Esta semana, o Supremo Tribunal Federal, muito provavelmente, decidirá que Aécio Neves se tornará réu numa ação penal por corrupção por conta do dinheiro recebido em malas da JBS.
Imaginar o contrário – embora não seja impossível neste país onde a Justiça se tornou um escancarado instrumento político – seria imaginar que o STF estaria disposto a ir mais fundo no buraco abissal em que já está enfiado.
Mesmo neste caso, é um escândalo que, só um ano depois de reveladas as gravações, em áudio e vídeo, onde o ex-líder tucano, além de pedir e receber dinheiro, faz insinuações até de mandar matar um primo se este abrisse a boca.
Tudo isso se reduz, porém, na defesa que ele apresenta em artigo publicado na Folha, no mesmo espaço em que, durante anos, deitou lições de “ética”, diz que tudo é resultado de sua “ingenuidade”:
Fui ingênuo, cometi erros e me penitencio diariamente por eles. Mas não cometi nenhuma ilegalidade.
Por não cometer ilegalidade, o ainda senador por Minas elenca o que diz serem “fatos”: a suposta venda do apartamento em que vive a mãe no Rio, não o dele próprio; ter recebido e não gasto o dinheiro , que gentil, dizer que as ameaças de morte eram “vocabulário inadequado” e “brincadeiras injustificáveis e de enorme mau gosto”.
Embora favorecido por uma aliança com Michel Temer – com quem teve um encontro há dois domingos e possui, como interesse comum, a desqualificação da marotíssima delação de Joesley Batista – a saída “ingênua” não deve funcionar para o STF.
Mas será interessante ver como se comportarão os ministros na hora de lançarem “um amigo” na fogueira, mesmo os já inservíveis, como palitos de fósforo já usados.
Até porque a estatura moral de alguns deles é comparável a de um Kim Kataguiri.
Como já não há exame jurídico no Brasil, mas julgamentos político-inquisitoriais, que precisam encobrir suas finalidades, mesmo escancaradas, Aécio será lambido pelas chamas das quais foi um dos primeiros atiçadores.
Vai arder, mas como é tucano, será em fogo brando, como quem cozinha um galo.
View Comments (27)
Não será surpresa se decidirem contra aécio. Se entendi, ele apenas se tornará réu. O resto do processo se dará a passos de tartaruga sem pressa.
Em 2038 o processo do mineirinho será arquivado por decurso de prazo. Sabe como é, são muitos processos para o STFede analisar. Tucano, como nas pesquisas de eleição, sempre ficam em último lugar.
Eles não tem saída. Será preciso "queimar" alguém para passar a imagem de imparcialidade. Como o senador já está em processo de descarte, será o bode expiatório a ser imolado em sacrifício (embora em fogo brando).
e vai ser inocentado e com louvor
capaz até de receber pedidos de desculpas
não duvido nada
Aécio confessou de boca própria.
A grande mama e conterrânea , Carmem Lúcia do Aécio , que o salvou a primeira vez no tribunal em caso de empate o salvará novamente .Ela antes de ser indicada para o cargo era outro tipo de pássaro , hoje está mais para corvo , gralha , tucano .
O pior disso tudo é o Aécio ter um espaço na Folha... onde ele é pago para fazer propaganda de si mesmo... mesmo após dezenas de acusações gravíssimas... a Folha continua com essa coluna ridícula.
Aliás, toda cúpula do PSDB tem seu espaço na "imparcial" Folha... o Mineirinho, o Careca e FHC.
Os leitores da Folha devem adorar!!! Duvido que os "manifestoches" vão lá "trollar" a coluna do Aécio.
Vai ter pedidos de vistas e outras tantas manobras.
O cinismo....a canalhice .....a decrepitude moral desse sujeitinho chamado Aécio São suas marcas registradas.
Mineirinho ingênuo??? Para o mundo que quero chutar alguem pra fora...
Se vier a ser comido, não será cru. Não há pressa.
Tadinho dele, gente! Tão incapaz e indefeso!
Tudo bandido, "Com o Supremo, e com tudo", esqueceram?