Lula: acusação é manchete; depoimento que inocenta, lá no fim, e olhe lá….

deplula

Abaixo da manchete do “listão” da Odebrecht, O Globo, como os demais jornais, publica uma laudo da Polícia Federal que demonstraria a participação de empreiteiras na reforma do sítio usado por Lula em Atibaia.

Não é a única notícia sobre isso, mas a outra quase “não vem ao caso”.

É que o jornal diz, lá num pé de matéria que as coisas ainda estão difíceis para outra empreiteira, a OAS.

Uma das razões é o fato de ela não acusar Lula pelo oferecimento de vantagens em troca das tais obraou pelas viagens e palestras que fez após a saída da Presidência da República.

Transcrevo:

(Os promotores da Lava Jato) fizeram perguntas a Pinheiro sobre viagens internacionais e palestras do ex-presidente Lula. Queriam saber se haveria vínculos entre as viagens, as palestras e negócios fechados entre a OAS e governos dos países visitados pelo petista. Pinheiro atribuiu ao ex-presidente um papel de relações públicas, mas negou que houvesse correlação direta entre os negócios da empresa e a atuação.

O executivo teria sido questionado sobre reformas no sítio em Atibaia e num apartamento no Guarujá destinado ao ex-presidente. As respostas do executivo não seriam diferentes do que já foi divulgado até o momento pela empresa em resposta ao noticiário sobre o assunto. Pinheiro reconheceu que fez benfeitorias no sítio e no apartamento, mas não associou os serviços a vantagem obtida pela empresa no governo federal antes ou depois do governo Lula.

Como foi dito ontem, aqui, tudo o que se pode ter sobre isso é uma discussão ética, sem implicação penal.

Todo o constrangimento pessoal – e o dano moral e político – que se impõe a Lula, até agora, não conta com indícios materiais, apenas com a suspeita de quem acha que “tem de achar”  algo.

Depois, a corporação judicial e a mídia que a endeusa faz chiliquinho com o fato de Lula ter ido pedir à ONU – como é direito de qualquer pessoa, sendo o Brasil signatário de um tratado que dá esta possibilidade – verificação do respeito à lei penal no seu caso.

Não sei se os nossos doutos juízes faltaram à aula onde se explica que é um direito incriticável do acusado pretender ser investigado e processado de acordo com a lei. Mas se faltaram, colo aqui as palavras incontestáveis do Desembargador Néviton Guedes, do TRF-1, em artigo no Conjur:

Numa época como nossa, em que a sensação de impunidade estimula a presunção de que todos são culpados até que provem o contrário, quando se passa a admitir acusações deduzidas de forma genérica, onde fatos imprecisos se cruzam com provas aceitas de forma aberta e indeterminada (predispostas a provar tudo e nada), pode-se pedir qualquer coisa sobre qualquer coisa, pois, ao final, restará sempre uma certeza difusa no órgão julgador de que, por entre aquela maranha de fatos e provas e diante do apelo público contra a impunidade, alguma condenação deva ser imposta.
De fato, não é raro que a ausência de precisão, ou a inexistência de congruência lógica entre fatos e pedido, na peça acusatória, acabe por favorecer um ambiente já turvado pelo anseio difuso de quem pretende “fazer justiça a qualquer preço”, não importando para tanto que, numa ou noutra ação, sejam atropelados os postulados do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. Aqui um bom juiz nunca recusará um pouco mais de cuidado e prudência na análise e interlocução lógica dos fatos e do pedido à luz do que se permitiu ao acusado, diante da delimitação promovida na própria inicial, apresentar como defesa e contraditório.
No Estado Democrático de Direito, “justiça a qualquer preço” não passa de desabrida violação aos padrões mínimos de civilização hoje constitucionalizados em todos os países que de fato e de direito podem trazer sem rubor as cores e marcas da democracia. 

Ou será o desembargador um torpe “lulopetista” por afirmar que se deve ” lutar com todas as suas forças contra o obscurantismo advindo de apelos irracionais daqueles que acreditam que, para saciar nosso desejo de sangue e de justiça, nos tempos que correm, como na inesquecível canção de Cole Porter,  qualquer coisa serve, “qualquer coisa vai” (anything goes)?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. MARCELLO JÚNIOR: para os coxinhas quem é de esquerda não pode ter carro, casa, sítio, terreno, nada. Tem que morar em favela. Quem entende a lógica desses imbecis? O FHC tem apto. em Paris e isso pode. Tem fazenda. Também pode. Nada mau para um ex-professor que passou um tempo de sua vida exilado. Ah, mas ele deu palestras e ganhou dinheiro.
    A lógica deles não deveria ser mesma em relação ao Lula? Só que não é. Eles odeiam a esquerda, só que nem mesmo sabem o por que.
    Lógica? O que é isso? Lógica só é entendida por aqueles que PENSAM. Logo, não esperem isso de coxinhas, como diria meu ex-professor de filosofia, lá nos tempos do ginásio.
    Pensar e analisar nunca foi, e nunca será, o forte de coxinhas.

    1. Conheço alguns professores da idade de FHC. Pagam seu primeiro apartamento melhor, de três quartos, em prestações. Não ha milagres acadêmicos. Mas na política há.

  2. E o comentário do coxinha aí de cima parte do pressuposto de que somos culpados, antes de serem apresentadas as provas e antes de um julgamento justo. E acham que isso é justiça. Seres deploráveis.

  3. O engraçado nisso tudo é que em sites da direita golpista a esquerda não pode postar nada, pois eles não publicam. E se dizem “democratas”. Kkkkkkkjk.
    Nunca vi tamanha imbecilidade.

  4. É por isso que a atitude de Marta é de doida.Ela disse

    “O PMDB não é tao corrupto….”.

    Ta. E o PP de Maluf com 32 investigados contra 6 do PT e 7 do PSDB o que você acha, Marta?

    E quem você acha que tirou Maluf da Interpol assim facinho? Você Dona Marta, deve saber de cada coisa dos Roubocratas!

  5. As relações empresariais/estatais do filho de FHC também são estranhas como publicado.

  6. Denuncia: Eu não concordo com a esperteza publicitária que tomou conta dos escritos da esquerda. Deveriam voltar a linguagem de índio.

    Vejam o titulo do texto de Dr. Sávio no 247.

    Se ele diz na ultima linha que todos estamos lutando contra o golpe, por que o titulo é.. O Golpe passará?

    É propaganda pro-golpe?

  7. O que vale mais? A pia de granito ou os 300.000,00 que a Lava Jato quer de gorjeta.

    Quem disse que é gorjeta é Marco Aurelio Mello.
    Ele não pode dizer que é propina que fica feio.

  8. Digitem …. Fiscalização do trabalho em Barreiras na Bahia. Vão cair em jusbrasil .

    Fiscais do trabalho trocam a multa por uma caminhonete para o trabalho. Em Barreiras. BA.
    Também pode ser visto em jornais de Barreiras.
    PF junto.

    Fico pensando se não ha achaques generalizados no sertão. Se a Lava Jato que tem 54.000.000 de fiscais tenta pegar um gorjeta…

  9. Um bando Fora da Lei é um agrupamento que aje de forma a desrespeitar o ordenamento jurídico, a CF, o CPP e o CPC e até os acordos internacionais em direitos humanos. Podem ser chamados também de quadrilha.

  10. Porque esse babaca do peidado (não foi parido) continua enchendo o saco debil mental: o sitio ten dono babaca com escritura e tudo em nome do dono babaca. E se fosse do lula? Ele foi duas vezes presidente da republica e tinha dinheiro pra comprar o sitio se quisesse. Além do mais babaca ele nem era mais presidente. Babaca. O apartamento ofereceram pra ele comprar e ele não quis. Vao tomar no cú babaca. Esse retrato de cafetão no seu avatar mostra bem porque você é tão frustado. Com esse nome então sem esperança de um dia ser algo além de um fracassado.

  11. Hurgulino madeira voce é um perfil falso do facebook. Provavelmente a foto que você colocou lá também é falsa, não é sua espero aue o verdadeiro dono da foto descubra e te ferre.

  12. Esse jean pierre das quantas é outro fake. Fez usp faculdade. Qual faculdade? Nenhuma. Todos os fakes de direita cursaram alguma universidade e fizeram alguma “faculdade” para se darem algum tipo de autoridade. Todos de são paulo. Idiota a depender da pomba gira que é professora da usp aquilo lá não dâ mais autoridade a ninguém.
    Outros idiotas tal como um tal de alex scarpa fez “faculdade” na uff em Niterói RJ mas nunca morou lá. Esse pessoal parece acreditar que todo mundo é tão burro auanto eles.

  13. Não tarda e o Lularápio irá deixar de ser corintiano e vai passar a torcer para o Atlético ou para o Coritiba. Não acham estranho os dois times pertencerem ao estado do Parana? O que será que o Lularápio irá fazer lá? A verificar nos próximos dias.

  14. Se tivessem provas, já o teriam prendido. Se não as têm, que outra razão que não política justificaria a obsessão dos procuradores pelo Lula? Por que não fazem o mesmo com Serra, Aécio, Temer e FHC?

  15. É a defesa do Lula colecionar todas as noticias do pig para mostrar a campanha nazista contra ele orientada pela cia e pelos seus agentes nativos. Podem ir acrescentando ao dossiê inicial o testemunho de jornalistas estrangeiros tal como o Greenwald sobre a armação nazista entre o mp -moro- pf – pig pra desmoralizar os oponentes. A coxinhada paulista está desesperada. Há 70 anos tentam destruir o legado de Getúlio Vargas quando aparece o LULA reconhecido como estadista no mundo inteiro, desespero.
    Tem um babaca ai que soltou um comentário dalgum idiota dizendo que o recurso à onu não adianta nada. Não sabe o imbecil das restrições que são impostas a um país condenado por violação de direitos humanos. Chega até ao bloqueio econômico, monte de merdas.

  16. O que pretendem com esse comportamento anti-profissional, imoral e descarado, os donos da mídia? Apenas uma coisa: Enganar seus leitores. Enganar seus espectadores e ouvintes. Isso poderia ser provado cabalmente em qualquer tribunal de qualquer país medianamente civilizado, mesmo os jovens países da África. Isso configura o maior crime que uma empresa de comunicação poderia cometer. A pena deveria ser a cassação sumária de suas concessões e licenças de funcionamento.

  17. Sinto muito, mas este troféu os coxinhas não terão. Nenhum executivo incriminou Lula, eis ai porque os tais estão tão desesperados. Com o pleno direito de ir, vir e ser, o nosso líder será sim, mais uma vez, presidente desta República. Chorem, ranjam dentes, esperneiem, furem panelas, lotem a Paulista, façam o que bem entenderem, mas não escaparão deste veredito. Lula, ele é o cara!

  18. “…não se deve admitir o uso de outros meios para tentar inibir o trabalho de agentes públicos”

    Essa pérola da Associação de Magistrados Brasileiros condenando o legítimo recurso do Lula à ONU também poderia – e até deveria – ser lida assim:

    “…não se deve admitir o uso de outros meios (Lava Jato, Encontro Anual de Cunhas em 17 de Abril, golpeachment sendo cogitado no Senado) para tentar inibir o trabalho de agentes públicos (eleitos de maneira democrática por 54 milhões de votos)”

  19. Veja bem, o PSDB se vangloriava de ter criado os genéricos na área da saúde. Até de graça tínhamos acesso aos remédios. Parece ser o responsável de criar um juiz genérico, d acusações genéricas e seletivas. Bem ao estilo psdebesta. E justiça genérica não existe.

    1. Juiz que tornou Lula réu foi acusado de atrapalhar investigações da Operação Zelotes

      Postado em 29 de julho de 2016

      Abaixo, um texto da Carta Capital de 2015 que joga luzes sobre o juiz que tornou Lula nesta sexta réu da Lava Jato:

      Titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite será investigado pela Corregedoria por conta de suas ações à frente da Operação Zelotes. Responsável por desarticular uma suposta organização criminosa a atuar no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, a operação da Polícia Federal tem dificuldades desde seu início por conta da ação do juiz.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/juiz-que-tornou-lula-reu-foi-acusado-de-atrapalhar-investigacoes-da-operacao-zelotes/

  20. afinal de contas,porque esses juízes brasileiros não param de envergonhar o país,se querem prender o cara é só apresentar provas,se prendem é porque não as tem,por favor juízes parem de envergonhar o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *