Fachin diz que ONU só vale para o TSE e nega pedido de Lula

Como se disse ontem aqui, era necessário acrescentar um “quase” à impossibilidade de Luiz Edson Fachin decidir o contrário do que havia dito no julgamento do TSE, quando reconheceu o caráter imperativo da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU determinando que se garantisse a Lula o direito de expressar-se e de candidatar-se, enquanto seu caso não tivesse julgamento definitivo.

Tal e qual a história que contei em O paciente está precluso, Fachin decidiu que aquela medida “não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral.”

Ou seja, vale para o TSE, mas não vale para o STF.

De forma covarde, Fachin diz “esta decisão limita-se à esfera cautelar, de modo que não traduz exame exauriente e definitivo da pretensão recursal explicitada em sede extraordinária”.

Ou seja, empurra para o plenário a decisão, o que leva qualquer mudança a encontrar vencido o prazo dado para a substituição da candidatura.

Substituída, sempre se pode alegar que a coligação “trocou de candidato” e que, portanto, não há o que discutir sobre o ex-pretendente “falecido”.

Não temos juristas, temos chicaneiros.

Que vão escancarando portas para Jair Bolsonaro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

57 respostas

  1. tem algo de muito podre por trás disso tudo
    por mais canalha que possa ser um ministro não ia se humilhar dessa forma só porque é doido

    1. Tem umas figuras fardadas e com muitas estrelas mas que obedecem à bandeira do tio Sam. Ou alguém acha que o Temer ainda manda em alguma coisa? Nem ele nem o supreminho.

      1. mas é evidente que tem apoio não de “algumas figuras fardadas” mas das FFAA inteira

        sem esse apoio o golpe não acontecia

      1. não é assim tão simples
        eles se tratam como idiotas
        ninguém , por mais canalha que seja, se expõe dessa forma sem ter motivos muito graves pra agir assim

        os canalhas se esforçam para parecer pessoas de bem e cheias de razão

    2. Acredito que as pressões superiores sobre estes tipos deve ser imensa. Eles estão afundados até o pescoço no esgoto que destamparam, e sabem que estão associados a gente que manda matar com a maior facilidade. Teori fica pra exemplo.

      1. é bem isso
        eles se tratam como idiotas
        ninguém , por mais canalha que seja, se expõe dessa forma sem ter motivos muito graves pra agir assim

    3. Os que o conheceram antes do STF, inclusive o Stédile do MST, são unânimes em elogiar sua postura. Só me resta uma hipótese, chantagem. Quem não tem algo a esconder em suas vidas?

    4. Um colega fez uma interessante observação: Barroso disse algo na direção de estar “salvando o Brasil”. Esse colega ponderou que talvez por trás dessa colocação exista uma imensa pressão da parte dos EUA para que seja eliminado o mais infinestimal vestígio de progressismo no Brasil, sob pena de passarmos para algo muito mais sinistro, um isolamento politico-economico de dimensões globais. Isso abriria as portas para guerra civil e até mesmo uma invasão militar. Imagine que o tamanho do Brasil sempre incomodou muito os EUA, visto que a America Hispanica, com suas dezenas de subdivisões, nunca foi uma ameaça sob nenhum aspecto para Washington. Já um Brasil olhando para o mundo, como começamos a fazer na Era Vargas era muito, menos uma alegria para a Potência do Norte. E quando Lula comprou esse papo de BRICS, hummmmm… geopolitica. Um Brasil dividido em Nordestínia, Amazonão e Banânia Paulista é o sonho de consumo da CIA. De repente, o STF está só nos salvando de algo muito pior…

      1. não sei se é pior

        nem acredito nessa abnegação de Barroso

        é evidente que agora estamos muito pior que no golpe de 64
        os militares na época ainda tinham um tanto de naciuonalismo
        agora é entreguismo puro
        ser escravo dos imperialistas é melhor pra quem?

        1. Concordo contigo plenamente. Mas comentei apenas para ilustrar que, se um dia essa gente vier a se retratar por tudo que está fazendo, se justificará alegando “bem maior”. A coisa toda, mesmo depois de 4 anos, ainda não faz muito sentido para mim, continuo tentando descobrir o que uniu empresariado, banqueiros, politicos, militares e juizes em torno de um projeto de destruição completa e total do Brasil.

        2. Concordo contigo plenamente. Mas comentei apenas para ilustrar que, se um dia essa gente vier a se retratar por tudo que está fazendo, se justificará alegando “bem maior”. A coisa toda, mesmo depois de 4 anos, ainda não faz muito sentido para mim, continuo tentando descobrir o que uniu empresariado, banqueiros, politicos, militares e juizes em torno de um projeto de destruição completa e total do Brasil.

        3. Concordo contigo plenamente. Mas comentei apenas para ilustrar que, se um dia essa gente vier a se retratar por tudo que está fazendo, se justificará alegando “bem maior”. A coisa toda, mesmo depois de 4 anos, ainda não faz muito sentido para mim, continuo tentando descobrir o que uniu empresariado, banqueiros, politicos, militares e juizes em torno de um projeto de destruição completa e total do Brasil.

          1. tá dificil mesmo entender
            só sei que não foi coisa pouca, e muito mensos por fraqueza de Dilma ou de Lula

    5. verdade . Mas um dia saberemos porque dessa vergonha nacional. Esse supremo precisa ser extinto . Há muito perdeu a vergonha.

  2. Estamos a menos de um mês do primeiro turno. É essencial assistir à entrevista do Ciro Gomez pelo Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada. Comparem as suas declarações e intenções com as de qualquer outro candidato que também se apresentam nas mesmas condições para serem entrevistados.

  3. Nenhuma novidade. Por isso é que o PT NÃO pode legitimar essas farsas, fraudes e crimes contra si, mas sobretudo contra o Ex-Presidente Lula, fundador do partido. Já que o Ex-Presidente Lula, mal aconselhado por dezenas de quinta-coluna do “PT jurídico-judicial”, entregou-se aos algozes do sistema judiciário (cooptado/corrompido/comprado pelo alto comando internacional do golpe – Deep State estadunidense, finança transnacional e oligarquias), acreditando nas “instituições”, ele e o PT devem esticar a corda até o rompimento, deixando com os golpistas do judiciário o ônus de alijar não só ele, mas o partido, da eleição presidencial. Qualquer outra atitude do PT e do Ex-Presidente Lula significam capitulação perante o golpe e legitimação deste.

    Como tenho dito: Eleições, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

    1. Ciro, embora seja um espertalhão com suas conveniências, tem razão quando diz que havia outros meios de o PT travar sua luta política para livrar Lula da cadeia. Escolheu a via institucional. Ou seja: escolheu a via errada. Está pagando o preço.

    2. Meu amigo, Lula é um homem com larga experiência., o que inclui a militância e direção de um dos maiores sindicatos do Brasil numa época muito difícil. Acreditar que ele tenha sido “convencido” é um insulto a sua (dele) inteligência .
      Quanto a ficar fora das eleições, seria uma atitude de tamanha irresponsabilidade que provavelmente acabaria com o partido. Talvez vc seja uma daqueles que com golpe ou sem golpe, a vida continua a mesma. Morto no sertão baiano e já podemos sentir por aqui o bafo da miséria voltando ao país (23 milhões de miseráveis segundo a FGV Social). Abandonar as eleições seria uma ato de traição em relação aos quase 60 milhões de brasileiros que confiam e esperam

  4. Sobre a última frase, a intenção é exatamente essa: contando com o comando econômico do “Posto Ipiranga”, o judiciário e a mídia já escolheram seu candidato, depois de tentarem várias outras possibilidades.

  5. Alguém acredita mesmo que esta gente vai aceitar algum resultado indesejado na eleição? Não existe solução pela via pacífica e institucional, “eles” deixaram isso muito claro.

  6. … *Ontem, o matuto velho profetizou:
    [*Messias Franca de Macedo • 17 horas atrás – FONTE: http://www.tijolaco.com.br/blog/o-paciente-esta-precluso/ ]

    “O supremo” ‘sFACHINhador’ do STFede, como o próprio nome diz [‘sFACHINhador’ (!)], é mais abjeto traíra da infame ‘panela de Curitiba’ do canalha &$ títere da GloboCIA LIXO ‘mor(T)o’!
    Portanto, para posar bem na fotografia da ONU – e com medo da cadeia internacional -, estes(as) infames e sórdidos nazigolpistas de togas poderão até permitir a candidatura do presidente Lula, para, em dado momento breve, cassá-la definitivamente!
    Quiçá, após a vitória em primeiro turno!
    Desse modo, teríamos uma eleição que nunca teria fim!
    E o sapiente presidente Lula sabe muito bem desta verdade!
    O honrado e eterno presidente Lula irá indicar, sim, na segunda-feira próxima, o candidato Fernando LULA Haddad!
    Arregacemos as mangas, pois!
    À luta, companheirada!
    Lula Livre!
    Ministro de estado!
    Ao lado do grande líder José Dirceu!
    O [verdadeiro] honesto povo trabalhador brasileiro de volta ao poder!

    Hasta la Victoria Siempre!

  7. Não consigo ver onde oossa estar a surpresa.
    Com o STF covarde, vendido e rendido que temos, é muito mais seguro confiar na boa conduta moral de uma horda de depravados sexuais!

  8. E, conforme publicou o blogueiro Edu Guimarães em seu blog, os aliados do boçal Bolsonaro “vão defender que quem não vota nele deve optar por branco e nulo, o que reduz o número de votos necessários para elegê-lo já na primeira fase”. https://blogdacidadania.com.br/2018/09/no-desespero-bolsonaro-defende-votos-brancos-e-nulos/
    Portanto, gente boa, vamos deixar de lado essa intenção de votar nulo ou em branco nessas eleições para NÃO FAVORECER O NAZI BOLSONARO!!!!

  9. Guilhotina nesse verme!
    Já ouvi gente dizendo “quem é a ONU para querer mandar no Brasil?”.
    Não aguento mais tanta bobagem!

  10. Meus amigos, diante de tanto empenho do judiciário em desconhecer as leis e os sagrados princípios do direito, para dar seguimento a este maldito golpe de estado que está destruindo o país, acho que o Partido dos Trabalhadores deveria examinar com muita calma e frieza a situação. Impõe-se que a melhor medida a tomar, para não legitimar o golpe e seus malditos namoros fascistas, seria não colocar nenhum outro candidato em lugar do Lula. Deixa o pau quebrar e o terremoto desabar.

  11. Esse artigo é muito radicalizado no campo de uma análise percuscientemente jurídica. O MInistro só poderia manifestar-se da forma como se manifestou porque a decisão do pedido era de caráter interlocutório e não de prejudicial ao julgamento do mérito do recurso extraordinário.

    1. No filme O Advogado do Diabo, ele, o próprio, personificado por Al Pacino, diz, a certa altura: “a lei nos permite fazer tudo”. Se essa fosse a primeira do Fachin, poder-se-ia levantar um monte de dúvidas e questões. Como se vê, não se trata da lei, mas sim de um sujeito cuja postura em relação ao Lula há muito tempo ficou clara.

  12. Consórcio MDB/Temer – PSDB/Alckmin detona políticas sociais e agricultura familiar

    Quedas no orçamento:

    Fortalecimento e dinamização da agricultura familiar (-25,4%);
    Promoção da igualdade racial e superação do racismo (-37,2%);
    Promoção do trabalho decente e economia solidária (-1,39%);
    Agropecuária sustentável (-11%).

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/06/orcamento-de-2019-preve-menos-recursos-para-agricultura-familiar-e-igualdade-racial-bolsa-familia-tera-r-35-bi-a-mais.ghtml

  13. Vi algo na Internet que concordo…. Essa vai ser a eleição do Jogo das Máscaras!!!

    O Povo quer vingança contra quem tirou seus direitos e acha Lula um dos seus… Então:

    Povo é Lula,
    Lula é Haddad,
    Temer é Alkimin (PSDB do Golpe),
    Aécio é Marina (PSDB da Floresta),
    Mídia era Huck, Berlusconi que não deu certo (PSDB Midiático)
    República de Curitiba é Alvaro Dias (PSDB Nutella)
    Banqueiro é João Amoedo (PSDB Personalité),
    Banqueiro Paulo Guedes, Bancadas desse CN Lixo (Bala, Boi, etc) e agora Globo (PSDB do Ódio a Povo)…

    Gilmar Mendes, Gebran Neto, Sérgio Moro, Fachin, Carmém Lúcia, Carolina Lebbos, MPF Curitiba, MP SP, etc são os juízes que querem utilizar seus cargos públicos de forma partidária para influenciarem as eleições, por se sentirem de sangue azul e terem medo de que alguém veja as mamatas que não se tem em outro país do mundo. Vão ficar para história as sentenças frágeis e perseguidoras, além de quererem ser Partido Político apesar de serem frouxos e odiarem o Povo (PSDB de Toga)

    A UDN fez história e hoje o PSDB, Partido Novo, PSL e Centrão (Direitão) são os filhotes da Ditadura que não compreendem que em democracia é a maioria e as leis que têm que prevalecer… E estes Golpistas desrespeitam tudo em prol de uma popularidade em seus clubes de ricos e com a Globo/Etc.

    E as máscaras já caíram!!! KKKKK

  14. Tenho uma grande curiosidade: além do mal caratismo, de um ser vacilante, e por isso repugnante, quais ações externas movem o Fachim.
    Parece que trata-se, de um caso clássico de alguém que carrega um segredo sombrio e que alguém mais sabe e usa este segredo. Sendo este o caso, temos ai uma pessoa que em nome de sua imagem ou mesmo integridade, favorece o aprisionamento de uma nação.
    É diante de um pequenez assim que Lula se agiganta ainda mais.

  15. Apesar de reconhecer méritos no governo Lula e achar que ele está sendo sim perseguido, levanto a seguinte pergunta.
    Se Lula não consegue sequer viabilizar sua candidatura, se não consegue nem garantir sua liberdade apesar de ser aparentemente inocente, como ele pretende viabilizar quatro anos de governo?
    Sera que nao está claro que um eventual Lula/Haddad eleito seria “obstaculizado até o desespero”?? Que seriam mais quatro anos de arbitrios judiciais, acusações intermináveis, tentativas de golpe parlamentar, sabotagem econômica e tudo o mais?
    A eleição de alguém com compromisso nacional sem ser do PT me parece o caminho óbvio. Assim como foi com Juscelino. Se Goulart vira presidente em 55 o golpe se consuma ali mesmo, como ocorreu em 64. Enfim. Para quem enxerga além das paixões e do messianismo o caminho parece claro. Até porque a história está se repetindo.

  16. A partir de janeiro é preciso renovar o STF e colocar onze ministros comprometidos com a Constituição e com a democracia.

  17. Já comentei em outro blog e repito: esse cara não é um ser humano. É um robô controlado por alguém, por controle remoto. É a única explicação que encontro pra tanta canalhice e ausência de caráter.

  18. A maior bobagem nisso tudo é a esquerda (a verdadeira) ainda querer travar a luta política pela via judicial. Perda de tempo. O PT abandonou a luta de massas para eleger Lula, escolhendo o caminho em que não pode exercer sua força política. Ledo engano.

  19. Puro chorume linguistico. Qual lemingues, nosso judiciário cometerá suicidio caindo no Abismo mas não deixará a senda do Golpe sob nenhuma, digo nenhuma, hipótese. Podem escrever isso em granito.

  20. A hipocrisia reina.
    Você disse juristas? Tipo o parceiro desse, aquele que cita Alexandre Frota? São prostitutos togados, prostitutos no pior sentido da palavra.

  21. Quixotesco acreditar que a decisão de Fachin seria diferente.
    Ainda mais quixotesco é crer que Lula seria candidato.
    A esquerda brasileira em sua maioria sofre da Síndrome de Poliana.
    A Síndrome de Poliana baseia-se na história da menina que enxergava tudo “cor-de-rosa”, acreditando no melhor da vida e das pessoas. Em sua forma positiva ela sensibiliza pelo amor, bondade e pureza de sentimentos capaz de transformar seu mundo. Em seu sentido negativo, se traduz na fuga da realidade, com tendência a enxergar o mundo, situações e emoções de forma ingênua e inconsequente.

  22. Mas são chicaneiros da segunda divisão porque todas as suas manobras são facilmente previstas e interpretadas. Enquanto isso defendem suas mordomias e holofotes. E a vontade soberana do povo que se dane…

  23. Vazou o que a Globo GOLPISTA estava escondendo

    “A parcela dos eleitores que afirmam que votariam “com certeza” no ex-prefeito subiu nove pontos porcentuais, de 13% para 22%, desde 20 de agosto. E os que “poderiam votar” passaram de 14% para 17%. Ou seja: o potencial de voto do Haddad saltou de 27% para 39%. A informação mais importante da pesquisa foi omitida e acabou saindo apenas na manhã desta quinta (6), escondida numa matéria do Estado de S. Paulo.”

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/367859/Globo-Ibope-esconderam-potencial-de-voto-em-Haddad-foi-de-27-para-39-em-duas-semanas.htm

  24. As vezes fico discutindo qual deles é o mais canalha, quando se elege um aparece outro supera. Impressionante.
    E dizer que a maioria foi escolhido por Lula e Dilma!! Que incapacidade política!!!

  25. Não vamos transferir, vamos transpor votos, será uma surra inesquecível nesses coxinhas de direita e da justiça partidária. Vai ser para chorar na cama , será bem pior do que demos no matador de primo, aguardem!!

  26. Sempre achei que esse canalha foi pego em alguma sacanagem é vive sob chantagem. A história confirmará

  27. Ou seja, confirma-se aquilo que ficara evidente. O voto de fachin no tse foi combinado para despistar o arranjo prévio para impedir a candidatura de Lula.
    6 x 1 dá aos olhos do público internacional a impressão de que há espaço para o dissenso, enquanto que 7 x 0 mostra claramente o arranjo para qualquer um.
    Ou seja o voto de fachin no tse não foi nada mais do que parte da ensenação de um processo que é por si só uma farsa.

  28. Falta de caráter , não acredito! Mas talvez o medo da rede Globo, dos e.u.a ,do Dr moro, dos psdbostas, do frota, mbl,ETC… Mais que O NOSSO S.T.F não defende mais MERDA NENHUMA ISTO FICOU EVIDENTE!!!! BRASIL NÃO É UM PAÍS CONFIÁVEL EM SUAS INSTITUIÇÕES !
    OBRIGADO MINISTRO FACHIN ,POR MOSTRAR A VERDADEIRA FACE DA MAGISTRATURA BRASILEIRA. PAIS REFUNDADO PELO MINISTRO BARROSO COMO,
    REPUBLIQUETA FEDERATIVA BRASILEIRA DAS BANANAS NANICAS MUNDIAIS
    HAHAHAHAHAH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *