“Estamos no buraco mas domamos a inflação”? Arranjem outro discurso

ippnov16

Dois índices divulgados esta manhã mostram que o único “troféu” que a “equipe dos sonhos ” da economia do Governo Temer  podia exibir em meio à ruína econômica do Brasil está perigando.

O Índice de Preços no Atacado, da Fundação Getúlio Vargas, que tinha ficado em  -0,01% em novembro, passou para 1,10%, a taxa mais alta desde junho.

O Índice de Preços aos Produtor, do IBGE, começou a captar esta alta mais cedo, já em novembro, registrando alta de 0,78%, a maior desde maio de 2016 e a segunda maior em 12 meses.

Variações de preço que, claro, vão ser repassadas, adiante, para o consumo.

Por sorte, ainda não se registraram, como ocorre em quase todo o verão, aumento de preços muito expressivos no segmento de alimentos in natura, que têm muito mais influências do calor e da chuva que de “políticas econômicas”.

Não há dinheiro no mercado – hoje, um empresário da área de assessoria contábil do Sul me disse que seus clientes não têm com o quê pagarem sequer os impostos –  é só isso está segurando preços.

Se o “só isso” virar “nem isso”, vamos para o terceiro ano de afundamento sem prever onde será o fundo do poço.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Herança maldita, dirão os coxinhas.
    Incompetência e entreguismo, eu respondo.

    Todas as ações do governo visam somente vender nossas riquezas e arrochar o trabalhador. Não se vê um único ato para impulsionar a economia. Nenhum.

    1. Isso mesmo culparam o PT por cacoete. Porém não assumiram que os mesmos estão no poder a quase um ano e que prometeram um mundo encantado com a saída dá Dilma e até agora nada feito.

      Ao contrário só empurram com a barriga a tal retomada que nunca vem. Por pura incompetência.

      PS: Para os coxinhas é mais fácil culpar o PT do que assumir a própria incompetência.

      1. Os problemas de década do PT era o FHC.
        Agora, quando Temer quer dizer que o problema é a herança do PT, não pode.

        Só se herda maldição passada se ela for dos inimputáveis tucanos. Se o discurso valeria para um lado, deveria valer pro outro.

        Abraços.

        1. Os problemas de década do PT era o FHC.[ESSE PROBLEMA DUROU POUCO!!! FELIZMENTE O BRASIL SUPEROU RAPIDAMENTE A TRAGÉDIA DE FHC!]
          Agora, quando Temer quer dizer que o problema é a herança do PT, não pode. [HERANÇA DELE MESMO??? TEMER ERA VICE DA DILMA, CARA PÁLIDA!!! SE ELE NÃO CONCORDAVA COM AS POLÍTICAS DA DILMA PQ ELE NÃO ABANDONOU A CHAPA??? OU PQ ELE AS DEFENDIA TANTO EM ENTREVISTA, TWITER E OUTRAS MÍDIAS??? TEMER NUNCA DEMONSTROU NENHUM DESCONTENTAMENTO COM DILMA ATÉ VER A OPORTUNIDADE DE TOMAR O GOVERNO]
          Só se herda maldição passada se ela for dos inimputáveis tucanos.[INIMPUTÁVEIS??? FAZ-ME RIR!!!] Se o discurso valeria para um lado, deveria valer pro outro.[O DISCURSO, NO CASO, É MERA FALÁCIA NA BOCA DO TEMER… UMA VEZ QUE ELE FAZIA PARTE DO GOVERNO QUE DIZ HERDAR… JÁ O GOVERNO FHC DEIXOU UMA HERANÇA REALMENTE MALDITA: ENDIVIDAMENTO, INFLAÇÃO, JUROS, DESEMPREGO, POBREZA SOCIAL, 13º ECONOMIA, DÍVIDA COM O FMI… NÃO FALTAM EXEMPLOS]

    2. Num recessão como estamos hoje nem a inflação eles conseguem controlar. E olhe que não teve os problemas com a energia elétrica que foram fatores que elevaram a inflação em 2015.
      Diante do cenário o ano de 2017 vai ser o ano da quebradeira das empresas. A não ser que abaixe os juros e haja investimento do governo. O que não vai acontecer no governo Temer. Nem a habitação o governo esta investindo, hoje não sai mais financiamento para a casa própria. Porque a Caixa deixou de ser um banco público para se preparar para privatização, é claro só as partes boas para o mercado. Antes o governo vai demitir o máximo de funcionários possível.

  2. Como diz o Lula: Controlar a inflação com arrocho, qualquer um faz; quero ver é conseguir isto com crescimento e distribuição de renda…mas, pelo visto nem com arrocho eles conseguirão o intento! Também credibilidade de golpista é zero.

  3. É evidente que o país não está uma maravilha; longe disso. O primeiro passo para sair do fundo do poço é justamente parar de cavar, e isto foi feito com o “tchau querida”; agora temos que iniciar o caminho de volta, certamente a subida será dolorosa, demorada , afinal, as paredes do poço estão desmoronando. Culpa da política econômica do PT. Só para constar, já é dada como certa uma redução, a terceira por sinal, na taxa de juros, fico imaginando o estardalhaço que o blog faria caso isso ocorresse no governo da minha querida.

    1. Que história é esta de parar de cavar? Quem parou de cavar? Cada vez cavam mais covas para o trabalhador, para o empresário, para as grandes empresas nacionais. Cavam mais e mais falcatruas, mais e mais bandidos no poder. Quem parou de cavar? Apenas tiraram uma inimiga de ódio de vocês. Cai na real, bandido!
      Sobre começar a crescer, pensa um pouquinho, retardado, só um pouquinho: Tu tinhas 100, caiu, caiu, caiu, chegou a 40. Daí tu começas a aumentar, para 45, 50, 55, chegou a 60! Houve um crescimento de 50%! 50%, cara! Baita crescimento. SQN. A base de comparação foi o fundo do poço. É isto que tu e a tua turma pregaM. Cair ao máximo para depois crescer um pouco. Claro que vai crescer, mas é um crescimento em cima de uma queda brutal. PATETA!
      Imagina o contrário. Tu tinhas 100, cresceu um por cento. Foi a 101. Depois cresceu mais um pouquinho, para 102,1. Cresceu apenas 2,1%, mas tu não perdeste nada, muito pelo contrário.

    2. Fernando sempre criticou e ainda critica a política de juros altos, de onde você tirou essa idéia. Não é frequentador do blogo ou é mal intencionado. Seu caminho de volta inclui entrega gratuita aos estrangeiros dos nossos recursos minerais, da nossa Previdência para a iniciativa privada, dos nossos trabalhadores aos feitores de plantão, da nossa educação aos empresários…É, cheguei à conclusão: você é, como disse Mino Carta esta semana, um asno.

      1. Lula, em entrevista os “blogs progressistas” disse que a previdência deve ser reformada de tempos em tempos. Qual seria a proposta do PT? Não seria o caso de aproveitar a oportunidade e discutir lá no congresso, onde é o lugar? O próprio blog divulgou recentemente que, para baixar os juros, o governo teria que pedir para o Trump. Será que isso realmente é necessário? Espera-se uma redução de 0,5 ou ate 0,75 pp na taxa básica de juros. Acho interessante a ideia de vocês de que, todo governo de esquerda é bom e os de direita é ruim. Vocês acham realmente que o presidente ao se levantar pela manhã, pensa em qual maldade vai fazer para o “povo”? O presidente está lá para tomar decisões, sejam elas boas ou ruins; só as decisões boas, que agradam aos seus eleitores, sem pensar no bem da nação é coisa de governo populista, bem típico do PT.

        1. deixa de ser Idiota seu nelson IMBECIL. Burro que doi! mas, o Nelson BURRO MIDIOTA IMBECIL CINICO se revelou além de Coxinha,amante do PiG.

  4. Esta desaceleração da inflação está mais ligada à queda da demanda, que pode chegar à deflação neste final de ano. Mas como o verniz dos comentaristas pigais de plantão, eu não preciso nem mais ouvi-los para saber como se comportarão, já encrustou neste governo golpista, venderão como conquista o que na realidade ratifica o desastre econômico patrocinado pela irresponsabilidade cívica desta quadrilha no poder.

  5. Coxinha é burro mesmo. Os juros vão cair por que não existe demanda. Já tem empresário que está sem dinheiro até para pagar imposto. E isso que o imposto é cobrado do consumidor quando este faz uma compra qualquer. Ou seja: o empresário já está pagando contas com dinheiro que é do governo. E não vem.com esta que “as paredes estão desmoronando”, isto é papo de quem nada entende de economia. E a inflação só está caindo por um motivo óbvio: sem comprador não existe venda; ou baixam os preços ou não vendem. Lei da economia, lei de mercado. Quem cursa Contábeis ou Economia aprende uma coisa básica:
    1. Quando a oferta é grande e a procura pequena, os preços caem.
    2. Quando a oferta é pequena e a procura é grande, os preços sobem.

    Duas regras básicas em Economia que qualquer um entende sem muito esforço.

    Então, já que vão baixar os juros por que a inflação baixou, por que aumentam os combustíveis? Algum coxinha sabe responder?
    Vocês tem ido ao supermercado ultimamente? Me digam qual item baixou de preço, desde que não sejam por motivos sazonais? Ah, desculpem, vocês sabem o que é “produto sazonal”?

    1. Você citou no seu comentário as leis de mercado. Isso não vale para a Petrobras? É uma empresa com ações na bolsa, investidores (grandes e pequenos), e como empresa não tem que visar o lucro? A empresa devolve tanto para o governo (impostos e dividendos), como para a sociedade através de novos investimentos a partir do seu lucro, somente se não for gerida politicamente; bem coisa de petista.

      1. deixa de ser CINICO IMBECIL MIDIOTA! é um coxinha do BURRO esse nerso da capitinga. amante do PiG até a medua. quando você for humilhado por sua imprensa não venha pedir desculpas aqui. nelson burro e amante desta imprensa(PiG) imunda!

      2. NELSON… É IMPORTANTE PESQUISAR ANTES DE SAIR FALANDO ASNEIRAS!!! [O LUCRO DA PETROBRÁS QUINTUPLICOU NA GESTÃO PETISTA]

        Você citou no seu comentário as leis de mercado. Isso não vale para a Petrobras? É uma empresa com ações na bolsa, investidores (grandes e pequenos), e como empresa não tem que visar o lucro? A empresa devolve tanto para o governo (impostos e dividendos), como para a sociedade através de novos investimentos a partir do seu lucro, somente se não for gerida politicamente; bem coisa de petista.

        LUCRO MÉDIO DA PETROBRÁS DE 1995 A 2002: 4,2 BI POR ANO
        LUCRO MÉDIO DA PETROBRÁS DE 2003 A 2013: 25,6 BI POR ANO

  6. Quanto a taxa básica de juros, podem ficar se iludindo. Assim que o Trump assumir, os juros americanos subirão (como ele prometeu) e o efeito será de cascata em todo o mundo: ou pagam mais pelo capital ou este ficará por lá mesmo. É brabo ter que esclarecer esses coxas midiotizados. Cá prá nós, coxinhas: o Azevedo, a Leitão e o Sardenberg não entendem nada de macroeconomia. Eles só repetem o que a Globo manda. Pensem e digam: no que eles acertaram desde que deram esse golpe criminoso? Procurem na internet tudo que eles falaram até aqui e apontem um só acerto deles.
    Ao contrário, quando falavam mal do PT, as previsões desses urubólogos nunca se confirmaram. Não acham que alguma coisa está errada nestes cavaleiros do apocalipse contra a Dilma e que agora são Cavaleiros da Bem Aventurança a favor do Temer?
    Eles erraram contra a Dilma e erram agora ao fazerem previsões otimistas (sem base nenhuma) para o Temer. Abram os olhos coxinhas.

  7. FÁBIO: bem lembrado. Eu trabalhava, nesta época, na indústria farmacêutica (vendas). E durante todo o tempo de implantação do Real (URV), os preços subiam 2 a 3 vezes AO DIA. Era loucura. Eu recebia um fax as 8:00 da manhã com a majoração de preços, outro ao meio dia e (às vezes) às 16 horas (naquele tempo não existia e-mail). Vejam só: 2 a 3 aumentos num só dia. Para quem não sabe, a inflação nos 18 meses de URV chegou a mais de 2.000%.
    E lembrando ainda: quando Sarney foi presidente, chegamos a ter 80% de inflação. No ano? NÃO!!! EM UM SÓ MES. Qual o partido do Sarney? PMDB. Isso mesmo, o partido do TEMER.

  8. E no plano Real?
    Em 01/01/1993 o valor da URV era 13,01.
    Em 30/06/1994 o valor da URv era 2.750.

    Quanto de inflação em 18 meses? 2.113%

    2113÷18 meses = 117% ao mes, na média simples.

    Grande negócio!

  9. NERSO DA CAPITINGA: que eleitor do Temer? Temer não tem voto, só pegou carona do PT. E tu nem votou nele, tu votou no Aécio, cara. E esse aí é mais entreguista do que o Temer.
    Toma jeito, camarada. Não paga um mico desses.

  10. NELSON: e quando um governo vende Petrobrás, Embratel, Vale, Embraer, ele está governando para quem? Para o povo ou para os capitalistas?

  11. Acho que estamos perdendo tempo para apresentar uma solução a toda está situação na qual o Brasil foi colocado. Muitos de nós sabemos oque foi feito, mas não sabemos como tudo oque está sendo feito foi programado e como todo o plano de desastibilização foi orquestrado e vem sendo executado. Estamos parados esperando oque vai acontecer amanhã, achando que tudo vai se resolver de uma maneira simples. Neste dois anos após eleição de Dilma, só temos notícias ruins. Todo dia temos notícias cada vez piores. Estamos perdendo a capacidade de raciocinar e vivemos parados esperando que alguém surja e num passe de mágica resolva todos os problemas criados por aqueles que não tem o mínimo de comprometimento com o país, pois estes estão locupletados e não tem problemas financeiros e sim problemas em estar no poder, para poder continuar se locupletando ou no mínimo manter o que tem. É de extrema necessidade e urgência que tenhamos um plano para resolver este tremendo assalto que estamos tendo do nosso país, portando peço que aqueles que detém capital financeiro, intelectual, político e demais entidades representativas que possamos ter uma estratégia para impedir que este verdadeiro massacre continue para com o povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *