“Good times are coming back, baby? “

 

anjos

Em 2001, o sertão nordestino vivia uma seca semelhante à deste ano.

Em 2001, o Brasil tinha na Presidência um sociólogo que montara em jegue e usara chapéu de couro para se mostrar “nordestino” como milhares de nós, ou de nossos antepassados (os meus, de Alagoas).

Em 2001, Aécio Neves era Presidente da Câmara dos Deputados.

Em 2001, não havia Lava Jato, Sergio Moro, Joaquim Barbosa e o Ministério Público, ao que se tenha notícia, não tomara nenhuma providência contra os negócios da privatização feitos “no limite da irresponsabilidade”.

Em 2001, não se pedia impeachment, não davam importância a “pedaladas fiscais” e não era pecado estourar a meta de inflação: bastava uma carta se desculpando ao FMI.

Em 2001, morria uma criança a cada cinco minutos no Brasil.

De fome.

Bons tempos aqueles, não é?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

    1. Alex, não aqui em meu Nordeste aqui somos Lula/Dilma, você acredita em pesquisa de paulistas. São Paulo é o Estado do Golpe, nordestino a favor o golpe só alguns que são escravizados em São Paulo, golpe aqui não passará. VIVA LULA VIVA DILMA!

    2. Você é um trolha. sua afirmação é tão falsa como reporcagem da veja. Vai procurar uma rola alex. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado. Monte de incompetentes.

    3. Por favor parem de responder o Alex/Cloves, eles se acham com moral, por comentário, e sobe a cotação, quando alguém responde.

  1. Bem que a Dilma podia dar uma ajudinha aos progressistas e ao país. Só falta ela para dar um soco na mesa ( deveria ser a primeira ) e acabar com a esculhambação e o furdunço. Tenho andado desanimado . Caso faça uma reforma ministerial ( se ainda der tempo ) , não ficaria surpreso se mantivesse o mercadante frias , o zé das couves e o levy , além do famigerado ajuste do retrovisor que só leva ao passado mostrado no post e no vídeo. Será que vai acordar ?

  2. É isso que alimenta a DIREITA.Ou seja,o sofrimento do povo pobre.Por que nasceram?Tam mais é que morrerem,pois teimosamente,nasceram!Somente vieram ao mundo,para atrapalhar nossos sonhos!A DIREITA,vive disso.Ah!E aplaudir os RICOS!

  3. Entendo os que, apesar de tudo, não enfrentaram grandes dificuldades naquela época.
    Aceito os que eram crianças ou muitíssimos jovens naquele momento.
    O que não consigo aguentar é um conhecido meu, que chegou a ficar dois anos de desemprego, que foi chamado de velho com pouco mais de 30 anos, que tirou filho de escola particular para pôr na pública (fim do mundo pra ele) e que, desde 2006, sempre vota no PSDB e faz, 24 horas por dia, campanha contra Dilma, Lula e o PT.
    O cara já está beirando os 50. E não aprendeu nada.
    E se eu mandar esse post pra ele, vou ouvir xingamentos por uns 10 dias seguidos.

  4. Tem que ser “muito” e não só um idiota, para querer o Brasil de volta à essa Miséria. Que era antes da era Lula.

  5. O projeto de futuro dos direitistas é trancafiar a juventude pobre e negra desse pais com a redução da maioridade penal e até a eugenia já pautada por representantes dessa vertente.

    A elite branca não se conforma com um projeto social de inclusão tal como as cotas nas universidades e a distribuição de renda mediante o bolsa família e o real aumento do salário mínimo.
    #retrocedernuncamais

  6. É triste, mas é tudo verdade o que está relatado no post. Só tivemos trégua da desgraça que era o Brasil quando o Lula se elegeu presidente. É pena o brasileiro sofrer de aminésia, ser massa de manobra e, ainda por cima, simpatizar com os políticos que querem que o país volte a ser terra arrasada.

    Aliás, aonde está o tal Cloves que tanto gosta de excretar seus comentários nesse espaço??

    Ele deveria ler esse post e assistir ao vídeo.

    Entao, Cloves, diz aí como era na época do seu ídolo da direita e padrinho do seu querido Aécio – o sociólogo moralmente falido Fernando Henrique Cardoso.

    Claro que voce nao dar um só pio. O traço de identificaçao dos defensores da ideologia defendida pelo psdb é ser massa de manobra além de sofrer de analfabetismo político cronico.

  7. O atual STF é covarde. Como era o STF em 2001?

    Pela que a covardia do STF esteja dando força para o fascismo.

  8. A globo tem medo do Pmdb, seu inimigo historico e hoje poderoso. Por isso mudou a pauta do impeachment.

  9. Caros amigos, o que o PT fez, nenhum partido da terra faria. Mas agora é tarde para explicações. O PT fez o brasileiro ter um orgulho maravilhoso, de sua terra e de sua gente, que desde o governo Juscelino o Brasil não conhecia. Mas o golpe já foi dado, só falta o assalto final ao carimbo de legitimidade. Vai ser tudo legítimo, na base do “ora, por favor, a roubalheira estava demais”! Mas saibam que o golpe foi dado por gente que não é brasileira. O golpe veio de fora do Brasil, já que com espionagem de alta tecnologia, até uma ida ao banheiro do hotel pode ser motivo para derrubar um governo ou uma instituição, desde que se disponha também do controle da mídia.

  10. Viajei pelo sertão do NE em 1975, vi in loco aquilo que os desenhos do Henfil expressavam e pareciam exagero. Peguei a seca, cheguei a ficar dois dias num calor imenso sem poder tomar banho, vi criança tomando água salobra de poça e carcaças de boi. O Brasil era um dos países do mundo com mais crianças cegas por subnutrição e teria bastado um bife de fígado por mês para que não ficassem cegas. Uma quase sub-raça, de baixa estatura, habitava o NE devido à sequência de gerações subnutridas (o Bolsa Família está revertendo a baixa estatura). Só nos anos 80 iniciou-se um trabalho de queda de mortalidade infantil através da Pastoral da Criança da Zilda Arns. Prefeitos punham os cidadãos nos paus de arara e enviavam para o sudeste maravilha. Em 1978 viajei pelo Mato Grosso e vi o resultado dessas “frentes de trabalho” (coisa horrível) descritas por um comentarista aqui do post – punham as pessoas em lugares com estrutura só para se morrer. Enfim, o que vi ficou gravado na minha mente e na minha alma, é indelével, não vai dar para esquecer.

  11. Cobrar por “pedaladas fiscais” é discurso de golpe , é coisa de derrotados que não aceitam o espirito da democracia — onde sempre um vence , jamais o que teve menos votos deveria considera-se derrotado !

    Na democracia quem perde tem a importância de sugerir rumos , jamais trabalha por uma destituição dos que venceram !

    O espirito do psdb é de um derrotado que insiste em não querer se por em pé para que a fluência da democracia se faça na sua plenitude !!

  12. Entre 1998 e 2002, morriam, na minha cidade de Maringa, no minimo uma pobre alma, a cada 15 dias, sem atendimento, nas filas do HU.
    Tempos “bons”, que os limites/da irrespnsabilidade nos traziam.

  13. Estava em junho no sertão da Ba,ia de uma cidade maior,em direção a uma cidade bem pequena,passando por outras também pequenas,Ia de van e o rádio da van ligado e um cara no rádio da cidade maior,falava mal da presidenta,viajava-mos em asfalto feito pelo PT,os postos de saúde com médicos foi o governo municipal do PT que fez,os ônibus escolares foi o governo que deu, a luz e cisternas foi o PT que fez,ora não era para o dono da van, desligar o rádio e não dá ouvidos?
    parecia estar gostando,os pasageiros idem dar trela e fama quem NADA faz,a não ser falar mal de QUEM FAZ,que coisa triste.

  14. Morei no Vale do Jequitinhonha entre os anos de 1986 e 1990. Trabalhei em um Projeto Social na cidade de Palmópolis e testemunhei de perto a fome e a miséria. Em 1997 estive no município de Itacarambi no Norte de Minas e o cenário de fome e desolação era uma verdade. Estive em vários destes municípios novamente em 2013, 2014 e início de 2015 e sou testemunha das mudanças que ocorreram. Parece que estamos vivendo dois mundos de diferentes. Além disso, moro no município de Ribeirão das Neves na grande BH desde o início dos anos de 1990 e trabalhávamos com o Comitê de Combate a Fome e a Miséria (aquele do Betinho), entre as muitas ações, fazíamos mais de 250 cestas básicas por mês e era insuficientes diante da quantidade de gente que necessitava. Hoje ainda nos reunimos, mas não precisamos mais de fazer filantropia, as políticas sociais dos governos Lula e Dilma produziram um efeito espetacular. Por isso, penso que somente os cínicos e os ignorantes ainda querem voltar o passado.

  15. Brito, por que aparece esta mensagem

    tijolaco.com.br | 404 – Page Cannot Be Found
    TIJOLACO.COM.BR

    quando publicamos um link de sua página no Facebook se mesmo com esta mensagem o link funciona perfeitamente e abre a página corretamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *