Jânio: o que estamos fazendo na OEA?

Enquanto houve gente na Folha que não tenha a coluna cervical feita de borracha, como é, desde sempre, Jânio de Freitas, a gente ainda vai ler o que se publica no jornal, agora, o de Reinaldo Azevedo.

E hoje, de novo, ele trata com a seriedade que deve ser tratado este caso da espionagem americana.

Não como uma fatalidade, como algo que é quase um “direito” da potência dominante.

E, depois de afirmar que só Dilma Rousseff e a alemã Angela Merkel “tiveram altivez e coragem de enfrentar Obama e o seu poder”, pergunta o que estamos fazendo na Organização dos Estados Americanos, uma instituição dominada e humilhada pelos americanos.

O que a espionagem comprova

Jânio de Freitas

Com a revelação de que o governo dos Estados Unidos espionou as comunicações de 35 líderes mundiais, esvai-se em definitivo a explicação dada por Barack Obama, nas revelações anteriores, de ação necessária à prevenção contra o terrorismo. Trata-se mesmo e só de ato típico dos regimes mais sórdidos e sistemas de governo inescrupulosos, como até agora se disse de barbaridades assim em comparação com os Estados democráticos. Não é esse, porém, o único efeito imediato de mais uma realidade americana revelada por Edward Snowden.

A lista dos 35 não foi divulgada. Ainda que repita nomes presentes em revelações recentes, como Angela Merkel, François Hollande, o mexicano Peña Nieto e seu antecessor Felipe Calderón, o italiano Enrico Letta e Dilma Rousseff, o acúmulo dá à lista um potencial explosivo. Só as duas mulheres já citadas tiveram altivez e coragem de enfrentar Obama e o seu poder. O provável é que, juntos, os homens citados sintam condições de defender a dignidade dos seus países ao menos nos foros internacionais. Presente já na primeira revelação, François Hollande até conseguiu, agora, dizer que a França levantará na União Europeia o problema da espionagem americana.

No nosso caso, de brasileiros com Presidência, governo e empresas atingidas por crime internacional de interceptação, o que se tem, quanto a foro apropriado, não é mais do que a exibição de indignidade da OEA, que explora o abusivo nome de Organização dos Estados Americanos. Os EUA são um desses Estados. O Brasil é outro. O México, idem. Sujeitos, como os demais, a regramentos rigorosos de convivência no âmbito das Américas, sob controle e dever de aplicação entregues à OEA. Para quê?

Se não é, a OEA parece uma organização especializada em fugas. Podem os EUA fazer o que quiserem –invadir, instalar-se ilegalmente em território alheio, organizar a derrubada de governos, praticar ações de sabotagem da CIA a governantes: tudo isso acontece sistematicamente na América Latina– e a OEA foge ao enfrentamento dessas transgressões a seus princípios como se ela própria fosse peça da máquina transgressora. À qual, na omissão, acaba mesmo por incorporar-se.

A OEA desmoraliza quem a integra, excetuados os EUA. É um imperativo moral, para os demais Estados, repudiá-la.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Algum dia os líderes dos paises latino americanos vão finalmente afirmar o correto: Que os EUA são e SEMPRE foram os maiores inimigos de todos os latino americanos. Que enquanto UM AMERICANO RESPIRAR, os latinos serão seus escravos, e que somente uma GUERRA TOTAL contra os EUA nos libertará

  2. Estou lendo sobre a chacina de Quintino. E vou dizer uma coisa: o Roberto “Participamos da Revolução” Marinho tem o seu dedo podre no gatilho da arma que chacinou aquela gente toda. O problema é que esses execráveis Marinhos têm um exército de Mervais amestrados para defendê-los das atrocidades que as Organizações criminosa, GOLPISTA E SONEGADORA Globo cometeram contra a democracia brasileira.
    A VERDADE É DURA: A REDE GLOBO APOIOU A CHACINA DE QUINTINO.

  3. Em um passado recente tínhamos dois blocos políticos: o ligado ao capitalismo, sob o comendo dos Estados Unidos; outro, o socialista capitaneado pela URSS. O bloco soviético ruiu com a queda do Muro de Berlim; o dos USA tornou-se hegemônico.
    Agora, não somente pelos casos de espionagem, mas também pelas inúmeras e desastrosas campanhas bélicas mundo a fora, acredito ser possível prever a perda, senão, o enfraquecimento da liderança norte-americana. Um outro componente foi a crise econômica que o mundo imergiu e que teve sua origem no mercado imobiliário estadunidense.
    Hoje, nossos “irmãos” do norte servem como exemplo de quê? De Liberdade? De justiça social e prosperidade? Talvez de prepotência de um povo que se julga capaz de dizer o melhor para o mundo – deles o bom salientar!

  4. Em um passado recente tínhamos dois blocos políticos: o ligado ao capitalismo, sob o comendo dos Estados Unidos; outro, o socialista capitaneado pela URSS. O bloco soviético ruiu com a queda do Muro de Berlim; o dos USA tornou-se hegemônico.
    Agora, não somente pelos casos de espionagem, mas também pelas inúmeras e desastrosas campanhas bélicas mundo a fora, acredito ser possível prever a perda, senão, o enfraquecimento da liderança norte-americana. Um outro componente foi a crise econômica que o mundo imergiu e que teve sua origem no mercado imobiliário estadunidense.
    Hoje, nossos “irmãos” do norte servem como exemplo de quê? De Liberdade? De justiça social e prosperidade? Talvez de prepotência de um povo que se julga capaz de dizer o melhor para o mundo – deles, é bom salientar!

  5. Ele são muito mais feios do que parecem… Talvez o princípio seria reconhecer que o “Manifesto Destino” não é lenda. Que 11/09 nunca foi explicado . Isso não é teoria de conspiração, isso são fatos que agora nos assustam. WTC7 – Vc sabia que em 11/09 foram ao chão TRÊS torres – Esta é uma campanha recorrente que envole mais de dois mil engenheiros, arquitetos, físicos, especialistas em demolição, etc, que exigem uma investigação científica sobra o evento. Informe-se – existe um vídeo esclarecedor no site desse grupo.

  6. A OEA não seria o fórum legal pra julgar, os atos e abusos da justiça brasileira,pelo menos seria uma corte imparcial, que não iria julgar casos esporádicos, julgava conforme a sua natureza, e de forma linear, ou seja se do partido A, X, Y É CONDENADO SE NÃO FOR É ABSORVIDO. PORQUE DO JEITO QUE VÃO VAI FICAR DIFÍCIL É LADRÃO TOMANDO CONTA DE LADRÃO É NARCO TRAFICO SENDO INCENTIVADO, É CASA QUE TODOS MANDAM NINGUÉM TEM RAZÃO.

  7. Enquanto o sr. Janot que é o cerebro do golpe anda fazendo turismo a OAB agora resolveu botar seu bloco na rua e bradar contra o golpe ainda de forma tímida, más já deveria bem antes logo no inicio da operação lava-jato será que o povo brasileiro vai continuar sendo protegido por policiais e delegados entre aspa porque o que eles são na verdade parte da bandidagem, a associação dos delegados vai continuar apoiando as falcatruas de delegados grampeando os cidadãos e convivendo com crimes como o do Japonês da federal será que esses delegados não sabiam o Sérgio Moro esse outro vagabundo não sabia das ilicitudes da policia que ele comanda na operação lava-jato? seu bandido vai cantar em outro terreiro o povo brasileiro não suporta mais ladrão tomando conta de ladrão, na ilusão de que o crime vai acabar deveria em tese acabar se não tivesse bandido sendo absolvido pela mulher desse bandido .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *