Desenho cartesiano para os “muristas”

Para quem quer pensar como criança, contas como para crianças.

Suponha que os eleitores brasileiros  sejam 100.

Deles, 15 decidem que “os dois candidatos não prestam”, ou que “a culpa é do Lula que não quis que Ciro fosse candidato”, ou que “o PT precisa fazer uma autocrítica”, ou, ou, ou…

Sobram 85 votos válidos.

Suponha agora que 45 deles votam em Jair Bolsonaro e 40 em Fernando Haddad.

São 53% a 47% e Bolsonaro, que aqueles 15% acham mesmo fascista, assumirá o Governo para fazer o estrago que sabemos que fará. Autocrático, autoritário, agressivo e violento.

Mas se 10 dos 15 que se pegaram a argumentos ressentidos derem o voto a Haddad em nome da continuidade da democracia, da liberdade, do direito de crítica, os válidos serão 95  votos. Com 50 deles, Haddad teria a maioria absoluta (53%) e Bolsonaro teria 45 votos, ou 47%.

E Haddad assumiria o governo e, para governar como não teria outra forma de fazer, chamando todas as forças democráticas.

Ainda que você não goste, na sua ótica seria o que se chama de política de redução de danos.

Preciso desenhar ou está claro como o voto de apenas 10% dos eleitores pode ser uma inversão completa do quadro eleitoral que está configurado?

Em outras palavras, que seu voto está valendo tanto quanto quatro votos de seus irmãos brasileiros.

Ou ainda: que você está tomando a decisão sobre a vida de outros nove brasileiros?

Que poder, hein? Entendeu a sua responsabilidade? Entendeu o seu dever?

A escolha é sua.

Vote por todos e todos te ouvirão no debate.

Vote contra todos e nem debate haverá.

Você, que se acha iluminado, irá para as trevas como todos nós.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

49 respostas

  1. a que ponto chegamos pra ter a necessidade de dar esse tipo de explicação pra mimizentos remelentos
    é de cair os butiá dos bolsos

          1. muito
            mas questionar é sinal de lucidez né? rsrsr

        1. Há um poema parnasiano muito bonito – não me lembro o nome do poeta – em que ele narra uma visita a um hospício e, ao sair, se pergunta se os loucos são os que estão lá dentro ou os que estão fora. O Brasil está meio que por aí

          1. verdade
            a insanidade é tanta que a gente fica na dívida

            mas acho que duvidar já é sinal de sanidade né?
            os doidos sempre se acham bacanas e fofos

    1. Amigo Messias, é exatamente esse tipo de texto e de pensamento “uspiano” com todo essas analises inocuas que abriram espaço para que os donos do mundo possam fraudar as urnas e todos acharem natural : a fraude naturalizada. Não adianta condenar o PT que fez muito mais do que seus eternos criticos repetitivos que continuam sem alternativa. Pq o PCO não fez essa interlocução tão importante enquanto o “PT errava” (segundo avaliação de todos) durante seus 13 anos de governo? O que fizeram os partidos satélites além da dissidência aloprada de Marinas, Martas, Lucianas Genros, etc.? E esse Cirandeiro ridiculo com trejeitos e alma de coronel? Nesse momento esse tipo de analise causa mais nauseas do que esclarecimento ; não explica nada de util para ninguém. Ainda bem que Jesse Souza faz de fato uma leitura muito mais proxima da realidade BRASILEIRA. Além do que Jessé tem trabalho de campo e suas categorias sociais refletem o Brasil (“ralé”, classe média heterogenea, elite oligarca, etc., REGIME ESCRAVOCRATA). So’ podia mesmo ter encontrado esse texto no blog do patético PHA.

      Amigo Messias, estou tbm com trabalho intenso e não tenho mais tempo para surfar. Não poderei te responder. Nada contra voce que sei ser pessoa muito boa. Não é mais possivel ler, escutar ou ver pessoas do tipo Rui Pimenta ou ainda aqueles patéticos e inuteis estressados. E com eles Ciros ou ainda esse autor de texto academico “bem pensante”. Que Lula e Haddad continuem a luta e não deem ouvidos aos muitos IRRESPONSAVEIS que nesse momento de terror fazem tudo para lavar suas mãos e jogar pedras naqueles que lutam. Abraços.

      1. Prezado e generosos amigo Atineli,
        cumpre esclarecer que, ao postar o texto, o fiz cedendo à resignação de que as circunstâncias trágicas justificam o pragmatismo propugnado pelo candidato Fernando Haddad!
        “A tal da coisa”, neste momento, o povo precisa de panela no fogo cozinhando o feijão, e menos ideologia!
        Adiante, a esquerda que nos redirecione o caminho que os pobres devem trilhar!

        Abraço fraternal.

        Messias

      2. Prezado e generosos amigo Atineli,
        cumpre esclarecer que, ao postar o texto, o fiz cedendo à resignação de que as circunstâncias trágicas justificam o pragmatismo propugnado pelo candidato Fernando Haddad!
        “A tal da coisa”, neste momento, o povo precisa de panela no fogo cozinhando o feijão, e menos ideologia!
        Adiante, a esquerda que nos redirecione o caminho que os pobres devem trilhar!

        Abraço fraternal.

        Messias

  2. QUAL PARTIDO ALÉM DO PT ORIENTA A MILITÂNCIA SOBRE OS CUIDADOS EM CHECAR AS NOTÍCIAS ANTES DE COMPARTILHAR?NÃO SEI SE DEVERÍAMOS USAR DA MESMA ARMA QUE OS CARAS DO OUTRO LADO MAS GUERRA É GUERRA.OCORRE QUE SE PETISTAS ESPALHAREM BOATOS A PF ,O TSE,O MPF E O STF MANDAM PRENDER HORAS DEPOIS.PORTANTO A LUTA É TITÂNICA E PRECISAMOS LEVA_LA AS RUAS FAZER BARULHO

  3. Se o Cafetão do braZZZil, digo, Capitão Bossalnaro, ganhar, com o seu Vice, o Gorilão Americanizado, digo, General Mulão, as “próximas” eleições serão depois de 2038 …
    Bossalnaro = miSHELL = U$A = braZZZil dos U$A = Golpe permanente
    Bossalnaro = Adolf Hitler (só que ENTREGUISTA)
    Agora é:
    BRASIL X braZZZIL
    LUZ x TREVAS
    PS.:
    Vou votar no Haddad para continuar “brigando” com o PT dos PTucanos.

    1. Vc está certa, pois com o psicopata nazifascista não haverá nem chance de debatermos ideológica e civilizadamente. As trevas impedirão qualquer debate dentro do espectro progressista. Todos serão intimidados e calados, como foi na Alemanha do 3º Reich.

  4. Li no DCM: ‘Bolsonaro diz que vai lutar para derrubar medida do Whatsapp para combater fake news’.Ora, é claro que ele não vai detonar o mecanismo que o levou ao segundo turno, até porque ainda precisa dele para vencer o segundo turno. Hah, e essa medida do WhatsApp é só para inglês ver. O WhatsApp foi criado para manipular a população.

  5. Haddad, não espere as instituições, mídia, etc..Haddad, faça você o enfrentamento e o desmascaramento direto. Bem no estilo do
    Guerreiro Aquiles (em Tróia), vá com um carro de som para as imediações da residência de Bolsonaro e chame “Jair, vem aqui, Jair, tá com medo? Vamos debater aqui”. Ou, então, faça algo bem simbólico e marcante, Desperte os maiores sentimentos em todos. Divulgue as imagens na propaganda na TV e faça sempre esse tipo de desafio em campanha, comícios e entrevistas. Em pouco menos
    de 15 dias, poderá ter uma grande reviravolta. O “coiso” ficará encurralado. Mas tem que fazer barulho, subir o tom fazendo barulho, não apenas em declarações. As pessoas estão cativas por sentimentos, e não pela razão. Então, desperte o melhor sentimento nelas.

    1. … É isso aí, vamos convocar “o valentão” nazista para o ringue!
      O ringue do bom, salutar e democrático combate das ideias!
      E das propostas que o povo e a nação precisam!

      1. Que propostas? Que debate democrático? Esse broncossauro não tem projeto nenhum. Como disse seu ex-comandante: “ele quer fazer fortuna de qualquer jeito”. Ele está c… e andando para o povo brasileiro. Por não ter ideias e por não conhecer os problemas do Brasil é que ele foge do debate. Só espero que, se as pesquisas apontarem Haddad como favorito, ele não aceite debater. Teria o troco, bem ao seu estilo covarde.

      2. Desculpe, mas ideias com esta gente não existe, não funciona… qualquer discussão com eles se torna um monólogo gritado.

    2. Concordo plenamente . Tem que exigir o confronto contra este covarde. Ele talvez tenha medo de desmaiar , como ocorreu com o bandido filho num debate no Rio de Janeiro , quando foi socorrido pela Jandira Feghali

    3. #BOLSONAROÉTEMER
      #BOLSONAROCAGÃO
      Bolsonaro já negocia com temer a aprovação da extinção da previdência antes do final do ano !

      #HADDADMANULULA
      #OBRASILFELIZDENOVO !

    4. Haddad, não faça isso. Se for para a porta do Coiso a polícia e as ffaa serão chamadas para dar porrada, bem ao estilo do Bozo. Ao conseguiu o apoio da Globosta, da Tv. Edir MaisCedo e do árbitro de Curitiba, uma semana antes do primeiro turno, ele não precisa de mais nada, principalmente debate. São esses três apoios que o PT necessita bloquear para vencer as eleições. Se puder.

  6. Acho que se não mostrar que o Bolsonaro se contradiz e mente, será difícil convencer o povão.
    Como foi que o Bolsonaro votou todas as propostas e reformas do Temer. E agora ele mudou. Esse projeto é do Alckimin, do Meirelles e do Temer e o povo rejeito nas urnas há 1 semana. O Bolsonaro votou a favor de tudo isso e propõe o mesmo projeto rejeitado pelo povo, só que ele esconde isso dos eleitores.
    E aí nas contradições que tem que abrir os olhos do povo.

  7. Para os ressentidos do “cirão da massa”, seu “herói” pulou no primeiro avião para a Europa. Já tinha inclusive dito se o coiso ganhar, ia chorar e fugir do Brasil. A coragem aparece nos momentos críticos, e seu candidato não demonstra tal. Ele tem dinheiro pra ficar na Europa. Vocês não. Então parem de birra, e nem que fechem o nariz na hora de votar em Haddad, façam a escolha que ainda permite a vocês uma escolha na próxima eleição

    1. Vc vê, enquanto o Lula, que poderia ter pedido asilo e saído do país – e ninguém poderia acusá-lo – está preso em Curitiba

    2. Votei no Ciro no 1º turno. O fato dele ter viajado nao altera a minha decisão no 2º turno e acho contraproducente esquentarem a cabeça com isso. É Haddad 13, e ponto.

  8. Mais uma contribuição para entender o bolsonarismo, entender o inimigo é o primeiro dever de quem vai à guerra: A base do poder do Bolsonaro é a simonia. O poeta Dante Alighieri condena os simonistas ao oitavo círculo do inferno. As igrejas simonistas, como o bolsonarismo, são mestras em mandar seus escravos espirituais se fecharem em copas e não darem ouvidos a ninguém que queira lhes fazer voltar à razão. Elas vendem a salvação em troca de boa parte do salário dos trabalhadores, e não são apenas adeptas fervorosas do bolsonarismo – elas e o bolsonarismo são agora inseparáveis, dois lados da mesma moeda. Este tipo de igreja supostamente “evangélica” está a arrastar milhões e milhões com a venda de suas pregações, e quem ganha muito dinheiro, seja fabricando cerveja ou fabricando a “salvação da alma”, termina querendo ter também o máximo de poder. Tal situação está gritando por exigir um novo e rigoroso estatuto religioso nacional, para impedir a livre ação de toda espécie de vigaristas pseudo-religiosos que enganam o povo humilde e deseducado vendendo salvação. Mas isso está agora quase na casa do impossível de acontecer, porque o poder central do país está a ponto de cair nas mãos dos próprios simonistas.

  9. Hj cedo fazendo miitancia uma servidora da UFPB disse que não votava em nem um dos dois .por que p PT não deu aumento p ela! Diz que não vai ter culpa de eleger nem um! Eu falei, a sra só está assim por que não foi beneficiada!? E por ai vai!

  10. Você é muito bom jornalista, maravilhoso articulista e um matemático sofrível.
    Plano cartesiano é o plano formado por 2 eixos perpendiculares que se cruzam.
    A equação deveria, então, ser: 5 = x + 4y.
    Sei o que você irá dizer, tá certo, a turma não entenderia.

    Mas, culpa de quem? de quem? quem vem formando gente nos últimos 14 anos? quem foi ministro da educação por 8 anos?
    Fernandinho… Fernandinho… Virou 5ª coluna? Tá dando munição pra bolsomito?

    https://uploads.disquscdn.com/images/d8ab8262adeb15b642eaacf9bd73b75b35a2f7be9d6e671fa2466581a4ee0fd7.png

    1. Dicion�rio Aulete

      Verbete
      cartesiano
      Leia o “4”, senhor.

      1. Ref. a Descartes ou ao cartesianismo.

      2. Partidário do cartesianismo.

      3. Pej. Que confia exclusivamente na razão.

      4. Que vê a realidade como fatos e fenômenos isolados e independentes, e não como um sistema integrado.

      1. Tá bom. Vamos deixar assim para não brigar… Rsrsrsrs
        Mas essa réplica teve ghost writer, foi escrita pela Rosa Weber.
        kkkkkkkkk

  11. entre as pessoas que conheço quem votou no coiso vai votar de novo e em haddad o mesmo se repete, mais de 4 abstenções e um amoedo e um ciro, são 4 haddad e 2 o coiso e o do coiso sai de uma abstenção e do ciro da pra gente chegar lá e reverter é só acreditar e lutar não adianta gastar esforços com bolsominios eles não mudarão tem que mirar nas abstenções e nos votos de outros que perderam anticoiso é maior que o antipetismo

  12. Olha so, as críticas que os eleitores, principalmente do Ciro fazem aqui, não significa anulação do voto.
    O pt tem que aprender a receber críticas, principalmente dos aliados quando erra, e não ficar chorando como se fossem injustiçados. E as críticas não significa que abandonarão o barco e jogarão o Brasil nas mãos da direita, apesar de o pt ter feito o possível pra isso nessa eleição.

    A grande maioria dos eleitores do Ciro votarão no Haddad. Muitos dos que dizem que anularão, na hora h votarão no Haddad. Os que não forem votar no Haddad e, pior, forem votar no Bolsonaro, o farão com ou sem militância do Ciro Gomes.

    Da pra culpar quem acha que eh melhor anular ou votar no Bolsonaro? O Ciro explicou mto bem, no primeiro turno, a necessidade de buscar votos dos eleitores que estão desiludidos com tudo e de mostrar pra eles que poderia haver outra via, mas que no fim, tinha que entender o que eles sentem. Veja que isso não adiantou, mas houve grandes esforços dos eleitores do Ciro para trazer esses eleitores para cá, mas nem o Ciro e sua militância conseguiram.

    O que mais tenho visto sao eleitores anti Bolsonaro tentarem mudar a eleição. Mas pasmem, eles (ciristas, marinistas e até tucanos, sim estes tb) não conseguirão nada se o HADDAD não fizer um claro e rápido movimento de união e agregação dos outros partidos. E isso somente conseguirá se aceitar incluí-los nas pautas e no governo.

    Até agora o Haddad pouco caminhou nesse sentido. Então, mais do que cobrança em cidadãos desiludidos com tudo que está acontecendo, a cobrança passa pelo próprio Haddad em buscar ao máximo a conciliação de outras forças.

  13. Olha Brito, respeito mto vc e sua opinião, e mesmo qdo discordo de ti, o faço guardando profundo respeito, pois vc, nota-se eh uma pessoa mto boa, realmente preocupada com o futuro do país e de seus pares.

    Mas acho que você devia avisar seus colegas do DCM, para maneirarem em certas coisas.

    Todo post do DCM de críticas ao Ciro Gomes tem gerado efeito reverso, num momento em que os eleitores do Ciro serão fundamentais ao Haddad.

    De uma olhada lá no DCM e veja o tanto de curtidas que recebem as críticas ao pt em resposta aos ataques ao Ciro.

    E o pior, até comentários com críticas ao Lula tem recebido mtaaaaas curtidas. Claro, que eu já previa, como postei aqui, que a tática errada que o pt adotou, seria prejudicial ao próprio Lula. Mas essa prejudicialidade estava longe de sabitar o mito em torno dele tb. O que percebo, eh que a cada crítica ao Ciro, cresce uma rejeição ao Lula, de qm gostava mto dele. Tenho visto pessoas que gostavam mto do Lula, criando insatisfações contra ele, cada vez que se dirige um ataque ao Ciro. Vejo isso com mta preocupação, pois isso atrapalha a própria luta por liberdade que o Lula tem que travar daqui a alguns meses.

    Agora eh hora de união. Críticas podem sim, Ciro não eh incriticável. Vc o faz com mta inteligência e racionalidade. Ataques são divisórios, e o dcm que está a tanto tempo no ataque, não deve mais nem perceber quando extrapola. Enquanto você une, o DCM faz o possível para desunir.

  14. O Bolsonaro não passa de um “boyzinho”,metido a galo, chapado,moleque e irresponsável,que não teve infância e não estudou porra nenhuma, só que já tem 70 anos de idade e é milico,ou seja, não sabe nada de coisa nenhuma.
    A chance de uma nulidade dessas fazer cagada em cima de cagada e não terminar o governo com impeachment ou golpe, é de 100%, pois nem os generais que vão povoar o seu governo autoritário e tonto, aguentarão um capitãozinho muquifa mandando neles, e humilhando a hierarquia miliquenta.
    Votar NISSO é colocar fora o voto e colocar o país completamente fora dos trilhos.
    Os idiotas que cometerem essa insanidade, vão assistir exatamente essa desgraça, e irão pagar uma conta monstruosa , com juros astronômicos.
    Será que alguém lembra do COLLOR?
    E o COLLOR perto do Bolsonaro , é o Einstein ao lado do Felipe Melo.

    1. Com certeza os militares não vão querer ser confundidos com essa figura irresponsável. Só não digo que eles seriam capazes de derruba-lo para restaurar a ordem democrática, simplesmente porque o carcará não vai chegar lá. Os militares de agora não sao como os que serviram na ditadura não. Eles também são cidadãos e vivem num ambiente democrático. Aliás, nem o general Mourão parece estar com ele, quem dirá os outros que estão na ativa. Os militares são pessoas sérias. Bolsonaro é um moleque.

  15. Brito,
    contorcionismo é seu raciocínio. Considerando que foi com ele que você previu que Ciro teria 3% dos votos, haddad terá menos votos no segundo turno que no primeiro.
    17: 49.276.990 votos direita
    13: 31.342.005 votos centro-esq
    12: 13.344.366 votos centro-esq
    45: 5.096.349 votos centro-dir
    30: 2.679.744 votos direita
    51: 1.348.323 votos direita
    15: 1.288.948 votos centro-dir
    18: 1.069.577 votos centro-dir
    19: 859.601 votos direita
    50: 617.122 votos esquerda
    16: 55.762 votos esquerda
    27: 41.710 votos direita
    54: 30.176 votos centro-esq

  16. Brito põe a mão na consciência antes que seja tarde demais! Precisa do mea culpa! Todos que votam nulo como eu e os 30% ou até mais necessitam do pedido de perdão do PT perante a nação sobre:
    1 – se juntar a escoria pra governar e por isso Bolsonaro roubou essa pauta
    2 – exigir apenas um julgamento justo de Lula e nao vingança
    3- fazer uma segunda carta aos brasileiros convocando todos que apoiam os direitos humanos contra o retrocesso

    Se o PT ganhasse seria um Dilma 2.0 olha o congresso Brito!

    A força dos coxinhas e a maquina por tras deles viria com muito mais força é adiar o inadiável!

    Voto nulo pelo bem da esquerda ecdos progressistas! Saiam da bolha e reconheçam! Conversei até com militar bolsonarista que concorda com minha visão. Eles tem vergonha de votar em Bolsonaro! Mas a retórica e a teimosia do PT não deixam eles ferem motivo pra mudar o voto! Se não aprovarem esse meu post nunca mais retorno aqui. Sou leitor assíduo pq vc sempre fez as análises mais inteligentes nos momentos mais dramáticos mas agora é a encruzilhada FINAL! Serão anos de domínio do caos por teimosia de Lula! O PT do Nordeste sabe o caminho olha a aprovação! Os do sul estão totalmente fora de rota! Confio novamente no seu intelecto temos poucos dias o PT não perderá NADA e ainda eliminará a fama de radicalismo pra futuros pleitos!

    Forte abraço!

    1. Às vezes fico pensando se o prazer do sadismo é maior que o sentimento de preservação da democracia. Não estou passando a mão pelos erros de petistas e aliados. Mass eles não me farão deixar o país cair no fascismo. Isso lhe torna palatável a defesa de grupos de extermínio e da esterilização em massa? Não vou dar nome a isso, apenas reflita.

      1. Vc tá vendo o sentido agora… as viuvas de 64, os evangelicos da piroca e do kit gay, os moralistas de goela… todos eles PRECISAVAM que a profecia do Mito se realizasse! TEm horas Brito que precisa que o mal vença para o bem prevalecer na batalha final e votei nulo no segundo turno com dor no coração, mas É preciso que essa alucinação diminua pra níveis NORMAIS em um democracia ou poderia ser pior se acumulasse!

    2. Quer dizer que para o PT ter a devida lição, você acha melhor nos omitirmos e nos resignarmos ao desastre que será o desgoverno do Bolsonaro, mesmo que pra isso a população mais pobre sofra e que depois demorará anos ou até décadas pra desfazer as lambanças de um governo de extrema direita? Reflita e pense melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.