O “pas de deux” do Datafolha com o Ibope

Chegamos, olhando as pesquisas Ibope e Datafolha, à conclusão que se as multidões que se reuniram no sábado nas ruas de dezenas  ou até uma centena de cidades brasileira gritassem “EleSim”, em favor de Bolsonaro, o ex-capitão teria caído nas pesquisas e seu adversário, Fernando Haddad ganharia vários pontos.

Olhando o Datafolha ( acompanhe nos círculos azuis e vermelhos na tabela) vemos que os que perderam pontos ( Brancos/Nulos, 2, Haddad, Boulos e Vera do PSTU, e Alckmin, um ponto cada) geraram 5% de votos mutantes que foram quase todos (4 pontos) para Bolsonaro e um para o Cabo Daciolo!

Uau!

Vai para os anais das mudanças de eleitorado: “eu ia votar no Boulos, mas agora voto Bolsonaro” ou “eu troquei o PSTU pelo Glória a Deus!”

A pesquisa tem todas as inconsistências possíveis mas, ainda assim, há algo que deve ser observado.

Só um dado, olhado friamente, pode ser verdadeiro: o aumento da rejeição a Haddad, provocado pela obtusa estratégia de Geraldo Alckmin, que não o levantou e ajudou o seu adversário direto pelos votos da direita, o ex-capitão.

É matéria para que a sua campanha reflita e que também a de Ciro Gomes veja que não está ajudando a ele próprio, mas a Bolsonaro.

Nem os bailarinos das pesquisas não tiveram forças para levantar Ciro, Alckmin ou Marina. Nada, agora,  tem como evitar que a disputa final seja entre Haddad e Bolsonaro. A solidez dos votos do primeiro (por conta de Lula) e o teto do segundo são obstáculos a isso.

A única forma de fazer com que isso não aconteça  é aquela que tentam: incutir o desânimo na resistência ao fascismo e tentar convencer o povão que Bolsonaro, cada vez mais o candidato dos ricos, é o preferido do povão.

O esforço final da campanha de Haddad é no povão, não na elite.

Ela fica para o segundo turno.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

72 respostas

    1. Não há mais espaço para tanto otimismo! Haverá, sim, fraude nas urnas do TSE nazigolpista! “Golpe não tem retorno!”

        1. … Eu pensava que ofensas gratuitas eram apanágios da gentalha da direitona!
          Será que eu estou certo?

      1. Manipulação em pesquisas. Nas urnas, desculpe, mas não vejo porque entrarmos na mesma espiral de profecia autorealizadora que o Coiso.

        1. Prezado e consciente Gurgel, não à toa os trogloditas nazistas BOSTAnossauros e o jumento de carga já estão alardeando que respeitarão os resultados das urnas!
          ‘Capiche’ como as máfias atuam?
          Dizem até que a empresa de Informática do TSE nazigolpista tem treta com o esposo norte-americano da colonizada procuradora geral do golpe vagabundíssimo do mafiosão mimiSHELL!

    2. É possivel, companheiro. Pra mim, a pesquisa CNT/MDA tem mantido os critérios e merece crédito.

  1. Também concordo, são candidatos diametralmente opostos no gosto do eleitorado. O Montenegro falsário diz que pode haver interferência nas pesquisas por conta do voto envergonhado petista, já se escaldando, além da velha desculpa da margem de erro. Bolsonaro ganhar votos de mulheres depois de uma manifestação de repúdio à misoginia ? Fala sério. Ganhando no Nordeste, com a puta máquina eleitoral do PT lá? Quem transpôs o Rio S Francisco, investiu abastecimento, deu bolsa-família foi Bolsonaro? Requião quem disse: quando quero comprar peixe vou na peixaria, quando quero comprar pesquisas vou no IBOPE.

    1. IBOPE,Datafolha, VoxPopuli, CNT/MDA, Bigtimedata, Paraná pesquisa, Ipsos, Infomoney, poder360 . . .etc, tá todo mundo errado só os MIQUINHOS AMESTRADOS – por sinal muito bem amestrados diga-se de passagem – é que estão certos, sofrível para não dizer patético, dignos de pena!!!

      1. Oh meu querido, eu falei de IBOPE e Datafolha, dois institutos tradicionalmente atrelados a interesses do grande ‘baronelato’ e generalato. As outras não divulgaram á exceção da Bigdata que seguiu a toada anterior de Haddad empatando com o Nazista.

  2. Na segunda campanha da Dilma foi a mesma coisa é a pesquisa tentando influenciar o resultado. Nem o Bolsonaro está tão bem nem o Haddad tão mau, mas não significa que ele esteja bem. O que não dá é para parar de trabalhar e forte.

  3. O que seriam capazes de fazer nossos concorrentes internacionais pelos trilhões de dólares do Pré-Sal e demais maravilhas do Brasil?
    Derrubar presidente, manipular eleições?

  4. A luz vermelha acendeu: o DataFRAUDE do I-Golpe para legitimar a fraude nas urnas do TSE nazigolpista!
    “Golpe não tem retorno”!
    NOTA FÚNEBRE EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
    ao que tudo indica, o Brasil em frangalhos terá que passar pela experiência tenebrosa do nazista BOSTAnossauros e o jumento de carga dele!
    Caímos na fraude anunciada da eleição fraudada!

    1. No radar do Projac nazigolpista:
      em no máximo seis meses o BOSTAnossauros será escorraçado!
      E o país será submetido a uma junta militar:
      presidente “Mourão, Mourão”; primeiro ministro: o assessor ‘milico’ do “suprema traíra” Dias Toffoli do STFede nazigolpista!

    2. EXATO. Sabíamos desde o início que as cartas estavam marcadas. Mas insistimos porque desanimar não é da nossa essência. Lutamos há tanto tempo pela democratização do Brasil que não sentimos ter o direito de desistir agora. O que virá daqui pra frente exigirá de nós ainda muito mais força e determinação.

  5. DataFake e IBosta = Manipulação descarada. Cirandeiro e Cupcake = dois patetas de olhos vendados. Dois imbecis, incapazes de avaliar o perigo e a necessidade da união de esquerda. PCO e DE = dois abutres, um de extrema esquerda e outro de estresse extremo. Só #LULA mesmo para navegar nesse mar de gente pequena e canalha, sem pestanejar. Vamos contigo #LULA para o que der e vier, com Haddad Manu 13 e a força do povo ????

    1. Ciro deve estar eufórico com a enxurrada de ciromania em que se converteram as redes sociais. Só dá Ciro para o segundo turno. E quem domina as redes sociais? O esquemão fascista do Coiso. Cirão, cego, não vê que está servindo para tentar desidratar os votos do Haddad, o único que ainda pode defender o país da “escola sem partido” e do caos econômico que se instalará e se arrastará por mais oito anos. Ou vinte anos.

      1. Exato. Cirandeiro mostra q só é bom para cirandar. Bláblábláciro seguindo os passos da Blábláblárina. Teatro de gente estreita e pouco preocupada com o povo brasileiro. Lamentável.

      2. Quando um ovo podre estoura, o mal cheiro não se restringe aos seus limites, mas espalha-se e empesteia tudo por muitos metros.
        A eventual eleição do coiso seria como o estouro de um ovo podre. Os efeitos não se limitariam aos quatro anos de seu mandato (se durar quatro anos). Longe disso, seria desastre anunciado cujos efeitos a se estenderem até o final dos tempos.

    2. O problema dessa manipulação que eu percebo é que os outros institutos já botaram Haddad com 24 – 25%. Pra esses outros dizerem que o coiso subiu, então vão ter que tirar votos do Haddad, junto de outros nanicos, até porque acho que a desidratação de Ciro, Marina e Alckmin já chegou ao máximo que podia chegar. Eles sabem que o eleitorado de Haddad é fiel, então, vai ser complicado forçar essa barra.

      1. Tomara Charles, espero que vc tenha razão. Estou ficando doente depois de dois anos de barbaridade todo santo dia. Ver o Lula lutar como um leão e tantos covardes da própria esquerda querendo lhe derrubar é insuportável. Vou me afastar um pouco do net pq está fazendo muito mal.

  6. Eu estou nervoso, novamente. Mas acredito que o segundo turno é outra eleição e sem o Alckmin e o Ciro para encherem o saco. Vamos adiante. O povão é o alvo.

    1. Visto que está fora do páreo, parece que a obsessão do candidato do PDT é derrotar o PT mesmo que isto beneficie o “coiso”. Mas não estou surpreendido por esta insanidade cirista. Ou será ressentimento?

      1. Estratégia de migrar votos lula para haddad aconteceu parcialmente.
        lula tendia a 41% e haddad está com 21%.
        Ciro está fazendo a campanha dele e nada tem a ver com isso.
        No gráfico está claro:
        haddad subiu 17 pontos
        bolsonaro subiu 10 pontos
        Ciro subiu 1 ponto
        Alckmin ficou como estava
        Marina caiu 12 pontos.

  7. Nada nesta mão, nada na outra também. Abracadabra! Com a burrice da população, elegemos o capitão. Francamente! Eita povo burro!

    1. Este povo até um dia desses dizia “Fora Temer”. Agora está querendo que um Super-Temer suba ao lugar do Temer. Nada é tão ruim que não possa ficar piorar.

  8. O Rovai hoje, antes da divulgação do Data Folha, fez uma análise interessante, de que os Bolsominions conseguiram transformar o movimento de sábado pelo #Elenão em uma pauta moral. E tome corrente de zap mostrando que aquilo seria contra a família. A mídia (de propósito, claro) também não ajudou a deixar claro do que se tratava o movimento, nem de fazer o público entender a sua importância histórica. Além disso, tivemos a migração de alguns pastores de peso para a campanha do Fascista. E some-se aí a estratégia equivocada do Ciro que, somado à Marina e Alckmin (desses já se esperava) colocam o Haddad como o outro extremo radical e autoritário da disputa.

    Dito isso, acabo acreditando nos números, mas sigo confiante de que há espaço para crescimento e virada. O segundo turno tem que ser focado não nas questões morais e direitos da minoria (que são importantes, claro), mas na realidade do povo e no quanto elas vão perder caso elejam o inominável.

    1. Houve imagens (possivelmente fake news) de gente com bunda de fora toda pintada com mensagens de protesto pelo corpo.

      Se isso aconteceu (ou não), parece que tomou mais importância que a mensagem do movimento como um todo.

  9. Muito comentário deprê por aqui. Porque não atentam no que o Brito publicou referente ao Poder360? “Passo de dois”, jornalista cravou. Alguém vai acreditar depois de tudo que se passou no final de semana que o Haddad empacou e o Jairzinho disparou? Eu hein! Como diriam os franceses, le monde à l’envers.

    1. Verdade, mesmo porque quando pergunto para gente pobre que mora no bairrão “ninguém foi entrevistado”. Deve ser o tal data-padaria, data-shopping e ibope-academia….Me lembro das pesquisas americanas na eleição presidencial (provavelmente feitas no circuito Manhattan/Miami), davam Hilary Clinton disparado….Esqueceram de entrevistar o povinho caipira do centro do país…Deu no que deu….Diz o ditado: pesquisa não ganha eleição. Já ganhou antecipado, é puro enganação.

  10. É hora de atacar, não de recuar. Ao ataque direto nas ruas, no trabalho, nas escolas, na família, entre amigos… Não dá pra ficar militando só na internet, os robôs estão dominando. É hora de dizer a todos os nossos conhecidos que a brincadeira Bolsolixo acabou, não tem mais graça, é uma piada de muito mau gosto. É hora de lembrar a todos que o nazista é o resumo (ou a essência) de tudo de ruim que um político pode ter. É hora de lembrar que ele e o vice são militares, e que militares sem voto mudaram a Constituição em 64, pq agora, com voto, não mudariam? Portanto, o 13º salário não está garantido pela Constituição, pois nem ela está garantida! Lembrar que o Coiso representa a bancada da bala, a bancada ruralista, a bancada evangélica e a bancada dos ladrões do baixo clero, de onde saiu… É muita coisa ruim personificada nesse escroto… não é possível que a ignorância esteja tão espalhada pela população brasileira. Eu me recuso a acreditar!!!

    1. Antônio Fagundes desmentiu que apoiasse o Boçal.

      Quem produz tantas fake news em escala industrial? O Mossad? A CIA?

      Seria o caso de ir atrás de quem produz esse tipo de coisa e meter-lhe um processo que não sobrasse dinheiro nem para comprar papel higiênico.

      Mas todos estão em berço esplêndido, e a mídia é também grande culpada nisso, pois o que deveria ser uma referência em informação perdeu totalmente a credibilidade, seja à esquerda ou extrema direita. As baboseiras do WhatsApp e Facebook têm mais poder.

    2. Antônio Fagundes desmentiu que apoiasse o Boçal.

      Quem produz tantas fake news em escala industrial? O Mossad? A CIA?

      Seria o caso de ir atrás de quem produz esse tipo de coisa e meter-lhe um processo que não sobrasse dinheiro nem para comprar papel higiênico.

      Mas todos estão em berço esplêndido, e a mídia é também grande culpada nisso, pois o que deveria ser uma referência em informação perdeu totalmente a credibilidade, seja à esquerda ou extrema direita. As baboseiras do WhatsApp e Facebook têm mais poder.

  11. Mão no leme e olho na nossa bússola…LULA….pessoal estão chacoalhando o barco mas manter a direção….é importante

  12. Bolsonaro será estuprado por Haddad nos debates… Imaginem os dois debatendo sobre qualquer assunto…

    1. Eleitor de bolsonaro não quer saber disso,quer segundo eles livrar o BRASIL de se tornar uma Venezuela tem como lidar com uma raça dessa?
      Tá fácil não.

  13. Não podemos negar que Cyro e Alckmin , junto a Marina estão desempenhando bem o seu papel no golpe, hoje nas ruas só falam no Brasil virá uma Venezuela,sem nenhum fumdamento.Só repetir

  14. É uma bobagem querer desqualificar o Datafolha. O PT confirma nos trackings crescimento de Bolsonaro. Ele avançou no eleitorado da periferia, entra as mulheres mais pobres e eleitores menos escolarizados. Desqualificar os números é perda de tempo, o melhor é tentar entender o que tá acontecendo. Ainda dá tempo.

  15. Como sou estatístico, estou muito tranquilo: bota esoterismo nesses números, para que possam representar a realidade!
    Os do PIG, como diria o PHA, estão desesperados!
    As urnas falarão por si, no domingo!

  16. Como sou estatístico, estou muito tranquilo: bota esoterismo nesses números, para que possam representar a realidade!
    Os do PIG, como diria o PHA, estão desesperados!
    As urnas falarão por si, no domingo!

  17. Acredito que nao é a hora de discordar de cada resultado de pesquisa que vai sair ao longo da semana e principalmente perder a confiança como vejo em comentários por aqui, não a tempo para lamentações ou chingamentos,vamos usar a “suposição” que o Datafolha/Ibope estejam dentro da margem de erro ,se realmente o Pt quiser sair vitorioso nessa eleição deverá correr atrás dos votos necessários que foram perdidos ao longo da transição Lula Haddad e o principal fator que fará toda diferença para nós eleitores é absolver uma eventual derrota no primeiro turno e lutar sem recuar até o dia 28 ,não está no DNA do Pt desistir quando o momento pede o contrario.Vamos a Luta !

  18. Vamos aguardar a pesquisa Vox populi… O importante é que teremos o segundo turno e lá, com tempos de tv iguais e debates, Haddad acaba com Globo, Veja, Boçalnaro…

  19. Claramente manipuladas e em conluio com todos os golpistas. Bem dentro do áudio do Romero Jucá!…
    Pra cima!…É Haddad 13!…Por Lula e pelo Brasil, contra as Falanges do mal!…

  20. Não acredito em nenhum dos supostos dados das enquetes do ibope e do datafalha. Não estou entre os idiotas que eles tentam enganar.

    #HaddadEManuela
    #LulaÉHaddad

  21. Alguém sabe me dizer porque o Blog Diário do Centro Do Mundo repercute tanto as pesquisas Fakes .E tem cada análise esdrúxula. Só serve p desanimar a militância. Eles são muito pessimistas!

  22. O IBOPE é empresa gringa. O DataFolha é golpista. Assim não dá para crer nos dados.
    Vi,sim, votos que iriam pro Ciro migrarem pro Haddad.
    Fazer do Brasil um Porto Rico é o sonho das elites e da gringaiada.
    Não se depender dos votos daqui de casa.

    Haddad 13!

  23. Pesquisas erram. Num momento de grande instabilidade e euforia emocional, erram ainda mais, dessa vez não vai ser diferente, ainda mais tendo como protagonista Bolsonaro, que é um voto com razões inconscientes, como um gatilho despertado por razões não muito claras, um mistura de raiva, frustração, ódio, mas mesmo os motivos desses sentimentos não são claros.

    Em 2014, faltando 3 dias para as eleições, o Ibope divulgava pesquisa na qual o Aécio tinha 19%, ele terminou o primeiro turno com 33%. Em 2010, os principais institutos davam vitória da Dilma no primeiro turno; erraram menos, mas erraram, já que ela terminou com pouco mais de 46%, quando o Ibope a dava 52%.

    Levando isso em consideração, tá mais ou menos claro que o Ciro ou o Alckmin vão crescer nos últimos dias, talvez esse crescimento só venha a ser captado com clareza na boca de urna. A dúvida é saber se será suficiente para mudar o cenário do segundo turno.

    Crescendo igual ao Aécio, Ciro ou Alckmin podem chegar a quase 20% dos votos, um empate técnico com Haddad. Obviamente, nas campanhas, os responsáveis pelos próximos passos de cada candidato, sabem disso, só devem estar discutindo qual a principal maneira de absorver um eleitorado bastante volátil e incerto.

    Para o Ciro, a principal e óbvia estratégia é capturar o voto trabalhista do desempregado nas grandes cidades ou do subempregado, estes encontram-se tão desanimados que nem falam em votar, mas podem, num último momento, escolher um candidato que, se não tocar o seu coração, os façam refletir um pouco sobre o futuro breve. Esse eleitorado seria, em condições de normalidade, do PT, mas se o Ciro souber, sem ser excessivamente agressivo com o Haddad, comunicar-se, tem chances de inflar seus números finais.

    Ao Alckmin, resta o impossível, mostrar-se mais experiente e preparado que o Bolsonaro. Como fazer isso num cenário de irracionalidade, nem os teóricos com as ideias mais avançadas sobre psicologia das massas, devem saber.

    Nunca foi uma eleição fácil, não será dessa vez, onde falta para a esquerda a figura do Lula. Sem a sua voz, ocorre uma ainda maior confusão na cabeça do eleitor, muitos se dividindo entre o desalento e o desespero, ou seja, presas fáceis para o discurso da extrema-direita, que somente viceja em situações de quase histeria coletiva.

  24. Olha… voto do PSTU migrar para Bolsonaro, realmente. O Montenegro deve estar assistindo muito Harry Potter. Quando a gente acha que já viu de tudo…

  25. Desde quando uma eleição no Brasil dá só 8% de brancos e nulos? Não estaria aí 10% de votos “canalizados” para o capitão do mato? Vamos ver o Vox Populi!

  26. A soma dos percentuais é 101% em 28/09 e 99% em 02/10. Aumentaram 1 ponto de alguém na anterior e engoliram 1 nessa.. Obviamente a diferença é de 2 pontos de uma pra outra e nenhuma delas com 100%.

  27. A nossa justiça se mostrou partidaria do golpe, juizes mandam e desmandam conforme suas conviniências ,portanto pesquisas manipuladas que eram crimes hoje são toleradas conforme as coviniências lhes provem . Cabe a nós eleitores a desmenti-las nas urnas, dando uma respostas bem unisonante pra colocar esse fasistas de volta pro buraco de onde vieram

  28. Não confio nas urnas sem impressão.
    Se a diferença for muito grande, como o bom senso parece apontar que é, terão que construir a fraude com alguma antecedência, não será isto que estamos presenciando?

  29. Eu estou torcendo para o BozoNazi vencer. Serão 4 anos de atraso, miséria exacerbada, destruição da indústria, serviços e de entreguismo total. Assim em 4 anos a Direitalha será enterrada de vez e não haverá Globosta e seus afiliados e suas mentiras para evitar a destruição total do direitismo no Brasil. Em 4 anos a esquerda voltará triunfante ao poder. No final o que importa é vencer a Guerra, perder uma batalha não é nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.