A Folha “tira o time” ou é sinal do que vem em 2017?. Por Nílson Lage

folhacorre

Padrão da imprensa americana no Brasil são as Organizações Globo.

Transformaram-se, de um grupo editor local entre outros em virtual monopólio nacional de comunicação graças a acordos feitos com interesses americanos e, hoje, dependem deles para não ser rapidamente esmagadas por outros interesses americanos supervenientes – do Google ao Facebook, Netfix etc.

O Estadão entra por antigo vício cafeeiro e o que resta dos Diários Associados por letargia pré-comatosa.

A Folha de São Paulo é diferente. Joga no time, mas tenta esconder o jogo – daí essa coisa estranha de, de repente, sair com um editorial como esse: “o que dissemos não foi bem assim, pode ser que seja diferente, vai ver que deu errado…”.

Tirando a hipótese (remota) de ser uma recaída do espírito crítico original que o Otavinho implantou, com boa estratégia de marketing, no final da ditadura militar, pode representar uma antecipação da nova realidade que se se implantará em 2017: a recessão nas ruas, o desemprego das massas, a consciência da perda de direitos dos trabalhadores, o lento esclarecimento dos meios militares; os investimentos deslocados para os Estados Unidos atendendo à nova politica do Presidente Trump e o consequente desvio de atenções agora voltadas para a agenda brasileira.

Do ponto de vista dos coordenadores e principais gestores, o golpe já obteve os resultados basicamente esperados: levaram ao estagio de liquidação a Petrobrás e a engenharia brasileira, penetraram segredos industriais e militares e, cooptando o Judiciário, criaram uma crise institucional e de confiança que ninguém sabe como terminará.

Essa história de direitos dos trabalhadores, o bote armado sobre as verbas de educação e saúde, o interesse em terras produtivas etc. são interesses secundários, ainda que poderosos. Poderão ser descartados?

Estará a Folha se habilitando a ascender na era Trump e no pós-Globo?

Se for isso, é jogo arriscado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Brito, isso é pura demagogia e cinismo da “Foia”, que ao fazer esse editorial canalha quer vender a ideia de que não foi uma das principais responsáveis pelo golpe e pelo crescimento assustador do fascismo em terras tupiniquins. Basta ver a generosa boquinha dada para o babaquara do movimento dos babacas livres, o Kim Becil (um fedelho que orgulha-se de ser um ignorante e fascista). Estão ensaiando um pedido de desculpas a la Globo, como fizeram 50 anos depois do golpe de 64. Mas agora, sem os militares para os protegerem e com o país a beira de uma convulsão social, tentam “peidar”, sair de fininho e acusar os outros do que eles mesmo fizeram. Só enganam os bucéfalos fascistas que, infelizmente, habitam o blog. Use a plataforma disqus Fernando e dedetize seu blog!

  2. As esquerdas como um todo deve tratar a modia como oposição ao país, trairam a nação e devem pagar pelos crimes que cometeram.

  3. Quero (e como quero) estar enganado. Mas, ao que parece, a Folha já iniciou o que deve ser o mote a partir de 02/01/2017. ELEIÇÕES INDIRETAS. O mordomo de vampiro já cumpriu o papel que os tucanalhas deram à ele. A partir de agora ele vai sofrer o mesmo que foi imposto à presidenta Dilma: ataques diários até que renuncie ou o STF julgue a chapa Dilma/Temer culpada. O que não é difícil para um grupo de acovardados e que é parte do golpe.

    1. É muito provável.Povo nas ruas! Paralização Geral! Só assim eles entendem.

  4. É assustador que a FOIA, com suas capas canalhas contra qualquer coisa que falasse mal do Lula, agora venha dizer que a lava a jato fez coisas erradas. Que canalhice!

    1. e o pior é muitos LEVAM A SÉRIO ESSE JORNAL! nosso destino é a Falencia, como aliás, já estamos indo!

  5. A Folha é canalha, farisaica. Ela bate a carteira da gente e corre gritando pega ladrão. Lobo em pele de cordeiro. Democrata até a pagina 16. Pérfida!

  6. O golpe não teve a ver com corrupção e sim com TRAIÇÃO!

    https://dinamicaglobal.wordpre

    CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA:
    “Art.
    13 da Lei 7.170/83 – Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de
    existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são
    classificados como sigilosos.
    Pena: reclusão, de 3 a 15 anos.”

  7. Concordo com o C.Poivre. O crime q cometeram está capitulado: art. 13 da Lei 7.170/83. E a lista de indiciado é longa, inicia-se na republiqueta do Paraná e se estende até o suprimindo.

  8. A meu ver isso não é novidade é como aqueles comentaristas de jogo de futebol, eles falam que um time está melhor porém o outro chuta mais no gol e que até a hora que o jogo acabar pode qualquer um ganhar, assim é a folha. O comentário do Brito tem algo a pensar com a frase “o lento esclarecimento militar”. não há lentidão não há nada a se notar e nada nos é esclarecido, mas acredito que não seja possível ver que o Brasil fora tomado por forças alheias aos militares, não é possível que não estejam vendo o que o judiciário e políticos corruptos estão fazendo, uma nação não pode ser assaltada dessa forma e ficar por isso mesmo, um juiz mesmo que maluco e sem noção não pode destruir uma nação dessa forma, era sim possível prender essa turma toda sem destruir o Brasil, foi má fé, falta de visão patriótica e estratégica, colocaram um juiz comum com ambições desnecessárias para cargo e causou um estrago mil vezes maior que a sua solução para o problema, isso não é e nem nunca foi juiz é um mal justiceiro e acima de tudo um politico. A velocidade que a turma do GOLPE que desestabilizou o país o assalta e inimaginável, os militares não podem deixarem eles fazerem o que fazem, o Dinheiro enviado ilegalmente para a Suíça não poderia ter ficado lá ou onde quer que esteja, deveria voltar para cá, o GOLPE foi por causa da ZELOTE e do dinheiro na Suíça eu acho que é hora dos militares acordarem, jogaram irmão contra irmãos e dividiram o país para assalta-lo, algo deve ser feito antes que seja tarde demais, cumpram a lei de segurança nacional ou não restará nada do Brasil para os brasileiros.

  9. o pior,e que parece que as forças armadas estão anestesiadas,não sabendo a gravidade de tudo isso,estamos perdendo nossa soberania nacional,tufo por causa desses de putados,senadores e juízes que estão a serviço dos EUA>

  10. Acho que agora chega a hora dos protegidos, então vamos manerar com nosso amigos, coersiva, ora são para os outro, aqui não gavião

  11. Nem li o artigo todo da Folha, mas só por alguns trechos já vê-se que é ouro de tolo: “via legítima da constituição”; “velocidade exemplar de (República) Curitiba”… não me engana..

  12. É como diz um Blogueiro na sua página: Os maiores Culpados por esta insana violência é a Globo e a Lava Jato. Eles estimulam e cultuam este tipo de procedimento. Eles sabem que é verdade e seus vetores são as Redes sociais comunicantes deste ódio.

  13. A mídia criou o exército de cidadãos unilateralmente informados, que hoje são chamados de coxinhas. E hoje a mídia vive em função deste exército, escreve para ele, apresenta para ele, representa para ele. Vive em mundo de fantasia, onde a realidade é constantemente deformada, maquiada, distorcida, evitada. Vive do parasita supra-real que ela inoculou na criatura que ela imobilizou. Mas a realidade muda e o pensamento coxinha ameaça mudar em mil direções, inclusive as mais radicais, exemplificadas agora pelo auto-terrorismo de Campinas. Claro que não haverá como manter tanta gente unilateralmente informada e ordenada, pois nem nos EUA conseguiram esta proeza, e Trump está aí para provar que a grande mídia conservadora americana inteira, muito mais poderosa que a brasileira, poderia, e pode, e pôde ser derrotada. A mídia do Brasil também será derrotada, agora não mais apenas nas urnas, mas no tablado da realidade cotidiana. O pensamento coxinha está evoluindo, e causa compaixão ver o desespero da mídia conservadora a tentar manter a estabilidade ideológica de um rebanho que teima em evoluir. Isso está causando desorientação em diversos pontos da mídia, e está minando a uniformidade de ação que foi alcançada com o golpe, porque não mais está claro para os golpistas que caminho seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *