Ei, atenção, a vida real é o alicerce da nossa cabeça!

Caetano Veloso cantou, faz tempo, que “ninguém acredita na vida real”.

Parece que isso anda em voga.

Em parte por nossa culpa, e não de agora.

As pautas da modernidade, do identitário, da autodeterminação dos indivíduos é importante, importantíssima.

Mas não é a pauta popular.

Esta pauta é emprego, salário, casa, saúde, escola, assistência.

Esta é a vida real.

O general William Westmoreland, comandante norte-americano no Vietnã,  no clássico filme “Corações e Mentes”,diz que precisamos compreender que os vietnamitas “não são como nós, não dão tanto valor à vida”.

Os nossos pobres, afinal, não devem dar tanto valor ao Minha  Casa Minha Vida, ao Bolsa Família, ao ProUni, ao aumento do salário mínimo, aos direitos das empregadas domésticas, a ter luz elétrica em casa, a não ter de passar fome.

Estão preocupados com o “Ficha Limpa”e com a Venezuela , não é? Como os vietnamitas, entre punhados de arroz e só, estavam preocupados com o “mundo livre”.

O ideário pequeno-burguês, o das franquias e direitos individuais não é ruim, em si e frequentemente representa um avanço civilizatório.

Mas não é o centro do processo social e muitas vezes o PT errou ao deixá-lo assumir este papel.

Reparem como a direita se fixa nele, porque não pode criticar o que se fez no campo popular, com programas sociais inclusivos.

O que se critica no PT?

kit gay que nunca houve, o hiperfeminismo , em lugar da proteção à mulher na posse do lar, do lote, no trabalho, na gravidez, na condição de empregada doméstica…

É hora de buscar isso, a vida real e deixar que eles fiquem falando sobre o nada, que é o seu discurso.

O povo sabe o que é a vida real, porque é a única que tem.

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • Discordo um pouco. Vale aquilo que sempre se diz: SEGUNDO TURNO É OUTRA ELEIÇÃO !
    O importante é ir para o segundo turno.
    Tudo vai mudar a partir de segunda e se estabelecerá um plebiscito que vai mobilizar o mundo, creio eu.
    Bolsonaro é o maior imbecil que já disputou a presidência de qualquer país do qual eu já ouvi falar.
    Se o Brasil eleger este excremento, aí meus amigos, NADA vai explicar, NADA vai desculpar, NADA vai evitar que os brasileiros recebam o que merecem.

  • Discordo um pouco. Vale aquilo que sempre se diz: SEGUNDO TURNO É OUTRA ELEIÇÃO !
    O importante é ir para o segundo turno.
    Tudo vai mudar a partir de segunda e se estabelecerá um plebiscito que vai mobilizar o mundo, creio eu.
    Bolsonaro é o maior imbecil que já disputou a presidência de qualquer país do qual eu já ouvi falar.
    Se o Brasil eleger este excremento, aí meus amigos, NADA vai explicar, NADA vai desculpar, NADA vai evitar que os brasileiros recebam o que merecem.

    • ... Nestes últimos dias, eu tenho refletido muito acerca desta tese, digamos, kármica:
      talvez os brasileiros tenham que passar por esta experiência tenebrosa, um troglodita nazista na Presidência da República!

    • A ausência convenientemente justificada já foi esticada para além da conta. Agora, já passou da hora de dar a cara a tapa nos debates e se expor ao contraditório.

    • As novas técnicas e novas midias surtem o efeito que os comerciais de tv surtiam nos anos 60, ou as propagandas ideológicas durante a segunda guerra. Creio que as mesmas forças elegeram Trump nos Eua.
      Temo que não entendamos por inteiro o que as forças populares enfrentam.

      Lula Livre

    • ... Nestes últimos dias, eu tenho refletido muito acerca desta tese, digamos, kármica:
      talvez os brasileiros tenham que passar por esta experiência tenebrosa, um troglodita nazista na Presidência da República!

      • Há anos penso a mesma coisa, é a Teoria do Trauma: países e povos tem que passar por uma provação traumática para que possam evoluir, dar um “salto civilizatório”. Em tese funciona, mas a análise da História mostra que não é bem assim. A Alemanha, que seria o exemplo clássico, na verdade só “aprendeu” ao cabo de uma experiência de totalitarismo que vinha de 200 anos, com a aglutinação de pequenos reinos no Império Austro-Húngaro. E o que justamente gerou o Nazismo foi um trauma tão grande quanto ele, a derrota humilhante na Primeira Guerra Mundial. Na verdade o fator comum entre os paises desenvolvidos é uma estrutura civilizatória sólida e INABALÁVEL, no sentido que qualquer ameaça interna ou externa a sua existéncia seja combatida POR TODOS. Seria como Rede Globo, O PT e o Exército se reunissem para combater Jair Bolsonaro, porque suas ideias são real ameaça até mesmo à existência do Brasil como Nação. Mas tanto não temos essa estrutura civilizatória de forma plena que sequer percebemos que ESTAMOS SEM GOVERNO HÁ MESES. Alguém lembrou da existência do Temer nos ultimos dias? Nem eu. Por outro lado, Jair Bolsonaro poderia mostrar para todos os brasileiros o quão infantilizado este país está, não é possivel um ser humano adulto enxergar nele solução para o que quer que seja. Mas é perigoso demais, elegê-lo seria como se atirar em uma piscina de cacos de vidro. É melhor tentar abrir os olhos das pessoas, porque ninguém sairá ileso de uma experiência dessas,

      • Tenho sérias dúvidas, já que passamos por 12 anos de ganhos reais de salário, pleno emprego e liberdades democráticas, e nos esquecemos de tudo isso no ano seguinte.

  • Cá entre nós, Ciro Gomes ao dizer que as manifestações foram um erro, para mim assinou sua sentença de morte política. Então pra ele O POVO ERROU ? Dizer "EleNão" foi um ERRO ? Ah, com licença, Ciro vai pra puta que te pariu.

    • Já era pra ele, e esses blogs ciristas (ou saudosa maloca pedetista) como este, o do Rovai, o do Viomundo e Cafezinho, animados com a suposta vantagem de Ciro, estão em coro com a fala dele. Estão loucos!! A pauta do conservadorismo é de direita, o que não está sendo feito é um trabalho de contra-ataque às fakes news que eles estao utilizando. O PT está combatendo as fake news de corrupção, quem combate as fake news sobre direitos de minorias é o PSOL.

  • O PT poderia aproveitar a Folha de São Paulo...
    Até a Folha de São Paulo jogou no lixo a delação combinada (sic) da dupla de mafiosos 'mor(T)o'-puLLhoci!

    ***
    OPINIÃO
    Divulgação de depoimento por Moro expõe fragilidade da delação de Palocci
    Testemunho pouco acrescenta a revelações feitas há um ano e vem à luz sem provas que o corroborem

    02.out.2018 às 15h53

    Por Ricardo Balthazar

    (...)

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/divulgacao-de-depoimento-por-moro-expoe-fragilidade-da-delacao-de-palocci.shtml
    .

  • No debate do 2¤ turno Haddad deveria perguntar ao Bolsonaro o que e esse tal kit gay

  • Nisso concordo totalmente com você, Brito.
    Chamar o cara de fascista e homofóbico não tem repercussão nenhuma com 80% da população.
    Tem que falar que ele quer acabar com o 13º, que nunca fez nada em 28 anos como deputado.
    Que a proposta dele pra educação é zero. É colocar tenente pra ser diretor de escola...
    Saúde então, ele não tem nada a dizer.
    Que com ele ou vamos perder os direitos ou ficar sem emprego, enquanto há apenas 5 anos atrás tínhamos todos os direitos e pleno emprego.
    Mas com o PT na centralidade da disputa, a direita domina a pauta e o assunto vira corrupção e venezuela. Infelizmente.

    • De acordo, chamar o coiso de misogino, homofobico e fascista nao significa nada para o povao, exceto se voce for um daqueles evangelico, catolico ou espirita (alta percentagem de fieis nessas religioes) visceralmente contra o PT por achar que ele ira' destruir a autoridade do chefe da familia, e a propria familia, transformar os alunos da escola publica em "viados", e impor aos jovens a famosa "ideologia de genero"; nesse caso, a "campanha contra o Bolsonaro" soa mais como um lembrete, um mantra, do porque voce precisa votar no Bolsonaro no dia 7 de outubro.

      By the way, Fernando, muito importante que voce levantou esta questao, que precisa muito ser redefinida na esquerda. David Harvey, o maior estudioso do neoliberalismo djsse, ha' muito tempo atras, que a agenda identitaria vem sendo alimentada pelo neoliberalismo como forma de dividir a sociedade. Esta agenda identitaria, apesar de importante, se apropriou, com a ajuda dessas forcas neoliberais atuando pela midia, do manto de "esquerda". Esta e' a razao pela qual o anti-petismo e' odio 'a esquerda como um todo, pois o rotulo de "degenerados" foi colocado em toda a esquerda. A bem da verdade, o PT nao bota muita enfase nessas questoes, como o PSOL (e vide a geografia do voto no ultimo desastre eleitoral em 2016) faz; mais isto nao importa, o povao vem sendo maniipulado ha' 15 anos para pensar que sim, que o PT e o Forum de Sao Paulo e' que estao por tras de todas estas coisas "diabolicas" que eles querem impor ao brasileiros cristaos e piedosos, 'a gente de bem. Lembremo-nos tambem da campanha do Serra em 2010, quase toda baseada e acusar o PT de estar trabalhando para impor o aborto no Brasil, outro ponto da agenda "feminista" que evangelicos, catolicos e espiritas abominan.

      A esquerda perdeu o foco e agora sente que nao pode desertar o LGBT e as feministas hard-core em favor de uma postura mais neutra nessas guerras cultuais, e que acomodasse as ansiedades desse vasto publico religioso no Brasil, que esta' apoiando o Bolsonaro massivamente. O papel da esquerda e' manter o foco em questoes que sao da sociedade como um todo, questoes economicas, sociais e politicas; e nao se identificar com setores particulares da populacao em detrimento daquela agenda maior do interesse de todos. Excecao aqui feita ao pobres, em geral, aos negros e aos indios, por razoes obvias. A agenda da pequena burguesia de Ipanema e Leblon nao deveria se sobrepor, ou ofusca, a agenda da Rocinha ou da Zona Norte.

      E' muito significativo que depois da marcha da mulheres pelo elenao, Bolsonaro tenha crescido. De acordo com pesquisades da USP, operando no largo do Batata, a maioria esmagadora dos participantes da manifestacao eram de alto nivel socio-economico e educacional. Prato cheio para o pastor discutir com seus fieis durante todo o fim de semana.

  • Perfeito Brito, como sempre tirando do amargo da realidade a crônica cheia de esperança.

  • Hoje pela manhã , eu conversei com uma jovem, recepcionista de um cartório!
    Depois de traçar um perfil simplificado do nazista Bolsonaro, a manceba fixou-me nos olhos e esgrimiu:
    "eu não voto no Haddad por causa do kit gay que está sendo distribuído nas escolas"!
    Sim, as classes dominantes escravocratas do Brasil forjaram um país selvagem!
    E bárbaro!
    A contemporânea pré-Idade Média é aqui!
    E eu já estou dando play em meu "vida que segue"!...

    • E isso acontece porque não justamente o contrário que esse texto do Brito quer pregar, deveria se combater essa fake news com a mesma intensidade e o que o PT faz? Ele fica acuado em responder as fake news de corrupção do JN.

Related Post