Die Zeit: o Brasil tem um governo ou um bando de gângsters?

 

zeit

O semanário Die Zeit, que tira meio milhão de exemplares, está longe de ser sensacionalista, em seus 70 anos de vida. Ontem publicou uma análise brutal, importante para que se veja a desmoralização do nosso país no exterior.
Gângster não é uma palavra que usariam em circunstâncias normais.

O Jari da Rocha, colaborador deste Tijolaço que já morou nas bandas berlinenses traduziu e traz para a gente o texto do jornalista Thomas Fischerman, correspondente no Brasil. É de doer ver nosso país submetido a isso.

Governo ou um bando de gângsters?

Thomas Fischermann, no Die Zeit

As maiores atenções estão, agora, sobre o que Jucá disse involuntariamente sobre a corrupção. Os brasileiros já sabiam: Este governo interino tem um número excepcionalmente elevado de ministros e esqueletos no armário. Cheios de processos de corrupção e investigações que correm contra eles.

Assim como Michel Temer, ex-vice de Dilma e agora o presidente interino, que foi recentemente condenado por um tribunal por causa de irregularidades no financiamento de campanhas eleitorais. Segundo a lei brasileira, significa que pode não pode ser eleito em qualquer eleição por oito anos – ele jamais poderia, portanto, ser presidente de forma democrática. Como chefe do Parlamento do governo na Câmara, Temer atuou, particularmente, como um aventureiro: um político obscuro contra as ações anticorrupção e até uma investigação por tentativa de homicídio. Os críticos perguntam: Este é um governo ou um bando de bandidos?

A queda Dilma Rousseff deve impedir o julgamento de todos estes cavalheiros. Com deputados, senadores e membros do Supremo Tribunal envolvidos para impedir os promotores. Uma conspiração – conspiração Brasília. Mas este não é o único motivo: Caso contrário Temer e seu gabinete não teriam, com o novo governo, imposto seu ritmo e forma de governar. Metade do país colocou sobre eles a expectativa de que a economia do país deve ser salva. A administração Rousseff deixou aos frangalhos a economia: aumento da dívida, diminuindo economia, e sem um plano de melhoria à vista. No entanto, recentemente, ela foi isolada durante meses no parlamento e, por essa razão, dificilmente poderia implementar seus próprios programas de recuperação.

Rousseff volta ?

O ministro Jucá se licenciou – não se demitiu, deixou temporariamente o cargo de ministro até que a situação jurídica seja esclarecida. É notável já que o presidente interino Temer não o tenha expulsado. Um padrão está emergindo. O novo ministro da Justiça deste governo, logo que assumiu, disse: nem um direito é absoluto e país precisa funcionar. Disse isso sobre uma decisão que Temer teria que tomar (como a escolha do Procurado geral da república) Temer tentou pacificar, mas não tomou medidas adicionais.
A questão agora é como continuar em Brasília? Se as próximas gravações secretas foram publicadas, o escândalo continua. Agora, desde o início da semana, não soa mais estranho se a presidente deposta, Dilma Rousseff, e seus seguidores falam de um golpe: “Obviamente,” era e se não era, agora é. Disse ela.

As consequências disso tudo estão em aberto. Se o governo interino falhar e o golpe ficar claro, Rousseff, teoricamente, pode voltar de novo: No Senado carece de apenas dois ou três votos e os primeiros céticos já têm sem manifestado. O Senado pode recusar-se e a regra é simples. A Presidente, após 180 dias, volta automaticamente ao governo. Isto é concebível, porém… Rousseff teria os mesmos problemas de antes. Em primeiro lugar, um parlamento hostil, o que permite a ela nenhuma política consistente. Em segundo lugar, poderia haver novo pedido de impeachment para ela, por causa de um financiamento duvidoso de sua recente campanha eleitoral. Ou seja, com grande chance de, em seguida, ela ser colocada, uma segunda vez, para voar para fora do palácio.
Muitos vêem as eleições como a melhor saída para o país: a renúncia conjunta de Rousseff e Temer e um novo começo, desta vez legitimado pelo povo. Só precisa encontrar ainda candidatos convincentes para todas as partes – que também estão dispostos a assumir a liderança em tal impasse.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Assaltantes. Salteadores. Ratos nojentos.

    Nota: facebooquem o discurso de Requião ao Senado no Conversa Afiada. Importantíssimo.

  2. É possível que queiram fazer uma destruição total e até levar o Brasil ao FMI novamente.
    Quem é que sabe o acordo costurado nas sombras?
    Aluysio golpista deve ser chamado no Senado a dar explicações. Não sei porque ainda foi chamado.

  3. Eleições só se forem gerais e com reforma política que não permite o assalto ao poder por um congresso de maioria pilantra ou mesmo bandida.

  4. Não tem problema. O cerra já mandou os diplomatas mentirem que tem cheiro de golpe, cor de golpe, gosto de golpe, mas não é golpe. Saiu num destes jornais golpistas esta notícia da ordem do cerra para que os diplomatas tentem convencer a opinião pública mundial que não estamos passando por um golpe.
    O cerra é o ídolo máximo dos três patetas. E de todos os patetas deste país.

  5. É óbvio que este governo não vai se sustentar por muito tempo. Não tem a menor condição. O mundo inteiro sabe disso..

  6. Se Dilma volta:
    1 – Suspende o STF para investigação por 180 dias e indica imediatamente um STF interino. Culpados perdem o cargo.
    2 – Fecha o Congresso até as eleições de outubro.
    3 – Convoca eleições gerais para outubro: presidente, senador, deputado federal e as demais já previstas.
    4 – Nomeia um trio de juízes para o lugar de Moro na Lava Jato. Estabelece uma data de encerramento do processo.
    5 – Cassa, em caráter definitivo, a concessão de rádio e TV da Rede Globo e da TV Bandeirantes.
    6 – Indica um trio de juízes para averiguar as contas dessas duas empresas e a sua ligação com 1953, 1964, Proconsult e 2016.

    Fecha a conta e passa a régua.

  7. Será que a Dona Rosa do “supremo de frango” entendeu agora o que é GOLPE DE ESTADO????

    Ou ainda tem que desenhar???

  8. Interessante é que os trolls do facebook que postavam asneiras diárias nos comentários, simplesmente sumiram do mapa.

    Será que finalmente tiveram vergonha na cara, depois do golpe escancarado?

  9. A mídia estrangeira está esculhambando o nosso país. Como dizia o Renato Russo, o Brasil é piada no exterior.

  10. Por que o Gilmar Mendes não conhece o esquema de Aecim? Porque o Gilmar Mendes está dentro do esquema dos tucanos e do PMDB. Ele é o pior dos piores nesta corrupção, porque ele suja o STF com suas mãos e sua voz podre de corrupção. O Gilmar é fruto de uma oligarquia corrupta e contaminou todo o Judiciário do País. Só teremos justiça verdadeira de acordo com a constituição, quando esses juízes que participam juntos com golpistas e pegam sua propina na forma de aumento salarial, saírem da nossa Casa Maior da Justiça, que eles deixem o STF, pois não merecem ocupar a casa. São mentirosos e partidários, defensores de roubalheiras e protetores de bandidos, são os bandidos togados. Essa propina que eles receberam do TEMER, que não é nada mais que uma nojenta propina fruto de um acordo para tirar uma Presidenta Honesta do poder. Juiz é do tipo de bandido togado; é o pior tipo, porque eles estão cancelando a constituição quando fazem do STF um covil partidário, quando escondem, engavetam e anulam processos dos ladrões do PSDB e PMDB. Quando destroçam as expectativas de uma nação inteira em detrimento de seus vencimentos resultados de picaretagem e acordos golpistas. Eles não sabem que são Servidores Públicos? Não sabem o que é uma Constituição? Serão lembrados por todos como A Gangue Togada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *