias com esta gente não existe, não funciona... qualquer discussão com eles se torna um monólogo gritado.

    • A campanha precisa de mais emoção. Quem sabe sua sugestão não ajuda.

    • Concordo plenamente . Tem que exigir o confronto contra este covarde. Ele talvez tenha medo de desmaiar , como ocorreu com o bandido filho num debate no Rio de Janeiro , quando foi socorrido pela Jandira Feghali

    • #BOLSONAROÉTEMER
      #BOLSONAROCAGÃO
      Bolsonaro já negocia com temer a aprovação da extinção da previdência antes do final do ano !

      #HADDADMANULULA
      #OBRASILFELIZDENOVO !

    • Haddad, não faça isso. Se for para a porta do Coiso a polícia e as ffaa serão chamadas para dar porrada, bem ao estilo do Bozo. Ao conseguiu o apoio da Globosta, da Tv. Edir MaisCedo e do árbitro de Curitiba, uma semana antes do primeiro turno, ele não precisa de mais nada, principalmente debate. São esses três apoios que o PT necessita bloquear para vencer as eleições. Se puder.

  • Acho que se não mostrar que o Bolsonaro se contradiz e mente, será difícil convencer o povão.
    Como foi que o Bolsonaro votou todas as propostas e reformas do Temer. E agora ele mudou. Esse projeto é do Alckimin, do Meirelles e do Temer e o povo rejeito nas urnas há 1 semana. O Bolsonaro votou a favor de tudo isso e propõe o mesmo projeto rejeitado pelo povo, só que ele esconde isso dos eleitores.
    E aí nas contradições que tem que abrir os olhos do povo.

  • Para os ressentidos do "cirão da massa", seu "herói" pulou no primeiro avião para a Europa. Já tinha inclusive dito se o coiso ganhar, ia chorar e fugir do Brasil. A coragem aparece nos momentos críticos, e seu candidato não demonstra tal. Ele tem dinheiro pra ficar na Europa. Vocês não. Então parem de birra, e nem que fechem o nariz na hora de votar em Haddad, façam a escolha que ainda permite a vocês uma escolha na próxima eleição

    • Vc vê, enquanto o Lula, que poderia ter pedido asilo e saído do país - e ninguém poderia acusá-lo - está preso em Curitiba

    • Votei no Ciro no 1º turno. O fato dele ter viajado nao altera a minha decisão no 2º turno e acho contraproducente esquentarem a cabeça com isso. É Haddad 13, e ponto.

  • Mais uma contribuição para entender o bolsonarismo, entender o inimigo é o primeiro dever de quem vai à guerra: A base do poder do Bolsonaro é a simonia. O poeta Dante Alighieri condena os simonistas ao oitavo círculo do inferno. As igrejas simonistas, como o bolsonarismo, são mestras em mandar seus escravos espirituais se fecharem em copas e não darem ouvidos a ninguém que queira lhes fazer voltar à razão. Elas vendem a salvação em troca de boa parte do salário dos trabalhadores, e não são apenas adeptas fervorosas do bolsonarismo - elas e o bolsonarismo são agora inseparáveis, dois lados da mesma moeda. Este tipo de igreja supostamente "evangélica" está a arrastar milhões e milhões com a venda de suas pregações, e quem ganha muito dinheiro, seja fabricando cerveja ou fabricando a "salvação da alma", termina querendo ter também o máximo de poder. Tal situação está gritando por exigir um novo e rigoroso estatuto religioso nacional, para impedir a livre ação de toda espécie de vigaristas pseudo-religiosos que enganam o povo humilde e deseducado vendendo salvação. Mas isso está agora quase na casa do impossível de acontecer, porque o poder central do país está a ponto de cair nas mãos dos próprios simonistas.

Related Post