IDH do Brasil vira o Índice De Hipocrisia

goodtimes

O Índice de Desenvolvimento Humano, no Brasil, bem que poderia mudar para o nome aí de cima.

Porque ele serve, nas mãos da nossa mídia para mostrar a vergonha que somos como se ela fosse algo diferente da vergonha que foram e são os que fizeram, ao longo de sua história, o Brasil ser aquilo que, contra elas, tenta não ser.

Qual é o programa desta gente diante dos três componentes –  educação, saúde e renda?

Comece-se pela educação. O que desejam  para ela? Acabar com a vinculação constitucional de seus recursos, como sugeriu o vice-presidente Michel Temer, para adoçar a boca dos deputados? Extinguir o Fundo do Pré-Sal, com o projeto de José Serra que abole o regime de partilha? Fechar escolas, como quer Geraldo Alckmin? Por fim às cotas, como rosnam, entre dentes, os adeptos da “meritocracia” em estado “puro”, vulgarmente conhecida por “lei da selva”?

E a Saúde? Expulsar os médicos cubanos do Mais Médicos? Deixar que dela tomem conta os “planos” de saúde lucrativos e eficientes – desde que você tenha a modalidade platinumgoldensilver? Terminar  de desumanizar a profissão médica, transformando-a quase me num mecanismo de “mercado”onde se cobra de acordo com uma subjetivíssima competência  e de acordo com a capacidade do paciente pagar? Ah, sim, para ela também vale a proposta temerária que agradou tanto, dizem os jornais, os senhores do golpismo?

Na renda, algum mistério?  Seguir os conselhos de Armínio Fraga, que disse que “o salário mínimo subiu demais“? Sanear o “rombo da previdência” só pela via das despesas com benefícios ?  Ou ficar feliz com o aumento do desemprego, como sugeriu aquele infeliz “professor de neoliberalismo”?

Ontem, mostrou-se aqui  o que ocorreu com a renda dos mais pobres, neste país que “está um caos” e, há pouco mais de uma década, era o paraíso, com direito às crianças da seca comerem calango.

Senhores, menos, por favor, menos.

As lágrimas de crocodilo que choram por termos sido ultrapassados pelo Sri Lanka, poder-se-ia  responder apenas com o nome daquele país, que conhecemos nas fábulas como Ceilão: República Democrática Socialista do Sri Lanka, aliás um país em pleno estado de agitação em razão de acusações de corrupção e lá em baixo nos índices de liberdade de imprensa.

Comparar o Brasil a um país onde a maior cidade, Colombo, é do tamanho da minha Niterói, francamente, é de fazer jus à inteligência estratégica primária de quem o faz.

Ainda assim, “apesar da crise”, o Brasil subiu, e não  subiu mais porque passou a seguir a política econômica que nos receitam, onde se troca desenvolvimento por equilíbrio fiscal sem mexer no que, de fato, nos desequilibra: os juros que o “mercado” exige.

O Brasil é líder neste triste IDH, Índice de Hipocrisia. E ninguém disso pode duvidar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Licencinha Brito.

    DIA 16 TODOS NAS RUAS CONTRA O GOLPE.
    Região Sul

    Rio Grande do Sul – Porto Alegre
    Concentração: 14 horas: Rua Barros Cassal, 220 Bairro Floresta.

    Santa Catarina – Florianópolis
    Concentração: 16 horas: Largo da Alfandega

    Paraná – Curitiba
    Concentração: 18 horas: Praça Santos Andrade

    Região Sudeste

    São Paulo – São Paulo
    Concentração: 17 horas: Largo da Batata

    Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
    Concentração: 16 horas: Candelária

    Minas Gerais – Belo Horizonte
    Concentração: 16 horas: Praça Afonso Arinos

    Espírito Santo – Vitória
    Concentração: 16 horas: Praça Costa Pereira

    Região Nordeste

    Bahia – Salvador
    Concentração: 14 horas: Praça da Piedade
    Ato político e cultural

    Sergipe – Aracaju
    Concentração: 16 horas: Praça Falso Cardoso

    Pernambuco – Recife
    Concentração: 15 horas: Praça do Derby

    Ceará – Fortaleza (2 atos)
    Concentração: 14 horas: Praça da Bandeira e Prça do Ferreira

    Maranhão – São Luís
    Concentração: 15 horas: Praça João Lisboa
    Percurso-: João Lisboa- Rua Grande- Praça Deodoro.

    Rio Grande do Norte – Natal
    Concentração: 15 horas: Av. Salgado Filho (Em frente a Fiern). Percurso: Passeata até o shopping Midway – Ato Público.

    1. Presidenta Dilma, FELIZ ANIVERSÁRIO! Muita saúde!! Muitas felicidades!!
      Estamos com a senhora, agora e sempre. Conte conosco.
      Os traidores não passarão! Os golpistas não passarão! Não vai ter golpe!
      Que Deus a ajude a fazer um grande governo e eleger o Lula presidente em 2018.

  2. E quais as propostas do PT para as graves questões de educação, saúde e renda? Estão no poder já faz mais de 13 anos e os problemas que já eram enormes se agravaram ainda mais. Veja a questão da renda, cujo partido se vangloria de ter tirado milhões de pessoas da miséria. Como ficam essas pessoas com o desemprego galopante e a inflação que como boa parte da renda das famílias, principalmente as de menor rendimento? Acha que deveríamos continuar fazendo as mesmas coisas, da mesma forma, sempre? Se está caindo a taxa de natalidade, e isto é fato, não seria justo rever a questão da vinculação obrigatória considerando a nova realidade demográfica?

    1. Saúde – Mais médicos (aprovado pela imensa maioria dos beneficiados que antes sequer tinham atendimento médico)
      Educação – Construção e expansão de universidades federais, Ciências Sem Fronteiras, etc.
      Renda – Bolsa família, elevação REAL do salário mínimo (que ajudaram a tirar o país do mapa da fome).

      Tá bom ou precisa de mais? Agora aponte iniciativas similares tocadas pelo consórcio golpista demotucano.

      1. Então não entendo a posição do Brasil quanto ao seu IDH com tanta coisa boa que o PT fez. Você não tem nada a dizer a respeito das famílias mais pobres sofrem mais com a inflação, que é o pior dos impostos?

        1. Qual a alternativa melhor que o PT hoje?
          Compare os índices de qualquer coisa da época do psdb com a época do pt. Mas os índices do mundo real, não os índices picaretas da veja.

        2. Vocês golpistas são muito engraçados, na falta de argumentos tentam tergiversar e mudar o assunto da discussão. Vpu perguntar de novo, quais foram as iniciativas do PSDB nas três áreas citadas por você? Qual foi a contribuição delas para a melhoria do povo?

          Quanto ao IDH, qual era o valor na “época de ouro” do FHC? Qual era o percentual de miseráveis, já que você está tão preocupado com as famílias mais pobres? Você não entende a posição do Brasil no IDH pois enquanto a elite governou por mais de 500 anos, temos apenas 13 anos de governos do PT. A comparação, para ser minimamente honesta, deveria pegar um período amostral similar de tempo, mas aí é pedir demais para um golpista que lê a Veja e que deve se achar culto…

          1. A melhor alternativa é o capitalismo, o fortalecimento das empresas através da desburocratização e da diminuição da carga tributária e fomento às atividades produtivas. #estadominimo #inutiliatruncat

        3. Oi Nelson
          Pergunte aos seus colegas rentistas, tucanos entre outros, qual a contribuição deles nesse cenário?!
          Pois o PT quer melhorar, mas quem é contra tudo isso, é você e seus colegas, e depois, você, na maior cara de pau, cobra o que vocês, além de serem contra, não permitem.
          Tenham vergonha na cara e assuma esse lado reacionário.

        4. São treze anos de governos progressistas, contra quantos anos de governos elitistas? Não é em uma década que se verão os resultados finais dos esforços feitos, e estes se encontram em risco pelo projeto golpista da elite. Mas já se começam a sentir os efeitos das políticas na saúde, educação e renda. Avançamos aos trancos e barrancos, porque o outro lado não dá trégua nem paz, especialmente quando sentem o cheiro de sangue.

    2. O psdb interessa apenas ao grande capital industrial e rural, e que se lasque os pobres. Acabaram com os CIESPs no RJ, deixou ao léu os curumins em minas e agora querem fechar escolas em SP.

  3. Complementando….ou ao menos aceitar discutir-la sem a ideologia cega que impede o partido de tomar as decisões necessárias?

    1. porque será que acham que apenas os petistas discutem “ideologicamente”?

      A direita não ytem “ideologia”?

        1. Ô Alissu, cê se acha, menino!!!
          Saiba que as pessoas acham o mesmo que vc, mas ao contrário, entendeu ?

        2. Oi Alisson
          Oi pombo.
          Atual pato, assim diz a FIESP.
          Mas não faz jus a essa maravilha da natureza.
          Já detonaram o tucano.

        3. Neste caso, você é que é o pombo. De xadrez o que o aLIXOn conhece, é apenas e tão somente, aquele espaço fechado das delegacias e presídios por onde passou.

  4. Guardada a devida proporção, uma saudável competição entre dois países que buscam diminuir a desigualdade!…

    Dane-se o PIG e as suas manipulações, que a cada dia só convence mesmo os idiotas!…

  5. Em São Paulo, muito tempo atrás, era entregue gratuitamente em cada residência dos bairros classe média o jornal Shopping News. O jornal era composto por informes publicitários, anúncios, mátérias pagas, coluna social e algumas reportagens leves para serem vistas nas manhãs de domingo. Esse jornal acabou e desde então a Felha de São Paulo tenta ocupar seu lugar. A Felha tenta ocupar esse lugar porque seus diretores chegaram à conclusão que jamais teriam o pedigree do Estadão, ainda que tenham criado, o slogan “Não Tem Rabo Preso” e a figura decorativa e hipócrita do Ombudsman.
    Dias atrás, uma reportagem em suas páginas fazia do presidente de uma mineradora “Um Coitadinho acossado pelas circunstâncias”, evidentemente uma matéria paga. Nos dias que se seguiram outras reportagens mostravam erros e omissões nas barragens da mesma mineradora. Evidentemente eram matérias destinadas a captar anúncios da mineradora e outras matérias pagas para preencher as páginas do jornal que a cada tinha reduz seu conteúdo apesar dos imensos esforços em trazer para suas páginas personalidades da vida brasileira como Kin Takatiguria e Rogério Chequer sem Fundos além de personalidades como Martaxa, Aeroécio, Armínio Naufragra, Almirante do Tiête e outros luminares que escrevem artigos excelentes destinados aos nossos cachorros e gatos para que conheçam suas ideias e propostas. A figura do Ombudsman, hoje ocupada por uma jornalista com muitos títulos encaminha as criticas para o Publisher, mas elas não surtem efeitos. Por outro lado, a coluna da Ombudsman critica a posição do jornal quando se trata de matérias mais afetas à coluna social. Quando se trata de matéria relevante, como por exemplo quantas doses o Aeroécio tomou no último sarau em que comparecera, ela defende vigorosamente a integridade do jornal.
    Com essa defesa temos certeza que o papel do jornal é integro, que não há rasgos no papel podendo ser usado com nossos pets sem risco de vazamentos.
    O Publisher atual esteja tem sucesso na administração, em pouco tempo passará a ser distribuído gratuitamente, ocupando o lugar do antigo e saudoso jornal.

  6. A verdade é que o IDH do Brasil subiu em 2014. O índice passou de 0,752, em 2013, para 0,755. Isso não deve ser confundido com meras estimativas que eram usadas como verdade para o ano de 2014. Apesar disso, o Brasil desceu uma posição no quadro de avanços das nações, já que o Sri Lanka conseguiu resultados muito expressivos. Esta contingência levou a maioria dos sites de notícias conservadores a anunciaram apenas o último fato em manchete, escondendo o primeiro nos lençóis da notícia: “Brasil perde uma posição no ranking do IDH!”. Isto, eles fazem para contribuírem com a palavra de ordem golpista do “quanto pior, melhor”. Mesmo assim, é confortante saber que o IDH brasileiro cresceu em meio à crise, sinal de que as políticas dos governos Lula e Dilma dão frutos perenemente, enquanto não acabarem com elas. Sendo assim, o Brasil caiu do 74º para o 75º lugar entre 188 países. O Brasil continua com o maior índice de crescimento do IDH na América do Sul, com 24,2% entre 1990 a 2014. Mas a Argentina, que já pode ser considerada um país desenvolvido, está muito à frente do Brasil, com a posição de número 40, outro dado cuidadosamente escondido dos inimigos da Argentina dos Kirchner. Entretanto, você não conseguirá estes dados com facilidade nas pesquisas da Web em português. Vários sites tipo UOL, etc., dão apenas dados passados ou, sem qualquer explicação, dão a posição do Brasil entre a de número 79 e a de número 85. Só através da pesquisa internacional em inglês você pode chegar aos resultados atualizados. É como se estivéssemos permanentemente cercados por inimigos.

  7. Esse seu texto Fernando, poderia ser dito pela nossa presidente Dilma aproveitando o seu aniversário e dizer que seu melhor presente seria a melhoria da vida da classe trabalhadora, batendo de frente com essa Corja direitosa, fazendo um divisor de águas na politica nacional.

  8. Paulo Henrique Amorim diz com propriedade. Que os golpistas não tem votos na Câmara, nem no Senado, nem no STF, agora também não tem nas ruas, não tem pobre, não tem negro. São uns medíocres apoiados por outros medíocres da Mídia. São uns poucos brancos golpistas querendo ferrar todos os pobres.

  9. Gostei do final do texto: ”política onde se troca desenvolvimento por equilíbrio fiscal sem mexer no que, de fato, nos desequilibra: os juros que o mercado exige”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *