Folha confirma adiamento de decisão sobre suspeição de Moro

Monica Bergamo noticia na Folha a confirmação do que se previra hoje cedo: a votação do pedido de declaração de suspeição do então juiz Sérgio Moro no processo contra o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá, marcada para amanhã, foi adiada.

Como se disse antes, era a tendência natural.

Cármem Lúcia, informa a repórter da Folha, colocara o tema em último lugar numa pauta de 11 itens.

Só isso era a quase garantia de que o caso não seria examinado, pois raramente o Supremo e suas turmas dão conta de pautas longas.

A informação de que Gilmar Mendes teria pedido o adiamento, diante disso, por seu voto ter mais de 40 páginas, apenas confirma que não há clima político – sim, no Supremo brasileiro precisa haver “clima político”! – para votação do caso.

O que há é um imenso medo do que mais está por surgir atropelar uma decisão negativa do STF sobre o fato de Moro ser suspeito no caso, o que levaria à anulação do processo.

E o imenso pavor do tribunal em tomar a decisão legalmente inescapável e ser linchado pela mídia e pelas matilhas bolsonaristas.

Aquela expressão sobre “ainda haver juizes em Berlim” era dos tempos da Prússia.

No nazismo, só tinha juiz bem afinado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

45 respostas

  1. Breno Altman disse com muita propriedade, que é o fim do Habeas Corpus. Porque um direito que não é julgado não é um direito.

  2. Sem povo na rua e sem luta política NADA vai mudar, continuaremos seguindo firmes nesses processo de transição lenta, gradual e segura rumo a destruição total de todas as instituições que bem ou mal garantiam algo de democracia e de desenvolvimento no país.

    1. Todos dizem que “só o povo na rua”, até aí é fácil. Difícil é colocar na rua esse povo alienado e imbecilizado. As últimas manifestações foram pelo estupro na educação, algo objetivo que afeta a todos e que nem a grande mídia consegue defender. Mesmo assim houve fortes críticas às bandeiras de partidos na manifestações. O povo continua com ódio de políticos e, grande parte, com ódio do PT.

      1. Como temos visto não é fácil colocar o povo na rua não. Esse ódio sabemos foi plantado e cuidadosamente regado. É por isso mesmo que insisto na necessidade de defender não só o PT mas a própria idéia e importância do partido, seja como forma seja como conteúdo político. Os partidos são os elos de ligação entre a cidadania e as instituições. Eles sabiam onde atiravam nós não soubemos ver a importância desse instrumento de luta e mobilização. Não existe vida democrática sem partidos políticos. Por isso mesmo temos que insistir com nossas bandeiras que tanto os incomodam. A luta por Lula livre é fundamental não só pela injustiça que representa sua prisão, mas por tudo o que o Golpe tem trazido em termos de destruição e retrocessos.

      2. É verdade. Mesmo pessoas aparentemente lúcidas não querem aparecer em manifestações ao lago de bandeiras petistas. Completa alienação.

    2. Notem que a temperatura dessas denúncias do Greenwald caiu, dando a nítida impressão de que a coisa poderá esfriar a um ou dois passos de distância. É evidente que o universo situado por trás dos desmandos de moro e seu macaco surfista é muito mais amplo do que umas denúncias insuficientes, até aqui, para darem cabo do tal Russo. Com a temperatura da caldeira baixa não se mantém a pressão e essa barreira levantada contra o juiz corrupto e seus miquinhos amestrados pode ir água abaixo. É hora daqueles que têm algum poder de exercer pressão sobre Greenwald, os mesmos independentes e sujos, que fizeram a voz da resistência ao longo desse golpe canalha, irem para cima do gringo e exigirem algo de mais contundente, sobretudo contra as carminhas e outras figuras lamentáves, reféns de entrepernas e pequenas negociatas, que colocam este país a ferros, defendendo seus segredinhos de alcova, seus babydolls e outras coisas sem a menor importância, quando comparadas à importância do Brasil. A Petrobras já quase não existe como petroleira, estamos às vésperas da implantação de um enclave do império de todo o terror dentro do nosso país e com o aplauso de um grupelho de imbecis estrelados que nunca pisaram um campo de batalha, que desconhecem o que é honra e só se ocupam na defesa de seus contracheques. E caso queira alguém argumentar o “sucesso” das operações no Haiti, a título de ação, não esqueça que ali deram vazão ao que já fazem neste país há séculos: a violência contra a população pobre e negra, os estupros contra mulheres e meninas negras, a extrema violência contra os habitantes de uma das áreas mais miseráveis de uma já miserável nação destruída. É hora de chamar o gringo às falas. O que ele tem pertence ao Brasil que ainda não se submeteu à corja miliciana.

      1. Glenn Grenwald merece nosso APOIO e não pressão.
        Quem tem que ser chamado às falas são os ministros do stf que estão acobertando um golpe criminoso e mantendo Lula preso.

    3. Infelizmente o único partido que mantém vínculos com o povo é o PCO mas seu tamanho limita muito sua ação. E mesmo a maioria dos blogs pouco valor da ao povo como protagonista da luta

  3. … A visita da dupla de mafiosos lesa-pátria à terra do patrão Tio Sam já deu resultado:
    os(as) ‘MINIstros(as)’ do STFede receberam as previsíveis chantagens dos “hackers” imperialistas da Inteligência da CIA!
    E haja dossiês nestas togas imundas!

  4. Ainda não assimilaram? O GOLPE E SUA CONTINUAÇÃO,e de autoria do JUDISSSSSSSSSIARIO.Bando de PARASITAS DO ESTADO,que ganham para puxar saco dos RICOS.E ,quendo dos DARAUS DA CASA GRANDE,se contentam em entrar pela porta da CRIADÁGEM E CONSUMIR OS RESTOS DOS BANQUETES.O resto,são NUVENS FALSAS.

  5. O lado negativo é que Lula continuará preso político, e o positivo é que se o voto de Gilmar tem hoje 40 páginas pode contar que terá mais de 80 páginas quando o caso for julgado porque até lá muita bomba vai ter aparecido nos diálogos e a liberdade de Lula será incontestável. Isso me consola ? Definitivamente não!

  6. Os onze casos na frente do caso Lula , devem ser muito importantes para o país , de suma importância , primordiais . STF we trust.

  7. Entrevista com o historiador Martins Filho no Intercept

    “… a Marinha também tem um projeto enorme, o do submarino nuclear, e a Força Aérea tem um projeto muito grande também, tecnológico, o dos caças suecos. São projetos que vão se estender por muitos anos, vão acabar quando não tiver mais governo Bolsonaro. Eles percebem que é perigosa a associação a um governo específico. Isso não quer dizer que não tenham entrado na onda conservadora e apoiado a candidatura Bolsonaro. Se você observar, o governo também tem almirantes, brigadeiros e coronéis, mas são pessoas que estão em cargos burocráticos e em quantidade bem menor do que em relação ao Exército. Na verdade, o que ocorre é que o governo Bolsonaro é associado a generais, não a almirantes ou brigadeiros. Nessa altura, então, a Marinha e a Força Aérea devem achar que fizeram bem. É um governo errático.

    Como você avalia a atuação do Ministério da Defesa nesses primeiros meses de governo? Está sendo como o esperado?

    A criação do ministério (ocorrida em 1999) foi um avanço nas relações entre civis e militares, inegavelmente, com todos os problemas. Tenho esperança que, com o passar do tempo, prepondere lá e no comando do Exército uma visão mais realista do que é o governo Bolsonaro e, assim, ocorra algum recuo para o profissionalismo. Tenho conversado com oficiais da reserva, que acabaram de sair, inclusive, e alguns deles, os mais lúcidos, consideram que a conta do fracasso do governo Bolsonaro vai ser jogado em cima do Exército. Isso é muito ruim para a imagem deles. Embora o Exército diga que é sempre bem avaliado na pesquisa de opinião pública, houve, pela primeira vez desde 1985, uma queda de popularidade na última pesquisa.”

    https://theintercept.com/2019/06/23/entrevista-joao-roberto-martins-militares-bolsonaro/

  8. Um pedido de ajuda. Eu tinha o ícone do tijolaçona tela do celular. Troquei de aparelho e não sei mais como colocar. Alguém dá dica, por favor?

    1. Acessar página principal do blog. Clicar no três pontinhos acima e à direita. Selecionar opção Adicionar à tela inicial.

  9. Esse é o caminho dos COVARDES!

    O cadáver do ex-inquisitor está exposto. Assim que apodrecer, esses covardes virão a público dizer que “defendem a Justiça e Democracia”. O comportamento desses COVARDES é fruto do uma população igualmente COVARDE!

    Se NÃO houver a queda da “Bastilha”, nosso Presidente viverá Prisão Perpétua!

  10. Concordo com o Sr. Policarpo. NADA vai mudar se não formos em massa para as ruas. Vejam Hong Kong, milhões nas ruas. STF, STJ, STE são parte integrante do GOLPE e tudo vão fazer e desfazer para manter o presidente LULA preso.

  11. … Na prática, o eterno presidente LULA já está em prisão perpétua!
    Da masmorra da província agrícola de Curitiba, LULA somente sairá morto!
    E a gente faz de conta que não sabe disso!…

    1. Concordo. Antes de setembro já vai ser confirmada a outra sentença pelo TRF4 e a vida segue…

  12. Um hc para o hc de Lula, que já está, pasmem, há mais de sete meses esperando julgamento….se isso não é uma violencia juridica, não sei o que mais poderia ser…….que tenham a coragem de negar, mas que seja julgado…….

    1. Na prática, os fascistas estão negando não apenas o HC de Lula. Estão negando a Constituição, negando o Direito.
      Violência e barbárie é o que eles estão afirmando ao violar o Estado Democrático de Direito.

  13. … Cadê os frouxos parlamentares, governadores, prefeitos e demais representantes do PT para dizer ao mundo que o eterno presidente LULA está convocando o [verdadeiro] povo trabalhador brasileiro às ruas?

  14. Nunca antes na história desse paÍS BRASIL, HOUVE UM GRUPO DE MINISTROS DO STF COM TANTO MEDO, PODEMOS DIZER ATÉ, COM TANTO CAGAÇO, DE FAZER PREVALECER A JUSTIÇA., pois estavam tão acostumados a conchavos e remendos nas leis, sempre em prol de poderosos, que agora perderam o ritmo e só aceitam fazer justiça , se for a prazo, a longo prazo, para não MELINDRAREM seus antigos amigos e beneficiados em geral, da política e do empresariado. MAS ELES NÃO PODEM ESQUECER QUE A HISTÓRIA É CRUEL, MUITO CRUEL,COM QUEM NÃO É HONESTO E SÓ FAZ O QUE LHE DÁ PODER E BENEFÍCIOS.

    1. Não é medo. Eles são aliados e coautores do golpe, mas precisam passar de justos, então, cozinham o galo pra depois depená-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.