Folha, o gato que ruge

gato

 

A Folha publica hoje uma nota – bem ao estilo “folhice” que o jornal adota, esquecido de que não é o centro do mundo – que seria de morrer de rir, se não matasse antes de vergonha.

 

Defende-se de ser acusada do óbvio horror que tem dos governos do PT , nem tanto porque sejam daquele PT clássico, bem aceito  nos salões, tão frequente, mas do PT que acabou, empurrado pela realidade, assumido as práticas “populistas” do trabalhismo, dizendo que  “quem julga que a Folha persegue governos petistas deve dar uma lida nos comentários do então presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o jornal.”

 

Vi o assunto no Conversa Afiada e fui ler o texto.

 

É uma dantesca exibição de autoritarismo, mau-caratismo e sabujice que só às mentes transtornadas pela vaidade e pela pretensão, como as de Fernando Henrique Cardoso e a dos dirigentes da Folha pode ser “comprovante” do espírito democrático de ambos.

 

O “causo” se passou assim:

 

O ex-presidente diz que ficou ” inconformado com as colunas de Josias de Souza e de Clóvis Rossi sobre o Banco Nacional” que, descreve a matéria, “falido, recebeu ajuda do governo.”

 

Então, liga para Otávio Frias de Oliveira, dono do jornal, morto em 2007, e ouve dele que iria fazer os dois colunistas “engolirem” o que haviam escrito.

 

Josias diz que não foi isso que Frias fez, mas chegou na base “olha, será que você se importaria, o homem ficou desconfortável, magoou”.

 

E, claro, as colunas apressaram-se a dizer que “não era bem isso” o que haviam dito.

 

Imaginem se Dilma socorresse um banco da família do genro, ou ex-genro.

 

Imaginem se ela ao ser criticada – com muito menos agressividade do que ela própria experimenta, sem ter feito um centésimo disto – passa a mão no telefone e liga para  o Otavinho, herdeiro do velho, para reclamar.

 

Ele vai mandar “engolirem” ou o jornal vai abrir as páginas contra a “tentativa de calar a imprensa”?

 

Ia chegar para o Reinaldo Azevedo e pedir: “pô, Tio Rei, manera aí?

 

Então é simples assim ver  que a Folha é diferente, muito diferente da “crítica a todos” que diz fazer.

 

Faz, sim.

 

Com uns ruge. Com outros, mia.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Como dito no DCM: “Um jornal a serviço de Cunha”. Eu corrigiria pra “Um jornal a serviço dos tucanos de SP”.

  2. Ninguém mais lê,salvo os adeptos do FILHO DA MÃE,que é como se chama na minha terra,quem não assina o nome do PAI.Estão falidos.Somente se sabe da existência disso,pelos blogs.

  3. Só para ficar registrado aqui para que não viu a entrevista do Ciro gomes onde ele disse com todas as letras que A REVISTA VEJA RECEBE 100,000,000,00 ISSO MESMO CEM MILHJÕES DE REAIS POR ANO DO GOVERNO DE SÃO APAULO,

  4. Desavergonhadamente a gangue dos Frias, depois de aconselhar o picolé de chuchu a tornar os documentos do metrô ultrassecretos, disfarça com um editorial condenando a decisão do governador. A mesma pouca vergonha se deu com a crise hídrica: após a eleição, e com a vitória do senhor Opus Dei já garantida, a gangue Fria, que havia blindando, às custas de muitas 70 mil Implicâncias, o desgoverno Alckmin, enfim resolve soltar algumas notinhas sobre a tragédia Cantareira.

  5. .
    Atentar para o valor do dinheiro público doado por FHC para o Banco que tinha sua nora como diretora, e portanto gerava renda para a família do filho de FHC: R$ 4 bilhões a valores da época (1995), o que hoje seriam cerca de R$ 20 bilhões.
    Este é O VELHACO FHC.
    .

  6. Só sendo completamente míope para não ver que a Folha é o órgão oficial do PSDB, principalmente da ala do Serra.

  7. :
    .:.
    : * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra?S?il e postando:
    .:.
    ::
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ::

  8. Oi Damaceno. Por favor onde encontro a entrevista do Ciro com essa de 100.000.000? Isso é fato gravissimo. Eu nao dei cheque em branco e suponho que ninguem deu.Avançar no orçamento publico assim? Vou confirmar isso no orcamento. Entao e por isso que os caras querem Dilma e Lula fora. Tudo questao de grana
    Achaque. Grana pura para uns caras que perderam todas as condicoes de ganhar dinheiro no mercado. So furtando o publico mesmo. Isso se nao voltar metade pra fonte….

    1. Bem típico: tenta desqualificar o interlocutor para desviar do assunto principal: Teu jornal e o teu príncipe estão nus, há muito tempo. Vê se te emenda, cara!

  9. OK…Fernando, você acertou em cheio no arrazoado. Só não entendi a mudança da qualificação para “o gato de ruge”. É “Rato que Ruge” o título do filme que você parafraseou e que cabe muito bem na definição do caráter da Folha/Frias.

  10. Como confiar num jornal em que o “critico” de cinema deles de 2/5 para Mad Max – Estrada da Fúria, e 4/5 para o novo Quarteto Fantástico??

  11. Brito, não é por nada, mas uns trechos do livro do FHC são um nojo. Li um trecho (saiu na revista Piauí) de uma reunião dele com o PFL – é de uma vaidade tão… péra aí que vou ao banheiro dar uma vomitadinha e já volto. Acho melhor nem esperar o FHC falar pra gente esquecer o que ele escreveu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *