Há menos de um ano, Marina Silva não conseguia reunir meio milhão de assinaturas para formar sua Rede Sustentabilidade.
Hoje, diz o Datafolha, ela teria 100 vezes mais pessoas – 51 milhões de brasileiros – dispostos a entregar-lhe não o comando de um partido, mas o comando de suas vidas e seu destino.
Mesmo que a gente já saiba que pode haver aí alguma “bonificação” das pesquisas, é um fato concreto que ela é a candidata de uma parcela expressiva de brasileiros.
A ilusão de que não há um fato real turbinado no irrealismo estatístico das pesquisas é um erro que só nos leva à confusão e à perda da capacidade de combate.
Os números podem ser irreais, o que importa? É apenas parte da máquina de propaganda que já se enfrentou e sabia-se que não seria diferente agora.
O projeto de Brasil justo e desenvolvido está, de fato, em perigo.
O que produziu isso?
A resposta é a mais simples possível, evidente a todos: a mídia.
Nada se parece mais com Marina Silva que a eleição de Fernando Collor de Mello.
É um factóide destinado a produzir um único efeito: derrotar Dilma e Lula, como Collor destinava-se apenas a derrotar Brizola e o próprio Lula em 1989.
Só que agora, para derrotar o projeto nacional-desenvolvimentista que ambos representam.
O que era Collor, senão um político local transformado pela mídia em “caçador de marajás”, tanto quanto a “nova política” diz ser a negação dos vícios da democracia brasileira, não importa que reproduzindo e empolgando tudo o que há de mais retrógrado neste país que, sem cerimônia, migra de Aécio Neves para ela?
É um cogumelo – que brotou mais rapidamente, é verdade, porque a mídia, na esteira de uma tragédia, a transformou, em 15 dias, em tudo o que ela não é – mas também algo sem densidade, sem projeto, sem nada que seja a sua imagem de mulher autoritária, sempre capaz de projetar-se como não-política, embora o seja há 20 anos, e uma moralista.
Marina ainda pode ser evitada, mas não com uma campanha insossa e “propositiva”.
Marina não propõe coisa alguma senão o que já propunha Aécio Neves, sem o mínimo sucesso.
Seu trunfo é, alem da exposição nauseante na mídia, a despolitização do país.
Despolitização que boa parte do PT ajudou a se construir.
O Datafolha solidifica o que já está claro para todos.
Marina é a candidata da direita e a sua penetração na juventude e na classe média emergente é fruto de uma visão limitada de que o progresso social, sem polêmica, sem debate, é o bastante para fazer vitorioso um projeto político.
Só há um discurso correto para enfrentá-la: é dizer claramente ao povo brasileiro que ela é a negação deste progresso.
Que, por detrás de sua figura frágil, estão as forças que fizeram tudo o que este país procurou vencer nestes 12 anos.
Mas o PT e o Governo comportam-se de forma tímida e covarde diante disso.
Tornaram-se “pragmáticos” e não reagem com a coragem que a hora exige.
Parece que há um temor reverencial que, no máximo, permite-lhes dizer que é inexperiente.
Pode não ser experiente em administração, embora o mais correto seja dizer que nisso é desastrosa.
Mas Marina não é inexperiente, porque há uma década constrói um processo pessoal de poder, pulando de galho em galho e não hesitando em conspirar contra tudo que a tornou uma personagem conhecida.
É preciso dizer claramente ao povo brasileiro o que sua candidatura significa, ainda que isso possa não ser o mais “simpático” eleitoralmente.
Que ela é a candidata das elites que Aécio Neves não conseguiu ser e que suas poucas propostas em nada diferem das do tucanato em ocaso: liberdade total ao capital financeiro, destruição da “era Vargas” que Lula representou, ruína do projeto nacional.
O povo brasileiro não a identifica com isso, até porque ninguém o diz.
Porque a construção da Marina candidata é feita de vazio e não se derrota o vazio sem conteúdo.
Não é desaparecendo ou calando que vamos contribuir para que o povo brasileiro compreenda o que está em jogo.
Nem tratando Marina Silva como uma “pobre coitada” a quem faltaria capacidade.
Ela a tem, sobretudo a de se emprestar às piores causas sob o discurso da moralidade.
Quem não tiver coragem de enfrentar o que ela representa, não merece representar algo diferente.
75 respostas
Sabemos que Marina tem votos, sabemos também da manipulação, erraram até na soma, ultrapassa 100%, estou trabalhando e não sinto esse gelo nas pessoas e essa empolgação, pelo menos aqui no Nordeste, no que depender de nós, estamos com Dilma, força,fé, esperança e verdade. Não sei aí pelo sul e sudeste, principalmente.
Cadê a pesquisa do Vox? Será que não vai sair? Só acredito nela, mesmo assim estamos trabalhando firme.
Não concordo com a autoflagelação da esquerda.
Não acredito na pesquisa que muda o nordeste de segunda feira para cá (ibope para datafolha).
A estratégia de campanha tem que mudar, para encarar os novos acontecimentos.
Há uma semana a blogosfera toda acreditava que bastava Dilma mostrar no horario gratuito as realizações de seu governo. Entretanto, o que está se vendo é que os mais beneficiados nestes doze anos é que estão pulando para o galinheiro da Marina. Além disso, as pesquisas também mostram que mais de 60% dos eleitores não assistiram nenhum programa eleitoral até agora.
O Vox Populi está fazendo apenas pesquisas internas para o PT.Pelo que ouvi, a situação é de empate técnico para o segundo turno. Ou seja, a luta vai ser dura até o fim. A militância do PT tem que se mobilizar, se é que ela ainda existe.
Ela mostra os flancos que a matam. A BANQUEIRA. ELA JÁ ESTÁ MOSTRANDO QUE NÃO É O QUE DIZ. O que estou vendo é que as pessoas estão achando tudo estranho.
E é estranho. Por toda parte a estranheza toma conta de todos, porque não existe de fato este enorme crescimento de Marina, mas a raiz de tudo são as pesquisas fraudadas, fonte de indução que pode levar à aceitação de todo este engodo como sendo um fato consumado. É uma enorme articulação, verdadeira operação de guerra que não se restringe à atuação da mídia nem dos institutos reacionários e dos trabalhadores de aluguel das redes sociais, cujo árduo trabalho os faz parecer milhões quando são poucos. Neste momento o mais importante trabalho de mistificação se dá nos institutos de pesquisa da direita “business”, que elaboram e criam o resultado incendiário que a mídia depois alardeia. Realmente, é preciso desmascarar a candidata e seus objetivos, já que não se pode atacar tudo o que está por trás dela, que não é pouca coisa e não se restringe apenas ao território nacional. Deve-se atacar a ela, Marina, despi-la da aura falsa de promessa pura e dourada, ela que é o produto final final de todo este esforço épico de derrubar o projeto de Brasil como nação forte, socialmente justa e independente. Mas como? De todas as formas possíveis, deve-se tentar destruir este engodo midiático-político de todas as formas, inclusive contando com o próprio horário eleitoral e com uma reação localizada também no terreno das pesquisas. Está em jogo o futuro do país, não é pouca coisa.
Ah, sinto, não acredito nessa pesquisa e nessa Onda tsunami.Não estou vendo mesmo. Estou no Nordeste também. Isso faz parte da máquina de propaganda desse GOLPE.Temos que lutar contra ele. o GOLPE.
Não concordo com a autoflagelação da esquerda.
Não acredito na pesquisa que muda o nordeste de segunda feira para cá (ibope para datafolha).
A estratégia de campanha tem que mudar, para encarar os novos acontecimentos.
Há uma semana a blogosfera toda acreditava que bastava Dilma mostrar no horario gratuito as realizações de seu governo. Entretanto, o que está se vendo é que os mais beneficiados nestes doze anos é que estão pulando para o galinheiro da Marina. Além disso, as pesquisas também mostra que mais de 60% dos eleitores não assistiram nenhum programa eleitoral até agora.
Marina tem um projeto pessoal (e personalista) de poder, diferentemente de Lula e Dilma. Foi um desastre no MMA, que o diga seu sucessor Carlos Minc (aliás, Fernando, vale a pena entrevistá-lo). Marina, na minha opinião, é uma fraude!
Vale a pena ler: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/filiado-ao-psb-professor-gustavo-castanon-contesta-conteudo-marina-de-verdade.html
Quem vota na maluca quer pagar mais caro pela gasolina, pela passagem de ônibus, pela eletricidade e por tudo que depende desses itens.
Quer com isso mais inflação e também mais aumento de juros para segurar esta mesma inflação.
Com juros maiores os parcelamentos ficam mais caros dificultando compras e fazendo com que as empresas vendam menos.
Com vendas menores as empresas demitem gerando altos índices de desemprego.
Com altos índices de desemprego aumenta a inadimplência e o crédito fica ainda mais restrito.
Com crédito restrito e desemprego crescente, aumenta a violência obrigando governos a investir mais na segurança em detrimento da saúde e educação.
A economia é como um organismo vivo com partes que funcionam em conjunto. Se um vírus ataca uma parte, toda a economia é afetada.
Temos de ter responsabilidade se quisermos deixar de ser apenas um povo subdesenvolvido e ridicularizado no resto do mundo.
Quem vota nela somente pela religião ou achando que vai se vingar do partido PT, não percebe que quem mais vai sair prejudicado é a própria família.
Concordo inteiramente contigo, Alberto Leal.
Boa análise, acho que é por aí que deveremos denunciar o verdadeiro significado da candidatura Marina. A paralisação de obras iria acontecer por todo o país, com o argumento de que estão viciadas pela corrupção, centenas de processos seriam abertos e o PT seria execrado. O desemprego e os prejuízos das paralisações iriam se avultando. Seria anunciada a revisão de leilões do présal e o congelamento de atividades exploratórias. Seria nomeada uma comissão de reestruturação da Petrobras e auditorias contratadas com empresas internacionais. Montada sobre as mentiras da oposição, não seria difícil a preparação da venda total da Petrobras a alguma das irmãs ocidentais. Neste ínterim, o preço da gasolina e do diesel subiria e subiriam os preços, juntando-se ao desemprego. Os médicos cubanos seriam avisados de que depois de um ano iriam embora, sempre respaldada a decisão em explicações midiáticas sobre a incorreção do programa. As exportações de carne para a Rússia seriam proibidas, em adesão aos boicotes americanos e europeus. Mais desemprego e quebradeira de pequenos criadores. A mídia suportaria por um ano o descalabro que tomaria conta do país, sempre argumentando, dentro do melhor estilo “novilíngua”, que a causa de tudo era a “herança maldita” do PT, cuja extirpação exigia sacrifícios. Mas não aguentaria mais que isso. O país estaria a ponto de se transformar em uma Ucrânia.
Tomás, infelizmente (pra todos nós) voce está coberto de razão em sua análise – é por aí mesmo o que vai acontecer se não revertermos essa situação.
É oq venho falando há muito tempo em outros foruns. Boa parte dos brasileiros só se informam sobre alguma coisa, dentro do conglomerado PIG. Para eles, foi bem feito oq aconteceu com a Dilma sendo humilhada em rede nacional pelo Bonner; q a Petrobras está quebrada; q o julgamento do mensalão foi justo e q o joaquim barbosa é mó nice guy. Ele só saiu do supremo por pressão do PT. Sem falar de alguns maluquinhos q acham q a globo é parceira do PT.
Como assim ? Eu vi que quem foi humilhado foi o Bonner – o dedo em riste, sem educação, prepotente. Ficou muito feio para ele.
Camaradas !
Como aquele 7 X 1 no mineirão, ainda estamos em choque com a manipulação tão acintosa.
Mas vamos devagar e firmes, pois Marina é reptiliana , Lula é águia.
O PT reagirá sim e fortemente, nós iremos juntos.
Aqui no oeste paulista o povo está com medo de dizer que vota na Dilma, uma espécie de vergonha, pois a elite é vigorosamente anti-PT, a batalha ideológica é imensa, fala-se que só vota em Dilma quem vive do “bolsa esmola” e nordestino ( na forma mais pejorativa que você conseguir imaginar ), mas o povão que sentiu sua vida melhorar , mesmo calado, vota Dilma. Imagino que em muitos lugares ocorra o mesmo.
Não há caminhos ha seguir senão o enfrentamento, politizar, debater, mostrar.
Escancarar os planos de desnacionalização de Marina Silva , desmonte de nossa estrutura de Estado e fim do bem-estar social que a duras penas tentamos construir e não terminamos, nestes 12 anos.
Vamos em frente, confrontar ideias, contradições e fatos.
Mas não podemos perder da alça de mira o monopólio midiático, eles criaram o monstro que teremos que derrotar.
“A política, sem polêmica, é a arma das elites”
E dessa vez estão usando essa arma muito bem.
Vamos usar qual arma prá manter os avanços desses 12 anos?
O controle remoto, dona Dilma?
Além do Pronatec, precisamos de um Pronalítica prá ensinar o que é política prá essa rapaziada.
A coisa ficou tão boa pro lado de lá que nem parece que esse acidente do EC foi fatalidade…
E vc ainda tem dúvida???
Desde o momento que soube do fato, pensei em armação.
Foi uma fatalidade propositada:
Marina Silva, George Soros… e mais um suspeito acidente de avião:
http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/08/marina-silva-george-soros-e-mais-um.html
Alô, moderador: o meu comentário anterior contém um link relevante para o debate de se a morte de Campos foi uma fatalidade ou foi premeditada.
Será que a derrota do PT nessas eleições pode fazer o partido se reorganizar, retomar o contado com a esquerda que se distanciou do governo, ampliar sua militância e os contados com os movimentos sociais, debater as velhas pautas relacionadas com as reformas de base e voltar muito mais forte em 2018?
QUE MANÉ DERROTA???
Não dá pra ver que é armação?????
Desculpe Jorge, não dá não!
Retrato de um país em crise : Novas fábricas automotiva ( 10 ) garantem investimentos de 14 bilhões de reais até 2016. Vide abaixo:
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/29/brasil-tera-10-novas-fabricas-de-carro-e-r-14-bilhoes-investidos-ate-2016.htm
Mas claro, nada garrafal e de capa ! Eita imprensa !
Brito, eu concordo inteiramente. Se o PT não desconstruir essa indigente intelectual, mas muito determinada e manipuladora, esse partido não deve mais merecer meu voto. E desejo que não mereça o voto de milhões de pessoas. Porque é inacreditável que uma eleição seja perdida a uma candidata tão fácil de desconstruir, tão cheia de contradições, tão vazia. Se esse partido não fizer isso, merece morrer tanto quanto o PSDB. Eu não me preocupo com os políticos do PT, porque estes sempre se ajeitam. Continuarão fazendo política, ocupando cargos públicos. No mais, são de classe média ou média alta e nada têm pessoalmente a perder. Mas é de responsabilidade desse partido não permitir que o país retroceda, em nome daqueles que mais precisam de inclusão e melhoria de vida. Estou abismado com essa apatia, com essa falta de coragem e didatismo para dizer o que precisa ser dito. Se isso continuar, serei o primeiro a fazer campanha pelo voto em branco.
Acredite-se ou não nessas pesquisas manipuladas, mas seria um disparate, por mais golpistas que sejam haver essa ascensão vertiginosa de Marina. Eduardo Campos tinha 9% e Marina em quinze dias tem 29%.
Pode haver manipulação sim, mas acredito nos fatos que conheço. A repulsa a Dilma é muito grande e somado com a alienação política monumental dos jovens, devem ser levados em consideração.
A mídia já fez o seu papel e o destino(?) matou Eduardo Campos.
A apuração do acidente aéreo será um segredo que ninguém saberá pelo menos a tempo de eleger Marina. Se de fato houve um ato terrorista, isso jamais virá a público principalmente com Marina eleita.
A mídia, só para citar um exemplo por conveniência, escondeu um filho bastardo de FHC por quase vinte anos e os tucanos perderam a eleição para o Lula por conta do desastre do seu governo.
O filho não é dele, eles dizeram DNA algum tempo depois. Mas, mesmo assim, eles continuam como pai e filho. Isso é caráter. Caráter que falta a muitos.
*fizeram
– Por que não dá pra consertar os comentários quando a gente escreve algo errado?
Na minha terra isso é ser corno. rs
Então o Efe Agá foi TRAÍDO pela AMANTE? Pode isso, Arnaldo?
Assim não pode, assim não dá!
Essa história de filho/não filho do Efe Agá, para mim, foi coisa da gRoubo: chantagem.Armação e o véi caiu.
A TIBIEZA, A COVARDIA E A TRAIÇÃO DE ROBERTO AMARAL E ERUNDINA
O silêncio conivente revela as quantas andam a coerência e a transparência dessas duas lideranças do psb. Tristeza é o que me vem ao semblante: COMO PODEM ?
A sucessão de eventos que se seguiram à decisão de Eduardo Campos de levar o psb a romper com o PT, romper com Lula, com Dilma e romper com sua própria história, são símbolos extraordinários da trajetória de traições, mentiras, cinismos e contradições, como nunca antes na história desse país.
Ao entregar o psb ao que há de mais atrasado na política do país, aos desígnios da indigna Marina Silva, Roberto e Erundina cravaram uma estaca nas costas do povo brasileiro: não há perdão histórico para ambos; submissos e acovardados, diminuídos e colocados calados, assistem a incorporação das teses neoliberais ao ideário do partido socialista – independência do BC, a interrupção do pré-sal entre outras excrescências -, nas pessoas das necas, dos laras, dos marinhos e tudo de ruim que representam, que tomaram o partido socialista brasileiro e o transformaram em barriga de aluguel de aventureiros.
A história do avião e as cínicas manifestações do psb, colocam no colo da família Campos a esfinge da traição: D. Renata e seus filhos maiores, manipulados pelo partido e por Marina, que vivam sob a sombra da corrupção de Campos enfeitada no fatídico avião !!! que vivam sob a sombra da chantagem e da manipulação a que foram tão prontamente servís !
Assim, Roberto Amaral e Erundina escrevem uma das páginas mais sórdidas da história da política brasileira: uma história de tibieza, de traição e de covardia.
Perfeito.
”O povo brasileiro não a identifica com isso, até porque ninguém o diz.”
Infelizmente, acho que nada adianta dizer ao eleitor fast food que foi construído pela mídia primorosamente comandada pelos interesses financistas nacionais e internacionais. Basta lembrarmos as manifestações do nada, pelo nada, e para o nada deflagradas no ano passado.
Duas coisas que eu não estou entendendo. Primeiro, a soma de indecisos e ou não responderam, nas pesquisas antes da Marina, variavam entre 25% a 30% dos eleitores e só a Marina ganhou esses votos??
Segundo, durante as manifestações,de 2013, todos pediam mais investimentos na educação e na saúde, o governo aprovou no congresso que 75% da receita do pré-sal, iria para a educação e 25% para a saúde, e não houve mais protestos.A Marina diz que vai acabar com o pré-sal, então, não vai ter mais dinheiro, nem pra educação e nem pra saúde!! Será que a juventude do Brasil é tão burra assim, que ainda poe essa mulher em primeiro lugar nas pesquisas?? Tem coisa aí!!
Então vamos entregar o Brasil de bandeja pra Fadinha intolerante da floresta? EU DIGO QUE NÃO!! DILMA vai VENCER!!!
A pergunta que eu faço sempre a mim mesmo.
Como o PT não regulamentou nadinha a mídia ? Nem a tal regulamentação financeira aconteceu.
A “política do controle remoto” está cobrando o seu preço.
É essa a verdade.
Como edificar um projeto brilhante sem o alicerce da discussão realmente política, através de vozes democráticas, as quais a SECOM insiste em manter caladas.
O governo Lula e o governo Dilma mantiveram a concentração de recursos públicos nas mídias oligopolizadas.
Como reclamar de Marina ?
Como reclamar de Bonner ?
Como reclamar da “Veja” ?
Como reclamar da mentira ?
Não foi o próprio PT quem “oficializou” o tal “bonus sobre o volume (BV)” ao invés de proibi-lo ?
Como dizer ao povo brasileiro o que significa a ascensão do rentismo devastador ?
Como dizer ao povo brasileiro que é necessário estudar história do Brasil ?
Como fazer tudo isso, se o próprio PT não enfrentou quem deveria enfrentar no momento correto ?
Eu voto Dilma 13 por amor ao Brasil. Marina é um embuste que precisa de ser desmascarado. Ainda há tempo.
Ai está. É ai o erro do P: O Brizola já dizia. Eu alertei aqui que o PIG está morrendo, mas toda fera nuncca morre sem levar alguem junto.. O PT tinha que ter regulado amidia.. Era dificil? Era… mas toda guerra por uma boa causa é difícil.
É isso mesmo. Concordo.
É bom termos em mente que a direita não tem escrupulos, nem muito menos o Aécio.
Eles podem fazer um acordo antes do primeiro turno de forma que o Aécio já sem chances renuncie e apoie a Marina.
José Serra como presidente da Petrobras daqui a 4 meses é uma possibilidade real!
É muito bom ler um texto e comentários que não sejam análises das pesquisas. Prá nós, deveria ser mais importante estarmos discutindo como atingir os jovens que não viveram a era FHC-PSDB, como atingir a nova classe média, como e com quais materiais trabalharmos nas redes para atingir o maior número de jovens e classe media possível, de forma organizada, planejada e única. MILITÂNCIA NAS RUAS, sem medo de ser feliz! Material prás ruas alegre, texto curto e comparativo, mostrando as realizações. Dar ênfase às aspirações da classe média e dos jovens, e propostas objetivas do PROGRAMA DE GOVERNO.
Material específico, tanto pras ruas como pras redes. Bloqueiros sujos ponham a cabeça pra funcionar e nos ajudem a falar uma mesma linguagem nas redes, que não seja discutir se a tal pesquisa é verdadeira ou falsa, nós, militantes, necessitamos de material pra trabalhar.Ficamos 4 anos nas mãos de um Paulo Bernardo quando precisávamos de um Franklin Martins. Não dá mais para esperar, independente de pesquisas. Temos que fazer acontecer.
Acordei hoje com a notícia do “empate” em 34% entre Dilma e Marina e 50% / 40% para Marina num eventual segundo turno.
Parte disso é culpa do governo, pois foi tolerante com a imprensa e não impôs a democratização da comunicação através do marco regulatório.
Creio que há também um erro na estratégia do partido, pois sem mostrar as contradições entre o que Marina fala e o que é possível de ser realizado, dificilmente ela cairá.
Na minha humilde opinião, Lula deveria substituir Dilma no segundo turno. Dilma deveria ir publicamente falar que por entender os riscos que o Brasil corre de recuar no tempo, ela aceita colaborar de outra forma e atender a vontade do povo, segundo as pesquisas, de que Lula deve ser o presidente outra vez. Sem um fato novo e com a imprensa trabalhando para eleger Marina, dificilmente o quadro será revertido.
A mobilização dos funcionários públicos é uma incógnita. Conversei com alguns amigos do Banco do Brasil e PETROBRAS e eles me falaram que muitos quadros são tão alienados que sequer imaginam que com Marina eles podem perder o emprego. É isso. Desculpem se pareci pessimista. Não estou! Estou apenas atento aos movimentos e penso que há tempo para uma reação.
A análise é correta, fazer a inclusão econômica da população sem o correspondente político é um erro. O Resultado tá ai: uma massa de jovens que nunca viram e que não entendem de dificuldade do passado votando em uma pessoa que só vai lhes trazer mais problemas e dificuldades. Como o PT, no governo não criou um sistema de comunicação potente e independente, nem ao menos um Instituto de pesquisa, com foi tão displicente ao indicar ministros do STF, ou até ministros do próprio governo. Creio que ainda não esteja perdida a eleição, só que pra ganhar tem que para o embate, fazer política, botas as coisas em seu devido lugar, não adianta colocar o Lula na televisão falando coisas óbvias, tem é que dizer que com a eleição da Marina as conquistas serão perdidas, que a eleição da Marina representa o aprofundamento da desigualdade social e racial, ainda que ela seja uma negra, tudo isso tem que ser dito.
Fernando, vou contar uma história que aconteceu comigo hoje, sexta-feira, no Rio de Janeiro ao chegar no trabalho vindo de Niterói. Entrei com meu carro com adesivos da Dilma e do Lindberg no pátio do estacionamento de minha empresa como faço rotineiramente. Logo em seguida, ainda entrada, fui expontaneamente abordado por um trabalhador mais humilde dizendo que conhecia meu carro pelos adesivos. Perguntei-lhe: “E aí? Vai de Dilma?”. Ele de pronto respondeu: “Não! Vou votar na índia(Marina). Pra mim foi a Dilma que derrubou aquele avião. E o vice dela, o Temer, ele é satanista”. Um outro colega dele próximo ironizou o fato dele atribuir o acidente a Dilma, mas eu confesso que não contestei. Não consegui esboçar reação. Afinal, como contrapor algo desse nível? Primeiro: Acho, apenas “acho” que meu interlocutor era “evangélico”. Segundo: O desejo de voto em Marina, neste momento, não é fruto de reflexão ou preferência por suas propostas, mas por sua “pessoa”. Até porque ela não havia apresentado “propostas” ao grande público até a presente data, e mesmo que a tivesse feito não teria tal adesão em tão pouco tempo. Terceiro: Maria é um “símbolo” pra muita gente. Não me pergunte “símbolo” de quê, mas é! Destrua o “símbolo” e ela se faz junto com esse imaginário. Quarto: Não vitimize o “símbolo”. Ele pode se voltar contra você. Por último, não sei se dá pra reverter, mas tá difícil acreditar no que estou assistindo…
Onda Vermelha, você me fez uma pergunta no outro post só que eu não consigo responder por lá, não tem esse espaço escrito RESPONDER. Vou te responder por aqui mesmo: sim, voto de boa!
Fernando, essas pesquisas têm dois objetivos:primeiro, criar um clima de desânimo nos eleitores da presidente Dilma, segundo e mais importante, dar margem a fraudes na urna eletrônica. Vários especialistas já afirmaram que essa urna não é segura. O que estamos vendo é na verdade um novo PROCONSULT. Que falta faz o Brizola cobrando o papelzinho da urna. O PIG já está criando todas as condições favoráveis a um roubo eletrônico dos votos da Dilma para a santinha do pau oco.
POR QUE NÃO SUBSTITUIR DILMA POR LULA. É A ÚNICA SAIDA. DEUS É MAIOR
O povo adora a fantasia. 30.08.2014 às 07:36
O que Marina diz pode até ser uma grande fantasia.
Mas, o povo não consegue identificar o excelente projeto de país, porque está habituado a acreditar em fantasias.
A política do “controle remoto” cobra o seu preço.
De nada adianta Dilma dizer agora que irá propor a regulamentação econômica da mídia, se não o fez quando deveria fazê-lo.
O que está acontecendo agora é fruto da política de privilégio aos oligopólios da mídia, através de uma SECOM surda e generosa para com os inimigos do referido projeto de nação.
Marina é o novo Collor. Isso é um fato.
Entretanto, os jovens deste país não viveram a campanha de 1989 e não sabem o que se passa. Os jovens não querem se dar ao trabalho de saber o que é melhor para o país. Buscam um Brasil irreal, excluindo a possibilidade de sequer cogitar o desastre da desconstrução de tudo o que já foi feito.
A mídia aposta na ignorância novamente. E vence!!
O meu nome é Sergio Govea e eu voto Dilma 13 por amor ao Brasil.
” a política do controle remoto cobra seu preço “. Excelente !
Eu acho q Marina para o eleitor é um caminho sem volta.
Vocês podem ter certeza de uma coisa: será super difícil, mas a Dilma irá vencer.
E ela vai partir para cima deste PIG nojento, irresponsável.
VOTO NA DILMA! O PROJETO DE GOVERNO IMPLEMENTADO PELAS FORÇAS POLITICAS QUE ESTÃO NO PODER – PT E COLIGAÇÃO – ESTÁ EM PERIGO POR “COVARDIA” DESSAS MESMAS FORÇAS. QUANTAS OPORTUNIDADES FORAM ENGAVETADAS NO CONGRESSO – NAO PRECISO DESCREVER AQUI – E NADA ACONTECEU? OU SERÁ QUE NÃO É COVARDIA E SIM PROJETO DE PODER…ISSO ME ENVERGONHA. QUANTO QUE O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEIXOU DE INVESTIGAR? MAS O TCU DO SR. JOSÉ JORGE ESTA AÍ SEM NENHUM PUDOR COLOCANDO O GOVERNO NO NOTICIARIO NEGATIVO. ESTA AI O STF ATRAVES DE UM DE SEUS INTEGRANTES PERMITINDO A DOAÇÃO DE EMPRESAS POR SE OMITIR DURANTE A VOTAÇÃO PEDINDO VISTAS. E NADA..O PT CALADO..COVARDE..E ACEITANDO TUDO QUE VEM….REALMENTE SE NÃO CONSEGUE RESPONDER A ALTURA COMO PODE QUERER MAIS 4 ANOS?
O link mostra um vídeo da campanha de Collor em 89, o discurso é o mesmo da “nova política, vale assistir
https://www.youtube.com/watch?v=Bda2hEt8xPU#t=71
O plano de governo de Marina dá munição para Dilma reagir, uma vez que é a cópia fiel dos tucanos. Ou seja, se escancarar isso ao país, ganha, vez que os brasileiros já mostraram ter ojeriza ao modelo tucano de governar.
Me digam porque os marqueteiros do PT pararam de mostrar o LULA na propaganda eleitoral. Eu tô doido, e vejo aliens, ou este pessoal é muito burro mesmo. Esconder o MAIOR cabo eleitoral do País numa campanha, cheia de sujeira da mídia golpista…com um acidente que muito mais parece atentado, que tira um “morto eleitoral” da disputa, e o torna defunto real, e magicamente surge a fada milagrosa, que vai salvar o Brasil do desatre total (Collor), e o PT esconde LULA da TV, tão loucos ou tem cacique no PT que participa do “golpe”, é só o que me resta imaginar!!!
VOLTA, LULA
A direita tem seu novo Collor. Muita gente crer que uma pausa para “rearrumar a casa” será salutar. Ledo engano. Se a direita assumir o poder, o realinhamento da política interna e externa do Brasil vai ser de tal monta que muita coisa se perderá para sempre (a Vale foi privatizada, privatizada está etc. etc.) As criticas, cobranças e mudanças na condução da campanha eleitoral devem ser feitas agora. Há um clima de imediatismo no ar. Os compromissos para um novo governo, também, devem ser assumidos agora (lei de meios, reforma política com constituinte exclusiva e mais plataformas de interesse direto da população, etc. etc.). O que está em jogo, além da presidência do Brasil são todo o campo progressista da América Latina e o aprofundamento do perfil de submissão da região na “Ordem Internacional”. O que nós cidadãos/cidadãs podemos fazer, além de cobrar do PT? Por que essa mística em relação ao horário eleitoral, quando todos sabem que o mesmo nunca teve picos de audiência? A mídia corporativa, dentro outras coisas, está patrocinando um efeito manada com pretensão de ganhar a eleição ainda no primeiro turno, tem um mês para isso e pelo que já conseguiu em duas semanas …. Ou se consegue trazer alguma empolgação à campanha presidencial de Dilma ou a vaca vai para o brejo. Vamos usar o espaço dos blogs para articular alguma coisa para sacudir politicamente a campanha eleitoral? Como?
Como algumas pessoas já expressaram nesse digníssimo espaço democrático,eu também observo que no dia-a-dia as pessoas estão decididas a votarem em Dilma,inclusive com receio de perder benefícios sociais e educativos. caso seja outro político no Governo Federal.
Claro que não sou marqueteiro,mas,vou dar a minha opinião:os marqueteiros de Dilma precisam alertá-la que debate não é entrevista.Debate requer frases de efeitos que empolguem quem está o assistindo e expor de forma contundente a fraqueza do adversário,coisa que eu e outras pessoas não enxergamos em Dilma no debate da Band.O debate no horário madrigal,pode não ser assistido por muita gente,porém,o comentário do debate ao dia seguinte é como um rastilho de prova,se espalha rápido.
O Fernando Collor apoia uma candidata, cujo o nome eu não consigo lembrar. Alguém pode me dizer o nome da candidata que o Collor apoia?
Salvatore, a gente tem um bocado de paciência com você. E vou ter de novo, porque já criei três crianças, não custa aguentar uma quarta. Vou explicar, meu filho: está se falando do fenômeno eleitoral, não da pessoa. Porque o fenômeno transcende a pessoa. Vou recomendar a você, como recomendo a todos, um velho filme com o Sean Connery e o Michael Caine: O homem que queria ser Rei. Quem sabe, se você fizer um esforço, consiga entender que, na política, as pessoas são menos importantes que o papel que desempenham.Fazendo um esforço, tenho certeza que você chega lá.
Cara, ela não tem nada a ver com o Collor. O Fernando é um processo que começa em Alagoas, passa a ficar conhecido no Brasil, começa a campanha nacional por um pequeno partido, o PJ (Partido da Juventude), depois funda o PRN. Depois entra o ano de 1989, o segundo turno foi em 17 de dezembro de 1989, portanto um processo muito mais longo. Ele não tinha história política nenhuma, nunca tinha sido eleito pra nada.
A Marina foi eleita vereadora em 1988, deputada estadual em 1990, senadora em 1994, reeleita senadora em 2002, ministra até 2008 e volta ao senado até fevereiro de 2011. Então, Fernando, eu acho que os dois não são nada iguais, não tem nada de igual entre os dois. Essa história de comparar o Collor a ela, não pega. É o mesmo que comparar o papa João Paulo ao Bin Laden.
É fato que ele não tinha história política ampla mas, antes de ser Presidente ele era Governador de Alagoas, lembra do Caçador de Marajás, cantado em prosa e verso pela Veja, Globo, Folha de São Paulo e outros como a esperança do Brasil? ou tua memória é muito curta? Qualquer semelhança será mera coincidência?
Caro Brito.
Acho que é perda de tempo – isso aí é caso de internação.
Na verdade, enche o caso a gente entrar aqui para DEBATER, apoiando ou colocando opiniões divergentes, e ter que aturar nos comentários tipos que só vem provocar e gera conflitos.
Já passou da hora de dar um BASTA nessa BOSTA!
ibos…………………………………………………………………………………………………………………………….. e dafalha da ditadura militar nao enganha mais ninguem , sempre contra o governo e sempre sera. basta agora o governo enxergar isso e fazer a regulamentaçao da imprensa e acabar de vez as verbas publicitarias a esses vagabundos golpistas. ta tentando dar o golpe de todas as formas , como que essa sujeita manipuladora de uma hora para outra surge com 21%, em outro dia ja com 28%, e agora ja tá empatada com a dilma. é ou nao é manipulaçao. entao a dilma nesses dias so perdeu votos? e a lacraia so ganhou e nao perdeu nada. vai para o raio que parta essa pesquisa golpista sem vergonha . tem que acabar com esse pig salafrario , maldito ,sem vergonha golpista. ja passou da hora.
O futuro do Brasil está novamente em jogo. Espero que o PT, o governo e todas as forças democráticas e que amam este país possam mostrar à esta multidão de ignorantes políticos o que é realmente esta Marina.
O PT deve saber,como anda as pesquisas reais,para ficar no imobilismo,em que se encontram,é a única maneira que encontro,pois somente isto se explica a inércia até o momento.
As pesquisas do PT mostram a mesma coisa, Roberto. Só há uma palavra pra definir a campanha petista: pânico!
Eu achava que de 1992 para cá os brasileiros tinham amadurecido,naquele que foi o ano dos cara pintadas e muitos deles eleitores do próprio Fernando Collor em 1989,saírem para a avenida paulista,pedirem seu impeachment e um mês e pouco depois estavam lá,os éticos,elegendo Paulo Maluf Prefeito de SP.
Enfim,Marina Silva é muito um reflexo daquilo que foi em 1992 nessa parceria com a onda golpista e analfabeta política de junho e julho de 2013.
Gostaria de dizer também que se caso eleita,Marina Silva e seus seguidores(movimentos coxinhas e black blocks) terão que cumprir e respeitar religiosamente o que diz o artigo 53 e 60 da constituição,no que tange o direito sagrado da livre oposição e da necessidade do congresso nacional para a aprovação de reformas que os banqueiros e agiotagem,por exemplo, vão exigir dela para aumentar ainda mais seus poderes de chantagem e manipulação.
Assim como ela hoje diz que aceita o casamento GAY,ao contrário das patifarias que ela fez em 2010 contra a então candidata Dilma no caso do aborto e do próprio casamento GAY,não será nada difícil algum cara de pau (Eduardo Gianetti) a mando dela ir pedir apoio e ajuda nos gabinetes do PT,PDT,PC do B,PFL,PMDB,PP,PROS,PR,PSDB,etc,etc.Mas é aquela história,os sonháticos já sabem que se tem uma coisa que o cidadão que você vota e muito menos ainda vota,ainda mais de partidos que Marina Silva diz que não se mistura com gentalha,não tem obrigação nenhuma de apoiar presidente,governador e prefeito.Isso é um direito sagrado que ele tem.
Por isso,se caso eleita,já vejo ela pagando um preço caro pelo cinismo eleitoral dela.
Uma “capa capciosa” feita por uma “revista velhaca”.É UMA CILADA!
OBJETIVO – DESCONSTRUIR a imagem do principal cabo eleitoral da Dilma induzindo o leitor a estabelecer IGUALDADE ENTRE AS PERSONAGENS, que não existe.
Como fazem isso?
MECANISMO – Conduzir o leitor a estabelecer PARALELOS (atingi-lo no inconsciente)
1) Paralelos:
Quanto a ORIGEM – ambos são de origem humilde.
Quanto a IDEOLOGIA – ambos tem sua imagem “ligada” a esquerda. PRIMEIRA CILADA – Sabem que, Inconscientemente, o eleitor ainda associa a imagem de Marina aos grandes líderes de esquerda como Chico Mendes e Lula e, por extensão, ao partido dos Trabalhadores, pois foi nesse partido que ela, Marina, teve projeção nacional como ministra e senadora.
SEGUNDA CILADA – Apostam na desinformação do leitor – como Marina não esteve em evidencia na vida pública a maioria do povo, por desinformação, ainda acredita que ela defenda a mesma ideologia pela qual se tornou conhecida. Só uma minoria é que sabe que a sua ideologia mudou não restando mais nenhuma identidade com os valores defendidos pela esquerda.
Quanto ao Collor – conscientemente a maioria do povo relaciona a imagem do Collor com a “corrupção”, “dinheiro fácil”.
quanto a imagem de Marina – a sua imagem nessa eleição está totalmente vinculada ao Eduardo Campos que, por sua vez, está “relacionada” ao escândalo do uso indevido de um jatinho adquirido de forma “fraudulenta”, possível envolvendo caixa 2 e sabe-se mais o que.
Quanto a imagem de Lula – a sua imagem sempre foi e sempre será relacionada ao Partido dos Trabalhadores, pois ele é o seu maior nome.
A CILADA “pulo-do-gato” – a associação pretendida – Com o processo do Mensalão(Mentirão para os íntimos) o PT foi ferido de morte tendo o seu nome sido associado a “corrupção” num dos escândalos políticos com a maior cobertura da história – produziram um espetáculo exaustivo. Daí, apelando para a lógica, não fica difícil associar a corrupção do PT ao seu maior nome, o Lula.
Pronto, está feita a associação pretendida induzida pela capa – torna-los iguais, o que seria o mesmo que sugerir: “o sujo falando do mal lavado”.
O nosso cérebro interpreta a realidade fazendo “associações” buscando estabelecer “paralelos”. É um mecanismo inconsciente. Idéis opostas ou conflitantes que, ao final, sempre terão como resultado uma “conclusão” extraída das associações envolvidas nesse processo.
1 – O trabalho da capa é só emitir a “ordem visual” para que o leitor faça a “associação” de Marina, Collor e Lula. O resto é fruto do trabalho individual que o seu cérebro desempenhará.
2 – A parir daí o cérebro é que fará o resto – Buscará na memória as informações sobre os três personagnes, fará uma associação entre eles estabelecendo “paralelos” para extrair dai uma “CONCLUSAO” – “Collor-marajá” a “Marina/Campos-fraude/caixa2-crime-eleitoral” e “Lula-PT-corrupção”.
Os leitores que estiverem em sintonia com a sua “percepção”, também chamada de visão Cega, não caíram na cilada. Mas, infelizmente, o povo – público alvo desse tipo de “armadilha”, não costuma ter a mesma sorte. Se quiserem saber sobre (visão cega/percepção – http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_estranha_visao_dos_cegos.html
CRÍTICA A CAMPANHA DO PT – O marqueteiro de Dilma é Joao Santana. As vezes acho que corpo dele está no Brasil mas o seu coração está no “mercado externo”. Por que a Dilma não parte para o debate político e enfrenta a oposição? O povo precisa dela e depende da sua exposição. Aonde está o coração do seu marqueteiro??
“Santana descreveu a política como uma atividade envolvendo teatro, música e ritos religiosos e, com uma ponta de humor, declarou a respeito de sua área de atuação: “Da mesma maneira que um psicanalista auxilia as pessoas a fazerem sexo sem culpa, nós ajudamos as pessoas a gostar de política sem remorso”.
“Antes de entrar para a política, Santana via esses desafios de outras perspectivas.”[…]
[..] Taylor C. Boas, cientista político da Universidade de Boston especializado em campanhas políticas latino-americanas, observou que o Brasil é uma grande república federal com uma série de eleições municipais, estaduais e nacionais. Segundo ele, o país divide características com os Estados Unidos e a Rússia, duas outras nações em que consultores políticos usaram campanhas internas como trampolim para trabalho no exterior.”
“http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2013/04/marqueteiro-politico-brasileiro-exporta-campanhas-vitoriosas-4108994.html
Não menos verdade é que – “as vezes podemos ganhar com o sucesso de um fracasso”. Por que não? Isso depende da análise de cada um.
Fernando, permita-me uma correção.
Marina entrou para a política em 1984, portanto há 30 anos. No texto está 20.
Cadê o Vox Populi?
Isso aí Fernando: SUGESTÃO AOS MARQUETEIROS DO PT: BOTEM O LULA PARA FAZER ESTA PARTE. ELE VAI DAR UM SHOW…
Marina autoriza programa de governo que legaliza o casamento homossexual. O seu Pastor não deve ter ficado muito satisfeito, mas talvez Marina tenha se decidido por questões pessoais. Ela quer largar o marido madeireiro “Rei do Mogno”. Talvez pense em se casar com a Neca.
Marina tem como conselheiro econômico André Lara Resende que “em entrevista a Globo News em 2012, no Dossiê GloboNews, o ex-presidente Fernando Collor de Melo afirma que André (Lara Resende) foi um dos que defendeu o confisco das poupanças”.
Já vivemos isto e sabemos como termina, apertem os cintos senhores(as) …..