Folha confirma adiamento de decisão sobre suspeição de Moro

Monica Bergamo noticia na Folha a confirmação do que se previra hoje cedo: a votação do pedido de declaração de suspeição do então juiz Sérgio Moro no processo contra o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá, marcada para amanhã, foi adiada.

Como se disse antes, era a tendência natural.

Cármem Lúcia, informa a repórter da Folha, colocara o tema em último lugar numa pauta de 11 itens.

Só isso era a quase garantia de que o caso não seria examinado, pois raramente o Supremo e suas turmas dão conta de pautas longas.

A informação de que Gilmar Mendes teria pedido o adiamento, diante disso, por seu voto ter mais de 40 páginas, apenas confirma que não há clima político – sim, no Supremo brasileiro precisa haver “clima político”! – para votação do caso.

O que há é um imenso medo do que mais está por surgir atropelar uma decisão negativa do STF sobre o fato de Moro ser suspeito no caso, o que levaria à anulação do processo.

E o imenso pavor do tribunal em tomar a decisão legalmente inescapável e ser linchado pela mídia e pelas matilhas bolsonaristas.

Aquela expressão sobre “ainda haver juizes em Berlim” era dos tempos da Prússia.

No nazismo, só tinha juiz bem afinado.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Breno Altman disse com muita propriedade, que é o fim do Habeas Corpus. Porque um direito que não é julgado não é um direito.

  • Sem povo na rua e sem luta política NADA vai mudar, continuaremos seguindo firmes nesses processo de transição lenta, gradual e segura rumo a destruição total de todas as instituições que bem ou mal garantiam algo de democracia e de desenvolvimento no país.

    • Todos dizem que "só o povo na rua", até aí é fácil. Difícil é colocar na rua esse povo alienado e imbecilizado. As últimas manifestações foram pelo estupro na educação, algo objetivo que afeta a todos e que nem a grande mídia consegue defender. Mesmo assim houve fortes críticas às bandeiras de partidos na manifestações. O povo continua com ódio de políticos e, grande parte, com ódio do PT.

      • Como temos visto não é fácil colocar o povo na rua não. Esse ódio sabemos foi plantado e cuidadosamente regado. É por isso mesmo que insisto na necessidade de defender não só o PT mas a própria idéia e importância do partido, seja como forma seja como conteúdo político. Os partidos são os elos de ligação entre a cidadania e as instituições. Eles sabiam onde atiravam nós não soubemos ver a importância desse instrumento de luta e mobilização. Não existe vida democrática sem partidos políticos. Por isso mesmo temos que insistir com nossas bandeiras que tanto os incomodam. A luta por Lula livre é fundamental não só pela injustiça que representa sua prisão, mas por tudo o que o Golpe tem trazido em termos de destruição e retrocessos.

      • É verdade. Mesmo pessoas aparentemente lúcidas não querem aparecer em manifestações ao lago de bandeiras petistas. Completa alienação.

    • Infelizmente é isso. A justiça burguesa tem a mesma cara: a da corrupção.

    • Notem que a temperatura dessas denúncias do Greenwald caiu, dando a nítida impressão de que a coisa poderá esfriar a um ou dois passos de distância. É evidente que o universo situado por trás dos desmandos de moro e seu macaco surfista é muito mais amplo do que umas denúncias insuficientes, até aqui, para darem cabo do tal Russo. Com a temperatura da caldeira baixa não se mantém a pressão e essa barreira levantada contra o juiz corrupto e seus miquinhos amestrados pode ir água abaixo. É hora daqueles que têm algum poder de exercer pressão sobre Greenwald, os mesmos independentes e sujos, que fizeram a voz da resistência ao longo desse golpe canalha, irem para cima do gringo e exigirem algo de mais contundente, sobretudo contra as carminhas e outras figuras lamentáves, reféns de entrepernas e pequenas negociatas, que colocam este país a ferros, defendendo seus segredinhos de alcova, seus babydolls e outras coisas sem a menor importância, quando comparadas à importância do Brasil. A Petrobras já quase não existe como petroleira, estamos às vésperas da implantação de um enclave do império de todo o terror dentro do nosso país e com o aplauso de um grupelho de imbecis estrelados que nunca pisaram um campo de batalha, que desconhecem o que é honra e só se ocupam na defesa de seus contracheques. E caso queira alguém argumentar o "sucesso" das operações no Haiti, a título de ação, não esqueça que ali deram vazão ao que já fazem neste país há séculos: a violência contra a população pobre e negra, os estupros contra mulheres e meninas negras, a extrema violência contra os habitantes de uma das áreas mais miseráveis de uma já miserável nação destruída. É hora de chamar o gringo às falas. O que ele tem pertence ao Brasil que ainda não se submeteu à corja miliciana.

      • Glenn Grenwald merece nosso APOIO e não pressão.
        Quem tem que ser chamado às falas são os ministros do stf que estão acobertando um golpe criminoso e mantendo Lula preso.

    • Infelizmente o único partido que mantém vínculos com o povo é o PCO mas seu tamanho limita muito sua ação. E mesmo a maioria dos blogs pouco valor da ao povo como protagonista da luta

  • Já estou suspeitando que existe algum dossiê desse pessoal do STF.

  • Previsível. Não existe solução para Lula e nem para o brazil por vias institucionais.

  • ... A visita da dupla de mafiosos lesa-pátria à terra do patrão Tio Sam já deu resultado:
    os(as) 'MINIstros(as)' do STFede receberam as previsíveis chantagens dos "hackers" imperialistas da Inteligência da CIA!
    E haja dossiês nestas togas imundas!

  • Ainda não assimilaram? O GOLPE E SUA CONTINUAÇÃO,e de autoria do JUDISSSSSSSSSIARIO.Bando de PARASITAS DO ESTADO,que ganham para puxar saco dos RICOS.E ,quendo dos DARAUS DA CASA GRANDE,se contentam em entrar pela porta da CRIADÁGEM E CONSUMIR OS RESTOS DOS BANQUETES.O resto,são NUVENS FALSAS.

  • O lado negativo é que Lula continuará preso político, e o positivo é que se o voto de Gilmar tem hoje 40 páginas pode contar que terá mais de 80 páginas quando o caso for julgado porque até lá muita bomba vai ter aparecido nos diálogos e a liberdade de Lula será incontestável. Isso me consola ? Definitivamente não!

Related Post