Não me surpreendeu – e quem leu o post que escrevi bem cedo é testemunha – a atitude de reserva manifestada por Lula ante os manifestos pró-democracia e antibolsonaristas.
Ouço, há 40 anos, que “o momento é de união”, desde que os “luas pretas” do MDB queriam que toda a oposição ao regime militar deveria ficar sob o seu “guarda-chuva”, desde que quem controlasse o cabo do guarda-chuva fossem Tancredo Neves, Thales Ramalho e Ulysses Guimarães.
Lula também ouviu, como Leonel Brizola dizia, este convite a formarmos uma “geleia geral”, como se todos fôssemos iguais e tivéssemos os mesmos caminhos para o Brasil.
Não era assim no início dos anos 80 e não é assim agora.
Formar uma frente exige definir identidades e marcar o ponto de separação. É como dizer: vamos juntos até ali, depois nos separamos.
O primeiro passo para a formação de uma frente com coerência é que dela não sejamos partes apenas individuais, mas como parte das instituições da democracia que queremos defender: partidos, sindicatos, associações, todas as representações que formam uma sociedade madura.
Os últimos movimentos “geleia geral” que tivemos foram desastrosos: as “jornadas de junho” de 2013 e o impeachment de Dilma Rousseff foram caminhos que nos levaram ao que temos hoje.
A formação de uma frente, necessária e imprescindível, jamais se fará com a perda de identidade. CUT e Globo não são iguais; Fernando Henrique e Lula não são iguais. PT e MBL não são o mesmo. João Dória e Guilherme Boulos, muito menos.
A união possível é pela preservação das liberdades democráticas e o horizonte é a normalização da vida política, que não pode ser definida pela disputa judicial-policial, mas por eleições.
É preciso que isso fique claro, ou estaremos enganando a população e apostando numa “solução” que elimine o psicopata mas mantenha a crueldade da psicopatia.
Por deixar de lado estas diferenças de identidades as “diretas-já” terminaram em José Sarney e o antisarneysismo em Fernando Collor de Mello.
A direita, como não tem mais símbolos, está ansiosa por uma “geleia geral”, porque Jair Bolsonaro lhe roubou grande parte de seu eleitorado.
A esquerda, por sua vez, pode abrir mão de tudo, menos de não aceitar uma solução que mantenha o bolsonarismo sem Bolsonaro.
View Comments (28)
O quer a frente ampla?!
Cassação da chapa? impeachment? Um bozo comportadinho, enquanto jegues toca o terror? Continuar o faz de conta pré-pandemia?
Espero que a esquerda não caia nessa armadilha dos donos da grana .
Beleza e vcs querem governar sem a imprensa, sem os empresários e sem o centro e a direita? É essa democracia do PT? Politica em uma democracia é a ARTE de conjugar interesses em comum e qual o principal interesse agora? Tirar o nazista do poder! Pronto só afirmar isso e se juntar aos que defendem a democria delimitando até onde o partido gostaria de apoiar! Agora se omitir qdo nossa democracia corre o maior perigo na história é ser COVARDES e anti-democrátas! A injustiça com Lula e Dilma será cobrada depois qdo tivermos uma justiça que funcione em ser essa LavaJatista!
Não tem como voltar no tempo senhores!
Golpistas de 2016, defensores da quadrilha da Lava Jato e eleitores de Bolsonaro, que colocaram nosso país nas condições de hoje, querem apoio e ajuda das esquerdas fajutas e festivas. Um bando de traidores e golpistas. Se juntar a fhc, huck, roberto freire, tarso genro et caterva? -- NÃO!!!
Depois, quando tirarmos essa hiena miliciana, o que não depende deles, Poe enquanto dos corruptos maia, alcolumbre e seu bando venal, virão cobrar a preço de ouro, chantagear. Bandido é bandido. Eles não têm força para tirar o governo que colocaram e querem se pendurar nas esquerdas “honestas”. Depois, a turma decente do PT, vai chorar de arrependimento. O PT não precisa disso, só de gente idealista que esteja, realmente, disposta a lutar. Como disse a Dilma: “A VIDA REQUER É CORAGEM”.
fhc, huck, roberto freire, tarso genro --> Todos eles defendem a ciência, não defendem ditadura, nem aparelhar STF , nem matar a população como o genocida está fazendo. Ninguém é totalmente mal ou bom, mas se existe pauta em comum para um mal MAIOR tudo é possível DESDE que se delimite a pauta! Vcs não enxergam o perigo desse governo? Se eles enxergam pq não nós? Eles estão com medo... alguns arrependidos das merdas q vc citou isso é óbvio! Vcs querem governar como? Só com os "justos"? O país tem pelo menos 30% de pessoas escrotas e se o PT assumir o poder coisa q eu duvido nos próximos anos vai ter q governar para essa laia tb! Não tem como "julgar" os crimes deles em um momento onde a própria justiça está sendo atacada! ACORDEM!
Este movimento já nasce Desonesto pela sua própria natureza. Para que haja união é necessário que haja confiança, honestidade de propósito e de princípio. Ele só terá alguma credibilidade se os CANALHAS e os PÉSSIMOS CARÁTERES, incluída a imprensa hegemônica, vierem a público e PEDIREM PERDÃO pelos crimes de calúnia e ódio que impuseram ao Partido dos Trabalhadores e ao seu grande líder Luís Inácio LULA da Silva. Comparar este movimento ao DIRETAS JÁ é cometer um crime contra a honra daqueles homens, daquelas mulheres que foram cruelmente torturados e assassinados pelos Gorilas Verdes-Oliva Assassinos e ainda àqueles que estão vivos mas não se afastaram dos seus princípios de igualdade e fraternidade.
Frente ampla meus ovos, passar o pano nem a pau, sem um pedido de desculpas formais, ao PT, ao Lula e sem o julgamento, pelo STF, do impeachment de Dilma, esqueçam " frente ampla ", ou melhor, imbróglio amplo.
Essa frente ampla é conduzida pela globo golpista que quer se reabilitar. Não se reabilitará por que é movida de ódio ao povo pobre.
Para ela pobre só interessa na hora de votar, fora isso, que se explodam.
O Reinaldo Azevedo disse no programa "O é da Coisa" que o Lula não tem credibilidade para criticar a frente ampla. Morri de rir. Para ele FHC e sua turma tem credibilidade, menos Lula e o PT. Lula criticar Guedes e se plano de morte - para Reinaldo Azevedo - é maior dos absurdos, enaltecendo ele a "reforma da previdência" - em minúsculo mesmo - que ferra o trabalhador brasileiro.
Reinaldo Azevedo nunca deixou de ser Reinaldo Azevedo, só trouxa se engana com ele, ou com Marina, ou com FHC, ou com Ciro,... Lula continua certíssimo.
Que posição
Aliás, omelete sem quebrar ovo é uma receita recorrente no atoleiro político brasileiro, cada vez mais enlameado.
Quem da esquerda apoiou o Cunha tirar a Dilma???
Mania de querer dizer que os protestos de junho de 2016 é ruim por birra ou arrogância.
Estive nele, a Dilma, PT e cia deveriam ter feito auto-critica; o comodismo deles em ignorar seus erros resultou na falta de apoio popular contra o golpe e nas pessoas de centro que queriam alternância de poder e votaram no Bolsonaro
Frente Ampla para cassar a chapa Bolsonaro-Mourão e realizar novas eleições diretas.
Frente Ampla sem IDOLATRIA, pela Democracia.
A mesa de reunião NÃO pode ter cabeceira.