Dilma veta, Renan recua e dinheiro de empresas nas campanhas fica mais longe

veto

 

Não apenas houve o esperado veto de Dilma Rousseff ao financiamento privado de partidos e de campanhas eleitorais como, para desgraça de Eduardo Cunha, ficaram mais distantes as suas possibilidades de manipular o desejo da maioria dos deputados  pelo restabelecimento da possibilidade de receberem doações de empresas.

 

Com a negativa de Renan Calheiros de colocar em votação o veto presidencial na mesma sessão prevista para amanhã, Cunha perde a possibilidade de ter uma sessão “cheia” para a tentativa de, pelo menos, marcar posição com uma possível maioria pela derrubada do veto, mesmo que isto não prevalecesse, ante a falta de maioria no Senado, o que é indispensável para a derrogação da manifestação da Presidenta.

 

Agora, Cunha anuncia que tentará obstruir a própria sessão do Congresso, convocando seguidamente  sessões da Câmara, amanhã, para inviabilizar a realização da sessão do Congresso que, regimentalmente, tem de se dar no plenário da Câmara, após o encerramento da sua sessão.

 

Parece brincadeira de meninos, não é? Mas Cunha agora é quem terá de sustentar “casa cheia” para levar adiante seu plano de boicote à votação dos vetos. Porque, iniciada a “ordem do dia” – e Cunha não pode postergar isso indefinidamente – será possível pedir verificação de quórum e derrubar a sessão.

 

Amanhã cada lado começa a mostrar o tamanho de suas forças e preparar a batalha do impeachment.

 

Vai ser um dia de “guerra”, a menos que Cunha recue, por incerteza do resultado, que a gente vai tentar acompanhar aqui.

 

E, enquanto a briga prossegue por lá, claro, o mercado vai fazendo a sua parte para manter o clima de desconfiança, com mais um dia de altas e quedas de bolsa e dólar.

 

E o povo, nessa, vai ficando atônito, olhando o “vossa excelência para cá, o vossa excelência pra lá”, sem que ninguém lhe diga o que está em jogo.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. De algo recente,
    que publiquei por aqui,
    cheguei a isso… Talvez
    tenha a ver com velhos…
    Ou… vetos…

    *
    *

    QUANDO SE ESQUECE
    by Ramiro Conceição
    *
    *
    Com vagar, esquecer-me-ei
    de quando meu filho riscou
    na clara partitura da sala
    seu andamento primeiro…
    Sim, suavemente esquecer-me-ei
    de quando decifrei aquela equação
    de Einstein; e aos poucos também
    das vezes que ouvi aquelas vozes
    de Bach.
    Evoé! Parece que nasci pra
    sentir a passagem do vento…
    Como disse certa vez o poeta.
    Evoé!
    Lentamente esquecerei até quando
    d e f i n i t i v a m e n t e se esquece.

  2. Estamos enfrentando exatamente o que Naomi Klein define como a Doutrina do Choque. Pavor, perturbação para que o capital passe o rodo.

  3. Dilma, parece que foi abandonada pelo anjo da guarda dela! Aquele que Siro Gomes citou, que se ela conseguisse Governar com a equipe que montou e com as Alianças! Ele queria esse anjo só nos fins de semana.

  4. Não admito que falem de Eduardo Cunha. É um homem de Deus. É evangélico. É ético.
    É patriota. Homem de uma lisura, honrado e de retidão de princípios.
    É um enviado por Deus. É num profeta..

  5. Fernando brito é vdd que o mercadante vai sair da Casa Civil e voltar pro novo ministério Educação+ Ciência e Tecnologia? Os jornais estão dando Jacques Vagner como o novo Ministro da Casa Civil … seria uma notícia boa depois de tantas ruins que tivemos em muito tempo.

  6. Brito, e porque estamos aceitando essa situação de termos um parlamentar, como disse o Eduardo Guimarães, delatado 5 vezes na lava a jato? Vaccari está preso por 1 delação, mas Vaccari não interfere nos rumos do país, Cunha tem essa pretensão e às vezes consegue. Mas apesar dos 5 delatores, não está preso, não está afastado e só está prejudicando o andamento das votações e quer emplacar o impeachment. O que justifica isso? Em alguns casos, celeridade total contra o denunciado, em outros, indiferença. Somos muito bananas, se quer saber. Era para estamos nas ruas pedindo o afastamento do Cunha.

  7. Boa notícia! Afinal, o Congresso deve ser integrado por (supostamente) representantes do POVO, e não por despachantes das empresas (que se lixam para as condições de vida do povo)

  8. Exatamente o que reclamava ontem: ninguém diz claramente o que está em jogo, e aí não tem como as pessoas entenderem o que está acontecendo.

  9. Certos de que seria necessário tomar de assalto o PMDB para desfazer a Aliança e deixar o governo sem sustentação suficiente, os promotores do Golpe pegaram o Cunha e o jogaram lá em cima, com a missão precípua de desguiar o PMDB. Mas o Cunha era cheio de trapalhadas de tal forma que foi pegado na Lava Jato. Não foi possível livrá-lo dessa. Mesmo assim acham que ele ainda poderá dar o golpe legislativo, coisa muito difícil de acantecer. Os coxinhas sabem quem é o Cunha, e mesmo assim o apoiam, sinal de que não estão pensando no bem do país quando atacam o governo. Todsa a direita está tão desmoralizada, apesar do imenso esforço de manter seus políticos blindados, que o Golpe virou uma palhaçada.

  10. O Brasil melhorou muito de 2003 para cá. Fala sério, os ditos inimigos da Dilma, todos envolvidos em corrupção, estão caindo um a um, escondidinho no PIG, os que ‘sobrevivem’ protegidos por transmissões televisivas andam recebendo patadas da Justiça da Suiça, fazendo o Judiciário brasileiro pegar no tranco. vergonha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *