– Alô, Tio Rei?
– Levy?
– Isso. Tenho uma quentíssima pra te contar…Armei um barraco…
-Jura?
– É, mandei um guri ir lá aquela zinha lá: ó, dá um jeito nesse Renan, que se não rolar um ajuste fiscal eu pego o boné.
– E ela?
– Ah, veio na minha, porque sabe que eu valho mais que os 54 milhões de eleitores dela, né? Mandou correndo um projeto de lei no lugar da MP.
O diálogo, obviamente ficcional, só perde em ficção para o post onde Reinaldo Azevedo descreve a suposta “ameaça de demissão” do Ministro da Fazenda.
É o “jornalismo telepático” de gente sem qualquer escrúpulo e que dana a descrever situações que só os protagonistas poderiam conhecer, se existiram.
Há poucos dias, a dupla Diogo Mainardi-Mário Sabino (ex e eternamente “Veja”) descreveu, em detalhes, um suposto encontro de um “emissário” de Lula ao Ministro Teori Zavascki para pedir a soltura do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, no que teria sido atendido e – pasmem! – levado o ministro a “pedir um jeitinho” também a Gilmar Mendes e Carmem Lúcia, que partilharam a decisão.
Tomaram um desmentido, mas é daí?
A grande mídia criou – e empregou – estas formas de vida e deu-lhes o caldo de cultura para proliferarem.
TV, rádio, colunas de jornal e de revistas.
Os “brucutus” se transformaram em estrelas por decisão dos aparentemente sóbrios e bem-postados chefes e donos das empresas.
Que, do ponto de vista ético-profissional, são piores que as figuras que põem à proa.
Que, ao menos, expõem a nudez horrenda de seu descompromisso com a verdade.
12 respostas
É duro defender um Governo que não tem Poder. Se não tem Poder, traga o povo ao seu lado. Para trazer o povo para si, esclareça o povo, fale diretamente com o povo. Brizola usava muito bem a comunicação, e o povo o entendia. Lula superou o pior na Era Mensalão, porque falava cara a cara com o povo. Resultado: 87% de aprovação ao deixar o Governo.
Brizola tinha muito a ensinar, mas pelo visto Dilma não quis aprender.
Assustador não? O que está acontecendo com o jornalismo? Tenho observado que primeiro falam qualquer coisa, qualquer bobagem, se precisar desmentir como fez a veja na matéria do sobrinho, tudo bem, mas o estrago já está feito. Isso não é jornalismo convenhamos, não tem compromisso nenhum com a verdade, com a informação. Triste, muito triste.
Nenhum desses citados é um jornalista. Seria mais correto descrevê-los como exemplos de uma doença do jornalismo que ultimamente se alastra pelos jornais e vai tomando todo o espaço dos jornalistas, causando graves danos à saude mental e cívica dos leitores. Estes leitores têm apresentado sintomas dessa doença por todo o país, uma espécie de ódio incontido contra quem não merece ser odiado, algo assim como uma doença da vaca louca virtual.
Quando se digita no google ” jornalista da globo porta voz da ditatura”. O nome que aparece em todas as citações é Alexandre Garcia. Este vivia no palácio e como lambia bota, suas informações eram oficiais. Eram um comunicado chancelado pelo regime opressor. hoje em dia os Mervais-Noblats e a “falha” usam seus aparelhos mediúnicos, fornecidos pelas famílias Marinho-Frias, para inventar notícias, todas evidentemente contra o governo. Na verdade mentiras grosseiras como a de hoje da FSP ao escrever que Janot livrou Dilma do STF. Mentira escrota, e rasteira, própria de um pasquim que inventou a ficha falsa da Dilma. Não acredito em nada do que é dito e publicado por essa imprensa, por isso me informo na Internet.
O PT foi governo até o ano passado, agora nem isso, nunca foi poder……..decepcionante.
Desculpe-me, mas vocês estão mal informados, na verdade hoje os cientistas já falam em download dos dados cérebro, vai ver que esses jornalistas estão se utilizando da versão beta desse novo sistema.
As grandes mídias brasileiras já sacaram que o imbecil médio brasileiro só acessa a internet para ver “feicibuqui”, putaria e Youtube.
Podem publicar a mentira que mais lhes convier por que sabem que o imbecil médio brasileiro não vai procurar o contraponto para saber se a informação procede.
É assim que criaram um exército de coxinhas mentalmente deformados.
Essa acusação é grave. Contra Lula, já é de se esperar, pois é criminosa e covardemente atacado os 365 dias do ano, quando não é bissexto. No caso acima, está sendo açudado de exploração de prestígio. Mas no caso do Ministro Teori, se não encaminhar para o MPF para efetuar denúncia por prevaricação, é porque está dando o braço a torcer. Aguardemos para ver.
Jornalistas são poucos.
A maioria é fofoqueiro diplomado(a).
Sinto asco do PIG brasileiro.
Estou tomando antipatia desta profissão asquerosa.