Primeiro, foi a venda das aeronaves EMB-314 SuperTucano à Venezuela, em 2006.
Agora, o governo norte-americano ameaça inviabilizar a venda de 24 aviões deste modelo – num valor entre US$ 250 milhões a US$ 300 milhões ao governo dos Emirados Árabes Unidos, um aliado dos EUA no oriente Médio.
O motivo?
Os Emirados iam repassá-los ao Iraque, para ajudar no combate ao Exército Islâmico, que controla vastas áreas do país. Como o Iraque tem tido forte ajuda do governo do Irã, especialmente na aeronáutica, os EUA vetaram a transferência, com pressões sobre o governo de Abu Dhabi.
E, dizem eles, os SuperTucanos cairiam nas mãos dos iranianos, que não possuem esta aeronave, mas sua versão anterior (e inferior), o EMB-312 .
Se as pressões não forem suficientes, os Estados Unidos podem fazer valer, como no caso da Venezuela, seu poder de veto pelo fato de haver, na aeronave, sistemas de comunicação de tecnologia americana.
Pois é: o Exército Islâmico é terrorista, genocida, etc, etc..
Embora, claro, desfile com farto armamento de origem norte-americana.
Quando se trata de seus interesses geopolíticos, os Estados Unidos não vacilam em lhes dar, digamos, “cobertura aérea”.
15 respostas
Pois é…e amanhã os coxinhas “pig-dog” vão sair com bandeirinha da CIA pedindo “ímpitin” do Governo que livrou o Brasil das garras da Águia ao comprar os Caças Gripen da Suecia, com Personalizaçao EXCLUSIVA para a FAB!!!! AU!AU!
http://www.tecmundo.com.br/aviao/66208-cacas-suecos-comprados-brasil-terao-itens-exclusivos-fab.htm
Dinio, você tem razão foi a melhor decisão sob todos os pontos de vista, fabricação no Brasil em join-venture com a Embraer gerando empregos de alta qualidade n país com transferência de tecnologia e sem correr o risco de embargo em futuras e prováveis exportações, ainda que pagando alguns royalties para os suecos, espero que o Brasil nunca mais volte às mão dos tucanos para podermos seguir com nosso desenvolvimento tecnológico, pois os EUA impediram também que houvesse acordo com a Ucrânia quanto ao desenvolvimento de foguetes lançadores de satélites na Base de Alcântara no Maranhão, que Dilma reabra negociações com os ucranianos urgentemente assim que a Baseterminar de recuperar-se do atentado perpetrado por agentes americanos http://super.abril.com.br/ciencia/sabotagem-do-tio-sam
Resultado de anos de subserviência
Fico pensando o que o PT e Dilma farão se Obama invadir a Venezuela? Será que terão peito de apoiar nosso vizinho? Ou ainda, numa eventual terceira guerra tendo como protagonistas EUA e Rússia, o PT ficaria neutro ou contra seu parceiro Bricniano???
Não ponho a mão no fogo não! Infelizmente!
Guerrilha…
Boicote no lombo desses gringos, ora!!! NÃO COMPREMOS PRODUTOS IMPORTADOS OU DE EMPRESAS NORTE AMERICANAS!
Pronto, tô dando!!! A ANS vai localizar meu email e identificar o autor… Hahahahahahahahahahahahaha!!!
Ops! “Tô dando”, não! Quis dizer “tô danado”, ora! E mais umas risadas p esses gringos idiotas! Hahahahahahahahahahahahahahah!!!
Esse é o problema de usar tecnologia americana ou européia em nossa indústria estratégica. Ficamos sujeitos a chantagens do tipo.
Ora vamos vendê-los ao Estado Islâmico…
O YouTube retira, mas vamos continuar divulgando este vídeo:
https://vimeo.com/122183157
O governo brasileiro é proprietário através da FAB do Super Tucano. SE QUISESSE poderia simplesmente vetar a entrega das aeronaves ao Afeganistão até os EUA liberar as aeronaves para os EAU.
E seria um bom troco a Embraer pela desfeita ao convidado russo do governo brasileiro…
Mas como no campo interno contra a direita este governo não tem coragem ou ânimo para fazer algo deste tipo…
Caros amigos, meus comprimentos pela existência do sítio Tijolaço. Ele é um dos melhores dos portais livres do Brasil. Bem na tradição do nosso saudoso Leonel Brizola.
Como gaúcho fico muito contente e leio o Tijolaço diariamente.
Um abraço e continuem.
Paulo de Rezende – Strasbourg, França
[email protected]
Os Estados Unidos deveriam tirar seu capital do Brasil. Suspender a venda de tecnologias ao Brasil. Parar de comprar avioes do Brasil, e fehchar as universidades americanas aos estudantes brasileiros.
Ai simm voces ficaram bem. o Brasil acaba de afundar e vao todos viver felizes para sempre juntos com os bolivarianos e cubanos.
Os comentarios aqui sao bastante infantis e tendenciosos.
Voces nao entendem nem a politica de voces mesmos, como vao pretender entender a complicada geopolitica internacional?
O Tadeu vai ver o protesto e desinfeta.
O Juba….eu nao vivo no Brasil, e portanto nao vou para as ruas protestar nada.
Isso e um problema de voces. Elegeram um bando comunas e agora estao pagando caro pela escolha que fizeram.
Tome nota: vai piorar ainda mais.