Será que em inglês entendem? Do you know what a plot means , Mrs. Rosa Weber?

plot2

Como a Ministra Rosa Weber intimou a presidenta Dilma Roussef a explicar o uso da palavra “golpe” para definir o que se passou, tomo a liberdade de , gentilmente, oferecer à nossa magistrada os recortes do The New York Times e do inglês The Guardian, fresquinhos.

A ministra, então poderia indagar aos correspondentes destes jornais qual a razão de usarem nos títulos e nos textos a palavra “plot”.

Segundo o dicionário Cambridge,  a plan, especially for doing something evil; a conspiracy”.

Um complô.

Segundo o Houaiss, “trama secreta concertada entre diversos indivíduos contra uma autoridade, um personagem público, uma instituição”.

Aliás, estou ansioso por ver o pedido de explicações que os ministros do Supremo devem estar fazendo – não estão, não? – fazendo a Romero Jucá para saber porque ele disse que algumas de suas excelências estavam “conversados” para a saída de Dilma.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Supremo vexame para o Brasil…E não vão mandar prender? Ou vão deixar bem claro que são parciais e também golpistas?

  2. Muito bom Fernando! Dna. rosa recebeu todo as explicações pedidas, inclusive pela literatura inglesa.

  3. Bom dia,

    STF… Nunca teve e nunca existiu… precisamos rever o direito em nossas universidades e reforma no judiciário, isso para ontem!!!

  4. Qualquer movimento ou manifestação popular e das organizações da sociedade civil provoca menos impacto do que as próprias trapalhadas e absurdos do governo golpista. Não me canso de ser sobressaltado por más notícias, umas piores que as outras. Nenhuma instituição é tão deletéria hoje para o país do que o próprio governo e os políticos golpistas, não apenas pela guinada ideológica e administrativa, mas também pela exposição de sua real natureza vil. Não sei o que vai acontecer, mas certamente este governo golpista está definitivamente comprometido e não tem a menor chance de dar certo e cumprir os seus propósitos. O pior que pode acontecer é ele ir se arrastando no poder, garantido pela cumplicidade do judiciário e da imprensa velha (até mesmo com o poio das forças armadas? Por esta eu não esperava!) ganhando tempo suficiente para cometer o butim, o máximo de roubalheira e privilégios para as empresas multinacionais e o neoliberalismo econômico possível. A verdadeira natureza das instituições brasileiras é de tal modo corrompida, velhaca, cínica e quadrilhenta que não haverá solução fora de uma guerra civil que destrua pela raiz todas estas estruturas pobres.

  5. Para ser Ministro do STF é necessário ser discipulado?
    Ou ser incauto?
    No mais ao que parece os ministros tem notável cabal saber quanto ao golpe

    1. Rapaz, o dilcídio tá soltinho da silva, dá entrevista nos PIG todo dia. Fez uma delação encomendada, recebeu parcelamento para ‘devolver’ a propina (será que vai devolver mesmo?) e sabe-se lá ainda mais o quê ficou garantido para ele.

  6. … Que vexame!
    E internacional!
    Com medo do camburão, os nazifascigolpistas praticamente acabaram com a reputação do Brasil!
    “República do ‘CU(nha)’ do Mundo”!

  7. Se Jucá não foi preso à época em que o conteúdo chegou às mãos do PGR é porque há provas de ministros “conversaram”, sim, com o senador, senão por que motivo deram tratamento tão diferente ao caso Delcidio?

  8. Bom dia, o que assusta no momento é que as forças Armadas do país estão com uma bando de saqueadores do patrimônio brasileiro e o mundo tá falando sobre nós como se fala de ratos. Vergonhoso!! Lembrando que nos últimos 15 anos essas forças Armadas que mais receberam apoio estratégico, de armamento e de salários e ainda trai o governo, o povo e o Brasil.

  9. HOJE “O SUPREMO gilMAU” NO PICADEIRO DO STFede!
    Perdão aos dignos e honrados palcos circenses!

    E hoje ‘nois’ veremos mais um show (sic) do “supremo gilMAU (DEM-PSDBosta/MT)” discorrendo sobre o ocaso do Romero ‘Jucá(i)’ (DEMo-PMDBosta-PSDBosta/RR):

    “O meu amigão Romero ‘Jucá(i)’ – perdão, [Romero] Jucá – é mais uma vítima dos petralhas, que não têm o que fazer e ficam procurando na internet vazamentos criminosos, inclusive este, não sei por que Diabos publicado pelo meu também amigão Otávio Frias [Pensando sozinho: ‘o que fi-ze-ram com a cons-ci-ên-ci-a dos Fri-as?!’]. Portanto, até prova em contrário, nós deste colegiado supremo nos solidarizamos com o meu quase ‘cumpadi’ e inocente Jucá. Sem mais para o momento… Presidente Lewandovski, qual é o próximo ponto da pauta?”
    Para alívio do mesmo colegiado!…

    E que país é este?
    “República do ‘CU(nha)’ do Mundo [&$ adjacências]”!

  10. Será que em ‘INGRES’ ela entende que a literatura lhe permite falar que GOLPE é GOLPE ? Vai ficar difícil usar aquele AI (ato institucional), que estava no forno, proibindo o uso da palavra GOLPE.

  11. O problema da Rosa Webber é de honestidade, não de entendimento – ela sabe muito bem o que faz. Ninguem honesto(a) se prestaria ao que ela fez, primeiro com o “não tenho provas, mas a literatura me permite condenar” e agora com o “me explica por que chama de golpe”. Simples assim.

  12. Quem tem que se explicar agora é Imbassay, ele que pediu a ministra, pra intimar Dilma a se explicar sobre a palavra Golpe.
    E agora Imbassay?
    E agora Ministra?

  13. Dilma, manda pra rosinha esse diálogo, que responde à “dúvida” que ela tinha.A não ser que a literatura…

  14. Rosa Weber já tem ocupação pro caso de se aposentar: escrever um dicionário especializado em eufemismos, a fim de evitar constrangimentos futuros por falta de vocabulário mais complacente.

  15. Fernando: vou pedir mais uma vez. Não provoquem essa ministra. Ela tem pela Presidenta um ódio visceral. Ninguém sabe exatamente o porquê. Mas tem. Parece extrapolar até os princípios mais elementares do judiciário (coisas do sul?). E não faz questão de esconder o fato. Agora vem você atiçando com esse “Do you know what a plot means , Mrs. Rosa Weber?”. O auxiliar de Curitiba sabe ingles. Ai ela acaba pedindo ajuda pro Presidente do TSE e seu vicê. E de contrapeso, tem mais 4 simpatizantes na própria casa. Quer Dilma condenada eternamente ao fogo do inferno?

  16. Fernando: vou pedir mais uma vez. Não provoquem essa ministra. Ela parece ter pela Presidenta um ódio visceral. Ninguém sabe exatamente o porquê. Mas tem. Parece extrapolar até os princípios mais elementares do judiciário (coisas do sul?). E não faz questão de esconder o fato. Agora vem você atiçando com esse “Do you know what a plot means, Mrs. Rosa Weber?”. O auxiliar de Curitiba sabe ingles. Ai ela acaba pedindo ajuda pro Presidente do TSE e seu vicê. E de contrapeso, tem mais 4 simpatizantes na própria casa. Quer Dilma condenada eternamente ao fogo do inferno?

  17. Mais uma vez. Da. Rosa não é fraca, não ! É fraquíssima ! Sejamos francos, sobre esse assunto específico, Demóstenes tinha razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *