Está claro: querem quem possa vencer Haddad, não Bolsonaro

A violenta reportagem de Veja, com a história do cofre roubado, imóveis escondidos e renda inexplicada é a marcha de um plano evidente de demolição da candidatura de Jair Bolsonaro, amplificado pelas mais que desastradas críticas de seu vice, general Mourão, ao direito do 13° salário aos trabalhadores.

Ficou claro que Bolsonaro tinha chegado ao teto  – ou até alguns pontos acima dele, em razão do episódio de Juiz de Fora – mas não teria a menor condição de fazer frente, num segundo turno, ao candidato de Lula.

Nos pouquíssimos dias que faltam para o pleito vão tentar estimular o crescimento de quem tenha chance de fazê-lo e, para que alguém cresça é preciso fazer desmanchar o “Mito”.

Mitos, como se sabe, são passíveis desta dissolução por não serem orgânicos, estruturados, sólidos. São emanações do imaginário social que se corporificam em algo ou alguém.

A questão é que, acima do mito estão os estados psicológicos que o criaram. E tenho sérias dúvidas de que, a esta altura, estes possam ser redirigidos para aquele que o “Comando Marrom” – expressão que Brizola usava para definir a corporação midiática – ungir como seu escolhido.

Não será fácil erodir Bolsonaro o suficiente para tirá-lo do segundo turno, mas não é impossível, porque ele não tem estruturas convencionais que lhe retenham o voto: partidos e aliados candidatos. Além do mais, não tem TV e está retido em um quarto de hospital.

Até o momento, porém, não há indicativos de que o consigam. Mas, numa eleição regida por pesquisas, ainda é cedo para dar respostas firmes.

É mais difícil, porém, fazer crescer seu substituto, até porque Geraldo Alckmin, candidato natural a este papel, está perdido numa teia de traições, de agressividade e tão pouco se parece com o perfil “cowboy” que esta substituição lhe exigiria.

Ciro, que poderia ser uma alternativa, seria um salto no escuro.

Ironicamente, quem deu o famoso “cavalo de pau à beira do precipício” foi a mídia.

E o precipício é a derrota para um homem que, preso numa cela em Curitiba, mostrou que era de fato uma ideia.

Fernando Brito:

View Comments (101)

  • O PSDB e Globo (PIG) golpista com a onda de ódio e pré conceito ao PT, criaram o Bolsonada, pois então, que o levem para casa.

    • Quem pariu que embale o boçalnaro. Já o MO*RÃO é problema pro Clube Militar.

  • "Até o momento, porém, não há indicativos de que o consigam. Mas, numa eleição regida por pesquisas, ainda é cedo para dar respostas firmes."

    Sobre isso, deve-se dizer que nesta sexta será divulgada pesquisa do Datafolha/FSP no Jornal NaZional. Como os criminosos Datafolha/FSP não tiveram sucesso na manipulação da semana passada, com o "empate fajuto" do Língua Solta Ciro Gomes com Fernando Haddad, só resta, para esta sexta 28, os bandidos manipularem, "derrubando" o Coiso e "engordando" o Chuchu para, aproveitando o #EleNão de sábado, tentar uma virada do Chefe do Paulo Preto sobre o Chefe do General Jumento na última semana de campanha do primeiro turno.

    • Com certeza teremos isso nesse datafalha...
      Aposto com qualquer um que o santo terá pelo menos 11% (nunca havia passado de 8% anteriormente)...

      • Com aquela espremida marota nos números nas manchetes, do tipo "Fulano sobe 35% nas intensões de voto" (de 9 pra 12,5).

  • "Ironicamente, quem deu o famoso “cavalo de pau à beira do precipício” foi a mídia." Foi recado para alguém?

    Bem, seguimos na luta para termos um país forte, soberano e de paz.
    Chega de mortes nas periferias e no campo; de consumir porcarias várias vinda, e só por ter vindo, de fora. Chega de viralatismo!
    E por favor, quero viver no Nordeste, chega de frio! Quero que a região se desenvolva, como vinha até 2014. Minha saúde (física) agradeceria. rarrarrar
    Haddad 13!

    • RECADO PARA PAULO HENRIQUE AMORIM... AMORIM PENSA QUE LULA É UM SIMPLÓRIO!
      LULA AMARROU TODOS EM UM POSTE E DEPOIS SOLTOU HADDAD LIVRE NA 'CANCHA RETA'!
      A GLOBO-MOSSACK AGORA CARREGA E ESCOLTA O ESTRUPÍCIO DE FERRADURAS ATÉ AS URNAS! UM HORROR!
      AGORA É TARDE!
      DEU CHABU NO GOLPE!
      BYE, BYE GOLPISTAS...

      • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????é isso aí, meu caro !

    • Se o país passasse por uma guerra de secessão norte-sul, me refugiaria no nordeste e levaria meus investimentos para lá.

      Até o Rio de Janeiro está mal, com César Maia em primeiro lugar para senador. Viver num país chamado Coxinhistão, nunca.

      • Nosso Rio de Janeiro tem problemas (morei 17 anos). E o estado é fundamental para o Brasil avançar. E é por isso que a elite traidora trabalha para detoná-lo.

        • Parodiando a frase que se usa para o México, "Pobre Rio de Janeiro, tão longe de Deus, mas tão perto da Rede Globo."

    • Foi um recado para o PHA do C afiada, que projetou essa asneira no blog, e que repentinamente começou a criticar duramente Lula e o PT.

  • O erro da mídia golpista foi ter demorado demais para começar a desconstrução do coiso porque quis que sua candidatura tivesse tempo de promover estragos no PT. Do alto do salto alto, acreditavam que levariam alckmin para disputar com o coiso no segundo turno e aí o espantalho de extrema direita levaria até mesmo eleitores progressistas a votarem em alckmin para evitar o pior. Se ferraram, bem feito! Nunca tinham percebido que o grosso dos votos dos tucanos vinham de setores fascistas do eleitorado. Esta gente agora tem seu candidato e pouco se importa com o que a mídia golpista tem a dizer sobre ele.

  • Exato. Ficaram preocupados com a demora de Lula e do PT em definir seu candidato mas quem perdeu o prazo foram eles. E agora? seria preciso ter uma bela bala de prata para tirar o capitão do imaginário popular. A munição de Veja veio fraca. Para o eleitor do coiso, sacanear mulher e enganar o fisco não são crimes quando cometidos pelos seus, só funcionaria se ele fosse petista. Parece que a mídia tucana perdeu o faro.

    • Acho que tem um percentual de eleitores pensando que ele realmente combater a corrupção. Minoria é claro, mas acho que aquele aumento que teve depois da fakeada inclui esses eleitores.

  • Rezo para que a desconstrução do Bolsonaro não alavanque o Alckmin porque este, no 2º turno vencerá o Haddad ou o Ciro. Sinal dos tempos em que vivemos, até seria útil pegar leve com o Bolsonaro para que ele fique com vinte e pouco por cento das intenções de voto porque este número bloqueia as intenções em qualquer outro candidato que não seja da frente progressista e é insuficiente para ganhar no 2º turno. É muito provável que esta desconstrução aconteça moderadamente porque a gente burra, neurótica (já conversaram com alguns bolsonaristas?), odienta que vota nele não vai deixar de ir em direção à cenoura que penduraram diante das suas viseiras.

    • Derrotamos o PSDB em quatro eleições seguidas. Essa seria só mais uma. Aliás acho que o ideal seria o 2º turno com o Alckmin. Com os fascistas fora da disputa talvez o clima de guerra no país se amenizasse.

  • Outra opção para explicar essa SUSPEITA atitude da mídia.
    Semana que vem ,será a vez do Haddad?? a troco de qué ,o chuchú.????
    E se não der certo? sempre tem a opção da "ordem".

  • Todos os poderes golpistas do estado querem o Alckmim contra o PT. Não vão conseguir..

    • Claro que não vão conseguir. Demoraram. Demoraram em tudo. Demoraram em perceber que só o Ciro poderia rivalizar com o candidato de Lula. Demoraram em perceber que só tirando votos do Coiso o Alckmin poderia decolar. Demoraram em tudo, e agora estão a perceber que suas manobras não valem mais nada, porque esta encenação do teatrinho midiático não vai tirar um só voto do Coiso, assim como a próxima armação não tirará votos do PT. E quanto ao Santo nada irá para ele, pois como já dissemos, os votos criaram duas perninhas e correram para longe do PSDB, tapando os ouvidos com as duas mãozinhas. E não adianta chamar, porque eles já dobraram a esquina.

      • Adorei a imagem dos votinhos correndo do PSDB...rs Aqui em SP, ex-tucanistão, até o PT ganha do Alckmin.

        • Sei não ... aqui na Coxinholândia os 3 primeiros colocados são:
          1.o Pato Amarelo,
          2.o Dória PSDB,
          3.o França (cria do Alckmin)

      • Tanto perceberam que suas manobras não têm mais efeito que já sinalizaram para o desembargador "não autorizar" as entrevistas do "esfaqueador" Adélio. E com o requinte de escrever no despacho "dúvida sobre a sanidade mental do preso".

    • Claro que não vão conseguir. Demoraram. Demoraram em tudo. Demoraram em perceber que só o Ciro poderia rivalizar com o candidato de Lula. Demoraram em perceber que só tirando votos do Coiso o Alckmin poderia decolar. Demoraram em tudo, e agora estão a perceber que suas manobras não valem mais nada, porque esta encenação do teatrinho midiático não vai tirar um só voto do Coiso, assim como a próxima armação não tirará votos do PT. E quanto ao Santo nada irá para ele, pois como já dissemos, os votos criaram duas perninhas e correram para longe do PSDB, tapando os ouvidos com as duas mãozinhas. E não adianta chamar, porque eles já dobraram a esquina.

    • Não vão pois há um eleitorado rígido do Bolsonaro, em torno de 18 a 22%, que não acredita em Folha nem em Veja. Com provas ou sem provas, não importa pra eles.
      Daí precisaria de todos os 10% desse possível esvaziamento ir para o Chuchu, o que não ocorrerá. Há uma divisão. Logo, o Coiso estará no 2o turno apesar das atrocidades.

      • Mas estes filhos da puta acreditaram em cada palavra que a Veja publicou contra o PT. Agora vão acusar a Veja de mentirosa? Isso só atestaria mais a burrice desses comedores de capim.

        • Aceitaram contra o peetee porque as palavras serviam para justificar um preconceito que já tinham. Ir contra as convicções é bem mais difícil, quase impossível.

      • A única coisa que pode mover essa turba do Coiso para Alckmin é uma pesquisa dando chances a este último de vencer Haddad no segundo turno. Acho provável aparecer algo assim nos próximos dias.

        • Esse núcleo duro também tem raiva do Alckmin. Não vai pra ele. Quando a gente fala que o PSDB abriu a caixa de pandora, é muito sério. Uma extrema direita que acha os tucanos comunistas. Eles não são uma bolha.

          • Até a Globo é comunista para eles.

            Na greve dos caminhoneiros, vimos várias manifestações desse tipo quando enxotavam os repórteres.

      • MÍDIA GOLPISTA MENTIU TANTO CONTRA O PT, E OS KOXINHAS SEMPRE SOUBERAM...
        AGORA, COMO ACREDITAR NO JORNALISMO CHEIROSINHO!
        BYE, BYE GLOBO-MOSSACK!
        DETALHE ESCROTO... AGORA, PELA PRIMEIRA VEZ EM ANOS, ASSISTO ALGUMAS EDIÇÕES DO GLOBO-NEWS! É UMA 'DELÍCIA' VER AS CARINHAS DE PÂNICO E HORROR DOS JORNALISTAS GLOBAIS!
        A INCREDULIDADE NA CARA DOS FASCISTAS MENTIROSOS É UM PRAZER INENARRÁVEL...KKKK!
        XÓLA GLOBO-MOSSACK...
        A REFORMA DA MÍDIA VEM AÍ...

    • Boçal Nato é o que é. Ponto.

      Sempre falei que o maior perigo é a máfia tucana incrustada nas instituições de estado e imprensa - com a devida ajuda dos manipuladores do mercado.

      Verdadeiros bandidos fascistas da pior espécie travestidos com "boas maneiras", guardanapos de linho, talheres de prata, taças de cristal. E plumagem tucana, ou seja, o lobo em pele de cordeiro.

  • COnsiderando que o xuxu tem 10% e o coiso 27%, o coiso teria que perder 9% (1% ao dia) e o xuxu ganhar 9% (1% ao dia). That is not gonna happen

  • Querer retirar o 13º salário dos brasileiros é um roubo! Roubo mesmo, na forma do artigo 157 de nosso Código Penal. Só fala uma sandice dessas que nada conhece de verbas trabalhistas ou quem está de má fé mesmo. Veja pessoal, nos países que pagam salários semanais, não há 13º salário, mas aí não é pra ter mesmo. No Brasil, recebemos salários mensais, e recebemos por 4 semanas. Pouco importa quantos dias úteis tem o mês. O salário é fechado. Ocorre que o mês não tem quatro semanas. Tem quatro semanas e mais uns dias. Se vocês tiverem a curiosidade de somar, estes dias além das quatro semanas no ano, são 29 dias e em anos bissextos serão 30 dias. Portanto o 13º salário nada mais é o devido pagamento ao trabalhador desses dias trabalhados e não pagos. Querer tirar esse direito é roubo ao trabalhador mesmo.

Related Post