Ipsos-Estadão: Lula segue muito à frente na confiança do eleitor

ipsoscond

É preciso um trabalho de somar retalhos de informação, mas o que se apura da pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos de fevereiro, feita depois da confirmação da sentença de Sérgio Moro pelo TRF-4,é que Lula segue disparado à frente de todos os pré-candidatos à Presidência da República.

Ao contrário do mês passado, quando ainda tentavam “emplacar” Luciano Huck e deram manchete em letras garrafais e gráfico na primeira página.

Os números são raros, mas é possível saber que ele tem 42% de aprovação, apenas 2% (e dentro da margem de erro de 3%, portanto) a menos que no levantamento feito feito antes do julgamento. “Ao menos até este momento, o desgaste para o ex-presidente é diminuto”, concede Danilo Cersosimo, diretor do Ipsos.

Como não é uma pesquisa de intenção de voto – ao menos não formalmente – não parece ter registro do TSE e nem os resultados foram dados integralmente. Mas é possível, em outro texto, saber que Jair Bolsonaro  tem 24% de aprovação e  Geraldo Alckmin, 20%, enquanto Michel Temer, Henrique Meirelles e Rodrigo Maia patinam com 4%, 5% e 4%, respectivamente.

No quesito rejeição, Lula tem o menor índice, embora alto: 56%. Bolsonaro tem 58%, Alckmin, 68%, quase o mesmo que Meirelles e Maia (69%). O campão de rejeição, claro, é Michel Temer, com 93%, embora possa ter ganho alguns poucos pontos com a intervenção no  Rio de Janeiro, cujo efeito não foi captado pela pesquisa, encerrada dia 16.

 
contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

42 respostas

  1. Lula hoje com 44% terá no mínimo 60% se for preso. É o fator Lula que definirá o futuro do Brasil, para o mal ou para o bem.

  2. Aquela Corte [O STF] não modera as relações e os conflitos, mas antes os acirra, potencializando as incertezas, o que ocorre pelas ações de seus ministros, desde a antecipação de posição sobre julgados nas páginas dos jornais, até a intromissão em questões estritamente políticas, que não estão na sua esfera de atuação. Isso além de agirem, via de regra, sob o viés corporativista.
    Por jurista Conrado Hubner, professor de direito constitucional da USP

    em
    ‘Supremo Poder’
    Por Tânia M. S. Oliveira
    04/03/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/supremo-poder-por-tania-m-s-oliveira

        1. … Se o honrado presidente Lula não vencer a eleição em primeiro turno, será eleito no segundo, tendo como oponente (aspas) um candidato do campo da esquerda!

          Viva o [veradeiro] Brasil
          Viva o [verdadeiro] honesto povo trabalhador brasileiro!
          E até a vitória sempre!

  3. Essa “Dandara dos palmares ” sei não viu na hora de levar uma picada vai ou já é uma cocolonizada!!! deve estar a serviço do cu nha, Deus que me perdoe.

    1. Com certeza, Jefoni, tem espertinhos querendo desvirtuar o foco, mas sabemos que só Lula salva esta nação que está nas mãos deraposas velhas golpistas, entreguistas e lesas-pátria!!!!!

  4. Lula vai governar esse País quer queiram ou não os Golpistas e o Judiciário, com ele ou sem, Lula fará parte do Governo porque o POVO quer e não se governa um país sem o que há de mais importante, a participação popular. A continuar como estamos com a economia no chão, com altíssimo desemprego isto tende a explodir.

  5. O POVO BRASILEIRO SABE DO GOVERNO DE LULA EM OITO ANOS OS ACERTO FORA MUITOS APESAR DE PEQUENOS ERROS O BRASILEIRO NAO E TROUXA E SABE QUE A QUEST~~AO E SIMPLESMENTE POLITICA A IMPRENSSA MARROM DO BRASILL MASSACRANDO O PRESIDENTE DOS TRABALHADORES NAO ADIANTA EM 2018 NAO TEM PARA ELES

  6. O jogo só acaba quando termina, já dizia um filósofo(?).
    Aquele que diz ter conhecimento do dia de amanhã, como os donos das pesquisas eleitorais, ou tem problema na cabeça ou é doente do pé.
    Pelo retrovisor, a partir de Janaína, Bicudo e etc., contando com Moro e Dallagnóis, Frota, Kinzinho e Aécio, etc. de novo, tudo que não podia acontecer, aconteceu de forma extravagante.
    Os peitos de Temer não estariam ainda inchados se no coração não batesse mais ansiedade e certeza de vitórias outras.
    Por enquanto, ainda estou cabisbunda, sem esperança alguma no processo de eleição, porque, a meu juízo, muito poderá nos surpreender após essa intervenção militar.
    A pergunta que não quer calar: será que ainda podemos acreditar em eleições neste ano em curso? Perguntar não ofende.
    .

  7. é uma briga em que Lula não tem a perder, pois sua prisão foi colocada como fato inevitável desde o início. A Justiça brasileira terá que responder junto à maioria da população por sua seletividade e o estado brasileiro terá a responder ao mundo. O tamanho de nosso país nunca foi menor e o STF é responsável direto por isso.

  8. A direita brasileira, que sempre foi piada no exterior, agora tambem é piada local, mesmo com blindagem da midia aliada, que nao consegue mais blindar como antes. Aqui nessa cocôlonia de direita tudo tem um grande viés pra dar errado e o caso lula foi mais um exemplo disso. Com toda a força tarefa o trambique deveria ter emplacado e o lula deveria estar despencando nas pesquisas, so que aconteceu justamente o contrário. Isso mostra a queda da audiencia e perda de credibilidade da banda podre da mídia e o descrédito do judiciário. Parece bem claro pra maioria da populacao que lula nunca seria condenado se nao tivesse votos. Seria mais um processo engavetado arquivado como fazem com serra, aecio e todo esse lixo que emana dessa republiqueta. Eu me arrisco a dizer que esse impich hondurenho vai ser o inicio do fim da direita no brasil.

    1. Falta-nos identificar os ricos golpistas e traidores mostrando suas caras, suas casas,empresas e familiares.

    2. Isso desde o inicio percebi que o povo não iria engolir essa mentira por muito tempo. Achei foi espantoso apoiar tirar a Dilma. Achei que o povo iria se tocar antes, mas não. Contudo, antes tarde do que nunca; E agora o que eles farão? Mais tiros no pé? Ou matar Lula? Tenho medo de Judas do lado de Lula.

  9. Lula está inelegível. Leiam a Lei Complementar 135/2010. Como bem diz ernesto, aqui não existe “Lei Barrabás”.

    1. Pode mudar o nome pra ‘X’, o número continua o mesmo – 13! E o seu 45, como anda nas pesquisas?

      1. A Constituição fala sobre os efeitos criminais do trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Estou falando de efeitos eleitorais. Pela Lei da Ficha Limpa, basta a condenação em segunda instância. Não há o que discutir: Lula está inelegível.

        1. Acho que a questão é que a constituição é a maior lei do país, e nenhuma lei pode digredir dela, por isso o que está sendo posto em pauta são ADINS – Ação direta de inconstitucionalidade – para dirimir essa aberração jurídica. E não há a figura em separado do efeito criminal e eleitoral – existe o efeito civil – ou você está condenado e não goza dos seus direitos, ou está e não goza. Por haver essa questão a coisa tem que ser julgada pelo STF, não pela leitura rasa de quem nem enxerga aí um imbróglio.

          1. Essa matéria já foi votada no STF, que entendeu constitucional a vedação às candidaturas de políticos condenados em segunda instância por crimes e/ou improbidade administrativa.

          2. O fato de que uma matéria já tenha sido apreciada não significa que não pode ou deve ser apreciada novamente. Se as ADINs estão na fila, devem, sim, entrar na pauta.

  10. A picada da Jararaca não somente adormece ela é veneno, ela mata, vai mexe com ele
    Saúde Sr presidente.

  11. Ínclito e impávido jornalista Fernando Brito, respeitosamente, gostaria de encaminhar algumas humildes sugestões ao senhor.
    O conspícuo blog ‘Tijolaço’ poderia criar uma seção ‘entrevistas’.
    O jornalista Fernando Brito faria entrevistas com personalidades do campo da esquerda: intelectuais, políticos, artistas…
    Em paralelo, o blogue faria uma campanha no sentido de criar a categoria ‘sócios do Tijolaço’!
    As mensalidades dos sócios ajudariam a manter e dinamizar este notável espaço democrático!
    Ao atingir certa viabilidade financeira, o senhor poderia contratar um técnico para colaborar na produção de vídeos:
    entrevistas conduzidas pelo jornalista Fernando Brito; análise de fatos políticos; dicas literárias, musicais e de cinema; bate-papo com internautas, enfim.

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias e nacionalistas,

    Messias Franca de Macedo

      1. June, fico feliz em saber que você concorda com a tese!
        Se possível – e considerar conveniente – por favor, reforce a sugestão ao jornalista Fernado Brito.
        E lembrar que o ‘Tijolaço’ é um dos poucos blogues ‘sujos’ que não aceita publicidade estatal.
        Ou seja, a par das limitações orçamentárias, o blogue ‘Tijolaço’ é certeza de honestidade intelectual, liberdade editorial, absoluta independência, além de cabal demonstração de desapego a interesses meramente comerciais!
        O que permite e reforça uma perspectiva de ambiência de construção coletiva, capaz de superar limites individuais, favorecendo à transcendência.
        E estas premissas são magnânimes e imprescindíveis num ambiente democrático e civilizatório!
        Para o bem da nação e do honesto povo trabalhador brasileiro.
        Vale a pena em apostar no ‘Tijolaço’!

        June, felicidades!

        E até a vitória sempre!

        1. Com certeza, Messias… Além de tudo o que disse, Fernando Brito luta há muito pela democracia brasileira, sempre pôs a “cara a tapa”, independente do partido de esquerda que apoiou ou apoia. Sou socialista, petista e lulista, mas prezo a democracia acima de tudo. Abração.

  12. E tome pesquisa e mais pesquisa. Dias infelizes esses em que nos debruçamos sobre as respontas de APENAS 2000 pessoas.

    1. Rogério, não acredito no que disse… Você me parece ter conhecimento, e saber que pesquisas são feitas por amostragem e nunca são as mesmas pessoas, meu caro…

      1. Sei que são amostragens. É que pessoas várias usam as pesquisas como a grande, ou única, base de argumentação. E acabam pautados por elas.
        Manifestação via pesquisa é muito pouco. É isso!

  13. Lula continuará sendo o candidato de todas as pessoas sérias e honestas deste país, este não é o caso dos coxinhas que tiveram a sua mente deteriorada pela campanha de ódio promovida pela criminosa organização famiglia Marinho, vulgo Rede Globo, a Bastilha que temos que destruir.

  14. Se Lula não ganhar no primeiro turno eu nem comemoro! Agora, fiquemos alertas pois temo pela segurança do presidente Lula. Não se brinca com fascistas!

  15. Na verdade, a maior aprovação e menor rejeição no barômetro Ipsos são de Luciano Huck, que não é candidato;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.