A fantasia da retomada rasga um pouco todo dia

naofale

Há pouco, o Estadão publicou que, entre as instituições financeiras, há algumas que projetam, também para 2017, uma nova retração da economia, de até 1%, em 2017.

Oficialmente, algumas. Nos murmúrios, quase todas.

Primeiro, por motivos técnicos, porque a já evidente retração econômica no trimestre final de 2016 já leva, para o ano seguinte, um peso estatístico acima de 0,5% negativo.

Segundo, por motivos econômicos, porque PEC da Morte ou até mesmo uma reforma da previdência como a degola que foi anunciada têm efeito prático imediato nenhum.

Terceiro, por motivos políticos, porque está evidente para qualquer um que não apenas este governo dificilmente sobreviverá quanto, se conseguir esta proeza, será em meio a um cotidiano de sobressaltos e conflitos, cada vez mais amplos e graves.

Por último, o mundo de 2017 é mar que não está pra peixe, com todas as incógnitas que traz o Governo Trump sobre o comportamento do império. Aliás, o ‘telefonema’ de Temer para Trump, hoje, é das coisas que se inscrevem no campo das piadas de mau-gosto.

Tudo isso desenha um quadro extremamente difícil, regado pelo tempero acre da ilegitimidade do governo e, mais ainda, sobre a promessa de uma recuperação econômica que não existiu, não podia ter existido e não existirá, enquanto a economia for regida a cortes e desestímulos.

Nem mesmo “massacres” como o ocorrido hoje, com a aprovação da PEC da Morte são capazes de animar um processo real de reaquecimento, porque todos sabem que se não houve reação positiva no final do ano, no primeiro trimestre é que não haverá.

E tanto pior será quanto mais caminharmos da direção em que vamos hoje, em que o país é governado de fato por policiais, procuradores e juízes.

Que acusam, prendem e arrebentam o país, sem qualquer tipo de responsabilidade em relação ao que suas “convicções” fazem ao Brasil.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Nossa Dilma Gorbachev, com sua maldita glasnost tupiniquim, entregou praticamente de bandeja o Brasil para a direita, nas mãos da pior elite do mundo. Acrescente-se estupidez canalha da classe média e o aparvalhamento das classes mais pobres e temos este cenário surreal de filme de terror. Eu DUVIDO que na história da humanidade, outra nação em tempos de paz, tenha mergulhado num abismo como esse. Congelar gastos de saúde e educação por VINTE ANOS é cuspir na cara do povo.

  2. Mesmo porque,a NÃO INTERVENÇÃO DO GOVERNO na economia,o que os “PRIVADOS” de todas as épocas,chamaram e chamam de POPULISMO,não existe saídas para um país como o Brasil.Mesmo nas grandes potencias,a INTERVENÇÃO DOS GOVERNOS,é intensa.Nos E.Unidos,a indústria de armas vende bilhões de dólares para o GOVERNO.Não existe nenhum país ,que sem a intervenção dos COFRES PÚBLICOS na ECONOMIA,tenham chances de prosperar.Os cofres públicos,que são de todo o povo,não pode se limitar a pagar juros,arbitrados pelos que emprestam dinheiro ,que é usado pelos LIBERAIS,para remunerar as POUPANÇAS DOS RICOS,que não investem assim,na PRODUÇÃO.E somente a produção de grãos,para exportação,encarece o custo de vida do povo em geral,e o retorno de seus resultados,são aplicados em especulação AGIOTA.Somente a intervenção ECONÔMICA dos Governo,pode impulsionar o crescimento do país.Fora disso,é somente discurso DOS ABUTRES AGIOTAS E SEUS CÚMPLICES POLÍTICO PARTIDÁRIOS.Ou seja,a formulação programática dos PARTIDOS DA DIREITA.

  3. … Tentando decifrar a senha lançada por aquele [suposto] senador de Goiás que responde pela famigerada alcunha “Uma voz à procura de um cérebro”:
    os DEMoTucanalhas vão jogar o usurpador decorativo junto com a pinguela caída no lamaçal dos caranguejos do Listão da Odebrecht!
    Em contrapartida, os mafiosos nazigolpistas &$ [mega]corruptos DEMoTucanos ganharão foro privilegiadíssimo, do ‘mor(t)o’ de quinta até o STFede do “supremo barroso”, passando por gilMAU DANTAS, teori zavascki, ‘Cármen (IN)Lúcida’ e o Projac dos Marín(ho)!
    Não, não é preciso ter bola de cristal!

    1. … A mesma infame, fascigolpista, antinacionalista &$, por óbvio, [mega]corrupta FIESP do golpe de 1964!
      João Vicente Goulart, filho do presidente desposto, entrevista o então Major do Exército Erimá Pinheiro Moreira, que esclarece em detalhes os motivos que levaram o general Kruel, que era amigo do Presidente João Goulart, a mudar de posição após receber propinas pagas supostamente por agentes americanos.

      https://www.youtube.com/watch?v=t8KKazQrs_8&t=167s

  4. O futuro do Brasil está em aberto: Se Temer cair, o que pode acontecer?

    13/12/2016 Redação

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue ‘O Cafezinho’

  5. … Um pouco acerca do que resultou o republicanismo, digamos, suicida implementado pelo ‘[tíbio] PT da Governança!
    Talvez por confiar exageradamente em nossa [pseudo]democracia!
    E fingir em não reconhecer a qualidade de facínoras irremediáveis dos representantes da direita mais anacrônica e vagabunda do mundo!
    A tragédia da Lista Tríplice ao ‘miniSTÉRIO’ Privada DEMoaTucanado – &$ Rodrigo ‘mor(t)o’ Gurgel (sic) ‘O conspirador lesa pátria’!
    E outros “supremos barrosos”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Xadrez dos senhores da guerra contra o pacto nacional

    Por emérito e impávido jornalista Luis Nassif
    13/12/2016 – 19:19

    (…)
    A primeira evidência está na ofensiva de Janot visando manter a OAS fora da delação.
    (…)
    Janot já brecou duas vezes as delações.
    A segunda evidência no fato de, dispondo de uma enorme relação de políticos denunciados – incluindo José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves -, na segunda-feira Janot ter tirado da gaveta a denúncia contra o presidente do Senado Renan Calheiros. Qual a lógica, em um momento em que (…)
    (…)
    Não se surpreenda se o próximo alvo da PGR for Jucá, enquanto mantém em banho maria as investigações sobre a tríade tucana.
    (…)
    Sendo assim, o poder deve se submeter aos princípios da dignidade da pessoa humana (…) São conceitos civilizatórios, como diria nosso “iluminista” Ministro Luís Roberto Barroso. Perdão, me enganei! O “iluminismo” apud Barroso diz que o caminho da civilização é o estado de exceção.
    (…)
    A insistência no desmonte do Estado aprofundará ainda mais a crise.
    (…)
    E se o tecido social chegar a tal nível de esgarçamento que leve a uma semi-guerra civil, acelerando a entrada dos militares no jogo? E se surgir um Napoleão no meio do caminho, não um maluco como Bolsonaro, mas um general articulado?
    (…)
    Ora, o problema desse agente da história – e do Supremo – não é o das decisões contramajoritárias – que deveriam ser o foco de sua atuação –, mas a falta de coerência, a maneira como se curvou ao clamor da turba e da mídia e se tornou um dos principais agentes do atraso mais anacrônico, o direito penal do inimigo e o desmonte da precária rede de proteção social que o país construiu.
    Não se trata de um iluminista, mas de uma luminária que não consegue projetar sua luz além dos limites estreitos do seu grupo social.
    Não haverá como fugir do grande pacto, que desembocará em eleições diretas civilizadas, nas quais será possível aos dois lados explicitar seus conceitos e doutrinas, clarificar seus projetos de país, explicitar pontos em comum na grande agenda nacional.
    . A única incógnita é o tamanho necessário da crise para eliminar resistências e promover a pacificação.
    Espera-se que seja antes de se ter o país transformado em escombros, envolto nas guerras bárbaras.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-dos-senhores-da-guerra-contra-o-pacto-nacional

  6. … Este arrivista e fisiológico &$ oportunista Jader Barbalho é um manjadão pilantra tão sujo quanto poleiro de DEMoTucano!
    Mais um moralista sem moral alguma!
    “Golpista &$ corrupto que só!”
    Ah este PMDBosta!
    E haja vomitaços nestas quadrilhas de mafiosos lesa pátria!

  7. Esta frase tem o mesmo sentido que aquela criada por J. Goebbels, ministro de propaganda da Alemanha nazista: “Não reclame, trabalhe”.
    (Vide livro “Joseph Goebbels – Uma biografia”, do autor alemão Peter Longerich). Esse livro é uma espécie de livro de cabeceira do trio tenebroso que comanda a ditadura atual (globo/gilmar/psdb). A globo, por exemplo, usa contra o PT e o ex-Presidente Lula outra frase cunhada pelo chefe da propaganda nazista: “Repita uma mentira mil vezes que ela se torna verdade”. E não falta gente com QI de ameba em nosso país para sair repetindo tudo o que o jornal naZional divulga como se verdade fosse

  8. O comedora de alfafa, tira o Lula e o Ciro desta lista infame. Contra o Lula só há convicções. Contra o Ciro não existe nada. Não ouses colocar o Lula junto comosnteus queridinhos do PSDB e do PMDB. Mudastes de ideia nessa semana por quê? Agora que começaram a aparever os podres dos teus heróis, pretendes que aceitemos queo Lula é ladrão? Não senhora, essa palhaçada não cola. Sai prá lá, vai abraçar os teus corruptos. Veja a delação referida acima prá entender que é tudo armação do circo de Curitiba.

  9. Babacas, NENHUM senador do PT votou a favor dessa PEC que exterminará o Brasil como nação. Eu, se fosse senador diria SIM e acabaria com nossa economia, satisfazendo o desejo dos coxinhas sem noção, que levaram estas desgraças humanas ao poder da nação e vem com esse mote de que nós é que votamos no Temer.
    Nós votamos na Dilma e vocês entregaram o governo para essa quadrilha que lá está. Assumar a merda, seus canalhas.

  10. O Brasil está dividido entre progressistas e canalhas. Eu estou do lado dos primeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *