Na primeira parte da entrevista que concedeu a Marco Weissheimer, do Sul 21, Lula fez seu primeiro balanço das revelações do The Intercept sobre os diálogos travados por aplicativo entre Sérgio Moro, então juiz, e o procurador Deltan Dallagnol e entre este e outros integrantes da Lava Jato:
O Moro está se transformando em um boneco de barro. Ele vai se desmilinguir. Como Moro e a força tarefa da Lava Jato, envolvendo procuradores e delegados da Polícia Federal, inventaram uma grande mentira para tentar me colocar aqui onde estou, eles agora têm que passar a vida inteira contando dezenas e dezenas de mentiras para tentar justificar o que eles fizeram, tudo isso com muita sustentação da Globo. A Globo faz um esforço incomensurável para manter a ideia de que os vazamentos são falsos, são obra de hackers, etc. Mas ela não se preocupou com isso quando divulgava vazamentos ilícitos que recebia do Dallagnol e do Moro.
No trecho há divulgado – pouco mais de 10 minutos de uma entrevista de uma hora e cinquenta minutos – Lula diz que, sem sua condenação, a contado golpe contra Dilma Rousseff “não fechava”, porque “não iam dar o golpe para o Lula se eleger em 2108.
Lula diz também que está convencido da participação subterrânea de interesses norte-americanos no uso do Judiciário para tomar o controle das jazidas de petróleo brasileiras, depois da descoberta do pré-sal, a maior reserva encontrada desde o início do século:
Durante muito tempo na minha vida eu disse que não era adepto de teorias da conspiração. Hoje, por tudo o que tenho acompanhado pela imprensa nacional e internacional e pelas informações que recebo, pela pressa do pagamento da Petrobras aos acionistas americanos em detrimento dos acionistas brasileiros, pelos interesses que o pré-sal despertou nos Estados Unidos, mudei de opinião. É importante lembrar que, quando nós descobrimos o pré-sal, os americanos retomaram o funcionamento da quarta frota que tinha sido desativada depois da Segunda Guerra Mundial. É importante lembrar também que foram roubados segredos da Petrobras, de um contêiner, e até hoje não se identificou quem fez isso. Quem pagou o pato foram os coitados dos vigias da Petrobras.
Hoje, estou certo de que há interesses do Departamento de Justiça dos Estados Unidos em desmontar esse país. Não é possível acreditar que tudo aconteceu a partir do nada. Estou convencido que o pré-sal está no meio disso. Estou convencido que os americanos nunca aceitaram a ideia da lei da partilha que nós fizemos para que o petróleo fosse nosso, nunca aceitaram a ideia de que o povo brasileiro voltasse a ser dono do petróleo e que a Petrobras tivesse 30% de tudo. Também nunca aceitaram a nossa ideia de criar um fundo social para garantir ao povo brasileiro o direito de ter acesso à ciência, tecnologia, educação e saúde.
Assista, abaixo, a primeira parte da entrevista:
11 respostas
“A extrema-direita está no comando e ela não vai deixar Lula ficar livre. Resta a Lula apenas a esperança de ser libertado. E aqui temos uma questão semântica importante. Ficar livre significa ter a proeza de sair vitorioso em um processo judicial moroso e viciado. Ser libertado significa justamente romper o processo judicial pela força e nas ruas”.
(Carlos D’Incao-Historiador)
Desejo a Lula muita força nessa hora.
Off-topic, mas vale comentar:
O inusitado roubo da caixa d’água ontem no Rio, certamente deve ter sido uma vingança de milicianos contra os moradores daquele condomínio popular. Eles terminaram ficando sem água, já que a caixa teve que ser removida por questões de segurança.
Esse é o Rio de Janeiro do Witzel, com dois representantes no parlamento que são expoentes: Flavio Bolsonaro e Carluxo.
https://uploads.disquscdn.com/images/c4b464322b66e7bb5e574e739801385601a507b4410496d4bf7f30bcc512b564.png
Sérgio Moro (que notoriamente tinha o projeto político de ser presidente e substituir Bolsonaro), agora (por cruel ironia) está sendo seguro pelos bolsonaristas. Entretanto, como se sabe, o presidente não é do tipo que segura faca caindo……(basta ver como se livrou de outros aliados).Outro problema de Moro é ganhar tempo, enquanto seus superiores nos EUA arranjam um lugar qualquer onde ele possa se refugiar (já que agora, depois de descoberto, perdeu a serventia…). Na minha opinião não vai demorar muito para que Bolsonaro se livre dele (ou ele fuja para os EUA).
Como disse Romulus Maya, do Duplo Expresso, que cito de memória: a teoria da conspiração é um termo que foi forjado pela própria CIA para desacreditar as conspirações, que existem e são bem extensas.
A civilização humana se ergueu sobre conspirações.Desde sempre a conspiração foi uma arma eficiente para erguer e derrubar impérios. Se nossos governantes não aprenderrem isso, seremos sempre subjugados.
Como diz Celso Amorim, “eu acredito em conspirações, deixo as coincidências para os outros”. Exato e preciso.
Não se deve esquecer da criação dos BRICs. Como assim, sair das rédeas dos EUA? Dá-lhe CIA et caterva em cima! Tranquem o Lula, derrubem a Dilma, senão “nosso” quintal nos escapa! Ah, que bons os velhos tempos, em que o “sociólogo” vinha aqui e tirava os sapatos…
Que Lula é inocente, não esta em discussão, aqui o tema de os vazamentos e a parcialidade de um juiz….é vergonhoso para o Brasil….
Força, Lula!!!!