Investigação começa a entrar na “onda do vazamento”

redeherring

Não são bons sinais os “vazamentos” que a investigação do assassinato de Marielle Franco e de Anderson, o motorista do carro em que viajava, está tendo para os jornais. Ou melhor, para a Rede Globo, de quem os jornais estão comendo na mão neste assunto.

Até porque, a ser verdade o que veio aos jornais  – e nem sempre é, porque ontem chegou a circular um vídeo falso do crime que teria sido gravado por câmaras de segurança – tudo está a indicar de um grupo organizado e profissional e, portanto, com comando definido – e  cada detalhe dá a chance de destruírem-se provas e construírem-se, com uma teia de cumplicidades, álibis e despistes.

Está nítida a corrida das autoridades de Brasília em pegarem  uma “casquinha” no caso e parece evidente que foi da área federal que partiu o vazamento de que a munição foi do mesmo lote da usada numa chacina. Pode dizer algo, mas é difícil que isso seja significativo: primeiro porque qualquer um que leia o código gravado nos estojos (UZZ18) e der uma googlada  vai encontrar a informação de que este lote de munição da Companhia Brasileira de Cartuchos, com 10 mil unidades, foi comprado pela Polícia Federal e mandado “para vários Estados, como Goiás, Roraima, Sergipe, além de Brasília”, como informou, em setembro de 2015, o Estadão, ao mencionar os cinco lotes de munição identificados na chacina de Osasco.

Mais de dez anos anos depois de terem sido compradas, estas balas podem estar em qualquer parte. Mas já estão sendo usadas para atingir outro objetivo: atrair a competência investigatória para a PF, além de uma tentativa de alimentar a primazia da Rede Globo, a quem a informação foi passada, com a irresponsabilidade de permitir que os criminosos, claro, “desovem” a munição deste lote eventualmente restante, eliminando provas.

Agora há pouco o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que há “mais de 50 inquéritos ao longo dos anos por conta desta munição desviada“. Ou seja, esta pista e nada são quase a mesma coisa.

Não vai servir a ninguém precipitar-se em conclusões além da que está obvia: o crime foi praticado por gente com capacitação e organização para ações deste tipo e o alvo tinha todos “os ingredientes” para gerar a repercussão imensa que está tendo, o que pode – e apenas pode – indicar uma motivação política.

Como a apuração do crime, também, parece estar carregada dela, o que já-já vai provocar conflitos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

50 respostas

  1. pois bem

    se não tem motivação politica seria o que ?

    se a munição era da PF como sumiu? que relapso é esse?

    1. Assim que eu fiquei sabendo sobre a origem das munições me veio as seguintes hipóteses: ou existem policiais federais envolvidos no episódio, ou membros da PF venderam as munições pra milicianos/traficantes, ou então um lote de munições da PF foi roubado. Mas sei lá, posso estar completamente enganado.

      1. pode ser tudo isso sim Gustavo,

        mas seja lá o que for a PF é responsável por essa munição que já matou mais de 20 em SP tempos atrás

        a PF só sabe fazer espetáculo para aparecer na TV?

    2. Cunha quietinho na penitenciária, fingindo-se de morto, em contato com milícias, se vingando da PF. É uma tese a se pensar… Cunha despachava na Globo. Cunha derrubou Dilma por causa da Comissão de Ética. Não se vê foto de Cunha preso. Tá em presídio de segurança máxima em Rondônia por acaso???

      1. pois é Henrique

        está tudo fora de lugar
        até as balas que andam atingindo cabeças erradas

    3. Tão simples que pode parecer simplório, mas vá lá: A CBC vendeu munição
      para PF e enviou pelos Correios.Socorro !!! Com o 51° inquérito a coisa vai.

      1. e coloca aí que esse mesmo lote foi usado para uma chacina com mais de 20 mortos em Barueri e região (SP)

    1. A morte de Chico Mendes foi determinada por fazendeiros e foi logo desvendada. A morte de Marielle foi um atentado político de extrema direita.

      1. Quantas pessoas morrem nos presídios de rebelados, nas periferias, nas drogas, fome, prostituição…São crimes políticos, a escolha da miséria. É política…O assassinato POLÍTICO é uma maneira de dizer que somos descartáveis. O policial assassinado em Minas Gerais depois de denúncias contra a corrupção no governo mineiro…As esquerdas DEVEM se unir. Ou serão trucidadas.

    1. Também achei dispensar o JN todo por algo que não está nem aí para eles (povo) e botar aquele bando de ministro golpistas do STF para dar opiniões. Ela quer se beneficiar…

    1. Marielle: está na hora de o interventor mostrar a que veio

      Por jornalista Paulo Moreira Leite

      16 de Março de 2018

      Analistas de texto sofisticado sustentam que Marielle Franco foi executada numa operação destinada a confrontar a Intervenção Militar no Rio de Janeiro.
      A teoria é assim. Ameaçado pelo desembarque das tropas do Exército em seus domínios, o esquema das milícias e seus associados no crime organizado teriam resolvido eliminar uma vereadora corajosa e carismática, militante destacada do PSOL, para deixar claro quem manda no território do Rio de Janeiro.
      Desculpem mas eu aprendi que certas coisas são mais simples.
      (…)
      Basta recordar o imenso aparato de informações à disposição do General Braga Netto para reconhecer que a investigação sobre um crime político cruel e inaceitável representa uma oportunidade única para definir seu verdadeiro papel na defesa da Segurança Pública do Rio de Janeiro: proteger uma população indefesa ou fazer vista grossa para uma ação criminosa?
      Alguma dúvida?

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/347194/Marielle-est%C3%A1-na-hora-de-o-interventor-mostrar-a-que-veio.htm

  2. Eu já estou achando que o governo golpista do Temer está por trás da execução da vereadora do PSOL. A vereadora era contra a intervenção!!! preciso desenhar.

  3. A desembargadora do Rio acusou sem provas que q vereadora foi bancada pelo comando vermelho. Acusação gravíssima que precisa ser apurada , e a desembargadora punida.

    1. Já ouvi falar em teste psicotécnico, mas creio que para ser desembargador existe o exame coxinhotécnico.

      Esse exame mede o grau de coxinhisse do sujeito, e caso dê positivo, a pessoa é aprovada para o cargo.

  4. Os golpistas que estão no poder e a Globo vão jogar a culpa no comando vermelho e na veraadora executada .

  5. Esperamos uma apuração séria, isenta e rápida, apesar de acreditar pouco nessa possibilidade lamentavelmente.

  6. Na atual conjuntura, é difícil confiar nas nossas Instituições. E isso torna tudo possível, o verso e o anverso.Vivemos num país surreal.

    1. Tropa de Elite 2. Personagem Capitão Nascimento, depondo na CPI das milícias:
      “O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir. Agora me responda uma coisa, quem você acha que sustenta tudo isso? É… E custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que os traficantes, os policiais e os milicianos matam tanta gente nas favelas. Não é à toa que existem as favelas. Não é à toa que acontece tanto escândalo em Brasília e que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda.”

  7. NOTÍCIAS DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, Salvador, Bahia

    Hoje à tarde eu assiti a uma belíssima palestra proferida por três professores e ativistas sociais franceses!
    Claro: havia tradução para o português do matuto velho!
    Risos
    As exposições tiveram como eixo temático a apresentação do Intercoll.
    Intercoll é um espaço aberto de desenvolvimento e troca de ideias entre movimentos sociais e cidadãos/cidadãs de todos os continentes.
    http://www.intercoll.net

    NOTA: o ‘Mídias Livres’ [do Brasil] já está integrado a Intercoll.

    Prezados jornalista Fernando Brito e leitores(as) do conspícuo blogue ‘Tijolaço’, quem ainda não conhece as propostas, recomendo fazê-lo!

      1. * Eu postei imediatamente após saber da morte da vereadora, que o PSOL e outros agentes de notória honestidade deverão acompanhar as investigações, pois de ela ficar por conta da PF, do MP, Polícias Civil e Militar, quem vai ser responsabilizado por ela, será a própria vereaSDORA. Eles acharão, como Moro sempre acha, PROVAS DE ELA MATOU O MOTORISTA E SE MATOU DEPOIS SE MATOU, AÍ SAIU DO CARRO, DEU VÁRIOS TIROS PARA DENTRO DO CARRO E VOLTOU A SENTAR NO BANCO, JÁ MORTA.

        COISAS QUE ESSA TURMA COSTUMA FAZER PARA LIVRAR A CARA DE SEUA AGENTES CRIMINOSOS.

        Essa desembargador já deu seu recado, e vai mais muita CONVICÇÃO por aí.

        AH, SÓ PARA LEMBRAR, O DR. MORO ESTÁ LEILOANDO O “TRIPLEX DO LULA” CUJO NOME DO DONO ELE MESMO COLOCOU NO EDITAL: “OAS” E O DINHEIRO CORRESPONDENTE NÃO VAI SAIR DA CONTA DO LULA E SIM DA “OAS”.

        ESSE É O “PADRÃO POLICIA FEDERAL” DE ACUSAR INOCENTES, E MP E OUTRA POLÍCIAS FAZEM EXATAMENTE DA MESMA FORMA.

  8. Totalmente ignorante no assunto pergunto: munição fica em condição de funcionar até quanto tempo sem armazenamento apropriado ? Ou não há necessidade de armazenamento apropriado? Alguém sabe?

    1. Alem do mais ,rachel , as muniçoes sao entregues por veiculos comum dos correios, que estranho nao?

    2. Tem prazo de validade, mas funciona muito além dele, embora perdendo “força” paulatinamente.

  9. Esta é a hora em que os criminosos vazamentos cumprem seu papel ,desviar ,confundir ,ganhar tempo para tentar “achar” os culpados.
    A cada momento que passa parece ficar claro que este é um caso de briga dentro da gangue que hoje usurpa o poder.A diferença das manobras CONTRA o governo de Brizola ,desta vez um setor da gangue está com sua cara exposta no Rio,a do corno do Planalto e seu pit-bull fardado da SSI.
    A vereadora só foi uma vítima escolhida que cumpria os “requisitos”,mas a nível nacional ela não era conhecida.Tal vez esse fosse um dos “requisitos”,gerar convulsão na “terra” do temer,sem pôr em perigo o golpe.
    O repentino “humanismo” da globosta é altamente suspeito e cínico ,o candidato desses criminosos é o Maia.

  10. A Globo já é, agora oficialmente, a emissora do Golpe. Não é apenas um porta-voz, é a própria voz do Golpe. Resta saber se essa todo-poderosa vai querer mesmo desvendar este caso até o fim, ou se vai esfriar quando ver quem está implicado.

    1. Vai tentar usar o assassinato para justificar a radicalização do governo ilegal é o uso militar em seu combate com leis casuisticas.

  11. “Sérgio Moro é a Farsa e a Desgraça do Brasil”, ele tem usado o nome, e prestígio de LULA, mundialmente, como escudo e blindagem de toda a corrupção da direita brasileira. Enquanto, com seus vazamentos criminosos, para a Globo, contra LULA, correm soltos por todo o território nacional, os criminosos corruptos, amigos de Moro são soltos um a um, para gaudio, júbilo, da elite multimilionária e entreguista da direita brasileira. PAREM ESSE GOLPE DOS CORRUPTOS E ASSASSINOS !

  12. Lideranças populares que foram executadas porque se enfrentavam com os interesses dos grandes capitalistas, das multinacionais aos latifundiários, ou mesmo, como no caso de Marielle, ousaram denunciar a brutal repressão do Estado e suas polícias.
    sexta-feira 16 de março| Edição do dia
    Paulo Sérgio Almeida Nascimento e Fernando Pereira – 12 de março/2018 e 22 de dezembro/2017
    Líderes comunitários membros da Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama) de Barcarena, nordeste do Pará. Paulo, aos 47 anos, foi assassinado a tiros no dia 12 de março, cerca de três meses após o assassinato de Fernando Pereira, também assassinado a tiros no dia 22 de dezembro de 2017. As vítimas executadas sofreram juntamente aos demais membros da Associação ameaças da mineradora norueguesa Hydro Alunorte. As perseguições se intensificaram após as denúncias e ações na Justiça que a Cainquiama realizou contra os crimes ambientais da multinacional.
    Ribeiro Ribas – 28 de janeiro/2018
    Márcio Oliveira Matos – 24 de janeiro/2018
    Jefferson Marcelo – 2 de janeiro/2018
    Clodoaldo dos Santos (“barriga”) – 14 de dezembro/2017
    Fábio Gabriel Pacifico Santos (“binho dos palmares”) – 19 de setembro/2017
    José Raimundo da Mota de Souza Júnior – 13 de julho/2017
    George de Andrade Lima Rodrigues – 20 de junho/2017
    Eraldo Lima Costa e Silva – 19 de junho/2017
    Valdenir Juventino Izidoro (“lobo”) – 05 de junho/2017
    Luís César Santiago da Silva (“cabeça do povo”) – 15 de abril/2017
    Waldomiro Costa Pereira – 20 de março/2017
    http://www.esquerdadiario.com.br/Ativista-de-associacao-indigena-e-quilombola-e-assassinado-apos-denunciar-mineradora-e-ter-protecao

  13. Um assassinato POLÍTICO, sim! Quem atrapalha deve ser retirado, morto, preso, destruído. Se LULA não tivesse a envergadura política que possui o que lhe teria acontecido? O PT tem que denunciar na ONU, em todas mídias. A “esquerda” cega deve enxergar seu futuro no assassinato, poderá ter o mesmo tratamento se continuar desunida. Graças a Luis Inácio, sua coragem de enfrentamento, a esquerda AINDA sobrevive e desperta, e sua imolação diária está despertando o país. O golpe foi gestado nos EUA com a cumplicidade de segmentos da mídia, judiciário, MP e legislativo. Ciro, Boulos e outros líderes devem prestar atenção no desenrolar da investigação do assassinato POLÍTICO. Poderá acontecer o mesmo com eles. A união a uma só candidatura, com o maior líder político nacional, Lula, é a única saída. Ou o imponderável.

  14. Sei não, hein…modus operandi do PCC! Será que a ordem veio lá das prisões do “primo do belém “? A intervenção pode estar afetando a expansão dos negócio do Marcola. O lewandowiski até já entrou com PeTição no STF contra a intervenção no Rio. Quem vai comemorar é o PSOL de Freixo.

    1. Achei interessante ,milhares de muniçoes 9 mm entregues em veiculos comums dos correios , como se fosse bolinhas de gude, que segurança hein?

  15. Os canalhas da globo/governo daqui a pouco vão chegar a conclusão que os culpados são os pobres ou a própria Marielle e vão exigir intervenção em todo o país. Realmente não dá para conviver com a Globo desregulada!

  16. Eu postei imediatamente após saber da morte da vereadora, que o PSOL e outros agentes de notória honestidade deverão acompanhar as investigações, pois de ela ficar por conta da PF, do MP, Polícias Civil e Militar, quem vai ser responsabilizado por ela, será a própria VEREADORA. Eles acharão, como Moro sempre acha, PROVAS DE ELA MATOU O MOTORISTA E SE MATOU DEPOIS SE MATOU, AÍ SAIU DO CARRO, DEU VÁRIOS TIROS PARA DENTRO DO CARRO E VOLTOU A SENTAR NO BANCO, JÁ MORTA.

    COISAS QUE ESSA TURMA COSTUMA FAZER PARA LIVRAR A CARA DE SEUA AGENTES CRIMINOSOS.

    A desembargadora já deu seu recado, e vai mais muita CONVICÇÃO por aí.

    AH, SÓ PARA LEMBRAR, O DR. MORO ESTÁ LEILOANDO O “TRIPLEX DO LULA” CUJO NOME DO DONO ELE MESMO COLOCOU NO EDITAL: “OAS” E O DINHEIRO CORRESPONDENTE NÃO VAI SAIR DA CONTA DO LULA E SIM DA “OAS”.

    ESSE É O “PADRÃO POLICIA FEDERAL” DE ACUSAR INOCENTES, E MP E OUTRA POLÍCIAS FAZEM EXATAMENTE DA MESMA FORMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *