Impeachment de Bolsonaro? Não discutam ilusões…

Estou vendo gente boa e séria discutindo se é correta ou não a bandeira do impeachment de Jair Bolsonaro, considerando que as forças do campo popular estão debilitadas e divididas e que seria o general Mourão a assumir.

Francamente, como dizia o velho Brizola, deixem de bobagem…

Não existem, nem de longe, condições políticas para que este assunto esteja na ordem do dia.

Bolsonaro tem o apoio do capital, da maior parte da mídia, a simpatia ideológica da parcela contaminada das instituições de Estado e o temor servil em quase todo o restante de seus integrantes.

Pode, claro, acontecer, como milhares de coisas podem acontecer, mas é como ficarmos olhando outra galáxia.

Temos de colocar os olhos nas coisas reais: construir uma frente de resistência que impeça a escalada autoritária em que vai o presidente, romper o acumpliciamento do Judiciário, recuperar a iniciativa política e a capacidade de mobilização social.

Estamos muito mais perto de uma ditadura obscurantista do que da remoção de seu DarthVader. E a ela precisamos resistir.

Isso não é fácil, exigirá um esforço imenso, inclusive para superar o ressentimento que ficou em relação a muitos que contribuíram, no passado recente, para o Brasil chegar a este estado.

Nosso maior aliado, hoje, contra Jair Bolsonaro, é… Jair Bolsonaro.

Sua tática de radicalizar seus fanáticos, de fazer pulsar o tumor extremista que se desenvolveu no Brasil é o que está ajudando grandes parcelas do povo brasileiro a se desintoxicarem da campanha de ódio que nos impuseram ao longo dos últimos anos.

Para que o Brasil chegue ao ponto de corrigir Bolsonaro da História é preciso que aconteça a percepção de que ele é incorrigível e incapaz de adaptar-se ao convívio democrático.

Neste momento, o que temos de fazer é, como dizem os militares, “tocar reunir”.

Quem conheceu os “fiscais do Sarney” do Plano Cruzado e os “colloridos” do final dos anos 80 não se espanta com sua versão atual e crua de “minions”.

Sabe que isso, como veio, vai desfazer-se. Mas o solvente é a realidade, não o desejo.

O que temos agora é a resistência e isso não é pouco.

Resistir é mais difícil que avançar, porque não é um gesto, é uma prática diária.

Que o diga Lula.

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • Eu estou na parte em que é difícil superar ressentimentos. A motivação não é suficiente quando dizem "eu não votei nele". Afinal, também não votaram na alternativa.

    • Não votaram na alternativa correta, nem votariam e nem votarão. Se "ele" cair, ou sair, vão se ferrar em outra onda da mesma maldita direita, agora com as opções novinhas em folha de bolsonaristas já sem bolsonaro, como o MBL ou o Dória. Culpa de quem? Culpa exclusiva dos donos de jornais e tevês, que e deslumbram ministros e juízes e amansam diuturnamente os ouvidos dos coitados dos brasileiros que não sabem como e nem querem saber de se informar. Mas não há como tirlo, nem que gritem a todo minuto em seu ouvido que "ele" não pode ficar. "Ele" só sai se for por ele mesmo, depois de enjoar de tanta esculhambação. Poderá bater o tédio e, depois de vomitar muito, ele vai embora e pronto.

  • Plano Cruzado I e II, fiscais do presidente (sarney), eleição de collor, reeleição de fhc, sp elegendo tucano após tucano desde 1994, witzel, crivella, dória, zema, etc. O brazileiro já deixou claro que gosta mesmo é de ser enganado. Nem steve bannon (nunca despreze o poder da ignorância) devia imaginar que existe povinho tão burro na face da Terra, sendo esférica ou plana (formato pizzóide).

    • Soube que a terra não é esférica nem plana. É uma sucessão de tubos coloridos e translúcidos que acaba numa roda, onde os ratos entram, correm, correm, correm e, depois, saem, correm pelos tubos translúcidos e voltam a correr na rodinha. Uma criança me forneceu esta brilhante explicação. Estou investigando e já fiz contato com alguns expoentes. A ideia deve frutificar.

      • Converse com um morador idoso de Virginia, Richmond. Grandes chances de transformar sua teoria em Movimento.

  • Difícil organizar essa resistência se os principais atores disponíveis não conseguem "tocar reunir". Haddad me parece mais interessado, como de hábito, em discussões quase acadêmicas na super estrutura da política. Não sobrou ninguém com gabarito de liderança no PT além de Lula, manietado pela prisão injusta. Ciro é Ciro, o eterno ressentido. Talvez o Rio, que nos deu Bozo, possa agora liderar essa união a partir do Freixo. Parece firme e competente para começar a organizar uma frente efetiva de resistência. Caso contrário, ela acabará nas mãos de Doria e outros do mesmo naipe, que já põem as manguinhas de fora.

    • As coisas estão mudando. Até Doria mostrou-se horrorizado (mesmo que seja por encenação) com o que disse o fascista sobre Fernando Santa Cruz. O pai dele (Doria) foi perseguido pela ditadura. Não acredito nas boas intenções dele, mas acho que tomou essa atitude porque já foi informado por seus orientadores que suas melhores chances são fazendo oposição ao bosto.

    • Não me perdoem, por favor, não me perdoem. Esse Haddad é mais um babaca, um bunda mole, desses que, se convidado para sentar no boteco e tomar uma cerveja, pede canudinho.

  • FERNANDO BRITO ESTÁ CORRETO; O CANALHA VISA UMA DITADURA MAS INCLUIRIA TAMBÉM AS FORÇAS ARMADAS,SÃO DITADORES POR NATUREZA,JULGAM-SE SUPERIORES E FORAM ATUANTES EM TODO ESSE GOLPE CONTRA O BRASIL E A ENTREGA DA SOBERANIA NACIONAL.

  • Ondinha de impeachment servirá pra engrossar o “Ei Bozonaro, VTNC”.
    Supremo de merda terá que soltar Lula, Máfia de Curitiba tentará prender de novo. A Rua será nossa casa. Mandarão bala-de-borracha, mas pedra tem em todo canto.

  • Dizia o VELHO E O MOÇO BRIZOLLA,pois um dia,ele foi moço,deixem de bobageiras.A reação,está impregnada na maioria da sociedade,digo,a sociedade que ainda consegue falar,pois o POVÃO,está tratando da sobrevivência.E o PUXA SAQUISMO,é uma IDEOLOGIA,difícil de combater.Tem que haver,VERGONHA NAS CARAS e isso, é uma MERCADORIA quase em extinção. quiserem saber,como se impreguina,na SOCIEDADE,VERGONHA NAS CARAS,deem um FUZIL,para cada membro do POVÃO.Aí,A VERGONHA NAS CARAS,aparece de supetão.NÃO POR VERGONHA,mas POR MEDO.

  • A dura realidade é mais uma ducha de água fria na já apática nação brasileira. Algo semelhante ocorreu na Alemanha nazista enquanto Hitler assumia cada vez maiores poderes.

  • Complementando o comentário anterior: acabei de ler no famigerado G1, a reportagem "Líderes e empresários temem que declarações de Bolsonaro afetem votações no Congresso". Minha mãe dizia que 'quando o povo fala ou é ou está para ser'.

  • "Bolsonaro tem o apoio do capital, da maior parte da mídia..."

    Desculpe, mas Bolsonaro não tem o "apoio", é apenas "tolerado" por eles.

    A reforma da previdência, por exemplo, está avançando apesar dele. E a pauta fundamentalista não é algo que agrade às elites.

    Não tenha dúvida de que estão fazendo contas, nesse momento, tentando calcular o custo do impeachment.

    Por que o custo das permanência cresce a cada dia.

    • Perfeito, penso da mesma forma.
      O Impeachment da Dilma também era considerado uma aberração quando começou a ser pedido, depois ganhou força e forma.

  • O correto seria declara-lo incapaz e destituí-lo do cargo convocando novas eleições (isto está previsto na constituição). Não vai ocorrer porque o investimento nas reformas que as elites desejam (e estão acontecendo) não pode se perder. Bozo, no entanto, está num crescendo de loucura porque não tem capacidade mental para o cargo e, por um mínimo de amor próprio que tenha, não aguenta ser tão humilhado, gozado e criticado por quase todos, aqui e no exterior. Ele está pirando. Por isso acho que as forças que o puseram para cumprir um papel que está cada vez mais em risco vão fazer seu impedimento para que o Mourão o substitua e continue a tarefa. As esquerdas, a oposição assistirá tudo isto, da arquibancada nos últimos lugares, sem interferir, porque a armadilha hegemônica do pt e seu discurso único do lula livre capturou toda a iniciativa em prol deste ditame. Lula livre não está maduro (e nunca vai estar, mas sebastianismo é assim mesmo). A esperança guiará a oposição de esquerda para um dia ter lula candidato à presidência, mesmo que esteja claro que isto não vai acontecer, pois vive-se de esperança, no auto engano e na covardia.

Related Post