Ei, atenção, a vida real é o alicerce da nossa cabeça!

Caetano Veloso cantou, faz tempo, que “ninguém acredita na vida real”.

Parece que isso anda em voga.

Em parte por nossa culpa, e não de agora.

As pautas da modernidade, do identitário, da autodeterminação dos indivíduos é importante, importantíssima.

Mas não é a pauta popular.

Esta pauta é emprego, salário, casa, saúde, escola, assistência.

Esta é a vida real.

O general William Westmoreland, comandante norte-americano no Vietnã,  no clássico filme “Corações e Mentes”,diz que precisamos compreender que os vietnamitas “não são como nós, não dão tanto valor à vida”.

Os nossos pobres, afinal, não devem dar tanto valor ao Minha  Casa Minha Vida, ao Bolsa Família, ao ProUni, ao aumento do salário mínimo, aos direitos das empregadas domésticas, a ter luz elétrica em casa, a não ter de passar fome.

Estão preocupados com o “Ficha Limpa”e com a Venezuela , não é? Como os vietnamitas, entre punhados de arroz e só, estavam preocupados com o “mundo livre”.

O ideário pequeno-burguês, o das franquias e direitos individuais não é ruim, em si e frequentemente representa um avanço civilizatório.

Mas não é o centro do processo social e muitas vezes o PT errou ao deixá-lo assumir este papel.

Reparem como a direita se fixa nele, porque não pode criticar o que se fez no campo popular, com programas sociais inclusivos.

O que se critica no PT?

kit gay que nunca houve, o hiperfeminismo , em lugar da proteção à mulher na posse do lar, do lote, no trabalho, na gravidez, na condição de empregada doméstica…

É hora de buscar isso, a vida real e deixar que eles fiquem falando sobre o nada, que é o seu discurso.

O povo sabe o que é a vida real, porque é a única que tem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

41 respostas

  1. Discordo um pouco. Vale aquilo que sempre se diz: SEGUNDO TURNO É OUTRA ELEIÇÃO !
    O importante é ir para o segundo turno.
    Tudo vai mudar a partir de segunda e se estabelecerá um plebiscito que vai mobilizar o mundo, creio eu.
    Bolsonaro é o maior imbecil que já disputou a presidência de qualquer país do qual eu já ouvi falar.
    Se o Brasil eleger este excremento, aí meus amigos, NADA vai explicar, NADA vai desculpar, NADA vai evitar que os brasileiros recebam o que merecem.

  2. Discordo um pouco. Vale aquilo que sempre se diz: SEGUNDO TURNO É OUTRA ELEIÇÃO !
    O importante é ir para o segundo turno.
    Tudo vai mudar a partir de segunda e se estabelecerá um plebiscito que vai mobilizar o mundo, creio eu.
    Bolsonaro é o maior imbecil que já disputou a presidência de qualquer país do qual eu já ouvi falar.
    Se o Brasil eleger este excremento, aí meus amigos, NADA vai explicar, NADA vai desculpar, NADA vai evitar que os brasileiros recebam o que merecem.

    1. … Nestes últimos dias, eu tenho refletido muito acerca desta tese, digamos, kármica:
      talvez os brasileiros tenham que passar por esta experiência tenebrosa, um troglodita nazista na Presidência da República!

    2. A ausência convenientemente justificada já foi esticada para além da conta. Agora, já passou da hora de dar a cara a tapa nos debates e se expor ao contraditório.

    3. As novas técnicas e novas midias surtem o efeito que os comerciais de tv surtiam nos anos 60, ou as propagandas ideológicas durante a segunda guerra. Creio que as mesmas forças elegeram Trump nos Eua.
      Temo que não entendamos por inteiro o que as forças populares enfrentam.

      Lula Livre

    4. … Nestes últimos dias, eu tenho refletido muito acerca desta tese, digamos, kármica:
      talvez os brasileiros tenham que passar por esta experiência tenebrosa, um troglodita nazista na Presidência da República!

      1. Há anos penso a mesma coisa, é a Teoria do Trauma: países e povos tem que passar por uma provação traumática para que possam evoluir, dar um “salto civilizatório”. Em tese funciona, mas a análise da História mostra que não é bem assim. A Alemanha, que seria o exemplo clássico, na verdade só “aprendeu” ao cabo de uma experiência de totalitarismo que vinha de 200 anos, com a aglutinação de pequenos reinos no Império Austro-Húngaro. E o que justamente gerou o Nazismo foi um trauma tão grande quanto ele, a derrota humilhante na Primeira Guerra Mundial. Na verdade o fator comum entre os paises desenvolvidos é uma estrutura civilizatória sólida e INABALÁVEL, no sentido que qualquer ameaça interna ou externa a sua existéncia seja combatida POR TODOS. Seria como Rede Globo, O PT e o Exército se reunissem para combater Jair Bolsonaro, porque suas ideias são real ameaça até mesmo à existência do Brasil como Nação. Mas tanto não temos essa estrutura civilizatória de forma plena que sequer percebemos que ESTAMOS SEM GOVERNO HÁ MESES. Alguém lembrou da existência do Temer nos ultimos dias? Nem eu. Por outro lado, Jair Bolsonaro poderia mostrar para todos os brasileiros o quão infantilizado este país está, não é possivel um ser humano adulto enxergar nele solução para o que quer que seja. Mas é perigoso demais, elegê-lo seria como se atirar em uma piscina de cacos de vidro. É melhor tentar abrir os olhos das pessoas, porque ninguém sairá ileso de uma experiência dessas,

      2. Tenho sérias dúvidas, já que passamos por 12 anos de ganhos reais de salário, pleno emprego e liberdades democráticas, e nos esquecemos de tudo isso no ano seguinte.

  3. Cá entre nós, Ciro Gomes ao dizer que as manifestações foram um erro, para mim assinou sua sentença de morte política. Então pra ele O POVO ERROU ? Dizer “EleNão” foi um ERRO ? Ah, com licença, Ciro vai pra puta que te pariu.

    1. Já era pra ele, e esses blogs ciristas (ou saudosa maloca pedetista) como este, o do Rovai, o do Viomundo e Cafezinho, animados com a suposta vantagem de Ciro, estão em coro com a fala dele. Estão loucos!! A pauta do conservadorismo é de direita, o que não está sendo feito é um trabalho de contra-ataque às fakes news que eles estao utilizando. O PT está combatendo as fake news de corrupção, quem combate as fake news sobre direitos de minorias é o PSOL.

  4. O PT poderia aproveitar a Folha de São Paulo…
    Até a Folha de São Paulo jogou no lixo a delação combinada (sic) da dupla de mafiosos ‘mor(T)o’-puLLhoci!

    ***
    OPINIÃO
    Divulgação de depoimento por Moro expõe fragilidade da delação de Palocci
    Testemunho pouco acrescenta a revelações feitas há um ano e vem à luz sem provas que o corroborem

    02.out.2018 às 15h53

    Por Ricardo Balthazar

    (…)

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/divulgacao-de-depoimento-por-moro-expoe-fragilidade-da-delacao-de-palocci.shtml
    .

  5. Nisso concordo totalmente com você, Brito.
    Chamar o cara de fascista e homofóbico não tem repercussão nenhuma com 80% da população.
    Tem que falar que ele quer acabar com o 13º, que nunca fez nada em 28 anos como deputado.
    Que a proposta dele pra educação é zero. É colocar tenente pra ser diretor de escola…
    Saúde então, ele não tem nada a dizer.
    Que com ele ou vamos perder os direitos ou ficar sem emprego, enquanto há apenas 5 anos atrás tínhamos todos os direitos e pleno emprego.
    Mas com o PT na centralidade da disputa, a direita domina a pauta e o assunto vira corrupção e venezuela. Infelizmente.

    1. De acordo, chamar o coiso de misogino, homofobico e fascista nao significa nada para o povao, exceto se voce for um daqueles evangelico, catolico ou espirita (alta percentagem de fieis nessas religioes) visceralmente contra o PT por achar que ele ira’ destruir a autoridade do chefe da familia, e a propria familia, transformar os alunos da escola publica em “viados”, e impor aos jovens a famosa “ideologia de genero”; nesse caso, a “campanha contra o Bolsonaro” soa mais como um lembrete, um mantra, do porque voce precisa votar no Bolsonaro no dia 7 de outubro.

      By the way, Fernando, muito importante que voce levantou esta questao, que precisa muito ser redefinida na esquerda. David Harvey, o maior estudioso do neoliberalismo djsse, ha’ muito tempo atras, que a agenda identitaria vem sendo alimentada pelo neoliberalismo como forma de dividir a sociedade. Esta agenda identitaria, apesar de importante, se apropriou, com a ajuda dessas forcas neoliberais atuando pela midia, do manto de “esquerda”. Esta e’ a razao pela qual o anti-petismo e’ odio ‘a esquerda como um todo, pois o rotulo de “degenerados” foi colocado em toda a esquerda. A bem da verdade, o PT nao bota muita enfase nessas questoes, como o PSOL (e vide a geografia do voto no ultimo desastre eleitoral em 2016) faz; mais isto nao importa, o povao vem sendo maniipulado ha’ 15 anos para pensar que sim, que o PT e o Forum de Sao Paulo e’ que estao por tras de todas estas coisas “diabolicas” que eles querem impor ao brasileiros cristaos e piedosos, ‘a gente de bem. Lembremo-nos tambem da campanha do Serra em 2010, quase toda baseada e acusar o PT de estar trabalhando para impor o aborto no Brasil, outro ponto da agenda “feminista” que evangelicos, catolicos e espiritas abominan.

      A esquerda perdeu o foco e agora sente que nao pode desertar o LGBT e as feministas hard-core em favor de uma postura mais neutra nessas guerras cultuais, e que acomodasse as ansiedades desse vasto publico religioso no Brasil, que esta’ apoiando o Bolsonaro massivamente. O papel da esquerda e’ manter o foco em questoes que sao da sociedade como um todo, questoes economicas, sociais e politicas; e nao se identificar com setores particulares da populacao em detrimento daquela agenda maior do interesse de todos. Excecao aqui feita ao pobres, em geral, aos negros e aos indios, por razoes obvias. A agenda da pequena burguesia de Ipanema e Leblon nao deveria se sobrepor, ou ofusca, a agenda da Rocinha ou da Zona Norte.

      E’ muito significativo que depois da marcha da mulheres pelo elenao, Bolsonaro tenha crescido. De acordo com pesquisades da USP, operando no largo do Batata, a maioria esmagadora dos participantes da manifestacao eram de alto nivel socio-economico e educacional. Prato cheio para o pastor discutir com seus fieis durante todo o fim de semana.

  6. Hoje pela manhã , eu conversei com uma jovem, recepcionista de um cartório!
    Depois de traçar um perfil simplificado do nazista Bolsonaro, a manceba fixou-me nos olhos e esgrimiu:
    “eu não voto no Haddad por causa do kit gay que está sendo distribuído nas escolas”!
    Sim, as classes dominantes escravocratas do Brasil forjaram um país selvagem!
    E bárbaro!
    A contemporânea pré-Idade Média é aqui!
    E eu já estou dando play em meu “vida que segue”!…

    1. E isso acontece porque não justamente o contrário que esse texto do Brito quer pregar, deveria se combater essa fake news com a mesma intensidade e o que o PT faz? Ele fica acuado em responder as fake news de corrupção do JN.

  7. Alguém está contando com a presença do capitão coragem no debate? Esqueçam. Coragem naquele ali passou longe. É que tem uns caras que só são corajosos quando estão com uma arma ou um fuzil na mão e o oponente está desarmado. Ele não vai querer ir não. Tem homens e mulheres com coragem sem precisar de fuzil nas mãos, mas #ele não.

  8. caro Britto,
    se os votos do Lula majoritariamente nas classes baixas estavam sendo encaminhadas a Haddad;
    se as declarações do staff do bolsonaro foram um desastre;
    se o movimento elenão aproximou a classe média do Haddad;
    como decifrar essas pesquisas? cai haddad e dispara bolsonaro?

  9. Finalmente começamos a ver opiniões com alguma sensatez, embora ainda muito timidamente. Há uma confusão gigantesca na mídia de opinião, sobretudo na mídia progressista, que está acuada pelos movimentos identitários.

    O PT não é o PSOL. O PT é um partido de massa, tem que dialogar com o povo e o povo não é a esquerda caviar.

    O debate das candidatas a vice-presidente mostra claramente a desconexão. Parecia mais uma reunião de representantes de uma classe minoritária, onde deveriam estar falando sobre os principais problemas que afetam a todos. A Manuela fazendo “jogralzinho” em um debate, como se fosse uma estudante secundarista.

    Os blogueiros progressistas precisam cair na real imediatamente. Brito, você deu um passo importante! É por aí.

    Acorda PT!!!!!!!

    1. Erro crasso! O que o PT nao faz é combater as fake news sobre kitgay e escatologia satanica na interpretação de manifestações artisticas e de protesto. Só PSOL entra nessa frente. O PT, ao contrário, está acuado tentando responder as fake news de corrupção, só isso, como se deu no JN. Eu não vi os ancoras perguntarem nada sobre temas de minorias que são degeneradas. O que o candidato nazista fez? Apresentou um livro “degenerado” que supoe ser uma cartilha degenerada, fez uma fake news ao vivo!!!!!! Esse é o tema deles. Acho que o candidato a presidente da República tem que ser o Jean Wyllis já que a pauta é sim as questões identitárias. Nesse ponto o texto do Brito se contradiz, se a população prefere pautas de minorias, discuti-las como bem querem, por que falar de pautas economicas? Estas são de classe média e alta, liberalóides, outro segmento fanático, os adoradores de Orlando e Miami. Bolsonaro já prometeu a eles privatizar tudo.

    2. Erro crasso! O que o PT nao faz é combater as fake news sobre kitgay e escatologia satanica na interpretação de manifestações artisticas e de protesto. Só PSOL entra nessa frente. O PT, ao contrário, está acuado tentando responder as fake news de corrupção, só isso, como se deu no JN. Eu não vi os ancoras perguntarem nada sobre temas de minorias que são degeneradas. O que o candidato nazista fez? Apresentou um livro “degenerado” que supoe ser uma cartilha degenerada, fez uma fake news ao vivo!!!!!! Esse é o tema deles. Acho que o candidato a presidente da República tem que ser o Jean Wyllis já que a pauta é sim as questões identitárias. Nesse ponto o texto do Brito se contradiz, se a população prefere pautas de minorias, discuti-las como bem querem, por que falar de pautas economicas? Estas são de classe média e alta, liberalóides, outro segmento fanático, os adoradores de Orlando e Miami. Bolsonaro já prometeu a eles privatizar tudo.

  10. O problema do Brasil não está na elite que mesmo sendo uma minoria sabe exatamente o que quer, o problema do brasil está na ignorância da maioria que são os pobres facilmente influenciáveis. a ignorância do povo para a elite é uma benção, se a elite dizer que é uma ignorância votar em fulano de tal o povo ignorante votará em beltrano por pura ignorância só para provar que não é ignorante.

  11. Capitão, capitão, se és tão macho como te mostras vá ao debate enfrentar Haddad e Ciro gavião?

  12. (vou escrever novamente, pois o meu comenta?io foi bloqueado).

    A pauta do PT não pode ser a pauta do PSOL. O PSOL tem um papel relevante na eleição, que é o de levantar as bolas das ditas minorias. Porém, o PT é como o Flamengo é o partido da massa e assim sendo, não pode se deixar pautar pelas pontas. Já basta o noticiário tradicional, que tenta classificá-lo como partido de extrema esquerda. A campanha do PT precisa urgentemente cair na real e colocar um discurso que tenha ressonância com todos e todas, em vez de alguns e algumas.
    O PT tem que focar na média, em vez de aceitar que é extremista. A manuela não pode discursar apenas para algumas mulheres convertidas. Ela precisa falar para todas as mulheres e para isso precisa andar o Brasil!

  13. O antipetismo pode estar crescendo. Bolsonaro tem como única estratégia puxar para a agenda moral e ideológica com a negação do PT. Dessa forma, ele desloca da agenda a discussão da experiência concreta dos bem avaliados programas do PT. Como trazer a eleição para esse foco das políticas é o grande desafio, pois o antibolsonarismo está se mostrando com menor peso eleitoral do que o antipetismo. Outra estratégia importante é Lewandowski puxar na sessão amanha do STF a votação da censura da entrevista do Lula. Lula precisa falar. A força eleitoral do Lula é grande

  14. Triste é ver como as pessoas podem ter esquecido todas as coisas boas que o PT fez. Quem colocou luz no lugar onde eu morava foi o governo do PT com o luz para todos. Graças ao bolsa família as pessoas puderam ter mais dignidade e comida na mesa. Eu só faço faculdade graças ao PROUNI criado no governo Lula. Meu irmão fez faculdade na universidade federal que o governo Lula trouxe para a nossa cidade. Trouxe para a cidade também o Instituto Federal. Por isso eu e minha família votamos no PT. Dia 7 vamos de Haddad, Manuela, Rosseto, Abigail e Paim.

    1. Meus pais diziam que quando voce não dá valor para algo, você o perde. Torra dinheiro à toa: fica quebrado financeiramente.È preguiçoso ou leva o trabalho de qualquer jeito: acaba perdendo o emprego. Mente pra namorada e cai na gandaia: um dia ela descobre e vai procurar um sujeito melhor. Dá golpe nos clientes: perde a credibilidade no mercado…e por aí vai. O povo brasileiro vai enfrentar um momento de escolha. E vai arcar com as consequencias nos próximos anos.Para o bem ou para o mal.

  15. A ideia do capitão de liberar armas é muito mais complicada do que parece.
    Vez ou outra acontecem acidentes com crianças quando acham arma de fogo dentro de casa. O cinema de Hollywood e os jogos eletronicos levam os jovens e adolescentes a glamourizarem as armas. Na ingenuidade e inexperiência deles
    que malabarismos eles não farao para ter nas maos as armas dos pais?
    Quem tem clube de tiro ou fábrica de armas vai simplesmente enriquecer enquanto nossos entes queridos poderão estar diariamente correndo risco de vida se um cara com a cabeça do Bolsonaro for eleito. A propósito, ele ou alguem da família dele tem clube de tiro ou fábrica de armas?

  16. Mais um machista encubado detectado. Como é bom um dia após o outro, como estamos vendo junto com Rovai e o blogueiro do Viomundo aderirem ao discurso falso moralista do bolsonarismo, esse grande conglomerado ao qual Edir Macedo se une (ou já estava?). Aliás todos esses, nao sei se o Cafezinho, que nao leio mais, são simpáticos ao candidato do PDT, que flerta com o fascismo ao mesmo tempo que é injetado por pesquisas fakes com pedigree a ser o melhor oponente do Nazista. Ciro é o emissor dessa culpabilização das mulheres pelo fato não consumado. É o fim da picada! Respondendo a afirmativa de cima, o PT nunca encampou nenhum discurso de minorias, foi o PSOL que respondeu a essa demanda legítima. O PT é machista também, a esquerda velha é machista, só se esconde no encabulamento. Agora vamos nos chicotear porque o opressor ficou mais forte e vai nos chicotear ainda mais.

  17. Eu suponho que muitos homens que estão propensos a votarem em Bolsonaro estejam interessados na liberação das armas. Eu pergunto: vale a pena colocar em risco a vida dos seus entes queridos para ter uma arma nas mãos? Então, mulheres brasileiras, conversem com seus maridos, e exponham a eles o perigo de se ter armas dentro de casa ou de seus filhos, jovens e adolescentes toparem com elas fora de casa, independente da bandidagem.

    1. Sandra, o datafolha mostrou ontem que o já está o voto feminino em Bolsonaro já está em 27 % ! Em Hadadd é 20%!

  18. Certíssimo, Fernando!
    O foco das forças progressistas precisa ser agora o povão. Ele tem pouco acesso à Internet e é envenenado diariamente pela rede Goebbels. Vamos precisar de mais esforço junto aos menos favorecidos. Só com a classe média consciente não vamos chegar lá.
    A pauta fundamental para o povão é emprego, salário, casa, saúde, escola, assistência.
    O povo sofrido tem sido pautado pela mídia a achar que o maior problema deles é a corrupção, mas enquanto isso está perdendo emprego, salário, assistência, saúde etc.
    As forças progressistas precisam se concentrar nisso.

  19. Tollitur quaestio. O povo vota mesmo é com o fígado. Ainda lembro que a eleição do Collor se deu porque Elle era considerado mais bonito que o sapo barbudo. Discutir as razões e contrarrazões do voto em Bolsonaro é perda de tempo. Uma rápida olhada na televisão aberta já mostra muito bem do que o povão gosta. O povão gosta mesmo é de odiar. Querem uma arma na mão. E o ódio será destilado nessa eleição como nunca antes na história do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *