Ele não e, agora, muito mais

Passadas folias e ressacas do Carnaval, hora de tentar criar algumas balizas para tentar tatear o que nos vem pela frente.

E, claro, não é possível deixar e ver que o principal elemento é a incerteza sobre os efeitos da epidemia de coronavírus, que se espalhou para a Europa, o Oriente Médio e o Sudeste Asiático, o que amplifica muito os problemas que já eram enormes com a “interdição” da China.

Sobre isso, embora não haja muitos dados concretos, a reportagem e hoje na Folha começa a dar ideia do tamanho e, sobretudo, da duração dos efeitos deste, O texto dá conta de que, de 28 navios esperados da China (e saídos de lá logo no início do surto), nove sequer zarparam e os demais vieram com menos carga do que teriam capacidade de transportar. Isso dá uma redução da ordem de 40%, num cálculo modesto.

Se entra menos, sai menos e, num post anterior, a imagem da queda da atividade da indústria chinesa indica menos compra de nossas matérias-primas.

Comparada à situação de um ano, por razões internas (o mau desempenho no 4° trimestre de 2019) e externas, as previsões de crescimento da economia estão se desfazendo mais rápido, como rápido estão se desfazendo expetativas de reformas ansiadas pela turma da bufunfa e se dissolvendo as esperanças de que capital socorram o investimento Regina Duarte que por aqui se foi sem nunca ter ido.

A situação política de Jair Bolsonaro se deteriorou. Tinha 53 deputados “próprios”, mais algumas dezenas de “aderentes” e quase duas centenas de um “Centrão” que hoje o encara com nítidos maus bofes. Depois de amanhã terá seu teste no Congresso, com a votação dos vetos no Orçamento e se teimar em quebrar o pacto feito com os deputados, sofrerá uma derrota acachapante, mesmo com o terrorismo e seus robôs a ameaçar o Legislativo pelas redes sociais.

Promete um ato subversivo para daqui a dois domingos, mas sabe que se insistir será pífio, pois perdeu a unanimidade da direita.

Seus principais sustentáculos no ministério, Sérgio Moro e Paulo Guedes perderam a aura de santidades, embora a mídia ainda os preserve.

Mas já nem tanto, como prova o artigo de Elio Gaspari, hoje, dizendo que o “tigre de Curitiba” agora mia no Ceará.

Guedes, por sua vez, afunda numa desmoralização ainda maior, aplaudido em público e ridicularizado nas redes e nos cochichos de economistas e sabe que Bolsonaro já o colocou na posição de lastro descartável e a economia fizer água.

No plano internacional, Bolsonaro era uma incógnita e, a esta altura, é uma certeza. Desprezado universalmente, nem mesmo do “mestre” Trump tem mais do que declarações de amizade que não se consumam em fatos.

Temos um governo política e economicamente em desagregação, para falar o mínimo.

E, por isso, as condições objetivas para se formar um movimento de oposição, cujo nó não são as tretas sobre o “apoiou-não apoiou” o golpe, como erroneamente fazem alguns.

A preservação da democracia e da disputa política legítima são as condicionantes para o Brasil não mergulhar no descalabro autoritário ruinoso que tentam fazer avançar.

Mas que a economia em crise é o catalisador deste processo, porque a direita não tem remédio para ela.

Fernando Brito:

View Comments (15)

      • Se a senhora acha que é exagero meu,me responda então;porque esse merda,se elegeu presidente? Foi milagre?Senhora,não subestime essa CANALHA.Eles imperam,ha vários séculos.Ou é também,MILAGRE DOS DEUSES? As "MASSAS' que votam neles,acha que irão pra o céu.A senhora também crê?A aparência ,é que sim.

    • BOLSOCORNO pegou... e a coisa vai esquentar, pois fere o bolsonarismo em dois de seus principais sustentáculos: o machismo e a hipocrisia (evangélica).
      Testei isso hoje: um vizinho bolsonarista milico aposentado que passa o dia enchendo o saco de porteiros e trabalhadores estava como de costume falando merda na portaria, e sem vacilo joguei na cara dele: teu presidente É CORNO. CORNO, CORNO, CORNO, CHIFRUDO, TOMA CHIFRE, bilau pequeno e toma corno, muito melhor ser cachaceiro do que corno e por aí afora...
      O milico enfiou o rabo no meio das pernas e sumiu do mapa.
      Nos próximos dias, se ele aparecer de novo, será pior.

  • Sr.Brito.Temos que levar em consideração,que existem MILHÕES DE BÓSTONARISTAS ,espalhados pelo país afora.São seres com aparência humana,com cérebros de ratos.Lembra o senhor,do Dr. DELFIN NETTO? Àquela época,milhões de pessoas,cujos cérebros continuam idênticos aos de hoje,apostavam o que tivessem,para os acenos que lhes fazia,o então SUPER MINISTRO DOS MILICOS.Deu no que deu.Contudo,cérebros de ratos,não conseguem mudar.Então...Tudo será como antes.

    • Se você tem esses milhões de bolsominions "espalhados pelo país a fora" mande urgente para o próprio; ele dormirá melhor esta noite.

  • A luta contra Bolsonaro e bolsonarianos não pode dar trégua. Ninguém pense que vão interromper facilmente o projeto que eles sempre tiveram de implantação de uma ditadura absurda e catastrófica. O que houve foi apenas um recuo tático, para absorverem a forte reação de todo o país. Bolsonaro e seus fanáticos nunca estiveram em campanha para a reeleição em 22. A campanha deles sempre foi e é pela implantação de uma ditadura familiar.

  • A luta contra Bolsonaro e bolsonarianos não pode dar trégua. Com o fascismo não se brinca. Se não pega bem politicamente que o Lula seja a favor do impeachment, o que é verdade, isso não quer dizer que todos e qualquer um devem entrar com pedidos de impeachment por onde for possível, e a hora é essa. Ninguém pense que vão interromper facilmente o projeto que eles sempre tiveram de implantação de uma ditadura absurda e catastrófica. O que houve foi apenas um recuo tático, para absorverem a forte reação de todo o país. Bolsonaro e seus fanáticos nunca estiveram em campanha para a reeleição em 22. A campanha deles sempre foi e é pela implantação de uma ditadura familiar.

    • Vamos convocar a Janaína Pascoal e o Miguel Reale para que encaminhem o quanto antes um pedido de impeachment do figura. A hora do desespero deve ser antecipada para agora. Depois, só restará chorar, se deixarem que você ainda tenha lágrimas para tanto. Não vi jamais nenhum judeu a chorar nos documentários de campos de concentração. .

      • No BRASIL companheiro , tem judeu nazista , lembra do Bozo na Hebraica ?

      • Refiro-me às vítimas do nazismo por serem vítimas, não por serem judeus. Do nazismo, que guarda tantos pontos de identificação com esta loucura que implantaram no país e que alguns ainda chamam de "governo". Foi só um exemplo de que os fascistas não dão sequer o direito de chorar para suas vítimas. O exemplo não se detém na natureza étnica das vítimas.

  • Concordo com quase tudo, mas faltou ressalvar o fator principal que é a economia. Não há regime nenhum no mundo que consiga se manter de pé se a economia estiver em frangalhos. Sabemos exatamente quem elegeu este asno, DEM, MDB, PSDB e o STF e os Bolsonaristas. Agora estão com uma batata quente nas mãos e não sabem como se livrar dela. Se impincharem o Bozó, fica o vice que vale tampa a tampa como o Balaio) Se o os dois, então a nova eleição deverá ser feita dentro de noventa dias e a escolha será pelo Congresso, mas isto a Opinião pública não apoia (Seria colocar a raposa para vigiar o Galinheiro) Vamos então a outra Hipótese: O STJ anular as eleições por ter sido fraudada e convocar novas dentro de 90 dias, então o Lula ganhará com um pé nas costas. Mas, isto o grupo dominante não aceitam. Mas, atrás de tudo isto tem uma coisa que cada dia deteriora mais: É a ECONOMIA seus burros.

Related Post