Em crise pela Lava Jato, empreiteira abandona obra de transposição do São Francisco

mendesjr

Sexta-feira passada, dia 22, a Mendes Júnior parou completamente as obras de construção das do Eixo Norte do projeto de trasposição das águas do Rio São Francisco.

A construtora era  responsável por um trecho de 140 km de extensão entre Cabrobó, Sertão pernambucano, e o reservatório de Jati, no Ceará, incluindo três elevatórias.

87% das obras estão concluídas e a obra seria inaugurada no início  do ano que vem.

No início do mês a empresa havia anunciado sua intenção de abandonar o projeto, por perda de capacidade financeira para tocá-lo, depois da situação em que ficou em função para perda de idoneidade  com a Lava Jato.

Não há decisão sobre como completar a obra: uma nova licitação a atrasaria em pelo menos um ano.

Não é a única.

A Odebrecht está vendendo a Mectron, sua subsidiária de tecnologia que projeta e produz mísseis para as Forças Armadas, para uma empresa israelense a, Elbit.

Lá se vai o domínio tecnológico, mas isso não vem ao caso.

A GM, em 2008, esteve para quebrar. Como os americanos não são bobos, sopuberam separar o que era a estupidez especulativa de seus dirigentes da importância da empresa para o país.

Aqui, o país não vem ao caso.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

    1. Os procuradores gordos estão investigando os mesmos fatos desde 2006. Foi a investigação mais infrutífera da história da humanidade, por durar oito anos sem indícios de ilegalidades, até sofrer, numa ação de marketing, uma transformação de nome, codinome e modus operandi, pra virar essa baderna institucional que os coxinhas têm orgulho de dizer que apoiam.

  1. A obra que deveria ter sido concluída em 2010? A Lava Jato existe desde quando? Fico me perguntando como consegue criar essas falácias, Fernandinho.

      1. Nenhum esquerdista tem argumentos sólidos. A transposição do São Francisco não saiu por dois motivos: primeiro porque nenhum socialista sabe gerir nada (Lula é Dilma são exemplos disso; segundo pela corrupção nos contratos.

        1. Seus argumentos, então, são maravilhosos. Veja no que resultou a maravilhosa gestão da turma do fhc: apagão, epidemia de dengue, submissão ao fmi, paralisação de todas as obras de infra estrutura, P36. Como você um bobão que defende a direita que quer te foder também, você não entendeu o problema: a lavajato, operação feita sob encomenda para destruir a Petrobras e outras grandes empresas nacionais levou a Mendes junior a quebrar. Vai lamber saco do moço Maringá…

        2. Uma pergunta , responda se puder . Qual obra é mais complexa : A transposição do rio São Francisco ou a execução da linha amarela do metrô de SP ? Qual está sendo mais demorada para a sua conclusão?
          Só para sua informação , em 2004 uma grande universidade doou uma área para ser construída uma estação no local . Você pode me informar se a simples construção de uma estação de metrô já foi concluída 12 anos após.

          1. Ah ta bom…

            Se o PSDB f#%'”# o Brasil, o PT também se acha no direito de f%%#@ também!!!

        3. Largue mão de ser otário. A magnitude da obra do São Francisco se perde aos olhos de um trouxa como tu. Pode ter sido um erro crasso achar que a obra teria sido concluída em 2010. Mas não posso deixar de reparar como vocês trouxas não fazem ideia, nem sequer falam, da importância da obra como um todo para o desenvolvimento do Nordeste. Então pare de falar merda, você que acha que “corrupção em contratos” é novidade (ouça a fala de um dos poucos tucanos honestos, Ricardo Semler, sobre como era concorrer com quem tem pistolão nos contratos da Petrobras desde os idos de 70 e 80).

          Sobre a capacidade gerencial de “socialistas” (Dilma e Lula fizeram política de boa vizinhança com os grandes chupins do país, o sistema financeiro como um todo, então a alcunha de socialista não poderia estar mais equivocada), eu sugiro que você olhe para além do que fala o que dá banho em ratos (Sérgio Moro, que passa a mão na cabeça de ladrões e os solta se eles o ajudarem a prender o Lula). A Petrobras tornou-se, de uma empresa em vias de se tornar inviável, em uma das maiores petroleiras do mundo, que descobriu uma das maiores jazidas de petróleo da história da humanidade.

          Os gerentes “ineptos”, esses socialistas-que-dão-dinheiro-para-bancos, são ineptos por quê, eu te pergunto… Porque eles acreditaram no Brasil? Ora, não são ineptos por causa disso. Talvez o tenham sido em achar que poderiam abrir os olhos dos barões sabujos nativos, e foi isso que condenou não um projeto de poder, mas um projeto de País. Porque o projeto de País se sobrepõe a todas essas mesquinharias de gente velha, que gera putarias como o escândalo da Petrobras (um esquema de financiamento político, no final das contas, que deu cadeiras a todos os barões da política de hoje e sempre, de esquerda e de direita), putarias como o golpítima (levado a cabo por hipócritas mentirosos e corruptos, com medo de que a operação lava-rato os pegasse) e putarias como o projeto entreguista de recolonização, levado a cabo por indigentes que não chegam ao poder pelo voto, e agora querem impor seu modelo sobre aquele que foi vitorioso nas urnas em 2014. Mas é pedir demais que um bronco desonesto como você enxergue um pouco além do que a mídia lhe fornece como espetáculo, então te vejo no próximo comentário, em que você sem dúvida falará mais truísmos e bordões relacionados à corrupção.

  2. Alguma outra vez essas empresas estiveram em má situação? Nunca. Foi a Sujajato sim.

    Sem guerra, a Suja Jato fez do país um Iraque.
    Completamente destruído e com elefantes brancos para criar dengue, já que a prevenção de saúde foi suprimida em função dos urubus financeiros.

  3. Isso é o neocolonialismo arrasa país em funcionamento. O que será de nós. A esquerda na verdade está atonita e defende-se ainda mal.
    Há uma revolta alastrando-se na sociedade, sem direção objetiva que consiga afastar o pesadelo. Dizer que as ruas vão resolver, é insuficiente. Repressão resolve facil. O que vem aí é MUITO assustador.

  4. Parabéns Moro e seus apoiadores. Vocês conseguiram levar o país a ruínas tudo para destruir o PT em nome da moralização falsa por variar. Depois não reclamem porque o país está no sufoco. Afinal colhemos o que plantamos não é mesmo?

  5. Mais uma obra parada no Brasil graças à irresponsabilidade da Lava Jato. Em que país do mundo se quebram empresas e jogam no lixo milhões de empregos? Em nome do que? Da moralidade? A moral de uma empresa é restrita àqueles que a comandam. Nunca deveria ser penalizada a empresa, mas sim, os seus dirigentes, mas com a garantia de que ela continuasse suas atividades, mesmo que fosse com intervenção temporária das autoridades competentes. Mas no Brasil sempre andamos na contramão do bom senso. Quem será punido pela perda desses empregos e do desmonte de nossas construtoras? Por certo, NINGUÉM.

    1. Essa obra era a que tinha que estar concluída em 2010? Você acreditou mesmo que a Lava Jato prejudicou a transposição do São Francisco?

      1. O coxinha aí entende de elaboração e gestão de projetos. Asno político. Qual projeto grandioso consegue cumprir o cronograma à risca? O Rodoanel de São Paulo. Ou melhor, o metrô Paulista.

        1. A obra que deveria estar pronta em 2010 esperou a Lava Jato em 2014 pra ser sabotada em 2016 por Sérgio Moro.

  6. Ah tá, depois de vários adiamento por robalheira e má administração, finalmente descobrimos a causa do problemas de um dos maiores micos da administração petista: Culpa da Lava-Jato.

  7. Finalmente ficamos sabendo por este prestigioso blog que os problemas de um dos maiores micos da administração petista foi a Lava Jato….

    1. Parece até piada, não é Nilo? A Lava Jato agora é a causadora até da corrupção do PT…

  8. “A GM, em 2008, esteve para quebrar. ”
    Naquele ano, entretanto, bateu recordes de vendas no Brasil.
    Dai foram com o chapéu na mão no BNDES para pegar dinheiro para pagar salários.
    Falaram em demissão e conseguiram.
    Financiamos a recuperação deles.
    Nos USA.
    Com juros baratin

  9. Se os índices pluviométricos na Paraíba se mantiverem como neste e últimos anos, o abastecimento d’água de quase todo o estado ( exceção do litoral) entrará em colapso nos primeiros meses de 2017. Agreste e sertão já sofrem com racionamentos severos. Esse eixo Norte da transposição chegará (ou chegaria) na Paraíba em dois pontos e, em muitas regiões, é a única esperança de abastecimento, caso as chuvas não caiam em abundância. A população do Nordeste que espera essa obra, não merece mais esse atraso, fora os inúmeros problemas e desvios que já haviam retardado tudo.

  10. O allison nao sabe que toda a obra de longa canalizaçao de agua no mundo é extremamente demorada. Ele que pesquise. E pesquise tambem quanto custaria e quando terminariam os 178 km do Robanel tucano em sampaulo.
    Muito menos verá o vergonhoso ‘nonotrilho’, elefante branco que lá está e de tao pouco construido que do paquiderme só tem até hoje o rabo.
    Por outro lado, é uma magnifica oportunidade de divulgar entre os 50 e tantos milhoes de nordestinos que la vivem – e os muitos milhoes que vivem fora da região, o que a febril sergiomoragem e a midia tem a ver com o abandono da obra, o desemprego e resultados dai consequentes.

  11. Na Paraíba, o açude Boqueirão, que abastece Campina Grande e várias cidades a sua volta, está com menos de 8% de sua capacidade. É o menor volume desde que foi construído na década de 50. Campina possui mais de 400.000 habitantes, a região fica a 551 metros acima do nível do mar e é pouco servida de lençóis freáticos. Depende mesmo é de água de superfície para abastecimento e esse reservatório receberá água de um dos canais do eixo Norte. Campina Grande é a cidade natal e principal reduto político do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), defensor ferrenho do impeachment e crítico a governos do PT. Precisará agora, defender e lutar pela continuidade das obras da transposição, provavelmente ainda a colocar a culpa nos governos Lula e Dilma pelo atraso na conclusão da obra.

  12. Mais um crime cometido por todos os golpistas contra o Brasil e contra o povo mais necessitado e sofrido deste país. Juízes marajás, oligopólio de mídia, procuradores tucanos e políticos traidores da pátria, todos entreguistas, corruptos e elitistas anti-povo. Para satisfazer a seus interesses pessoais estão destruindo as conquistas sociais do povo, quebrando o setor de infraestrutura e fazendo o país andar para trás. Merecem prisão perpétua.

  13. “A GM, em 2008, esteve para quebrar. Como os americanos não são bobos, souberam separar o que era a estupidez especulativa de seus dirigentes da importância da empresa para o país.
    Aqui, o país não vem ao caso”.

    A questão é que o interesse dos entreguistas corrompidos é esse mesmo: quebrar o Brasil. Estão a serviço dos interesses estrangeiros, a serviço dos interesses do capital externo e dos seus próprios interesses. Com o Brasil de joelhos, fica mais fácil sugarem o país, se apossarem das estatais e das empresas de setores estratégicos e e das empresas dos setores mais rentáveis.
    Com o governo do PT o Brasil passou da 12ª para a 7ª maior economia do mundo. O governo do PT pegou um país que devia para o FMI e hoje é credor do FMI. Com o PT o Brasil acumulou reservas de mais de 370 bilhões de dólares e a manteve mesmo com a crise internacional. Os entreguistas que deram o golpe para tirar Dilma irão torrar essas reservas, entregar estatais na suja privataria, destruir as bases econômicas do país, o mercado interno e tudo o mais que conseguirem se não houver reação popular. Os golpistas são como abutres e hienas: cada um quer um naco grande do que puderem roubar em quanto a pátria dorme distraída e anestesiada pela TV e pela mídia, que em parte é golpista e em parte é omissa.

  14. Os trouxinhas jamais entenderão a nossa política pois não admitem que sejam manipulados pela rede dos bobos, folha de são paulo, veja, isto é, estadão ( tudo em minúsculas mesmo),etc. Impossível eles entenderem a ignorância política na qual se inserem, na qual militam com tanto orgulho. Pobres doentes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *