Fachin diz que ONU só vale para o TSE e nega pedido de Lula

Como se disse ontem aqui, era necessário acrescentar um “quase” à impossibilidade de Luiz Edson Fachin decidir o contrário do que havia dito no julgamento do TSE, quando reconheceu o caráter imperativo da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU determinando que se garantisse a Lula o direito de expressar-se e de candidatar-se, enquanto seu caso não tivesse julgamento definitivo.

Tal e qual a história que contei em O paciente está precluso, Fachin decidiu que aquela medida “não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral.”

Ou seja, vale para o TSE, mas não vale para o STF.

De forma covarde, Fachin diz “esta decisão limita-se à esfera cautelar, de modo que não traduz exame exauriente e definitivo da pretensão recursal explicitada em sede extraordinária”.

Ou seja, empurra para o plenário a decisão, o que leva qualquer mudança a encontrar vencido o prazo dado para a substituição da candidatura.

Substituída, sempre se pode alegar que a coligação “trocou de candidato” e que, portanto, não há o que discutir sobre o ex-pretendente “falecido”.

Não temos juristas, temos chicaneiros.

Que vão escancarando portas para Jair Bolsonaro.

Fernando Brito:

View Comments (57)

  • tem algo de muito podre por trás disso tudo
    por mais canalha que possa ser um ministro não ia se humilhar dessa forma só porque é doido

    • Tem umas figuras fardadas e com muitas estrelas mas que obedecem à bandeira do tio Sam. Ou alguém acha que o Temer ainda manda em alguma coisa? Nem ele nem o supreminho.

      • mas é evidente que tem apoio não de "algumas figuras fardadas" mas das FFAA inteira

        sem esse apoio o golpe não acontecia

      • não é assim tão simples
        eles se tratam como idiotas
        ninguém , por mais canalha que seja, se expõe dessa forma sem ter motivos muito graves pra agir assim

        os canalhas se esforçam para parecer pessoas de bem e cheias de razão

    • Acredito que as pressões superiores sobre estes tipos deve ser imensa. Eles estão afundados até o pescoço no esgoto que destamparam, e sabem que estão associados a gente que manda matar com a maior facilidade. Teori fica pra exemplo.

      • é bem isso
        eles se tratam como idiotas
        ninguém , por mais canalha que seja, se expõe dessa forma sem ter motivos muito graves pra agir assim

    • Os que o conheceram antes do STF, inclusive o Stédile do MST, são unânimes em elogiar sua postura. Só me resta uma hipótese, chantagem. Quem não tem algo a esconder em suas vidas?

    • Um colega fez uma interessante observação: Barroso disse algo na direção de estar “salvando o Brasil”. Esse colega ponderou que talvez por trás dessa colocação exista uma imensa pressão da parte dos EUA para que seja eliminado o mais infinestimal vestígio de progressismo no Brasil, sob pena de passarmos para algo muito mais sinistro, um isolamento politico-economico de dimensões globais. Isso abriria as portas para guerra civil e até mesmo uma invasão militar. Imagine que o tamanho do Brasil sempre incomodou muito os EUA, visto que a America Hispanica, com suas dezenas de subdivisões, nunca foi uma ameaça sob nenhum aspecto para Washington. Já um Brasil olhando para o mundo, como começamos a fazer na Era Vargas era muito, menos uma alegria para a Potência do Norte. E quando Lula comprou esse papo de BRICS, hummmmm... geopolitica. Um Brasil dividido em Nordestínia, Amazonão e Banânia Paulista é o sonho de consumo da CIA. De repente, o STF está só nos salvando de algo muito pior...

      • não sei se é pior

        nem acredito nessa abnegação de Barroso

        é evidente que agora estamos muito pior que no golpe de 64
        os militares na época ainda tinham um tanto de naciuonalismo
        agora é entreguismo puro
        ser escravo dos imperialistas é melhor pra quem?

        • Concordo contigo plenamente. Mas comentei apenas para ilustrar que, se um dia essa gente vier a se retratar por tudo que está fazendo, se justificará alegando “bem maior”. A coisa toda, mesmo depois de 4 anos, ainda não faz muito sentido para mim, continuo tentando descobrir o que uniu empresariado, banqueiros, politicos, militares e juizes em torno de um projeto de destruição completa e total do Brasil.

        • Concordo contigo plenamente. Mas comentei apenas para ilustrar que, se um dia essa gente vier a se retratar por tudo que está fazendo, se justificará alegando “bem maior”. A coisa toda, mesmo depois de 4 anos, ainda não faz muito sentido para mim, continuo tentando descobrir o que uniu empresariado, banqueiros, politicos, militares e juizes em torno de um projeto de destruição completa e total do Brasil.

        • Concordo contigo plenamente. Mas comentei apenas para ilustrar que, se um dia essa gente vier a se retratar por tudo que está fazendo, se justificará alegando “bem maior”. A coisa toda, mesmo depois de 4 anos, ainda não faz muito sentido para mim, continuo tentando descobrir o que uniu empresariado, banqueiros, politicos, militares e juizes em torno de um projeto de destruição completa e total do Brasil.

          • tá dificil mesmo entender
            só sei que não foi coisa pouca, e muito mensos por fraqueza de Dilma ou de Lula

    • verdade . Mas um dia saberemos porque dessa vergonha nacional. Esse supremo precisa ser extinto . Há muito perdeu a vergonha.

  • Estamos a menos de um mês do primeiro turno. É essencial assistir à entrevista do Ciro Gomez pelo Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada. Comparem as suas declarações e intenções com as de qualquer outro candidato que também se apresentam nas mesmas condições para serem entrevistados.

  • Nenhuma novidade. Por isso é que o PT NÃO pode legitimar essas farsas, fraudes e crimes contra si, mas sobretudo contra o Ex-Presidente Lula, fundador do partido. Já que o Ex-Presidente Lula, mal aconselhado por dezenas de quinta-coluna do "PT jurídico-judicial", entregou-se aos algozes do sistema judiciário (cooptado/corrompido/comprado pelo alto comando internacional do golpe - Deep State estadunidense, finança transnacional e oligarquias), acreditando nas "instituições", ele e o PT devem esticar a corda até o rompimento, deixando com os golpistas do judiciário o ônus de alijar não só ele, mas o partido, da eleição presidencial. Qualquer outra atitude do PT e do Ex-Presidente Lula significam capitulação perante o golpe e legitimação deste.

    Como tenho dito: Eleições, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

    • Ciro, embora seja um espertalhão com suas conveniências, tem razão quando diz que havia outros meios de o PT travar sua luta política para livrar Lula da cadeia. Escolheu a via institucional. Ou seja: escolheu a via errada. Está pagando o preço.

    • Pelo que se vê , você é uma das viúvas Chorosas do Ciro Gomes ou Bolsonaro.

    • Meu amigo, Lula é um homem com larga experiência., o que inclui a militância e direção de um dos maiores sindicatos do Brasil numa época muito difícil. Acreditar que ele tenha sido "convencido" é um insulto a sua (dele) inteligência .
      Quanto a ficar fora das eleições, seria uma atitude de tamanha irresponsabilidade que provavelmente acabaria com o partido. Talvez vc seja uma daqueles que com golpe ou sem golpe, a vida continua a mesma. Morto no sertão baiano e já podemos sentir por aqui o bafo da miséria voltando ao país (23 milhões de miseráveis segundo a FGV Social). Abandonar as eleições seria uma ato de traição em relação aos quase 60 milhões de brasileiros que confiam e esperam

  • Sobre a última frase, a intenção é exatamente essa: contando com o comando econômico do "Posto Ipiranga", o judiciário e a mídia já escolheram seu candidato, depois de tentarem várias outras possibilidades.

  • Alguém acredita mesmo que esta gente vai aceitar algum resultado indesejado na eleição? Não existe solução pela via pacífica e institucional, "eles" deixaram isso muito claro.

  • ... *Ontem, o matuto velho profetizou:
    [*Messias Franca de Macedo • 17 horas atrás - FONTE: http://www.tijolaco.com.br/blog/o-paciente-esta-precluso/ ]

    "O supremo" 'sFACHINhador' do STFede, como o próprio nome diz ['sFACHINhador' (!)], é mais abjeto traíra da infame 'panela de Curitiba' do canalha &$ títere da GloboCIA LIXO 'mor(T)o'!
    Portanto, para posar bem na fotografia da ONU - e com medo da cadeia internacional -, estes(as) infames e sórdidos nazigolpistas de togas poderão até permitir a candidatura do presidente Lula, para, em dado momento breve, cassá-la definitivamente!
    Quiçá, após a vitória em primeiro turno!
    Desse modo, teríamos uma eleição que nunca teria fim!
    E o sapiente presidente Lula sabe muito bem desta verdade!
    O honrado e eterno presidente Lula irá indicar, sim, na segunda-feira próxima, o candidato Fernando LULA Haddad!
    Arregacemos as mangas, pois!
    À luta, companheirada!
    Lula Livre!
    Ministro de estado!
    Ao lado do grande líder José Dirceu!
    O [verdadeiro] honesto povo trabalhador brasileiro de volta ao poder!

    Hasta la Victoria Siempre!

  • Não consigo ver onde oossa estar a surpresa.
    Com o STF covarde, vendido e rendido que temos, é muito mais seguro confiar na boa conduta moral de uma horda de depravados sexuais!

  • E, conforme publicou o blogueiro Edu Guimarães em seu blog, os aliados do boçal Bolsonaro "vão defender que quem não vota nele deve optar por branco e nulo, o que reduz o número de votos necessários para elegê-lo já na primeira fase". https://blogdacidadania.com.br/2018/09/no-desespero-bolsonaro-defende-votos-brancos-e-nulos/
    Portanto, gente boa, vamos deixar de lado essa intenção de votar nulo ou em branco nessas eleições para NÃO FAVORECER O NAZI BOLSONARO!!!!

  • Guilhotina nesse verme!
    Já ouvi gente dizendo "quem é a ONU para querer mandar no Brasil?".
    Não aguento mais tanta bobagem!

  • Meus amigos, diante de tanto empenho do judiciário em desconhecer as leis e os sagrados princípios do direito, para dar seguimento a este maldito golpe de estado que está destruindo o país, acho que o Partido dos Trabalhadores deveria examinar com muita calma e frieza a situação. Impõe-se que a melhor medida a tomar, para não legitimar o golpe e seus malditos namoros fascistas, seria não colocar nenhum outro candidato em lugar do Lula. Deixa o pau quebrar e o terremoto desabar.

Related Post