Jurista diz que Judiciário foi “protagonista e condutor” do golpe

jud

Do ex-procurador geral do Estado de São Paulo, Márcio Sotelo Felippe, na revista Cult, do UOL:

O papel do Judiciário em momentos de plena hegemonia de forças conservadoras (e quando interesses relevantes da classe dominante estão em jogo) é mais do que coadjuvante ou acessório (como tradicionalmente acontece nos regimes de exceção ou em ditaduras): ele torna-se protagonista e condutor de um golpe – como vimos no Brasil entre 2016 e 2018.

Um juiz de província divulga, violando a Constituição e uma norma penal, uma conversa entre a presidenta da República e o ex-presidente, criando o clima político necessário para um golpe. Uma sentença criminal bizarra, digna de Alice no país das maravilhas, sustenta que um contrato de 3 bilhões de reais gerou uma propina de 1,2 milhão de reais corporificada em uma cozinha mequetrefe, em troca de não se sabe qual ato administrativo – e encarcera o candidato amplamente favorito às eleições presidenciais. A pauta da corte suprema é manipulada para que esse candidato, preso, não possa disputar as eleições. Se antes tanques nas ruas depunham e forçavam ao exílio o presidente constitucional, hoje o futuro presidente é deposto por antecipação com uma simples sentença de primeiro grau.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. O brazil está na vanguarda do golpismo internacional. Aqui se derruba um presidente antes mesmo que ele seja eleito; aqui se aplica contra um presidente virtualmente eleito um impeachment preventivo. Este país é uma merda, milhões de pessoas agora tem certeza disso. Surpreende alguém o desinteresse pela copa e até a torcida contra a seleção que representa este país de merda?

  2. É lógico que um juizeco de primeiro grau não causou sozinho esse caos apocalíptico. Sergio Moro é apenas a bolinha na ponta da caneta segurada pela mão dos golpistas.

  3. Sintético e abrangente, deixou o judiciário brasileiro nu em plena Praça dos Três Poderes. Vergonhoso, covarde e golpista o papel do STF desde o impeachment sem crime de Dilma.

  4. Estou comendo pão que o diabo amassou com o rabo por conta deste golpe dos infernos, mas tenho como consolo o fato de que ele deu onde deveria dar; no fracasso para todos; sem exceção, porque se acaso houvesse agradado uma minoria, por menor que fosse; acima dos 3%, seria vitorioso, graças a lavagem cerebral promovida pela mídia corrupta.

    1. O jogo deles esta sendo melado pelos práprios acontecimentos que eles provocaram.Mas tem uma midia facínora ao seu lado para santificar a canalhice diarias. cujo eixo é Curitiba.
      Azar deles e nosso que a sacrossanta moeda de reserva do mundo (ainda) e os juros que a balizam nao querem nem saber.

  5. Excelente parábola, Brito!!!
    Muito time tradicional na zona de rebaixamento, juízes comprados e a torcida de massa desanimada vendo seu time predileto prejudicado pela arbitragem e pelo STJD (juizecos, MP, STF).
    Enquanto isso, corre por fora o time do Massaranduba, o Tabajara Fascista Futebol Clube.
    Precisou o Papa, torcedor do São Lorenzo, vir dar assistência ao time mais prejudicado nesse campeonato nunca dantes tão melado.

  6. Para ficarmos no futebol, só falta agora briga de torcidas organizadas e mortes.

    E não adianta a PE reprimir.

  7. Esse trecho não está claro ou tem algum erro: “onde tudo permaneceria um mês em banho-maria, ainda mais que a seleção de Tite parece – toc, toc, toc – que não nos dará o desgosto de 2014 e produzir o interesse que hoje falta na Copa da Rússia.”

  8. Ciro cometeu um erro grave na minha opinião, sabe-se lá por qual motivo, diga-se de passagem. Se ele tivesse ido a Curitiba, assumido a defesa de Lula com todo aquele seu discurso “flamejante”, hoje seria um herói da esquerda. Mesmo que Lula conseguisse ser o presidente agora, ele se tornaria seu herdeiro político para as próximas eleições.

    1. Concordo. Escrevi na época: a tática dele era se descolar do PT (julgava que o partido estava com “filme queimado”), para conquistar votos moderados de eleitores marinistas. Não foi o PT que se afastou dele, como queriam dizer alguns fãs do Ciro. Acontece que cometeu erro de avaliação. O PT está na posição vítima de um GOLPE que não terminou e sua popularidade só aumenta, junto com a avaliação do LULÃO. PT voltou a ter os 20% de 2011. É muita coisa pra uma legenda, nesse cenário de descrédito com a política. Por isso mesmo não será do PT o movimento de buscar apoio do Ciro. Pensando friamente no plano estratégico do partido e não necessariamente no cargo presidencial, está corretíssimo o PT. Perdeu muito em 2015 e vai reconquistar espaço em 2019 com certeza, participando ou não da presidência.

    2. Ciro é um tremendo oportunista. Mas, por sorte (da verdadeira esquerda), perdeu essa oportunidade.

      1. “Acionista de grupo brasileiro vê ‘risco’ em segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes
        Por Ancelmo Gois
        Um acionista de um dos dez maiores grupos nacionais apareceu com uma proposta para afastar o que considera um risco radical: um segundo turno com Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.
        Seria assim: Marina viria como candidata e o PSDB indicaria o vice. Meirelles também voltaria ao governo para segurar o dólar, antes de a moeda americana chegar a R$ 6. Será?”

    3. Ego e ambição desmedidas cegam e emburrecem.
      Ciro não quer só ser presidente, quer acreditar que é melhor que Lula.

    4. Talvez 2018, seja a eleição dos que não foram. Não foram prudentes e sábios, a exemplo Aécio. Se soubesse esperar, hoje seria imbatível. Mas foi incinerado pela vaidade, hoje é pó.
      Marina, não soube posicionar-se no segundo turno de 2014 e hoje colhe a maldição do beijo do playboy.
      Já Alkmin corre o risco de virar vice da floresta ou será devorado pelo lobo mau, Dória.
      Bolsonaro está entre o ódio e a ira e não consegue ir além disso.
      Só na esquerda há luz. Mas Ciro por ignorar bons conselhos, entre eles o fechar a boca e o de demonstrar o mínimo de fidelidade não a Lula, mas a história. Coerência é o lado certo da história é prá lá que Ciro precisa ir, do contrário vai ficar vivendo velhas amizades…

    5. Vamos parar pra pensar um pouco que, embora o Ciro não tenha assumido a solidariedade que demonstrava antes ao Lula, o PT também quer monopolizar o discurso da esquerda em torno do Lula. O Lula não é o único quadro de qualidade da esquerda nesse país, e ninguém de esquerda deve se prostrar a ele. O combate ao golpe contínuo tem que seguir, sem aceitar as injustiças cometidas contra o Lula, mas temos questões pragmáticas que terão de ser enfrentadas. Não cessemos a luta, mesmo sabendo que ela está perdida. Mas perdida está, Lula não vai ser candidato.

      1. Até gostaria de acreditar em Ciro, mas declarações como esta abaixo, em que vincula a carta de 2002 ao fato de Lula estar preso, como se não fosse por força do GOLPE jurídico-parlamentar, só reforçam minhas impressões sobre a avaliação ruim que ele fez e, pelo visto, continua mantendo. E isso não é interpretativo:

        https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/bbc/2018/06/13/aceno-de-lula-ao-mercado-foi-um-erro-diz-ciro.htm

  9. Deu zebra nos artigos, acho que um sobrepôs o outro. O da zebra sumiu e os comentários aparecem no artigo do ex procurador.

  10. Com esse supremo de merda o Brasil será entregue pras multinacionais que mandam nos EUA.

  11. Realmente se não fosse trágico, seria a uma grande piada, depois dizem que os Portugueses é que são burros!!!!!!KKKKKKKK!!!!!

  12. EMPRESÁRIOS ENDEUSARAM O PATO, GANHARAM UM PATO, MAS NÃO QUEREM PAGAR O PATO

    Painel…

    Cavalo de pau: Entidades e setores do empresariado decidiram incluir um grupo influente de parlamentares em uma reunião que vão promover, nesta terça (12), na sede da CNI, para discutir vetos do presidente Michel Temer à reoneração da folha de pagamento. O chamado aos deputados foi visto como indicativo de uma ofensiva dos patrões pela retomada, via Congresso, de benefícios que foram cassados pelo Planalto para poder financiar a redução do preço do diesel, em meio à crise de caminhoneiros.

    Parte que me cabe: Deputados que foram convidados para o encontro na Confederação Nacional da Indústria disseram que a pauta vai girar em torno de três temas: os vetos à reoneração, a quase extinção do Reintegra (programa que devolve em créditos tributários gastos com exportações) e o fim do regime especial da indústria química.

    https://painel.blogfolha.uol.com.br/2018/06/12/entidades-atuam-para-congresso-derrubar-vetos-de-temer-que-bancam-desconto-no-diesel/

  13. Não é só isso, um tal MACHADO em conversa gravada com o senador JUCÁ já acusava que o golpe para por o MIshell, era com o “SUPREMO E COM TUDO”. Foi um GOLPE jurídico, não existe mais no país a parte política, essa parte política do Brasil foi capturada por juízes com auxílio moradia, sala vip, auxílio isso, auxílio aquilo, palestras a R$ 46.000,00 a hora, dinheiro de investigados para empresas de ministros, empréstimos em banco sob investigação, homenagens em parede do “puteiro” Bahamas, é com tudo mesmo, o tal Machado estava correto. O pior disso tudo é que o povo sabe do procedimento do atual judiciário e eles fingem que nem é com eles, o grau de superioridade que alimenta suas mentes e ego, é muito grande ancorados numa mídia senão corrupta mas totalmente conivente com interesses escusos, num completo desapreço com o povo que lhes pagam os salários muito mais do que merecem. Praticar GOLPE não é função constitucional do judiciário como bem disse o ex-procurador geral do Estado de São Paulo, Márcio Sotelo Felippe, o qual concordo plenamente.

  14. É sempre interessante ver que existem pessoas lúcidas e dispostas e discorrer sobre fatos recentes, expondo sua visão a partir da seus conhecimentos e sua vivência profissional. É importante ler, porque lendo se aprende, sobre a impressão de um operador do direito sobre esse momento conturbado que vivemos.

    1. Como se diz no futebol, pegou na veia: “Se antes tanques nas ruas depunham e forçavam ao exílio o presidente constitucional, hoje o futuro presidente é deposto por antecipação com uma simples sentença de primeiro grau.”

  15. Toda a desgraça e ilegalidade comandada pelo tsf, que é o responsável pelas desgraças que quase destroem este país.
    A começar pela completa desmoralização das leis e da justiça com o apoio do moto e a toda a aberração das suas ações.
    É o stf o responsável maior por toda esta desgraça.
    E ainda querem impedir o voto de 60 milhões de brasileiros no LULA. Onze lamentáveis senhores contra o voto popular.
    O stf é o responsável por toa a desgraça que caiu sobre este pobre país.

  16. Todos vocês têm razão no que dizem. Mas há um problema muito sério: somos reféns desse jogo político. Lá pelas tantas, gostando ou não do Ciro, é nele em quem votaremos. Voto nulo, jamais! E o pior de tudo é que o cafajeste sabe disso. Problema nenhum. A moral na política é bem diferente da moral que conhecemos.

    Os caras, vocês precisam entender, não vieram para dar golpe pela metade…

  17. O golpe falhou. Em lugar de se livrarem do pt o que conseguiram foi destruir o país. E o povão é cada dia mais pt e sabe quem são os bandidos.
    Agora, eles golpistas, Globo e moro, mas principalmente o stf, têm agora é uma brutal dívida moral, institucional e econômica com todos nós brasileiros.
    O absurdo é que estes senhores que erraram tanto e tanta desgraça trouxeram AINDA QUEREM VOTAR NO LUGAR DE 100 milhões de eleitores, tirando LULA, o maior dos brasileiros da eleição, e isso será um CRIME IRREPARÁVEL.
    Estarão loucos!

  18. Na minha opinião a direita ao afastar Lula está colocando o ultimo prego no seu caixão. O Ciro pode ser muito mais danoso para a direita do que o Lula, que sempre se mostrou um conciliador, mesmo agora preso e sendo atacado a anos Lula mostra disposição de conciliar com golpistas.

  19. Dr.Marcio.O que esperar-se de UM PODER SEM OUTORGA POPULAR E COM MANDATOS VITALÍCIOS ? Fazem o que bem entendem e são especialistas,em mandar POBRES PARA AS PRISÕES.

  20. É isso aí, Dr. Marcio, parabéns por sua consciente e sábia observação e conclusão. O castigo para essas pessoas inconsequentes e impatrióticas em prejudicarem, não só o país e seu povo mas, a alma da nação brasileira, ao fazerem mal uso das cores nacionais, da CF, das leis,dos direitos do povo e, por não promoverem a paz social, a justiça e o bem-estar do povo e do país, será, ouvirem aonde quer que vão, de quem lhes conhece e, de sentirem suas consciências dia e noite, clamarem por justiça contra o que fizeram, com suas atitudes impatrióticas, antedemocráticas, alienadora e subservientes ao dominador e ao imperialismo do mercado de capitais improdutivos e gerador de desigualdades. O que fazermos em relação a nossa Seleção que está na Copa? Nos equiparmos do necessário, pegarmos nossas camisas, bandeiras, cornetas, etc, e vibrarmos com alegria, torcendo pelo sucesso da nossa Seleção e do Brasil. Deixemos os sentimentos de culpa e tristeza para essas pessoas, a maioria delas, pela dor, já foram castigadas, não tenham dúvidas, quanto a nós, lutemos por um Brasil fraterno e unido para todos os brasileiros.
    Aos brasileiros que incitaram o preconceito regional, de raça, social e até religioso e, a vi e olência contra seus semelhantes e patrícios cidadãos, que fomentaram o golpe, o fim da democracia e pediram a ditadura, conseguiram o que queriam, agora, aceitem, são vocês, sim, os responsáveis por tudo de ruim que o povo é obrigado a aceitar, agora. Passe o tempo que passar, é dever sagrado da justiça, de no momento certo, indiciar, processar e promover julgamento justo desses protagonistas do mal do povo, inclusive, de seus membros que concorreram para que isso se efetivasse e, responsabilizá-los, proporcional aos males que causaram ao povo e ao país, na forma da lei específica, vigente.
    Quanto aos cidadãos que defendem a valorização das pessoas, o respeito a ajustiça imparcial para todos, à Constituição Federal, a democracia como regime de governo e expressão do poder soberano do povo, o estado de direito e defendem os direitos e cidadania dos trabalhadores, dos estudantes, dos pobres, dos miseráveis, dos excluídos e dos marginalizados, etc, que isso, lhes sirva de aviso.
    A história recente do Brasil que nos contempla (para que não fique dúvidas sobre a história, vide o vídeo feito pela globo, dos 08 anos de governo Lula e, não divulgado – REDE GLOBO mostra realidade do governo LULA — disq.us ) e, nos lembra e nos mostra, exemplos a serem seguidos com foco na verdade e na justiça, contra a opressão: Seja luz para os que veem mas, não enxergam, que ouvem mas, não escutam a realidade do país; respeite a todos e seja fraterno mas, não se intimide e não se cale, contra a tirania, a mentira, a injustiça e a opressão; seja consciente e justo, interessado e participativo das causas justas em defesa do direito, da liberdade, da independência, do patrimônio público e da soberania do seu povo e do seu país, contra o imperialismo, a exemplo dos nossos irmãos venezuelanos (http://forodesaopaulo.org/v… ).
    Esses cidadãos do país irmão, vivem a democracia desde 1999 e nós aqui, vivemos como vivemos agora?. A propósito de críticas do PIG sobre as eleições lá, a abstenção eleitoral nas eleições dos EUA, em 2016 foi grande e, ninguém da nossa imprensa ficou indignado com isso, né? ( http://www1.folha.uol.com.b… ). Hoje, eles sofrem todas as formas de pressões, embargos e bloqueios do império e de seus mega-fones, a imprensa golpista mas, com patriotismo, não se entregam e nem abdicam de seus direitos, de suas riquezas, de sua honra e de sua soberania de sua pátria, diferentes de nós, aqui, o que fazemos pelo Brasil?.
    Por isso, meus irmãos, contribua como puder, para a instrução e consciência social, cívica, cultural e política das pessoas, das famílias e das organizações de defesa da sociedade e, da nossa soberania de nosso país. Só com esses valores e atitudes responsáveis, é que o povo brasileiro reconquistará o seu direito pleno, a justiça imparcial, a democracia e o estado de direito e, também, a governabilidade responsável e cidadã, para o bem-estar e paz social de toda a nação brasileira.
    Ajude, incentive e mostre às pessoas que, conforme o que dispõe a CF do Brasil, “todo o Poder emana do povo e, em seu nome e para seu benefício, deve ser ética e responsavelmente, exercido, por aqueles parlamentares, administradores e magistrados, por ele eleitos democraticamente ou, nomeados, à luz da Constituição Federal, Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios”. O povo, deve saber que é ele: o dono do poder, o patrão público, o mantenedor do tesouro público, o objeto e fim de todo esse sistema público e finalmente. O Fiscal dos Fiscais.
    Por isso, é importante que todos os cidadãos, sejam instruídos e conscientizados politicamente, conheçam e consultem regularmente, conhecer esse seu poder, a Constituição Federal e/ou Estadual e a Lei Orgânica do seu Município; os Poderes Constituídos e respectivas Instituições, suas competências, atribuições e responsabilidades de seus dirigentes e agentes públicos; os direitos e responsabilidades dos cidadãos, o que é moralidade, ética, justiça imparcial, cidadania, dignidade humana; o que são Patrimônio público e soberania nacional (https://www.terra.com.br/no… ) .
    E para que não esqueçamos de um dos heróis brasileiros e benfeitores da democracia, és aí, nossa homenagem aos estudantes brasileiros, que apesar de estarem omissos nesse momento, são merecedores, uma hora o gigante acorda: ”são os estudantes a energia, que fará desta nação, a bomba que o mundo ouvirá, num brado de libertação”.
    http://www.une.org.br/memoria/ ; http://ubes.org.br/memoria/… ;

    Boa sorte para todos nós, confiança, Deus está com o povo brasileiro e, a Sua justiça, não tarda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *