Este é o problema – o “déficit estomacal”, vulgo “fome” – que os neoliberais esquecem.

FOME

O IBGE deu hoje uma boa notícia ao país.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar, a percentagem de brasileiros que passam fome (o que os técnicos chamam de “insegurança alimentar grave”, um belo pleonasmo), caiu muito nos últimos quatro anos.

Eram 6,9% em 2004, baixaram para 5,0%,  em 2009 e, em 2013, são  3,2%dos brasileiros.

Ainda assim, uma montanha de gente.

Como, aliás, O Globo registra em sua manchete, Mais de sete milhões de pessoas ainda passam fome no país, sem dizer, claro, que eram mais que o dobro há alguns anos, quando seus queridos tucanos davam as cartas.

A Folha segue na mesma toada: A fome caiu 1,8 ponto percentual entre 2009 a 2013 .

Curioso é que se a inflação passar de 0,3% para 0,6% o título dirá que ela dobrou, não que ela aumentou 0,3 ponto percentual.

É um festival de irrelevância os detalhes que procuram destacar, como o fato de que 10% das pessoas nessa condição tenham microcomputador (Aumenta percentual de famílias sem comida, mas com internet, diz IBGE).

No mundo do consumo e da informação querem o quê? Que as pessoas pobres não desejem as ferramentas da vida moderna?

É uma versão high-tech do “pobres e ainda querem ter filhos”.

É o retrato de uma elite, que se expressa em sua mídia, que desfaz dos avanços e acentua as carências para que as pessoas não percebam a mudança.

Leia a nota do IBGE e veja como, além de cruel como é para qualquer pessoa, a fome é uma agressão covarde a todos os que essa elite mais odeia: os pretos, pobres e nordestinos.

PNAD: insegurança alimentar nos domicílios cai de 30,2% em 2009 para 22,6% em 2013

O percentual de domicílios particulares brasileiros que se encontravam em algum grau de insegurança alimentar caiu de 30,2% em 2009 para 22,6% em 2013. No ano passado, 52,0 milhões de pessoas residentes em 14,7 milhões de domicílios apresentavam alguma restrição alimentar ou, pelo menos, alguma preocupação com a possibilidade de ocorrer restrição, devido à falta de recursos para adquirir alimentos. Entre 2009 e 2013, houve queda de 3,2 milhões de domicílios (ou 14,2 milhões de moradores) em situação de insegurança alimentar.

A insegurança alimentar grave apresentou reduções importantes em relação aos levantamentos anteriores. Esse indicador caiu de 6,9% em 2004 para 5,0% em 2009 e, em 2013, atingiu seu patamar mais baixo: 3,2%. São domicílios onde, além dos membros adultos, as crianças, quando havia, também passavam pela privação de alimentos.

Dos 65,3 milhões de domicílios particulares no Brasil, 77,4% estavam em situação de segurança alimentar em 2013. Eram 50,5 milhões de residências com 149,4 milhões de pessoas, o equivalente a 74,2% dos moradores em domicílios particulares do país. Isso significa um aumento de 9,1 milhões de domicílios (ou 21,7 milhões de moradores) em situação de segurança alimentar em quatro anos.

A insegurança alimentar era maior nas regiões Norte e Nordeste, atingindo, respectivamente, 36,1% e 38,1% dos domicílios, bem como na área rural (35,3%). Além disso, a insegurança alimentar era maior em domicílios onde residiam menores de 18 anos (28,8%), entre os pretos e pardos (33,4%) e para aqueles com um a três anos de estudo (13,7% com insegurança alimentar moderada ou grave).

Essas são algumas das informações do levantamento suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 sobre segurança alimentar. Ele foi realizado pelo IBGE em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), assim como ocorreu nas edições de 2004 e 2009. A publicação completa referente a 2013 e os dados reponderados de 2004 e 2009 podem ser acessados na página www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/seguranca_alimentar_2013/.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

15 respostas

  1. Pobres e ainda querem ter filhos ?
    Não existe frase mais diabólica,
    apesar de não acreditar em uma entidade desse tipo…
    a vida nasce,e será otimista na mente e na alma,o milagre dos peixes foi só uma amostra,que
    um pouco de ajuda mútua, sacia
    a fome de muitos e tambem responsabilidade dos governos
    que cuidam dos mais fracos o mundo saciara’ a fome,fome de
    comida e’ ruim,mas fome de solidariedade e’ pior.

  2. Por isso é que optei por votar em RESULTADOS, e não em pessoas ou Partidos…
    SEMPRE haverá, entre eles (pessoas e Partidos), aqueles que desonrarão o uniforme (e não é pouca gente não…); por isso é tão difícil optar em função de pessoas e Partidos…
    RESULTADOS falam mais alto, e esse resultado do IBGE vem se somar aos INÚMEROS que tenho visando concluir que o Governo petista tem sido MELHOR que os Governos anteriores…
    Afinal, que é alguém ou algo que não RESULTADOS???
    Questão simples e direta de LÓGICA e BOM SENSO…

  3. Pobres e com internet!
    Aos colonialistas de plantão recomendo o filme Vinhas da Ira. O filme foi proibido na União Soviética porque mostrava que o pobres americanos tinham automóveis, mesmo passando fome e a procura de emprego. O filme é com o Henry Fonda, filmado em 1940.

  4. Parabéns aos governos Dilma e Lula por reduzir o contingente de irmãos brasileiros com fome. E parabéns ao Fernando Brito, que não deixa de pontuar que sete milhões é uma montanha de gente. O importante é que não se deite nos louros e prossigam os trabalhos para que não haja mais a tal reserva estratégica de que se aproveitam os exploradores do trabalho escravo.

  5. FFBB, mas queriam outra coisa, imaginem aquele com cara de Bornay, e nada contra o Bornay, na Fazenda com o seu chicote neoliberal e dizendo que o salário mínimo está alto. Isso nem é capitalismo. Termo antigo: Capitalismo selvagem e/ou predatório, mais ou menos assim 1-Bancos; 2- Estados nacionais, 3 e simplificando, a População. Dizemos nós, o que eles pensam e quase dizem, a população que exploda! Grécia, Portugal, outros mais. A Islândia rompeu com tudo, ou seja, com o sistema financeiro internacional e se deu bem! Mas, a Velha e Podre mídia -VPm, fala disso, óbvio que não! Agora engolem Cuba. obaminha tenta dar uma cartada para não se sair tão sujo assim e quem sabe, fazer um democrata para aquela casa que de branca só tem a tinta. Águia é águia e Países têm negócios. Só não vê que não quer!
    Pronto, falei! http://refazenda2010.blogspot.com.br/

  6. Os jornaloes amanheceram com essa de que ainda de 7 mi de brasileiros passam fome , assim vao tentando enganar as pessoas pena que so’ os blogs “s” falam a verdade e setor de comunicaçao do governo e um zero sempre a esuerda, nem a diplimaçao da dilma que deveria ser em cadeia nacional ocorreu incompetencia muito grande do governo.

  7. **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *