Jurista diz que Judiciário foi “protagonista e condutor” do golpe

Do ex-procurador geral do Estado de São Paulo, Márcio Sotelo Felippe, na revista Cult, do UOL:

O papel do Judiciário em momentos de plena hegemonia de forças conservadoras (e quando interesses relevantes da classe dominante estão em jogo) é mais do que coadjuvante ou acessório (como tradicionalmente acontece nos regimes de exceção ou em ditaduras): ele torna-se protagonista e condutor de um golpe – como vimos no Brasil entre 2016 e 2018.

Um juiz de província divulga, violando a Constituição e uma norma penal, uma conversa entre a presidenta da República e o ex-presidente, criando o clima político necessário para um golpe. Uma sentença criminal bizarra, digna de Alice no país das maravilhas, sustenta que um contrato de 3 bilhões de reais gerou uma propina de 1,2 milhão de reais corporificada em uma cozinha mequetrefe, em troca de não se sabe qual ato administrativo – e encarcera o candidato amplamente favorito às eleições presidenciais. A pauta da corte suprema é manipulada para que esse candidato, preso, não possa disputar as eleições. Se antes tanques nas ruas depunham e forçavam ao exílio o presidente constitucional, hoje o futuro presidente é deposto por antecipação com uma simples sentença de primeiro grau.

Fernando Brito:

View Comments (38)

    • Cúmulo! Fazem isso por saberem que as pessoas acreditam no que querem acreditar.

  • O Márcio Sotelo Fellipe fez o melhor resumo do papel do judiciário no golpe.

  • O brazil está na vanguarda do golpismo internacional. Aqui se derruba um presidente antes mesmo que ele seja eleito; aqui se aplica contra um presidente virtualmente eleito um impeachment preventivo. Este país é uma merda, milhões de pessoas agora tem certeza disso. Surpreende alguém o desinteresse pela copa e até a torcida contra a seleção que representa este país de merda?

  • É lógico que um juizeco de primeiro grau não causou sozinho esse caos apocalíptico. Sergio Moro é apenas a bolinha na ponta da caneta segurada pela mão dos golpistas.

  • Sintético e abrangente, deixou o judiciário brasileiro nu em plena Praça dos Três Poderes. Vergonhoso, covarde e golpista o papel do STF desde o impeachment sem crime de Dilma.

  • Estou comendo pão que o diabo amassou com o rabo por conta deste golpe dos infernos, mas tenho como consolo o fato de que ele deu onde deveria dar; no fracasso para todos; sem exceção, porque se acaso houvesse agradado uma minoria, por menor que fosse; acima dos 3%, seria vitorioso, graças a lavagem cerebral promovida pela mídia corrupta.

    • O jogo deles esta sendo melado pelos práprios acontecimentos que eles provocaram.Mas tem uma midia facínora ao seu lado para santificar a canalhice diarias. cujo eixo é Curitiba.
      Azar deles e nosso que a sacrossanta moeda de reserva do mundo (ainda) e os juros que a balizam nao querem nem saber.

  • Excelente parábola, Brito!!!
    Muito time tradicional na zona de rebaixamento, juízes comprados e a torcida de massa desanimada vendo seu time predileto prejudicado pela arbitragem e pelo STJD (juizecos, MP, STF).
    Enquanto isso, corre por fora o time do Massaranduba, o Tabajara Fascista Futebol Clube.
    Precisou o Papa, torcedor do São Lorenzo, vir dar assistência ao time mais prejudicado nesse campeonato nunca dantes tão melado.

  • Para ficarmos no futebol, só falta agora briga de torcidas organizadas e mortes.

    E não adianta a PE reprimir.

Related Post