Juventude e classe média falaram na rua. Bolsonaro é “overdose”

Não tenho dúvidas de que qualquer candidato da direita “civilizada” teria grande chances de vencer estas eleições.

Só que a histeria despejada sobre a classe média, desde antes da eleição de 2014 produziu, para esta mesma direita um ícone aterrador.

Jair Bolsonaro.

O personagem é fascinantemente aterrador.

Inorgânico,cercado de filhos valentões,de um general boquirroto e de um economista voraz.

De pastores protestantes mais do que questionáveis, violentos e ambiciosos.

Homofóbicos, negrofóbicos, “bombados” prontos a resolver com “tiro, porrada e bomba” os impasses da sociedade.

Over, over, overdose.

As ruas mostraram isso hoje.

Não há um, nem dois, nem três partidos políticos ou candidatos capazes de arrastar tamanhas multidões às ruas.

Não foram eles, portanto, que levaram centenas de milhares, talvez milhões, de pessoas às ruas.

Muito menos ainda pessoas jovens, em maioria, como concordará qualquer um que tenha ido às ruas hoje, tão diferentes da minha geração de ex-jovens, cansada e contemplativa, aos 60 ou perto deles.

Fernando Haddad não é o candidato deles, mas passou a ser o estuário, a ferramenta, a arma contra Bolsonaro.

Está a caminho de ser o primeiro colocado,  pela soma do lulismo com o antifascismo, no primeiro turno das eleições.

E a ter uma vitória incontestável, apesar das ameaças de Bolsonaro, no segundo turno,dando ao governo eleito a legitimidade que precisará para tirar o Brasil do caos.

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • Chegou a hora de preparar estratégia para o golpe manjado da semana: DELAÇÃO DE PALOCCI NA CAPA DA VEJA!

    Espero que o PT seja no mínimo mais inteligente que a Joice Hasselman que, com toda a estupidez, ainda foi esperta suficiente para soltar a pérola que uma "revista recebeu 600 milhões para acusar Bolsonaro" após ver que a Abril havia pedido desarquivamento do processo contra o Bolsonaro. Apesar do valor inventado pela figura ser risível, ainda convenceu boa parte dos Bolsomínions... imagina se ela tivesse inventado um valor plausível?

    Pedir que a esquerda supere o poder de reação de Joice Hasselman não seria exigir muito... mas o Haddad com o estilo "monge tibetano" não deve estar muito preocupado em montar uma estratégia.

    O PT já deveria estar pedindo ao STF a garantia básica de "não vazamento" das delações de forma ABERTA E ESCANCARADA USANDO A PROPAGANDA ELEITORAL DE FORMA A CONSTRANGER OS STF.

    -SUGIRO UMA CARTA ABERTA PARA MINISTROS DO STF CITANDO NOMES DO TIPO: "Qual garantia a Rachel Dodge e o Fux podem fornecer ao partido de que as delações não vão vazar e serem usadas eleitoralmente como foram nas eleições passadas???"
    Exigindo respostas com ações práticas...

        • A Veja tem seus movimentos estudados nos mínimos detalhes. Primeiro, acusa Bolsonaro de coisa alguma. Depois, certa de que agora todas acharão que ela é imparcial, vai tentar desancar o PT com a velha história do Porco-que-grita: Delação extravagante do Palocci.

        • Pode apostar. Mas eu queria muito que eles lá na redação pelo menos se perguntassem: para quê? O que esses ferrados ganham com um energúmeno infantilizado como Bolzi na Presidência?

        • A Veja tem seus movimentos estudados nos mínimos detalhes. Parece loucura, mas a Veja deseja mil vezes o fascismo que o progressismo do PT. Primeiro, acusa Bolsonaro de coisa alguma. Depois, certa de que agora todos acharão que ela é imparcial, vai tentar desancar o PT com a velha história do Porco-que-grita: Delação extravagante do Palocci !

          Qual a melhor estratégia para receber este ataque? A intuição diz que é melhor estocar muita água em baldes e deixar todos atentos junto à paliçada para combater o incêndio das flechas incendiárias uma a uma, porque depois desse ataque as flechas se esgotarão e a batalha estará ganha.

      • As pessoas não aguentam mais essas delações escandalosas. Já perderam impacto depois de tanto delator ser pego em mentira e tanto corrupto ser livrado pela justiça. Aécio e Temer soltos depois do escândalo JBS foi a gota d'água na paciência popular com essa palhaçada da lava jato.

      • Exato. Só a samambaia da minha esposa acredita que a pocilga da Veja descobriu agora sobre a ex-mulher de Bolsonaro... há muito não temos imprensa, mas uma quadrilha de achacadores e chantagistas. Merecem é cuspe em suas caras.

      • É isso aí! E desse post que vc indicou destaco o seguinte: "Sem a credibilidade que lhe valia como salvo conduto, as empresas de mídia veem-se diante da tarefa impossível de ter de enganar populações inteiras que já começa a despertar e nunca mais se deixará enganar como antes. As pessoas estão fartas de guerras e de mentiras construídas para justificar as guerras. E já começam a decifrar e compreender as técnicas e truques criadas para justificar as políticas imperiais dos EUA". E o post tem toda razão quando diz que os "EUA são agentes do caos e da destruição". Vide o que estão fazendo na Nicarágua e jogando a culpa em Ortega.

  • "Pelo que vi nas ruas", como diz o coiso, e hoje estive na Cinelândia, circulando, sentindo o clima, e pelas projeções estatísticas que fiz, Haddad passa para primeiro na segunda-feira, 01/10. Usando os dados, evidentemente malhados, da Datafolha, PSOL e PDT são antifascistas e estão alinhados na mesma batalha! Até a vitória contra o fascismo! Temos que derrotá-los! No primeiro turno ! Num passarão mêrmo! (desculpem o sotaque carioca). Até a vitória!

  • Sem saber, sem querer, por uma "peripécia incrível" do destino, Bolsonaro está mobilizando as forças civilizadas do país. E mais: chamando a atenção do mundo para o Brasil, o que pode talvez diminuir as condições para um novo golpe. Com tudo isto, a direita brasileira está sendo destroçada por aquilo que criou.

  • Depois do golpe que depôs a Dilma eles ficaram o tempo todo procurando candidado. E acharam, o Bozo!

  • https://uploads.disquscdn.com/images/b643e1a8233a7dff89d3a9ee7d1a70740d80e069f5554af4232c8c9e504fc416.jpg Pesquisa do mercado quentinha saída do forno CNT. Contagem regressiva até a ultrapassagem final: Haddad – 25,2%, ou seja a 3 pontos de ultrapassar Bolsonaro – 28,2%. Agora é todos unidos pela arrancada final que começou com as megas manifestações deste sábado, 300 mil na Cinelândia no Rio e 100 mil na terra do Moro-Globo Curitiba só para se ter uma idéia, para derrotarmos o fascismo sem máscara de Boçalnato. Chegou a hora de união de deixarmos de lado os sentimentos menores do rancor e ressentimento e cerrar fileiras pela vitória de Haddad-Lula e Manoela.

  • Fernando Brito, parabéns pela clareza e coragem e falar abertamente a respeito do que as pessoas consciente deste país já sabem. Me refiro especificamente quanto à responsabilidade e influência dos pastores evangélicos facciosos na alienação do povo mais frágil e maiores vítimas do ódio e pré conceito disseminado no Brasil. Vi a entrevista do cobrador Luiz Alves de Lima no Pragmatismo Político, vítima do senador evangélico Magno Malta.
    Chega!
    Não dá mais para ficar escolhendo palavras tentando não ofender nenhum religião, pois eles estão se manifestando abertamente por um governo teocrático, fundamentalista e sem nenhum respeito pelo povo brasileiro. Pra eles, é apenas negócio.
    #ELENÃO.

    • Pois é. O pior é que Lutero lutou exatamente para separar o Estado da Igreja. Esses "pastores" estão fazendo a linha inversa, querem suprimir o Estado Laico e governar seguindo a bíblia. Eta povinho crente burro.

  • Ninguém aguenta TANTA TRUCULÊNCIA !!!
    Contra a truculência é 13 neles !!!
    HADDAD e MANUELA 13!!!! por LULÃO !!!!
    Vamos batalhar que dá tempo prá conseguirmos os votos para liquidar a fatura em primeiro turno !!!! 13 !!!!!
    Deputados e senadores de Esquerda !!!!!

  • Estive na manifestação do Rio de Janeiro. Foi massiva, sim foi, mas uma manifestação de militâncias, eu mesma uma militante. #elenão #elenunca com certeza. unanimidade; #lulalivre e olê, olê, lulá, lulá menos recebidos. Detalhe: a celebração de lula foi a única que quebrou o ecumenismo do ato, em que vi eleitores de Ciro e de Boulos que, ao contrário do PT, souberam calar as candidaturas dos seus principais para se juntar a um #elenão gigantesco porque PLURAL.

    • Então ficamos no 1x1, pois aqui em São Paulo, no Largo da Batata, a minha percepção foi exatamente o contrário da sua aí no Rio de Janeiro. Eleitores de Ciro Gomes e militantes do PDT agitando bandeiras e vestidos com camisetas de campanha (inclusive com uma montagem surreal associando o candidato à Leonel Brizola, colocando Ciro acima dele) em meio a multidão, enquanto muitos eleitores de Boulos e de Haddad e militantes de seus partidos presentes de forma parcimoniosa, quando muito com bandeiras de suas causas (feminismo, moradia, combate ao preconceito), embora estivessem em número bem maior na manifestação, como você diz, PLURAL.

    • Pelo jeito você estava em outro ato, e não no do Rio de Janeiro. O que você relatou não condiz com a realidade.
      O #EleNão juntou-se ao #LulaLivre, #Haddadpresidente. #MudaCiro12 #Boulos estampadod em todas as camisas dos presentes, em grande harmonia. Sabe por quê ? Ao contrário do Ciro de de alguns de seus eleitores, sabemos quem são os nossos inimigos e o inimigo maior,
      Quanto a sua afirmação de que o PT foi o único que destoou do movimento, isto NÃO procede.
      O Renato do Psol estava fazendo campanha, SIM, e diversas vezes sua militância parava para gritar ao lado dele , com o jingle: “Governador, governador”
      O Trompetista estava lá e tocou o necessário “Olê, olê , olê, olê, Lula, Lula”
      e mesmo pesssoas com adesivos do PSOL apoiaram no coro.
      Sabe o que isso significa !?
      Que o campo da esquerda brasileira está se unindo, naquilo para onde suas idéias convergem.
      E sabem o valor de gritar #LulaLivre, mesmo não sendo petista
      Maturidade que tem faltado há muito tempo, por parte dos eleitores do PSOL e ultimamente pelos ciristas.
      Temos a consciência do que ainda está por vir, seja qualquer um do campo progressista o vencedor desse próximo pleito,
      É tempo de somar forças e não ficar de ataques de baixo escalão, agindo com as táticas que a direita e o fascista usam.
      #EleNão #EleNunca #Lulalivre

Related Post