Força da denúncia de Janot é delação de Funaro, não a de Joesley

Li as 245 páginas da denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra Michel Temer, Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Rocha Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco e o que nela se percebe é que a delação de Lúcio Funaro deu a ela o que faltava em toda a história bandida que, já há tempos, sabe-se que marca o preço cobrado pelo PMDB para permitir que Lula e – durante algum tempo – Dilma Rousseff pudessem governar o país. Deu valores, datas, locais e recebedores de centenas de milhões de reais que eles cobraram por favorecimentos a  grandes grupos empresariais.

A denúncia se inicia com a velha cantilena dos “espaços” pedidos pelo PMDB a Lula, estendendo-se 18 páginas para reconhecer que, de outra forma não há como  um “governo conquistar ampla base política e de ter êxito na aprovação de suas medidas no parlamento. Alianças, negociações e divisão de poder são da essência da política e é dessa forma que usualmente se obtém maioria para governar.

Só depois é que a peça adquire musculatura, com a citação dos negócios feitos, os recebimentos efetuados, com datas, locais e identidade dos recebedores, além de documentos que mostram as transferências de valores para o exterior.

Para os acusados que ainda estão soltos (além de Temer, apenas Moreira Franco e Eliseu Padilha) é um festival de indícios, inclusive na profusão de contatos telefônicos e cibernéticos sobre os desvios que lhes  são imputados. Se fosse no governo do Sudão, a esta hora, Moreira e Padilha seriam ex-ministros.

Quanto a Temer, que só pode ser processado por crimes ocorridos no exercício da Presidência, aó é que entram as gravações/delações da JBS, para provar que a organização criminosa que ele chefiava continuou ativa depois de sua ascensão ao poder e que estimulava a distribuição de “cala-bocas” a Funaro e Cunha.

Em relação a ele, a novidade é desenhar, com nitidez, o “conjunto da obra” da quadrilha que comandava.

Em meio a esta sordidez descrita, sobra sordidez àquele que a descreve. Janot vale-se de um suposto acordo que, por interferência de Temer, a atual direção da Petrobras teria firmado com a termelétrica dos Batista para achar um “vínculo” com o “escândalo da Petrobras” que lhe permitisse buscar a prevenção de Sérgio Moro para processar os dois “ex-colaboradores” Joesley Batista e Ricardo Saud.

Um “troço” jurídico indescritível, que faria o juiz de Curitiba prevento para todo e qualquer ilícito que acontecesse na empresa, até o final dos tempos. Só mesmo se o Supremo Tribunal Federal estiver mais acoelhado diante de Moro do que já se sabe que está (daqui a pouco mostro um lance pitoresco que o ilustra) para aceitar a tese absurda.

É apenas o retrato da pequenez demagógica de Rodrigo Janot, que busca com isso garantir a interdição permamente de Batista e Saud, graças as “alongadas prisões de Curitiba”e, quem sabe, se proteger dos “rabos” que sua desastrada negociação com eles deixou.

Temer tem o escudo da maioria, ou pelo menos um terço, da Câmara. Mas o que resta do seu “núcleo duro”, Moreira e Padilha, ficam em situação insustentável.

 

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Pobre continente BRASIL o mas rico e ao mesmo tempo o mas miserável
    Sinal dos tempos

  • ... Na leitura do matuto velho, a força da denuncia de Janot vem das investigações, pareceres e relatórios da Polícia Federal!

    • errata

      ... denúncia... (em vez de ... 'denuncia' ...)

  • Pior é ouvir do Gnomo Corno, que senta a bunda velha na cadeira mais importante do País, que : "...nós somos poderes constituídos..." Com a cara de pau e de vampiro de sempre, ele o grande Golpista junto com Aécio se acha "poder constituído"...se acha legítimo !!! Mas Janot é o Patético Geral da República...Já...foi !!!

    • ... Depois de ouvir a nota oficial do Palácio do Planalto produzida pelo marqueteiro do Demônio MT do Palácio do 'Urubu' do Planalto,
      uma trivial constatação:
      nunca [NUNCA!] uma nação foi tão humilhada!
      Sim, o Inferno é aqui!
      E 'nois'?
      Um "rebanho" de frouxos!

    • ... O infame &$ depravado MT quis dizer que 'elle' é "o poder possuído pelo Satanás"!

      Passa régua!

    • … O infame &$ depravado MT quis dizer que ‘elle’ é “o poder possuído pelo Satanás”!

      Passa régua!

  • Quem assistiu o Jornal Nacional de hoje, duvido que não tenho tido vontade de cuspir na cara dos bandidos que tomaram Brasília de assalto em 2016. É estarrecedora a denúncia do Janot. O único objetivo da quadrilha, quintilha, sextlha sei lá quantos do PMDB estão envolvidos, ao derrubar Dilma Rousseff foi se livraremos da Lava Jato e intensificar a roubalheira. Ladrões, canalhas, podres nojentos. Bolsonaro votou por Temer. O PSDB em peso votou por Temer. Doria votou e e amigo de Temer. Paulinho da Força votou em Temer. Marta votou em Temer. Cristóvão e Romario votaram em Temer. Janaína defendeu Temer. Bicudo avalizou Temer. Cunha comandou a
    O golpe de Temer. Caiado votou em Temer. Aécio é amigo e votou em Temer. Anastasia foi relator a favor de Temer. O golpe fica a cada dia mais claro e mais evidente,. Canalhas, ladrões, bandidos, traidores, Judas. A Globo avaliou o golpe. O crime de lesa pátria e incomensuravel . Vai ficar assim coxinhada?

    • Há quem puder ou quiser responder a seguinte pergunta: há a possibilidade do presidente Temer , uma vez nos EUA , na próxima semana , ter concluído que a denúncia do Janot é indefensável e que julgado será condenado e preso . Anunciar em Nova York o sua renúncia e pedir asilo as autoridades americanas?

  • O pig e o juizeco globeleza darão um jeito de culpar o Lula por tudo.

  • Temer, o homenzinho mais nojento da historia do Brasil.

  • O Brasil de Lula e Celso Amorim - para citar apenas esses dois -, com o golpe político-jurídico-midiático-policial, se transformou nessa canoa furada, E em tão pouco tempo.
    Parece que o jeito é esperar pela solução geral que Trump e Kim Jung estão preparando.

  • Da Série 'Do Boteco do Janot'!
    De tão golpista, Janot 'O Dúbio'! 'O Ambíguo'...

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    GOLPE FOI DADO PARA FREAR LAVA JATO, DIZ JANO

    Ao denunciar Michel Temer por obstrução judicial e organização criminosa, o procurador-geral Rodrigo Janot fez uma consideração importante: o golpe de 2016 teve como finalidade estancar a sangria da Lava Jato. Ou seja: foi um golpe a favor – e não contra a corrupção. “A crise dentro do núcleo político da organização criminosa aumentava à medida que a Operação Lava Jato avançava, desvendando novos nichos de atuação do grupo criminoso. Nesse cenário, os articuladores do PMDB do Senado Federal, em especial o Senador Romero Jucá, iniciaram uma série de tratativas para impedir que a Operação Lava Jato continuasse a avançar. Como não lograram êxito em suas tratativas, o pedido de abertura de impeachment da Presidente Dilma Rousseff”, escreveu Janot; paradoxalmente, Janot também se posicionou contra a anulação do golpe nesta quinta-feira

    14 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 19:06

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/317303/Golpe-foi-dado-para-frear-Lava-Jato-diz-Janot.htm

Related Post