Ipsos-Estadão: Lula segue muito à frente na confiança do eleitor

É preciso um trabalho de somar retalhos de informação, mas o que se apura da pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos de fevereiro, feita depois da confirmação da sentença de Sérgio Moro pelo TRF-4,é que Lula segue disparado à frente de todos os pré-candidatos à Presidência da República.

Ao contrário do mês passado, quando ainda tentavam “emplacar” Luciano Huck e deram manchete em letras garrafais e gráfico na primeira página.

Os números são raros, mas é possível saber que ele tem 42% de aprovação, apenas 2% (e dentro da margem de erro de 3%, portanto) a menos que no levantamento feito feito antes do julgamento. “Ao menos até este momento, o desgaste para o ex-presidente é diminuto”, concede Danilo Cersosimo, diretor do Ipsos.

Como não é uma pesquisa de intenção de voto – ao menos não formalmente – não parece ter registro do TSE e nem os resultados foram dados integralmente. Mas é possível, em outro texto, saber que Jair Bolsonaro  tem 24% de aprovação e  Geraldo Alckmin, 20%, enquanto Michel Temer, Henrique Meirelles e Rodrigo Maia patinam com 4%, 5% e 4%, respectivamente.

No quesito rejeição, Lula tem o menor índice, embora alto: 56%. Bolsonaro tem 58%, Alckmin, 68%, quase o mesmo que Meirelles e Maia (69%). O campão de rejeição, claro, é Michel Temer, com 93%, embora possa ter ganho alguns poucos pontos com a intervenção no  Rio de Janeiro, cujo efeito não foi captado pela pesquisa, encerrada dia 16.

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Lula hoje com 44% terá no mínimo 60% se for preso. É o fator Lula que definirá o futuro do Brasil, para o mal ou para o bem.

  • Lula, o massa de pão com granito, quanto mais batem, não quebra e cresce na percepção popular.

  • Aquela Corte [O STF] não modera as relações e os conflitos, mas antes os acirra, potencializando as incertezas, o que ocorre pelas ações de seus ministros, desde a antecipação de posição sobre julgados nas páginas dos jornais, até a intromissão em questões estritamente políticas, que não estão na sua esfera de atuação. Isso além de agirem, via de regra, sob o viés corporativista.
    Por jurista Conrado Hubner, professor de direito constitucional da USP

    em
    'Supremo Poder'
    Por Tânia M. S. Oliveira
    04/03/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/supremo-poder-por-tania-m-s-oliveira

  • Essa "Dandara dos palmares " sei não viu na hora de levar uma picada vai ou já é uma cocolonizada!!! deve estar a serviço do cu nha, Deus que me perdoe.

    • Com certeza, Jefoni, tem espertinhos querendo desvirtuar o foco, mas sabemos que só Lula salva esta nação que está nas mãos deraposas velhas golpistas, entreguistas e lesas-pátria!!!!!

  • Lula vai governar esse País quer queiram ou não os Golpistas e o Judiciário, com ele ou sem, Lula fará parte do Governo porque o POVO quer e não se governa um país sem o que há de mais importante, a participação popular. A continuar como estamos com a economia no chão, com altíssimo desemprego isto tende a explodir.

  • O POVO BRASILEIRO SABE DO GOVERNO DE LULA EM OITO ANOS OS ACERTO FORA MUITOS APESAR DE PEQUENOS ERROS O BRASILEIRO NAO E TROUXA E SABE QUE A QUEST~~AO E SIMPLESMENTE POLITICA A IMPRENSSA MARROM DO BRASILL MASSACRANDO O PRESIDENTE DOS TRABALHADORES NAO ADIANTA EM 2018 NAO TEM PARA ELES

  • O jogo só acaba quando termina, já dizia um filósofo(?).
    Aquele que diz ter conhecimento do dia de amanhã, como os donos das pesquisas eleitorais, ou tem problema na cabeça ou é doente do pé.
    Pelo retrovisor, a partir de Janaína, Bicudo e etc., contando com Moro e Dallagnóis, Frota, Kinzinho e Aécio, etc. de novo, tudo que não podia acontecer, aconteceu de forma extravagante.
    Os peitos de Temer não estariam ainda inchados se no coração não batesse mais ansiedade e certeza de vitórias outras.
    Por enquanto, ainda estou cabisbunda, sem esperança alguma no processo de eleição, porque, a meu juízo, muito poderá nos surpreender após essa intervenção militar.
    A pergunta que não quer calar: será que ainda podemos acreditar em eleições neste ano em curso? Perguntar não ofende.
    .

  • é uma briga em que Lula não tem a perder, pois sua prisão foi colocada como fato inevitável desde o início. A Justiça brasileira terá que responder junto à maioria da população por sua seletividade e o estado brasileiro terá a responder ao mundo. O tamanho de nosso país nunca foi menor e o STF é responsável direto por isso.

  • A direita brasileira, que sempre foi piada no exterior, agora tambem é piada local, mesmo com blindagem da midia aliada, que nao consegue mais blindar como antes. Aqui nessa cocôlonia de direita tudo tem um grande viés pra dar errado e o caso lula foi mais um exemplo disso. Com toda a força tarefa o trambique deveria ter emplacado e o lula deveria estar despencando nas pesquisas, so que aconteceu justamente o contrário. Isso mostra a queda da audiencia e perda de credibilidade da banda podre da mídia e o descrédito do judiciário. Parece bem claro pra maioria da populacao que lula nunca seria condenado se nao tivesse votos. Seria mais um processo engavetado arquivado como fazem com serra, aecio e todo esse lixo que emana dessa republiqueta. Eu me arrisco a dizer que esse impich hondurenho vai ser o inicio do fim da direita no brasil.

    • Falta-nos identificar os ricos golpistas e traidores mostrando suas caras, suas casas,empresas e familiares.

    • Isso desde o inicio percebi que o povo não iria engolir essa mentira por muito tempo. Achei foi espantoso apoiar tirar a Dilma. Achei que o povo iria se tocar antes, mas não. Contudo, antes tarde do que nunca; E agora o que eles farão? Mais tiros no pé? Ou matar Lula? Tenho medo de Judas do lado de Lula.

Related Post