É Dilma, não tem mais jeito…

fim

Liga-me uma amiga, moradora de Botafogo, Zona Sul (não a mais chique, claro) do Rio:

Brito, quando acabou o debate, nos prédios em volta do meu e no meu, as pessoas foram pra  janela gritar Dilma, Dilma!

E eu aqui, meio sonolento, com um debate armado de forma amarrada, chata, travada,comecei a pensar: é, foi um  a zero ou zero a zero, mas foi a decisão

Ela não podia ter ganho mais do que continuar ganhando, sem perder nada ali.

E o fato é este, Dilma ganhou porque não perdeu nada.

A começar porque Aécio entregou  a Dilma a primeira bola da partida, citando a revista Veja.

Dilma deitou e rolou.

E foi assim no primeiro bloco.

Um outro amigo teve dados de um tracking feito sobre o debate, onde não houve mudança

Para o eleitor não-engajado em campanha era um “político” contra uma mulher que é “não-política”.

Adivinha o que o eleitor prefere?

Não houve bala de prata, nem bala de chumbo, nem bala de borracha.

Aquilo que disse mais cedo, que importava menos o debate do que o clima que o sucederia foi respondido pelas janelas de Botafogo.

A campanha de Dilma, para cima.

A de Aécio, para baixo.

A vitória dela será semelhante à de 2010.

Se a eleição fosse segunda-feira, seria maior.

PS. Talvez tenha havido um “gol” que eu não sei mensurar daqui do Rio, na menção da Sabesp. As gravações com o encobrimento da crise viraram assunto em São Paulo e podem corroer mais ainda a situação de Aécio, apesar da cara de pau de Alckmin de que se tem de apurar de quem foi a “ordem superior” para o “abafa”…Tem gente que não tem espelho em casa…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

127 respostas

    1. A minha impressão do debate foi muito boa. Aliás, foi o melhor debate da Dilma. Estava na cara o nervosismo do Aécio. Sou mineira e falo de conhecimento de causa: Dilma é nossa melhor opção. Aecinho é uma invenção da Globo para atrapalhar a vida do povo brasileiro. Amanhã 13 neles!

  1. Sou Dilma e PT desde as primeiras eleições pós ditadura e isso não mudou, mas minha impressão do debate foi que nossa querida presidente perdeu feio e o pior, num debate que teve audiência recorde. Achei a Dilma atrapalhada e o Aécio seguro, fluente… Espero que vc, Brito, tenha razão, mas estou com um mal pressentimento, até porque apareceu o áudio com o tal do Yousseff detonando o Lula na Veja… Sei lá… Tomara que vençamos, mas confesso: estou com medo dessa vez (e muito).

    1. Não teve audio algum, a conversa doleiro e repórter da veja, não tem o reconhecimento do do advogado dele que é do PSDB paranaense, ex conselheiro de empresa do governo Beto Rocha Paraná…

      1. Esse caio coxinha está pensando que aqui tem idiotas, se o rola bosta está com uma gravação fake vai piorar muito mais para a escrota da veja.

      2. Uma coisa me chama àtenção: Sempre próximo as eleições aparecem factoides, notícias plantadas, sequestros, queda de torres de transmissão, violação de sigilo bancário e violação de dados da Receita Federal, boicotes, sabotagens, etc… O que eu acho estranho é que essa delação premiada surgiu logo nos últimos dias que antecederam o segundo turno das eleições. Será que o MP e a PF não poderia aguardar para investigar, inquirir, obter informações desses indivíduos depois das eleições? É muito estranho que essas notícias surjam sempre nos dias das eleições. E esses envolvidos, vão apresentar provas, e se estiverem mentindo suas penas serão aumentadas em razão das mentiras? Essas são questões que precisam ser explicadas, esclarecidas para que esses delatores não fiquem impunes de suas histórias ferem fictícias com o objetivo de influenciar o processo eleitoral.

        1. Complementando o post anterior, pergunto: Como a revistinha VExame, obteve os dados se até a CPMI não conseguiu obter os dados do PM do Paraná e nem o STF teve o poder para liberar os dados da deleção? Será que teve algum sabotador dentro do MP-PR para informar a Veja, será que a veja pagou, comprou, corrompeu algum integrante do MP? Por quê a justiça não investiga a Veja e a obrigue dizer onde obteve os dados da delação? Se há liberdade de imprensa e a imprensa é obrigada a fornecer as fontes de suas reportagens quando for cobrada, então por que não exigir essas fontes? A moralização da imprensa brasileira passa pela lei de médios responsabilizando os veículos pelas notícias divulgadas. Não é atoa que a Veja está sempre envolvida nestes episódios de ilícitos, quem não se lembra do caso Carlinhos Cachoeira que dava ordens ao diretor Policarpo da sucursal de Brasília para divulgar as notícias que lhe interessava? A história da Veja é antiga.

    2. Olha não tem nada contra o Lula. Em nenhum momento ele fala do Lula. é fake esta no blog Reinaldo Azevedo.

      1. Meu Deus, é muito cartaz ficar lendo e ouvindo Reinaldo Azevedo…
        Então basta, um bandido gravar qualquer coisa contra qualquer um, seja contra ou a favor, que milhões de votos vão mudar? Então as pessoas não estão sabendo em quem votar…

        1. Não, não…
          E mais: é muito, mas muuuuuuuito estranho um ladrão roubar 23 milhões de dólares e, mais tarde, arrepender-se e devolver centavo por centavo… bandido é bandido desde sempre, nunca se arrependerá. Ele vai roubar essa grana toda e vai sumir no mundo, sem dar satisfação a ninguém. Ainda não me caiu a ficha a respeito dessa delação premiada. Mesmo que o ladrão confesse o crime, terá sua pena atenuada e não perdoada. O crime foi cometido e para crimes, há punições determinadas pelo Código Penal.
          Aguardemos o decorrer das investigações.

          1. Esse azedo está desesperado, esta se borrando de perder a boquinha na veja….
            Pobre jornalista.

    3. Esse Caio soa como o que os americanos chamam de “concern troll” – alguém que oculta suas simpatias por seu campo pra fingir debater contra gente do campo oposto em uma posição de imparcialidade, e, dessa forma, semear ansiedade e confusão.

    4. Você está com muito medo, Caio!? Estou preocupado com você e por isso estou enviando três frases de auto ajuda:
      a) O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo – Melson Mandela
      b)Não aprendeu a lição da vida quem não domina o medo de cada dia – Ralph Emersom
      c)O medo nunca está no perigo, mas em nós – Stendhal
      Dilma,não tem medo. Dilma,coração valente. Hasta la victoria!

      1. Será que essa figura sabe quem são Mandela, R. Emerson e Stendhal? Esses nomes não costumam aparecer na Globo nem na Veja.

    5. É óbvio que esse Caio é um coxinha-PSDB-lixo, que entra aqui e cola um comentário como se fosse pró-Dilma, mas na verdade quer é desestimular os verdadeiros eleitores ou aqueles que, vendo o que está ocorrendo, tendem a votar em Dilma. Tentativa patética, como todas as tentativas do Partido Golpista da Míida===PSDB (nem falo do DEM porque está morto). Caio, caia na real, a Dilma é e sempre foi melhor do que o candidato de papelão, movido a MUITO, mas a MUITO descongestionante nasal (e olha que mesmo assim o cara funga, sá-cu-mé, não tem jeito não, o nariz não dá conta)

    6. Cara, você nunca votou na Dilma e sequer no PT. Sai fora urubu, tucanaço. Vai ler a veja e Reinaldo Azevedo. É Dilma 13.

    7. Caio, o negócio da Dilma, não é FALAR, mas sim FAZER…
      E o povão já entendeu bem esse recado.

    8. Caio, aqui ninguém está com medo , não!!
      Caso vc não tenha entendido, somos Corações Valentes, e enfrentamos a adversidade , não fugimos dela !
      É muito esquisita essa sua avaliação… Aecio ” seguro” e Dilma ” atrapalhada”…. Hmmmmm , sei !!!
      Amanhã é dia de votar, sem medo, ta ?

  2. Jura Caio que vc acha que a Dilma perdeu feio? Tu Tá pensando que tem algum idiota aqui seu coxinha. Vá procurar sua turma rapaz!

  3. Também estou receosa. Duas pessoas que assistiram (e votam nela) disseram que ela gaguejou muito. Não sei até que ponto isso pode influenciar. Mas tenho medo da fraude das urnas. Aí vão dizer que foi pq ele ganhou o debate etc.

    1. Elizabete, a Dilma não é candidata à Oradora Mestra Interplanetária, ela tem as limitações, mas não perdeu ou deixou de responder nada. Vamos em frente. É Dilma 13

          1. Gente,
            Pelo amor de Deus, eu não sou troll não. Eu sou Dilmilta e Lulista até o fim. Só fiquei angustiada qdo as pessoas que assistiram me falaram essas coisas. Nem dormi direito por causa disso. Não sei se posso apagar o post anterior. Se puder, eu apago. Não quero criar clima não. Desculpem-me se causei algum desconforto.
            Fernando, se puder, poderia apagar meu post anterior? Grata

        1. Os rola bostas elizabete e o caio são trolls. Vejam que repetem feito papagaio o PiG. O caio fala do esgoto veja kkkkkkk. Essa de Dilma gaguejar e aébrio fluente ahahaha(pobre Camões) é papo (excremento) dos esgotos vindos diretamente da marginal e dos seus porcalhistas.
          aébrio foi capaz de nos brindar com estas perolas: “40% foi executado”, “falta ferrovias”. Assassino da língua portuguesa.

          1. Brito por ter assessorado Brizola, o grande orador, é um pouco duro com Dilma. Critico em excesso. Dilma alem de não ser politica(ponto para ela) fala fundamentada na REALIDADE FÁTICA. AÉBRIO mente, descaradamente. Politico profissional ao estilo Maluf, ACM, que eram os famosos 171.

          2. Anac
            Pelo amor de Deus, eu não sou troll não. Eu sou Dilmilta e Lulista até o fim. Só fiquei angustiada qdo as pessoas que assistiram me falaram essas coisas. Nem dormi direito por causa disso. Não sei se posso apagar o post anterior. Se puder, eu apago. Não quero criar clima não. Desculpem-me se causei algum desconforto.
            Fernando, se puder, poderia apagar meu post anterior? Grata

          3. Essa elizabete é a Daniela alguma coisa…… Elizabete, caio e ricardo que sumiu, coxinhas aceitam que dói menos.

            Nesta eleição nenhum político profissional ganhou…. os famosos oradores….

    2. Tenha fé em Deus, madame, e vamos à cata de mais 1 voto pra DILMA, pois ainda há tempo.

      1. como moro em Londres e aqui boca de urna nao é proibida, irei cedinho ficando aos arredores com uma amiga , tentando pelo menos 2 votos extras….

      2. Ma infelizmente, aqui em Londres sao todos Goianos e paulistas estupidos, que nem sabem ao certo o ocorre no Brazil, mas todos sabem votar contra o PT , contra Dilma, O problema deles é o PT
        Eolhem qnto a esta conversa de fluencia, so um exmplo qndo fiz pela primeira vez o teste de ingles do Cambridge, minha pronuncia era horrivel, sutaque nordestino mesmo, e nas 3 vezes que fiz pq precisava tira 7 em todas as 4 disciplina, desde a primeira vez eu tirava 8 em conversacao, pq eu sabia falr, tinha clareza no que dizia , fluencia, nao importa se a voz soa bem ou caqueja… fora assim os que precisam de fonoaldiologos estavm desempregados … nao isso nao eh fluencia, e povo nao olha isso para votar mas olha o que a pessoa diz , com conviccao, ao contrario Aecio soa facil pq eh um discurso todo preparado , encomendado, tudo de mentira …

        1. Na mosca Solange. Fluência verbal, não significa verdade fluente! Narrador de futebol é o profissional com maior desinibição coloquial que existe, no entanto, dependendo do patrão e do time que torce, narra que o time jogou bem e que a culpa da derrota foi do juiz.Assim é Aébrio, um falastrão, ou melhor, o legítimo CANASTRÃO como se fala nas artes Cênicas, que é aquele que tenta ser ator, imitando os verdadeiros na forma, mas de conteúdo vazio…não convence a platéia mais atenta. Eu só fiquei com dó da Dilma. Uma MULHER com suas qualidades, e com a responsabilidade de prosseguir administrando o Brasil -PARA OS BRASILEIROS- ter que enfrentar uma disputa presidencial, com os personagens mais desqualificados da política Brasileira de que se tem notícia nos últimos tempos. Reforma Política URGENTE! Se o povo ajudar -não esperemos do Congresso- para melhorar nossos quadros políticos, porque o nível está mais baixo que o do CANTAREIRA!

        2. Peraí , vamos devagar com o andor pois os goianos são conservadores, falam um português tosco ( aliás como nós do oeste paulista ) mas chama-los de estúpidos é um pouco forte demais. Digamos que sejam desconectados da realidade, preferem eleger o Cachoeira…ops, Perillo, mas se virem com ele depois.
          Quanto a paulistada, domingo vamos dar o troco no Alckmin , você vai ver !

    3. Hum. Quer dizer então que se a pessoa gaguejar (se é que aconteceu) já é motivo pra mim votar no outro? Ah vá vá. Se assim fosse, gago taria ferrado. Tenho uma amiga que é tão gaga que quando foi falar não, já estava no terceiro mês de gravidez. Bete, Pelamor não se atucane minha filha. Inventa outra que o Brasil não vai cair de bandeja na mão dos tucanalhas só porque você acha que Dilma gaguejou. Ou sua amiguinha do Leblon.

      1. 13 pra ti Kaká kkkkkk qd. disse não…tava no 3º mês de gravidez…bar…bar…bar…ba…ba…ri…ri…da…da…de…de!

    4. A DILMA é locutora,e gaguejou,ELA vai perder votos por isto,mas é cada uma,das duas uma,ou são tapadas,ou coxinhas.

      1. Lula é orador, fala bonito, não. Ela fala a língua do povo, as pessoas veem nele a si, o pai o avô, ele mistura o futebol, a política. Em cada cidade que vai usa o linguajar do povo local, isso fez dele um Mito, sim um Mito. Aécio xingando a Dilma, o povo vê ele xingando a mãe, a avó a si mesmo. Fhc falava bonito, perdeu para o Lula. Eleição é muito mais profundo que a maioria imagina. O papel da Dilma ontem, não era para falar para nós, e sim para as pessoas da classe C. Mulheres casadas, com filhos. O voto de quem valoriza a oratória já esta definido, esse não era objetivo, nem tem peso na eleição.

        1. Manu, gostei muito de seu comentário. Concordo com você. E li no blog Conversa Afiada que a maioria dos indecisos ali no debate ontem tiraram selfie com a presidenta! Ao que parece, não são mais indecisos. Ela falou olhando-os nos olhos, explicando mais do que discursando, ao contrário do Aécio que usa técnicas velhas de conquista de ouvintes. Acho que nesse debate, “a verdade venceu (sim)a mentira!

  4. Aqui no Rio foi emocionante a “Sambeata” ontem sexta a noite em prol da Dilma que seguiu com a Bateria da Unidos da Tijuca, desde a Cinelandia ate as ruas boemias da Lapa.
    Foi carnaval e alegria politica.
    O povo se move. E como todo bom carioca, se move e samba. Eh da nossa natureza..

  5. Que nada. Eu li pessoas que eram Aécio e viraram Dilma. Ela gaguejou, mas respondeu. Ela foi firme e ele muito AGRESSIVO. Isso é o maior fator de desespero. Muita gente percebeu: Cade o Sorriso na cara dele. Pesquisas da Isto E e de outros institutos sem credibilidade + o apoio que ele perdeu e esta perdendo. Ele está e esteve no debate muito nervoso. Ele fala bem, mas não tem credibilidade. O eleitor sabe o quanto ele mente. Penso que ela ganhou todo o debate, só o problema da falta de resposta da inflação. Mas o restante, ela gabaritou. E TEM MAIS. REVEJAM O DEBATE E OLHEM PARA A MAIORIA DOS INDECISOS QUE FIZERAM AS PERGUNTAS, PRINCIPALMENTE A PROFESSORA DA BAHIA. ELA CONCORDAVA COM A DILMA, MAS NÃO COM O AÉCIO. ACHO QUE ELA OU FICA COM 54 OU AUMENTA. E AUMENTA MUITO. A MAIORIA DOS INDECISOS APLAUDIRAM ELA. INDECISOS, FORA O PESSOAL DA ELITE QUE ESTAVAM NA PLATÉIA. BORA DILMA! DEUS ABENÇOE A TODOS.

  6. Também achei Dilma menos articulada que Aécio, mas ele mente muito…e ela tem dificuldades com oratória. Mas sabe se colocar, é assertiva, fala diretamente com as pessoas… sem os artifícios tucanos.
    Fora isso (com exceção do FAMOSO debate Collor x Lula) nenhum desses circos armados pela Globo mudou eleição. Acho tudo uma perda de tempo… A gente fica na frente a telinha, tenso… Bobagem. Dilma já tem os votos para a necessária vitória!
    Pela lei, Dilma tem direito à resposta, pois Aécio citou a revista-esgoto. Mas será que vale a pena continuar com esse assunto? Ela já é viral, como gozação. Veja caiu na lama e não sairá jamais.

  7. A FRASE DO DEBATE:

    “Dilma: Vocês estão levando o Estado para implantar o programa ‘Meu Banho Minha Vida’” kkkkkkk

    – Eita, tucanada paulista!!

    1. Uma coisa é certa, em SP a coisa vai FEDER. Ou por bem ou por mal. A sujíssima veja propositadamente fica na marginal banhada pelos excrementos. Nem descarga poderão dar. Oh coitados!

      1. Depois do meu banho, minha vida, a realidade paulista vai virar um faroeste tupiniquim, ou seja, tiro por água……………….hahahahahahah!!!!!!!!!!!!!

    2. Quero ver se consigo a ajuda de algum “DOLEIRO” amigo, para tentar junto ao Alkmim, me colocar nesse programa “Meu Banho, Minha Vida”…
      A coisa aqui em Campinas tá feia…

      1. ´Campineiro, tenta se inscrever também no tenta o BALDE FAMÍLIA.
        Mas não demora. Como tucano só faz programa-piloto, só tem 0,00005 vaga por habitante! kkkkkkkkkk

  8. Gente, eu tentei fazer uma pergunta no site do Conversa Afiada, e o moderador não publicou minha pergunta, que será a mesma aqui. Sou Dilma, sou Lula. Estou otimista. Mas como pode uma pesquisa do IstoÉ Sensus do dia 24/10 (sexta-feira) mostrar Aécio 9 pontos à frente, contrariando Datafolha e Ibope? Devo me preocupar? É 1:47 da manhã, e estou tão ansioso, que ainda estou na Internet tentando entender isso. Por favor, me ajudem. O que essa pesquisa e tamanha diferença significam? Estou aguardando algum comentário, por favor. Obrigado!

    1. A pesquisa da IstoÉ é feita pela Sensus. Quem vem a ser dono dessa Sensus é o Clésio, ex-vice-governador de Minas, junto com o Aécio. Aécio, inclusive, indicou a esposa do Clésio pro Tribunal de Contas de Minas. Hoje ela é a presidente do Tribunal. Ou seja, idoneidade zero.

    2. Roberto, compartilho da sua preocupação! Também só vou me tranquilizar depois da apuração no domingo. Além disso, não confio na inviolabilidade das urnas ou da apuração. Fico pensando se essas pesquisas do Sensus e de uma tal de Veritá, dando a vitória para o Aécio, já não são uma justificativa para uma possível fraude.

      Vai ser muito, muito difícil manter os nervos até domingo a noite…

      Força para nós, que Deus nos abençoe! #13!

      1. O mais intrigante na pesquisa sensus é que ela divulga como indeciso 13%, enquanto ibope e datafolha dão 3%. Sensus não usa a proporcionalidade pelo histórico do primeiro turno, e sim as maiores cidades, não faz em todos estados, somente em 24 estados, o que distorce seu resultado.

    3. Creio que muitas urnas em São Paulo e Paraná podem estar fraudadas, mas não serão o suficiente para o aébrio vencer. A Dilma está crescendo muito inclusive em São Paulo e no resto do Brasil nem se fala.

  9. Voto PT desde sempre, mas confesso: estou com medo do resultado dessa eleição. Primeiro não entendi a subida dos 14% de Aécio em menos de 72 horas no 1º turno, sem que as pesquisas oficiais apontassem esse dado de realidade; segundo, as leituras das matérias nos blogs que versam sobre as probabilidades de fraudes nas urnas (certamente na transmissão dos votos) me impactaram negativamente. Existia a possibilidade de ganharmos no 1º turno, e isso de fato não aconteceu. SE perdermos, poderá o PT pedir auditoria de todo processo eleitoral? (Agora cá prá nós e o Toffoli, hein???).

    1. Esse temor não procede. Já vi aqui outras pessoas temendo fraude no processo eletrônico. Afirmo que tudo não passa de teorias da conspiração. Trabalho na justiça eleitoral e acompanho e participo de todo o processo, passo a passo. Tudo é muito seguro. Há muito controle, muita criptografia. No dia das eleições, por exemplo, todos os computadores da justiça eleitoral são desconectados da internet. A urna em momento algum faz comunicação com qualquer dispositivo. Muitos que tentam desacreditar a urna eletrônica, principalmente o pessoal da direita, na verdade querem voltar ao passado, para a votação manual, essa sim muito fácil de fraudar. Se a eleição fosse manual, dificilmente Lula venceria em 2002, dificilmente um candidato de esquerda ganharia qualquer eleição importante. Vamos em frente, Dilma novamente presidente.

      1. Jorgt, Marcílio e Cassyus,

        Eu também fiquei com os dois pés atrás com a diferença entre pesquisas e resultado nas urnas no primeiro turno, além da subida incrível do Aécio em tão pouco tempo.

        Eu realmente espero que as urnas sejam à prova de fraudes, mas mesmo assim, acho que o sistema que imprime o comprovante, que depois é depositado em uma urna, é uma garantia a mais não? OS números tem que bater, entre a urna eletrônica e o que foi depositado na urna, além de permitir uma conferência posterior, em caso de suspeita.

        Os eleitores não podem exigir essa modificação ao TSE?

        1. O voto em aécio é ant-pt, a marina estava em queda e ele em crescimento, na véspera da eleição os eleitores definiram por ele, por perceberem que ele estava mais preparado para derrotar a Dilma. Se você analisar os votos da Dilma foi próximo a da pesquisa, o que houve foi uma migração de voto a marina para aécio.

      2. Caro Colega,
        Eu concordo plenamente contigo em relação à segurança das urnas. Fico um pouco receosa apenas com uma coisa: acreditamos que os mesários sejam pessoas íntegras e sérias, mas a Justiça Eleitoral não pode atestar a idoneidade, a responsabilidade e a honestidade de cada um. Na pior e mais remota hipótese de termos todos os membros da mesa receptora desonestos e comprometidos com os tucanos, eles podem, já quase ao final da votação, votarem pelos eleitores faltosos, digitando o nº do título, liberando a urna e inventando uma assinatura para os faltosos. É claro que essa situação hipotética envolveria um esquema de fraude muito arriscado e pouco seguro, pois além de contar com o pacto de silêncio e comprometimento de todos os componentes da mesa, o que não creio que seja viável e confiável, ainda teria que contar com ausência de fiscalização dos partidos. É por isso que eu entendo que o PT deve ficar muito atento e colocar um fiscal em cada seção, principalmente a partir das 16h, quando a maior parte dos eleitores já votaram. É apenas um receio… não creio que isso aconteça, mas não custa nada ficar atento!

      3. Por mais garantias que se dê, a maior das garantias não se dá, e o pior, sem motivo por que acoplar uma impressora para imprimir o voto, tal qual imprimem o recibo essas maquininhas de cartão, custa menos que o leitor digital que serve apenas para alguém não votar no lugar de outro, fraude de muito maior dificuldade de execução e marginal em relação a eleições majoritárias. Enquanto a informação raíz, o voto impresso, conferido e depositado em úrna invólucro não haverá garantia absoluta nunca e não podemos correr esse risco. Simples assim. Não dá para entender a resistência do TSE.

    2. Eu fui mesário em sete eleições e dois plebiscitos, e acredito na idoneidade da urna. E ela permite a apuração paralela, pois cada urna emite os boletins de votação, onde uma cópia fica com os partidos, outra fica na porta da seção, e três vão para a justiça federal, além da zerézima, boletim que comprova que a urna não tinha votos ao começar a votação.

      1. Cassius,

        Gostaria de ter a mesma segurança, me responda porque este processo eletrônico foi rejeitado na Alemanha e considerado inconstitucional?

        Temos segurança na entrada da informação e na tramitação e manuseio da mesma?

        Se hackers invadem os computadores da CIA e da NASA porque não conseguiriam entrar no nosso sistema de apuração.

        1. Hackers não podem fazer isso porque os dados não passam pela internet. Há uma rede específica dos TRE/TSE para essa transmissão, em fibra ótica. Além disso, o algoritmo é criptografado, e a transmissão é muito rápida, não dá tempo um hacker descobrir como fraudar porque não há tempo hábil.

          Para ter alguma fraude, seria apenas por dentro, nos próprios softwares. E se ela houver, a probabilidade pró-governo é muito maior.

        2. Os computadores da CIA e NASA são ligados à Internet, tem apenas uma criptografia parruda e um firewall potente. No do TSE, é uma estrada só dela, uma rede de transmissão específica. Nos locais mais afastados, acho que é por satélite.

          Não sabia dessa história da Alemanha, não sei como é a organização lá. Mas com certeza nosso sistema é MUITO MAIS SEGURO que o americano. Lá é uma ESCULHAMBAÇÃO!!! Cada estado faz como quer, pode votar pelo correio quinze dias antes da eleição (é, é isso mesmo) ecomo não é obrigatório o voto, não tem titulo, não tem comprovante… Tem a segurança de um abaixo-assinado. Acredite.

        3. Mesmo que seja invadido por hackers, é possível uma recontagem através dos boletins de urna. E como os fiscais dos partidos ficam com uma cópia de cada boletim de cada urna, pode fazer uma apuração paralela para efeiti comparativo.

          1. Essa coisa de fraude em urnas eletrônicas é coisa de analfabeto, perdoem a dureza.
            Vamos com fé , vamos vencer e quando perdermos uma eleição sejamos honestos e deixemos de chororô.

          2. Cara (o) Iskra, não é coisa de analfabeto (chamar os outros de analfabeto é coisa de coxinha, ou você sabe de algo?), sou formado em TI e digo que as urnas são tremendamente vulneráveis em vários aspectos, não é só pela internet que se frauda.

  10. Dilma respondia com o prazer de quem dá uma surra em quem estava merecendo há muito tempo. E o Aecim estava louco para tudo aquilo acabar depressa. Uma aula, uma retrospectiva lúcida do governo Dilma. É dez mais três! 13!

  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ministério do Desenvolvimento Econômico !…….kkkkkkkkkkkkkAecim parou no tempo, não existe esse ministério, rapaz!

  12. Aécio Canequinha perdeu ótima oportunidade de ficar calado: Meu banho, minha vida! kkkkkkkkkkkkk Dilmáxima!

  13. A desenvoltura de DILMA na fala é diferente do Aécio. É normal DILMA se atrapalhar um pouco em sua fala, mas suas respostas encontram ressonância de verdade verdadeira.

    Aécio é muito fluente para falar, pois acima de tudo na gíria policial ele se apresenta como 171, mas o Brasil está precisando não é desse tipo de gente, estamos precisando é de confiança e trabalho igualmente ao que DILMA vem desenvolvendo.

    Por isto vamos amigos e amigas votar nela, DILMA 13.

    1. Dilma é ação. Não é de bla-bla-bla.
      Infelizmente, muitos só apreciam a retórica enfeitando a falsidade, principalmente, com um sorriso de sarcasmo. Isso o Aecio tem de sobra…Mas quem não aprecia a verdade e os fatos, vai votar nele, como ia votar na Marina.

      Agora, o que é importante é o clima de empolgação que Lula e Dilma conseguiram nos últimos comícios pelo Brasil, refletido na fala do último programa eleitoral.

    2. Se falar bem fosse o essencial para um presidente, nosso melhor candidato seria o SILVIO SANTOS!

      Há! Há! É dia de ALEGRIA…

      Outra semelhança do “outro candidato” é que ele gosta do “TUDO POR DINHEIRO” para a rádio e jornais da família…

  14. O mais importante parece ter sido que ela conseguiu, com sucesso, escorraçar três agressivos monstros tucanos: Primeiro, o caso da denúncia eleitoreira da Veja. A resposta de Dilma foi firme e convincente. O caso do porto cubano de Mariel, um suposto trunfo ideológico tucano, foi tratado por Dilma com tranquilidade extrema e argumentação irrefutável. É um caso complicado, onde se expõe toda a carga ideológica de um primitivismo reacionário. No caso do mensalão, Aécio foi de uma ingenuidade imperdoável para uma raposa política, ao pensar que Dilma iria se expor a defender os condenados petistas em hora tão imprópria. Dilma rebateu com força a pergunta e fez um belo gol. O grande trunfo político dos tucanos, fruto da hipocrisia udenista e da típica duas-caras da mídia e de todos os reacionários de diversas estirpes, foi desmistificado como sendo uma injustiça gritante já que, enquanto o mensalão petista desembocou em julgamento, condenação e prisão, um outro mensalão, este tucano, foi escondido e protegido pela mídia, pelos investigadores e pelos juízes, resultando em nenhuma punição ou censura pública. Outras coisas poderiam ter sido refutadas na medida por Dilma, como as insistentes forçações de barra econômicas sobre crescimento, comparações estúpidas da sétima economia do mundo com economias menores, mentiras sobre os investimentos estrangeiros diretos, que em toda a América Latina e Caribe alcançaram no primeiro semestre de 2014 a cifra de 84 bilhões de dólares, enquanto exatamente metade disso, 42 bilhões de dólares, ficaram com o Brasil. O México, por exemplo, maior país da região depois do Brasil, ficou com apenas 9 bilhões de dólares de investimento estrangeiro direto. (http://www.onu.org.br/investimento-estrangeiro-direto-no-brasil-aumentou-8-entre-janeiro-e-agosto-de-2014-afirma-cepal/). Mas o problema é que nunca há tempo para que tudo seja respondido na medida. Então, o resultado do debate deve ser entendido como sendo altamente positivo para Dilma.

  15. sobre depate: não aguento mais a reclamação que Dilma gagueja e não é articulada nas palavras. Tem que explorar o lado bom disso: Aécio é político oligárquico (pelo menos 3a. geração na política), nunca fez nada a não ser ser herdeiro-político. Dilma não é política de carreira. Dá pra conquistar o voto daqueles que hoje odeiam a política e por isso votaram na fadinha da floresta.

    Fora de assunto: alguem sabe pq o blog da cidadania está fora do ar?

    1. Nada há de mais espantoso que a eloquência de um homem que não diz a verdade – Thomas Carlyle

  16. MESMO QUE A PRESIDENTA DILMA NÃO TIVESSE FEITO OBRA ALGUMA, ELA JÁ MERECERIA O VOTO DO POVO BRASILEIRO,POIS DESDE MENINA (ditadura militar)ELA VEM ENFRENTANDO ESTA CORJA DE DISSIMULADOS QUE NÃO FAZEM NADA PELO POVO, PELO PAÍS, A NÃO SER FALAR BONITO, ROUBAR E COLOCAR A CULPA NO OUTRO, FICANDO IMPUNES GRAÇA A UM JUDICIÁRIO TAMBEM CORRUPTO QUE FAZ QUE NÃO VÊ. É MUITO SOFRIMENTO FISICO E EMOCIONAL PARA A PRESIDENTA DILMA, MAS ELA A TUDO ENFRENTA COM HONRA, DIGNIDADE, HONESTIDADE POR AMOR A NÓS, POVO BRASILEIRO. HONRAMOS ESTA GRANDE MULHER DOMINGO 26, É DILMA 13.

  17. Esse Caio, que efetuou o comentáro, é tão tucano como o Aecioporto.
    Se coloca aqui como favorável a Dilma, mas comenta só, para colocar discordia. Leitor do detrito sólido de maré baixa, deveria ter vergonha de citar o besouro rola bosta. Dilma ganhou o debate, teve vários gool a seu favor. Monstrou que quem criou o Fator Previdenciário, que reduz o coeficiente de cálculo das aposentadorias, foi o PSDB. Mostrou que o PSDB, ingressou na justiça contra o PROUNI e o ENEN. Mostrou que o PSDB sucateou, Banco do Brasil, Caixa Econômica e a Agricultura nos seus governos.
    Mandou muto bem na questão da água em São Paulo, quando citou José Simão, com Meu Banho Minha Vida.

    1. Acho que aécio se descontrolou, sinto pois sou de bh, já o vi discursar e dar muita entrevista, estava muito arrogante e agressivo. Dilma foi certeira na hora que disse que o marketing dele era bom, e que enganou até ela, e a afirmação dele que a maneira de acabar com corrupção é tirar o Pt do poder foi rancoroso e desnecessário.

  18. Fernando,

    Assisti ao debate sendo o mesmo muito chato e travado, particularmente acho que foi zero à zero com ligeira vantagem da Dilma.

    No primeiro bloco ela simplesmente desarmou o Aécio na questão da Veja. Voltou a lembrar a inflação do período FHC e novamente corrigiu o Aécio na questão dos números da inflação (eles gostam de se apoderar dos números do Itamar aliás foi a mesma coisa com o genérico do Jamil Haddad).

    Questionou-o nessa mania de olhar o futuro sem enxergar o passado, no fundo eles morrem de medo desta comparação.

    No mais forçou o tema todo tempo fazendo o Aécio admitir que melhoraria o que estava sendo feito, neste caso prefiro o original e não um saco de boas intenções.

    Portanto eu que sempre votei PT estou mais que convicto com a reeleição de Dilma, abro um parêntese para a questão da urna realmente passei a me preocupar.

    Vejo a necessidade de logo no primeiro dia de governo (confirmando a vitória) partir para uma medida contundente pois tentarão desestabilizar o seu governo.

    Logo de cara convocaria partidos de esquerdas (precisamos aproveitar este momento) e setores organizados da sociedade como sindicatos e entidades de classe patronal, industria e agricultura e proporia um grande pacto com interesses em comum.

    Reafirmo precisamos agora nos preocupar com apuração, gostaria de ajudar de alguma maneira pois definitivamente chegou à hora.

    Sugestão para nomes de Ministério:

    Trabalho – Luíza Trajano
    Meio Ambiente – Carlos Minc
    Fazenda – Ciro Gomes e já prepará-lo para ser o próximo presidente
    Saúde – Novamente José Gomes Temporão
    Justiça – Paulo Lacerda, antigo da PF no governo Lula.

    Boa votação para todos e Viva Lula e Dilma. Dilma 13 já.

    1. Você se esqueceu do Lula na casa civil. E tem que convencer o Ciro a entrar pro PT…#Dilma13

  19. Dilma não é política profissional. Aecioporto desde os 17 anos já era ASPONE ( Assessor de Pora Nenhuma), do pai, na ditadura.
    Se fosse para votar em quem dom da oratória, eu votaria em Pedro Bial, quero um presidente, honesto, voltado para todo o povo brasileiro, que faça um governo não apenas para os banqueiros. É Dilma.Perdeu pleyboi.

  20. “,,apesar da cara de pau de Alckmin de que se tem de apurar de quem foi a “ordem superior” para o “abafa”…Tem gente que não tem espelho em casa…”
    Não tem um tal de ‘Dominio do Fato’??? kkkkk? Ou não se aplica no caso da Sabesp?

  21. O “meu banho, minha vida” foi um direto no queixo no Aécio.
    Sabesp também sentiu o golpe.
    Hoje o site da sabesp já incluiu o volume morto II do cantareira, está com 13,6%, mesmo sem autorização da Ana para uso dessa cota do reservatório.
    É muita cara de pau.

    1. De tanto Volume Morto “milagroso” achado, não demora muito e a SABESP vai começar a procurar água em CEMITÉRIO…

  22. A Dilma com certeza não é uma grande oradora, mas com certeza é a melhor gestora de todos os tempos!

  23. Dilma é político de frases de efeitos, nesta campanha duas ficarão para a história: “todos soltos” e “meu banho, minha vida”, pelo simples fato que retrata a verdade nua e crua. Sou Dilma/13, CORAÇÃO VALENTE.

  24. No meu prédio, aqui no Leblon, também mudou muito. No princípio era só Aécio, berrado por uns idiotas que xingavam a Presidente com os piores palavrões. Ontem, foi muito empate. Houve mesmo algazarra, em alguns momentos de Dilma.
    Em tempo, viram o figurino do boyzinho? Um terninho com as calças justíssimas e boca da calça justinha a meia canela, bem acima do tornozelo. Isso é estampa de um Chefe de Estado? Vejo muito as TVs estrangeiras TV5, BBC, CNN, etc. Nunca vi um alto dignatário com tal figurino, embora esteja na moda. Mas só entre gente do show business stars e gente como Neymar e Cristiano Ronaldo,e outras figurinhas mais.

  25. Caros eleitores paulistas, com todo o respeito, vale a pena eleger um grupo que construiu alguns metros de linhas no metrô, mas sumuiu com todos os recursos? Privatizou a água, enriqueceu os acionistas, deixou milhões sem banho e, se a pessoa decide ir numa cidade vizinha tamar banho, enfrente os pedágios mais caros do Brasil, de trinta em tirnta quilômetros. Se alguem pensa que o Aécio é diferente, basta lembrar que ele usou o dinheiro público para fazer aeroporto nas terras da família, e ainda deu a chave para o titio guardar. usou dinheiro da saúde para comprar vacina de cavalo (no ppel)…Vote Dilma, ela é pessoa séria!

  26. O blogue teve acesso a um áudio vazado de uma reunião da diretoria da Sabesp em que a presidenta da empresa, Dilma Pena, admite que a população deveria ter sido comunicada da crise hídrica, para que economizasse água. Porém, segundo ela, seus “superiores” não permitiram. Em outras palavras, o governador Geraldo Alckmin não foi honesto com a população para não prejudicar sua candidatura à reeleição.

    “A gente tem que seguir orientação…A orientação não tem sido essa, mas é um erro. Tenho consciência absoluta e falo para pessoas com quem converso sobre esse tema, mesmo meus superiores, acho um erro essa administração da comunicação dos funcionários da Sabesp, que são responsáveis por manter o abastecimento, com os clientes”, afirmou Dilma Pena.

    A presidenta da Sabesp, durante todo o áudio, faz questão de demonstrar que estaria em desacordo com o que os “superiores” estão fazendo. “A Sabesp tem estado muito pouco na mídia, acho que é um erro. Nós tínhamos que estar na mídia, com os superintendes locais, nas rádios comunitárias, Paulo [Massato] falando, eu falando, o Marcel falando, todos falando, com um tema repetido, um monopólio: ‘Cidadão, economize água’.”

    Também participou da reunião o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, que causou polêmica quando disse, no último dia 25 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, que ia “distribuir água de canequinha em São Paulo.”

    Massato é mais alarmista e prevê o pior, caso não chova. “Essa é uma agonia, uma preocupação. Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias [inaudível]. Saiam de São Paulo, porque aqui não tem água, não vai ter água pra banho, pra limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter.”

    Com as declarações de Dilma Pena, cai por terra todo o discurso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sempre afirmou não haver racionamento e nem motivo para tanto. Fica absolutamente claro que o tucano não foi honesto com a população para não se prejudicar nas urnas, alienando os paulistas que lhe confiaram o voto da tragédia que provavelmente vão viver.

    Segue o áudio com a fala de Dilma Pena:

  27. Quem esteve com dúvidas sobre em quem votar, e assistiu ao debate, considerando-o o motivo de sua decisão, infelizmente votará em Aécio. Dilma é estupendamente péssima nessa coisa de falar. E, com uma assessoria pior ainda (e aparentemente vendida), a coisa ficou horrível.

    O candidato da Direita soube, na maioria das vezes, usar o tempo, com ataques e com propostas (vazias, eu sei…), enquanto Dilma, sempre da defensiva, não sabia nunca usar seu tempo, pois, gaguejando, não conseguia explicar de forma didática seus planos para o futuro. A cada fala dela, eu quase morria, gritando para que daqui do Espírito Santo ela, de algum modo, pudesse ouvir. Esforço inútil. Deixava-se atacar; não atacava; mal se defendia; e dificilmente conseguia explicar.

    Será lamentável que, por causa de um debate entre um gênio na gestão e um teatral candidato, o país seja entregue aos destruidores da nação.

    1. Meu caro, será que vc viu o mesmo debate que eu vi? Dilma na defensiva?
      Nao explicava? Sinceramente, acho que vimos debates diferentes.

    2. Na sua perspectiva pode não ter ido bem, mas no começo do segundo turno ela estava atrás na pesquisa, participou de dois debates e virou o placar, então são números contra opinião pessoal, agora não me vem com esta pesquisa sensus né, 13% de indecisos e estatística para manobra de pesquisa.

  28. Esse CAIO, que fez o comentário medroso é um “VERDADEIRO PAU MANDADO”, como se diz aqui no nordeste. Tem DNA tucanalha!!

  29. Brito, a ÁGUA aqui em São Paulo está muito pior que o APAGÃO ELÉTRICO.

    É isso a UDN(atual psdb).

    A situação é DRAMÁTICA!!!!

  30. Brito sua análise do debate esta correta, Dilma deve ter sido orientada para ser mais branda, depois da paulada que ela deu na Veja esgoto, pena que a sua fala não foi repetida no programa eleitoral da noite, deve ter sido por culpa dos medrosos do PT. Por isso, a presidenta estava muito contida para o meu gosto e não citou os podres do Aecio, aeroportos, nepotismo, etc. Fica do dia a reação decisiva de Dilma contra a revista asquerosa, a paulada surtiu o efeito desejado pois abortou os desdobramentos pela quadrilha Globo, Folha e Estadão, que pouco repercutiram a notícia. Ponto para Dilma.

  31. Dilma perguntou a Aécio sobre a água, e ele teve coragem de jogar a culpa no governo federal. Alckmin riu da defesa, na plateia, feliz por tirarem o seu da reta. Mas Dilma respondeu que eles tem o programa “meu banho, minha vida”. É ou não é para reeleger nossa presidenta?

  32. Ruy, o Aécio riu sim, mas foi um riso cínico, querendo desmoralizar a nossa Dilma, mas não colou.

  33. Ruy, além do riso cínico do Aécio, sem abaixar o nível, o riso dele também apresentava-se como riso de quem estava cagado.

    1. Ribeiro,
      Com aquelas calças arrochadas na bundinha, e a barra da bainha boquinha coladinha no meio da canela, se bosta houve, não dava prá escorrer…

  34. Prezado, conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito,

    creio que foi a ‘Providência Divina’ do Deus da ex Marina [Silva?!] a responsável pela decretação da “ordem superior” para o “abafa” da seca em São Paulo “do Tucano Geraldo Alckmin”!

    Fernando Brito, parabéns pelo trabalho: jornalismo de alto nível!

    A nação brasileira e o processo civilizatório agradecem, penhoradamente!

    Felicidades!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil – em homenagem ao [eterno] presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff, A Magnífica!

  35. não Assisti o debate pois não assisto a Globo, em alguns momentos zapiei, vi o rosto do aercioporto fechado sem a indecência de quando estava na frente nas pesquisa detectei medo, não posso falar do debate mas de minha percepção nada mudou Dilma é fraca no debate, no entanto tentou cumprir o tempo de resposta que é impotante. Agora é esperar pois as águas não rolaram até segunda feira e infelizmente o povo paulista mitigara no deserto que eles plantaram. Dilma Presidente

  36. … E depois do ‘Meu AeroPÓrto, Minha Vida’, o ‘Meu Banho, Minha Vida’!…
    .

    “Não coloque palavras nas bocas (sic) de ninguém!” Oh Camões!
    O projeto da Magnífica para a Segurança Pública Integrada é o PPA (Programa Pega Aécio)!

  37. … Ah talvez o mais tragicômico: o “Ô candidato” Aécio ‘Never’ preconiza, insistentemente, o “não olhar para o retrovisor da história”! Porém, o ‘Aecínico Neves’ fica o tempo todo falando da origem do Plano Real! Logo a origem do Plano Real cujo “o pai é o ex presidente Itamar Franco”! “Ajudaram no parto do Plano de Estabilização econômica”, os ex ministros Rubens Ricúpero e Ciro Gomes!

    Da série ‘matando a cobra, e mostrando a cobra’!

  38. Jornalista Paulo Moreira Leite: DILMA NOCAUTEOU AÉCIO JÁ NO PRIMEIRO ASSALTO

    Jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, afirma que o debate da Globo terminou já na primeira pergunta, quando Aécio Neves tentou usar a última edição da Veja para colocar Dilma Rousseff contra a parede; “a presidente deu uma resposta a altura, desqualificando uma denúncia que nem seu autor — nem a revista que a publicou — conseguem sustentar com base em provas. Foi uma colocação firme, sem piscar”; quanto ao tucano, diz que queda era previsível já que chegou ao 2° turno “sem uma perna”: “Empurrado para um canto conservador, debateu-se em contradições insolúveis. As intervenções de Armínio Fraga como candidato a ministro da Fazenda trouxeram mais danos do que benefícios a candidatura”

    25 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 10:30

    (…)

  39. Aqui hoje, passeata Dilma e Aécio..
    Aqui normal é aéccio..mas o que tá de vermelho
    é muito bom..
    Com uma diferença, os vermelhos a maioria, não é paga.

  40. Vamos em frente… de sandália…. Já panfletei hoje e voltei para comer algo.

    Aqui em Brasília, Aécio Perrela Neves conseguiu fazer uma carreata com muitos carros. A grande maioria composta por carros de luxo e com bandeiras clones pasteurizadas.

    Mas, o clima está muito menos agressivo que há três dias atrás.

    Pessoas têm parado mais para ouvir pedido de voto para Dilma.

    Para a militância de rua, esse é um bom indicativo.

    Vamos em frente, Dilma presidente !

    Eu voto Dilma 13 por amor ao Brasil.

    Valeu.

  41. Companheirada !

    Foi nocaute no primeiro round. DILMA fez com o aébrio o que o James “Buster” Douglas fez com o Mike Tyson, bateu, bateu , bateu e quando o ébrio do Leblon sequer sabia onde estava , nocauteou com um direto e lona.

    Destaque também para o Bonner, desceu do salto e voltou a ser o que é – um baita apresentador.

    Vamos ver se a Globo vai repercutir hoje o LIXO da abril, pois a FSP chama pra guerra numa matéria porca, tanto quanto as kombis cedidas a ditadura.

  42. O Grito de Botafogo

    Alguém escreveu, hoje de madrugada, que logo após o debate na TV Globo muitas pessoas chegavam à janela em seu prédio e prédios vizinhos e espontaneamente gritavam: é Dilma, é Dilma, é Dilma!
    Para que se possa entender o significado desse fato é importante, para quem não conhece o Rio de Janeiro, situar no contexto espacial-temporal o bairro e sua representação sócio-econômica. Botafogo é hoje, no Rio de Janeiro, um bairro quase que recentemente construído. Seus prédios residenciais novos e dotados de todos os serviços: garagem para dois ou mais carros, salão de festas, etc. O bairro em si dispõe de alguns dos melhores colégios da cidade, notadamente, o Santo Inácio, porta de entrada para a Pontifícia Universidade Católica, universidade onde estuda a elite do Rio. Um rede de clínicas médicas altamente especializadas e alguns dos melhores hospitais da cidade estão a poucas quadras de distância. Cinemas de arte, shoppings e restaurantes de boa e fina comida compõem as opções de lazer. Algumas sedes de grandes empresas e a presença de empreendimentos de software e alta tecnologia são ofertas de trabalho local para a população local. Por tudo isso pode-se afirmar, sem possibilidade de engano, que uma família média para viver ali necessitaria de uma renda mínima de uns R$20.000,00 mensais. A conclusão é que o grito que ali se ouviu partiu de pessoas do topo da classe média. Pessoas que desfrutam de confortos semelhantes aos da classe média do mundo desenvolvido, mas tem que trabalhar duro para se manter nessa situação. É dessa classe que partem muitos dos reclamos por melhores serviços, de aeroportos, transportes urbanos, atendimento médico e escolas de alta qualidade para seus filhos. Essas pessoas que chegam em casa, após um dia de cerca de doze horas fora do lar, cansadas se dedicam ao convívio familiar, restando pouco ou nenhum tempo para lerem e se informarem. Este é um quadro típico das grandes metrópoles brasileiras, onde as doze horas se decompõem em: oito horas de trabalho, uma hora de almoço e três horas em trânsito indo e vindo. Se adicionarmos as típicas oito horas de sono, vemos que o que resta do dia é muito pouco para dividir entre o convívio familiar e o entendimento do que se passa no mundo. Compreendi isto muito cedo em minha vida e me mudei para uma cidade de porte médio…Resumindo, assim se entende o porque de a classe média já estabelecida ter se colocado a favor de uma candidatura alternativa (enganadora, na realidade, como os fatos depois demonstraram).
    Com o desmonte da farsa representada pela candidatura Marina, este segmento da população acordou para a reflexão e percebeu com mais clareza onde estavam seus reais interesses. Diferentemente dos povos do Norte e Nordeste que sentiram diretamente em suas vidas (o que os tucanos desdenhadamente sugerem com o estômago) o reflexo da ação do Governo Federal através de melhorias, o resto da população dos outros estados, à exceção das populações da periferia das grandes cidades, não sentiu diretamente os efeitos das mudanças. Para as classes médias urbanizadas dos grandes centros a vida continuou igual, porém com mais gente (a classe média ascendente) demandando por quase os mesmos serviços. O fim da enganação orquestrada pela mídia da “Nova Política”, levou ainda uma parte expressiva da população das urbes a considerar a opção da candidatura Aécio. Como explicar então o Grito de Botafogo.
    A classe média não tem nada de estúpida, acho mesmo que aí reside a maior parte da “inteligentsia” brasileira. As chamadas elites, ao meu ver, fracassaram neste país. São detentoras do poder econômico porém não mais do saber, este último foi apropriado pela classe média. Isto deve ser tributado ao fato que as melhores universidades brasileiras são públicas! Será que dá para se entender porque os tucanos querem privatizar as grandes universidades públicas? Eles, obviamente, não dizem isto, mas por onde eles passam praticam uma política de arrasa quarteirão nas mesmas (vide USP). Além disso, a crise de abastecimento de água na grande vizinhança da capital paulista afetou grande parte dessa mesma classe média e a desencantou com a possibilidade de governos tucanos virem a prestar os bons serviços que aquela reclama. Ora, o desmantelamento da gratuidade das grandes universidades públicas e a não prestação de serviços essenciais com a qualidade desejada não batem com demandas mínimas de quem deseja se situar de fato no primeiro mundo. Somando-se a isso as incertezas de políticas contracionistas, que tendem a debelar a inflação (que não afeta tanto a classe média) com arrocho nos seus salários, via sobra de mão de obra, juros altos nas prestações de bens e falta de dinheiro girando no mercado (menos, portanto, para o comércio), a cautela recomenda não arriscar tanto…A escolha de Dilma é perfeitamente racional e a desconfiança de que havia um monte de tapeação nas parcas informações que recebia se torna óbvia. O assunto cansado da corrupção passa a ser encarado mais criticamente…
    São Paulo teve, no passado distante, políticos sérios e até mesmo os rouba-mas-faz que construíram a grandeza do mais rico estado da federação. Esses administradores do bem público, de um modo ou outro, fizeram barragens, usinas hidroelétricas, grandes reservatórios de água, como o Cantareira, uma vasta rede de metro e trens urbanos, três das maiores universidades do país e atraíram, em função desses bons serviços, inúmeras empresas que contribuem para a prosperidade do povo paulista. Eu mesmo por lá morei ao longo de cinco anos. Entretanto, com a chegada ao poder do PSDB, muita coisa parou de acontecer em São Paulo. Antes os governantes agiam em função dos interesses da classe empresarial do estado, com pouca ação dedicada a população mais pobre. Mas ao prestar serviços aos mais ricos sobrava ainda alguma coisa aos mais pobres, como efeito colateral. Por ex: para transportar a mão de obra barata da periferia ao trabalho era essencial o metrô. As indústrias necessitavam de água para se movimentar e por aí segue…Curiosamente, entretanto, os tucanos parecem ter um atávico interesse pelo investidor estrangeiro, não sossegam em seu ninho enquanto não colocam ações de companhias estatais (estaduais e federais, no passado) na bolsa de Nova Iorque. Aí tem que distribuir gordos dividendos aos pobres investidores americanos e os serviços públicos que se danem!
    Estou na esquerda democrática há um bom tempo, mas não se faz mais direita como antigamente. O que eu chamo de esquerda democrática é aquela forma de governo lastreado na democracia, com um estado forte inseminador e regulador, a livre iniciativa por parte dos cidadãos e direitos humanos respeitados com igualdade de oportunidades para todos. O que eu chamo de direita de antigamente é quem defende ou não a democracia e estado mínimo ou não, porém voltado para o interesse de seus cidadãos. Algo como a direita europeia ou norte-americana. Ocorre que a direita visível atualmente e que é representada pelo PSDB é uma direita voltada para os interesses…dos EUA! Que a mídia, dita brasileira, é atrelada ao Império do Norte não representa grande novidade. Sempre o foi. A explicação deriva dos controles sobre as agências que distribuem notícias (antigamente era o papel de imprensa) internacionais. Então parece que o PSDB é, na verdade, não mais que a imprensa. É este fato que aponta para a necessidade de uma Lei de Meios, para desmembrar os grandes cartéis que modulam a democracia brasileira.
    Quem sabe a classe média, obrigada a refletir na hora de votar, começou a perceber este “imbroglio”.
    Pelo bem do país, urge que intelectuais de direita, construam uma direita realmente voltada para os interesses de uma parcela dos cidadãos brasileiros. Isto não vai ser feito da noite para o dia, porque discursos vazios não colam mais. Terá que ser construída no longo prazo COM AÇÕES.
    Eu continuarei trabalhando à esquerda, mas se queremos ter no futuro uma democracia com fiscalizações honestas e justiça equilibrada a outra parte terá que fazer seu dever de casa em acordo com o Brasil maior que todos queremos.
    CHEGA DE ENGANAÇÃO POIS ESTE NÃO É UM PAÍS DE OTÁRIOS!!!

  43. Dilma deu um banho em Aéassim, logo de começo. Obrigada DILMISTAS brasileiros (as). Tenho 65 anos e desde os 14 anos que conhecia Brizola, Jango, Darcy, Djalma Maranhão, Arraes, Paulo Freire, Prestes, Julião, João Pedro Teixeira e outras FIGURAS SEMELHANTES. Já agia e lutava por um Nordeste/Brasil melhor para todos. Com a ditadura civil militar continuei lutando. Foi um irmão querido FRANCISCO SALES LOPES DA COSTA, estudante de medicina e seu grupo,que na época, levou-me começar a luta permanente pela conquista e afirmação dos direitos da gente brasileira. Tive pelo menos duas depressões fortes, uma no julgamento do “mensalão do PT” e outra agora, no 2º turno com a disparada de Aécio nas pesquisas. A valentia de Lula e Dil+ 4, nossa militância, os blogs sujos e o desespero das massas cheirosas fizeram minha alegria voltar. São para vocês todos, militantes vivos e mortos que canto com o TOM JOBIM “Quero a vida sempre assim com você perto de mim/Até o apagar da velha chama/Ao encontrar você eu conheci/O que é felicidade meu amor/ O que é felicidade/ o que é felicidade”. Até a vitória, domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *