O texto abaixo, do deputado federal Jean Wyllys, a principal liderança do movimento LGBT no Congresso Nacional, mostra o impacto fulminante do recuo de Marina horas depois de uma manifestação raivosa do Pastor Silas Malafaia no Twitter.
A mudança de postura de Marina foi uma decisão pessoal dela, porque a Igreja da qual ela é militante fiel, tem um posicionamento sectário e ultraconservador sobre casamento gay.
Wyllys foi duro: “Marina, você não merece a confiança do povo brasileiro! Você mentiu a todos nós e brincou com a esperança de milhões de pessoas.”
*
Marina, você não merece a confiança do povo brasileiro!
Por Jean Wyllys, no Facebook.
Em “nota de esclarecimento”, Marina Silva desmente seu próprio programa de governo e afirma que não apoia o casamento civil igualitário, mas uma lei segregacionista de “união civil”. Vocês já imaginaram um candidato presidencial dizendo que é contra o direito dos negros ao casamento civil, mas apoiaria uma “lei de união de negros”? A nova política da Marina é tão velha que lembra os argumentos dos racistas americanos de meados do século XX. Contudo, o pior é que ela brincou com as esperanças de milhões de pessoas! E isso é cruel, Marina!
Bastaram quatro tuites do pastor Malafaia para que, em apenas 24 horas, a candidata se esquecesse dos compromissos de ontem, anunciados em um ato público transmitido por televisão, e desmentisse seu próprio programa de governo, impresso em cores e divulgado pelas redes. Marina também retirou do programa o compromisso com a aprovação da lei João Nery, a elaboração de materiais didáticos sobre diversidade sexual, a criminalização da homofobia e da transfobia e outras propostas. Só deixou frases bonitas, mas deletou todas as propostas realmente importantes. E ela ainda nem se elegeu! O que esperar então dela se eleita presidenta quando a bancada fundamentalista, a bancada ruralista e outros grupos de pressão começarem a condicionar o apoio a seu governo? Tem políticos que renunciam a seus compromissos de campanha e descumprem suas promessas depois de eleitos. Marina já fez isso mais de um mês antes do primeiro turno. Que medo!
Como todos sabem, minha candidata presidencial é Luciana Genro. Ela SEMPRE defendeu todos os direitos da comunidade LGBT e foi a primeira candidata na história do Brasil que teve a coragem de pautar esses temas no debate presidencial da Band. Contudo, ontem, quando consultado pela imprensa, apesar da minha desconfiança com relação à Marina, elogiei o programa apresentado pelo PSB (apenas no que dizia respeito aos direitos da população LGBT, já que discordo profundamente de muitas outras propostas neoliberais e regressivas nele contidas). Fiz isso porque acho que os posicionamentos corretos devem ser reconhecidos, mesmo que provenham de um/a adversário/a.
É com essa autoridade, de quem agiu de boa fé, que agora digo: Marina, você não merece a confiança do povo brasileiro! Você mentiu a todos nós e brincou com a esperança de milhões de pessoas.
43 respostas
Jean Wyllys merece o nosso respeito,é de oposição,mas não faz o jogo sujo dela.
Se a oposição tivesse mais gente como Jean Wyllys,a nossa democracia ganharia imensamente.
Caro Jean Wyllys, creio, como voce foram milhoes de brasileiros e brasileiras que ficaram decepcionados(as) com a atitude (recuo) de Marina Silva, em obedecer as ordens de Malafaia. Ja pensou se uma pessoa desta assumir a presidencia e encontrar varios Malafaias pela frente.
Quero aproveitar este espaço e dizer que estou indignado, com esta mudança no Programa de Governo do PSB e Marina.
Com Marina na Presidencia Marcos Feliciano, devera ser convidado para assumir algum Ministerio.
Mui.nova politica essa blabla :)
Embora divirja politicamente, admiro há muito o Jean Wyllys, máxime pela sua postura democrática, um político que acolhe tudo que poderá trazer melhores condições de vida e desenvolvimento para o povo, seja lá de partido for.
Realmente, tem muita razão, o Vinicius, quando disse:”Se a oposição tivesse mais gente como Jean Wyllys,a nossa democracia ganharia imensamente”
Recebi um telefone do IBOPE agora a pouco (Nem sabia que o IBOPE ligava para casa das pessoas). Não posso afirmar que realmente era o IBOPE.
O interessante foi a “pauta”: “Condições do Brasil e Política”
Primeira Pergunta: Possui Celular? R: Sim.
Segunda Pergunta: É Pré ou Pós Pago: R: Pós.
Terceira Pergunta: Qual nível de instrução: R: Mestrado.
Pausa. O atendente informa que não continuaria com as perguntas. Motivo: A quantidade de pessoas entrevistadas com esse perfil ultrapassou o limite (Oi?)
Falei: “Viu aí. Tudo culpa de Lula e Dilma. Como é que pode uma coisa dessa? Não já bastava muita gente com nível superior? E agora mestrado? Que absurdo.”
PS: Qual terá sido o verdadeiro interesse do IBOPE?
E o que o PT fez para defender os homossexuais? Sou gay e nunca vi a presidente Dilma nos defender. Nenhuma política pra essa minoria foi aprovada. Quando o Bolsonaro ofendeu a presidente, me senti muito ofendido. Posso não gostar dela, mas desrespeitá-la, nunca. Mas nunca vi a presidente sair em nossa defesa. O número de assassinatos contra homossexuais aumentou de forma espantosa, agressões, humilhações. Onde está o partido do povo, quando as minorias mais precisam dele?
Oi tucaninho aqui de novo perdido? Ta mais perdido q tucano em pouso clandestino RS. Felipe eu TB sou gay e não julgo q Dilma seja a responsável por esses problemas q VC relatou. O congresso e omisso e tenho certeza q se tivessem vergonha na cara e aprovassem uma lei a Dilma não iria vetar o casamento gay. Hj temos esse direito gracas ao judiciário. Agora quero ver se Marina sancionaria uma lei a favo r dos gays. Nunca. Pq ela seria enxovalhada na igreja dela. Meu companheiro era da igreja dela e só eu sei o quanto sofremos por isso. Dilma respeita os outros poderes e VC não tem argumentos pra defender marina nesse caso.
Luis Felipe voce é Tucano enrustido.
O Partido dos Trabalhadores-PT, que acompanho desde 1980,
sempre defendeu os Direitos Humanos.
Muito bem, Márcio, resposta à altura. Não é de agora que Salvatore está querendo polemizar. Sua resposta foi perfeita. Espero que ele tenha entendido, se é que é capaz de tanto!
Caro Salvatore.
Concordo com você em parte , faltou mesmo o enfrentamento do PT neste sentido e em muitos outros, como a reforma política e democratização de mídia.
Mas veja que um presidente não é um monarca absolutista, nosso congresso é ridículo e leniente em tudo que possa favorecer nosso povo, mas a Dilma jamais , jamais vetaria algo que pudesse avançar nestes pontos.
Quanto a Marina …
Além do mais , presidente e partido nenhum são prefeitos, temos que ver o conjunto da obra.
O Brasil estava esquartejado depois de governos militares, Collor, e FHC. As coisas estão sendo conquistadas aos poucos.É preciso votar bem para o Congresso Nacional
Luis, vc tem até razão em alguns pontos que colocou.
Mas a diferença mais importante entre as duas é que vc nunca viu Dilma ou seus apoiadores fazendo discursos virulentos que insuflam o ódio sobre as minorias, especialmente as religiões de matiz negra (ex:candomblé) e aos homossexuais.
Você como integrante de uma dessa minorias, deveria refletir sobre isso… Será que vocês precisam de mais alguém para combatê-los ou para representar-lhes?
Porque se Dilma é a dúvida, Marina é a certeza que não te representa. Bastaram quatro tuites…
Bem feito Salvatore. Se Marina, sua predileta se eleger, nomeia o Malafaia Ministro da Repressão aos gays e te bota em cana. Brinca com fogo! Vai!
Tenho curso superior Maurício. Até um pouco mais do que isso! Pelo menos vou ter uma cela só pra mim!
Tu é direita pão com ovo diplomado e mais um pouco, daqueles que acham que presidiário tem privilégios.
Concordo contigo Mauricio.
Tenho pesadelo só em sonhar Marina como presidente e ter em seu Ministerio o Malafaia e o Marcos Feliciano.
Marina e Beto Albuquerque terão ao seu lado as bancadas ruralista e evangélica.
Há algo mais retrógrado?
Heitor, sou Gaúcho e acrescento mais gente no portfólio dela…Pedro Simon -o caquético boca de ouro- 70 mil pra arrumar os dentinhos tortos por décadas chupando cachimbo…e chupando as tetas do povo no Senado Federal. Se este traste quase defunto, não se eleger novamente Senador, é certo que seria Ministro de qualquer merda no governo desta lesa Pátria. Pelo perfil politiqueiro e a raposa velha que é, provavelmente seria Ministro Chefe da Casa Civil, ou seja coordenaria a política do governo. Que os “diabos vermelhos” nos livrem destes beatos.
Algo que me ocorreu agora. Se a falsa fada fosse eleita (que o diabo nos livre), a globo gastaria uma grana em advogados para tirar metade de seu elenco da cadeia. Acho que os Metralhas Marinhos não pensaram nisto ainda.
O que é Falsa fada?
Resposta: bruxa
kkkkkkkkkkkk
Um eventual governo de Marina é a certeza de instabilidade. Golpe Paraguaio! Pôr bilhões de barris do Pré-Sal em suas mãos é prova de demência grave!
A cretinice da candidata Marina Silva está ultrapassando os limites.
É q ela acha q já ganhou e por isso perdeu os escrúpulos.
Dilma, estou com você e não abro nem para um trem carregado de pólvora com um doido fumando em cima, quanto mais para uma debilóide feito Marina Silva.
Respeito demais o Jean, é um cara de uma cara só..
Quem votar na Marina,terá muitas “surpresinhas” desagradáveis, se ela se eleger.
O Collor nos seus piores dias do governo desastrado do início dos anos 90, parecerá um querubim gordinho e angelical,perto da Marina, se ela por pura ignorância dos brasileiros,for eleita.
O que o Collor só ousou fazer bem depois de eleito,já está feito agora,na na cara de todo mundo, por essa mulher bomba,fundamentalista fanática e atrasada.
O castelo de cartas da candidata etérea começa a ruir.
Tenho muito respeito por Jean,mas convenhamos,Marina prometeu governar com os bons e se pra isso é preciso negar aos gays o direito de ser cidadão, que assim seja, só não pode é deixar de ter ao seu lado um bom. E Silas Malafaia é o melhor quando o assunto é o obscurantismo que Marina representa.
Eis aí os melhores da reptiliana. Gente da qualidade do MALAfaia.
Lara Rezende.
Gianetti.
Serra.
Jarbas Vasconcelos.
FHC.
Camaradas, começa a queda agora dessa farsa. A onda do horror.
Mas há aí um grande tema progressista para o PT , acabar com a isenção dos negócios das igrejas, sobretudo as evangélicas , aquelas que pedem ( exigem ) senha dos cartões do otários ( digo ) fiéis.
Jean Willys e Ivan Valente são, de longe, os melhores nomes do PSOL, embora divirja de algumas idéias do partido. Eles e Luciana Genro tem boa formação política e posturas coerentes com seus ideais. Quanta a Marina, tudo que é fake tem prazo de validade curto, muito curto.Daqui a alguns dias evapora no ar.
Os Srs. Deputados e Senadores precisam, urgentemente, votar uma Lei proibindo pessoas ligadas às religiões (todas e/ou qualquer uma) de se candidatarem a cargos eletivos. Se não se tomar essa providência, em breve, a bancada das religiões irá obter a maioria no Congresso e aí eles irão implantar uma teocracia em nosso país, mais ou menos nos moldes da que existe no Irã. Nosso país é laico segundo a Constituição.
Concordo com a opinião que se deva eliminar a isenção de impostos para as igrejas tendo em vista que os donos pagam comissões sobre a arrecadação conseguida junto aos frequentadores. Essas pessoas que possuem e comandam igrejas deveriam ficar restrito a orações, almas, vida eterna e outras baboseiras e não tentar influenciar, ditar normas, costumes e proibições aos demais cidadãos através das casas legislativas. O país precisa impedi-los de chegar ao poder.
O que será de nos ter Marina presidente e sua bancada evangelica obedecendo cegamente os MALAfaiAs?
Mais uma da candidata da escuridão.
https://www.brasil247.com/pt/247/poder/151855/Ap%C3%B3s-recuar-sobre-gays-Marina-nega-ter-recuado.htm
Brasileiros e brasileiras, pelo amor de DEUS, sejamos inteligentes, como é que querem eleger uma representante dos bancos, da globo, da mentira, da falsa moral? O País já é repleno de 171 (estelionatário) e agora ainda querem ser vítima de outra?
Só para lembrar aos mais novos. não se iludam com as comparações.
Tudo bem que o Collor foi uma tragédia mas o “palhaço mor” na presidência foi Jânio Quadros, político paulista, o “homem da vassoura”, que logo no início do seu breve (des)governo tomou medidas “importantíssimas” como:
1) Proibição de SAIAS CURTAS;
2) Proibição de BRIGAS DE GALO;
3) Proibição de BIKINIS nas praias;
E agora, que tal?
Acho que fica claro deduzir com quem a Bláblá se parece, não é?
Caixa preta do jato.
Eduardo: Se eleito, nunca viajaria, para não deixar Marina governar.
É uma ótima notícia, pois queremos todas as tendências do movimento gay apoiando Dilma.
O programa da bláblárina vai ficando pouco a pouco idêntico ao do Serra de 2010, ou seja, dominado pela extrema-direita.
Tem muito gay que não vota nela. Eu estou ajudando a engrossar essa fila.
Continua questionando a política Jean Willis, estuda bem a história da humanidade, analisa a conjuntura e a correlação de forças e verá que o PSOL não é um partido que luta uma realidade concreta.
Ze povinho aqui e tudo Dilma!!!quem se.opoe as.ideias deles. E logo taxado de tucano ou qualquer outra merda!!!FORA PT FORA CORRUPTOS. Os.viado nao tem direito agora imagina com a tartaruga sem caso no poder. Tome vergonha na cara viadada petista!!!meu voto e levy fidelix o senhor spacey
Vejam a “camaleoa da fadinha da floresta”, incluisive voce Silas Malafaia..
m.youtube.com/watch?v=NrgUeEVS2wU
Bastou uma ordem do Malafaia e Marina levou os gays, em 24 horas, do céu para o inferno.
Isto que é determinação e firmeza para governar o País.
…,MARINA,UM EMBUSTE!!!ACORDA BRASIL!!!