“Fica quieta, ONU” não funciona e Nações Unidas criticam Temer por EBC e CGU

bolinha

Inacreditável, mas verdadeira, a informação do correspondente do Estadão, o ótimo Jamil Chade, de que “a diplomacia brasileira tentou evitar” a divulgação de um documento onde a  ONU critica a decisão do governo de Michel Temer de transformar a Controladoria-Geral da União (CGU) no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle e questiona a “interferência” do Palácio do Planalto na direção da Empresa Brasil de Comunicações (EBC).

Nada mais eleoquente que a atitude do Itamaraty para dar razão ao que dizem”

“Num comunicado emitido ao mesmo tempo pela ONU e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, as entidades também alertam para os riscos para a liberdade de expressão.” 

Reproduzo, na íntegra, o comunicado distribuído hoje pela ONU e pela OEA:

ONU e OEA sobre liberdade de expressão
alertam para interferências na EBC e na CGU

Relatores para a Liberdade de Expressão das Nações Unidas e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manifestaram hoje (24) sua preocupação com as medidas adotadas pelo atual Governo Federal interino do Brasil em relação à intervenção na direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a conversão da Controladoria Geral da União (CGU) em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

“A interferência na direção da EBC e a conversão da CGU em Ministério são passos negativos para um país conhecido pelo seu sólido compromisso com a liberdade de opinião e expressão”, afirmaram o relator especial das Nações Unidas sobre a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão, David Kaye, e o relator especial interamericano para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza.

“O Brasil está passando por um período crítico e precisa garantir a preservação dos avanços que alcançou na promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação pública ao longo das duas ultimas décadas”, disseram os relatores.

No dia 17 de maio, o presidente interino do Brasil substituiu o diretor da EBC, que estava apenas começando seu mandato de quatro anos. Em 2 de junho, o diretor da EBC foi reconduzido ao seu cargo por uma liminar do Supremo Tribunal Federal. Antes do seu retorno, a nova direção havia suspendido o contrato de alguns jornalistas em razão de um alegado “viés politico” contrário ao novo governo e cancelado alguns programas de televisão.

“Tomamos nota das preocupações expressadas pelo governo sobre a situação econômica da EBC. Entretanto, essas preocupações não justificam interferências na administração de uma emissora pública nacional e, em particular, no seu trabalho jornalístico. Portanto, felicitamos a decisão do ministro do STF Dias Toffoli, por reconduzir o diretor da EBC ao seu cargo”, afirmou o relator especial da ONU, Kaye.

“Pelas normas internacionais, os Estados devem assegurar que os serviços públicos de radiodifusão tenham um funcionamento independente. Isso significa, fundamentalmente, garantir a sua autonomia administrativa e liberdade editorial”, continuou o relator especial interamericano Edison Lanza.

“A iniciativa de desenvolver uma emissora pública nacional alternativa com status independente foi um esforço positivo para a promoção do pluralismo na mídia brasileira; em especial, considerando-se os problemas de concentração da propriedade dos meios de comunicação no país”, afirmou Lanza, que também manifestou preocupação com os posicionamentos recentes de algumas autoridades brasileiras, que sugeriram o fechamento da EBC.

Os dois relatores para a Liberdade de Expressão também chamaram atenção para a incorporação da CGU pelo recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.

 

“Nos últimos anos, os principais avanços alcançados no Brasil em termos de promoção do direito à informação se beneficiaram fortemente do trabalho da CGU”, apontou Lanza, ao lembrar que a instituição auxiliou a promover a Lei de Acesso à Informação de 2011.

Lanza também apontou que “por conta de sua ligação direta à Presidência da República, a CGU pôde oferecer uma oportunidade de recurso a todos aqueles a quem o acesso à informação havia sido negado por ministérios e outras instituições federais. É importante garantir a manutenção dessa capacidade no novo arranjo institucional”.

“As organizações que proporcionam o acesso à informação e promovem a prestação de contas devem ser protegidas de interferências politicas. Qualquer alteração no funcionamento da antiga CGU deveria visar torná-la mais autônoma e independente de determinações do Poder Executivo”, apontou Kaye, que também expressou preocupação com as notícias de que o novo ministro da Transparência sugeriu que funcionários da instituição insatisfeitos com o novo governo deixassem a organização.

Os dois relatores para a Liberdade de Expressão iniciaram um diálogo com o governo brasileiro quanto à compatibilidade das medidas adotadas pelas autoridades em relação aos padrões internacionais ligados ao direito à liberdade de opinião e expressão.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. E pior é o interino de usurpação vir falar em herança maldita, quando seu partido era sócio do governo Dilma desde o primeiro mandato, no mínimo canalhice. Talvez queira insinuar que a participação do pmdb era decorativa também ??

    A mídia segue seu trabalho sujo, blindando Temr.

  2. O Brasil tá virando uma democracia assim como o Egito. Tudo com a chancela dos irmãos do north!

    Já disseram que plebiscito é golpe. Daqui a pouco vaõ dizer que eleições também é golpe!

  3. Temer foi eleito na chapa Dilma. Se tivesse vergonha aplicaria o programa do eleitor pois mesmo Dilma foi rechaçada no segundo mandato por não aplicar.

    Serra é o vampiro inútil e nocivo. Suga o que esta feito e doa a amigos . “Nunca teve uma ideia original ” (PHA).

  4. Fora de tópico. Uma coisa me impressionou. O presidente em exorcismo diz que quer limitar o orçamento da saúde e educação. Mas não diz nada sobre segurança.

    Que bobinho sou eu, se falta saúde educação, sobra violencia. mas também pressão popular. Creio que é aí que entra a segurança. Povo desconte, repressão policial nele!

    Déspota!

  5. Calma. Não há motivo para tristeza ou desânimo. Tudo de maldade se vai passando hora a hora, sempre a acumular algum saldo negativo aos golpistas. Em breve, debalde os esforços todos dos golpistas da mídia e do judiciário, o acúmulo negativo será incontrolável e irreprimível. E em breve, se tivermos mesmo a prisão do Lula, eles nem de pregos para seus próprios caixões poderão mais dispor. Para vencermos será preciso que soframos um pouco, nada de positivo no país veio de maneira fácil. Mas é nítido que todos estes golpistas que aí estão não têm fôlego para segurar um país gigante e forte e cheio de pessoas inteligentes como é o Brasil de hoje. E a vitória do povo brasileira é certa.

  6. Parece que um “ViraAlati” latiu por ai! Não deem bola, é somente um velho reacionário a serviço dos “tunganos” lá de Campinas.

  7. Falta quem ainda puxar as orelhas destes usufrutuários do poder sem legitimidade? Organizações internacionais e jornais de todo o mundo criticaram e condenaram essa Maracutaia. Os apoiadores da farsa, aqui no Brasil, parecem seres extra-terrestres que vivem em outro planeta. Mas a miopia e a debilidade destes tem uma única explicação. Livrar-se do PT, mesmo que o preço seja digerir um Temer. Enquanto isso o buraco só aumenta e o mundo civilizado vai assistindo a derrocada de uma nação inteira sem perspectiva alguma de solução no horizonte.

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    *************

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  9. :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…

    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    *************

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *