Lula ganhou o debate. Opinião, acredite, de Miriam Leitão

Na análise que faz do debate entre os candidatos a Presidente, hoje,  a coluna de Miriam Leitão, imagina-se com que dor no coração, admite que, “Lula venceu o debate por uma espécie de W.O. às avessas“, por não ter sido apontado como responsável pelas desgraças que vive o país.

Faltou chamar, diretamente, de incompetentes aos outros candidatos, o que se explica, talvez,  pela crista lhe ande baixa, depois do vexame a que foi submetida por seus patrões ao ler, repetindo o que lhe ditavam ao ouvido pelo “ponto” eletrônico, sobre as relações entre a Globo e a ditadura, após a entrevista de Jair Bolsonaro.

Fechado numa cela em Curitiba, mantido pelo PT como o candidato ficcional, [Lula] não teve seu legado atacado.

Como disse José Serra em 2010: que bobagem, Miriam!

Certamente acostumados às conversas em salões de restaurantes e salas de embarque de aeroportos, onde Lula é considerado algo como um demônio, D. Miriam e seus auxiliares, julgando-se mais inteligentes que todos ali, não conseguem entender o óbvio: não citaram Lula porque a única forma de “matá-lo”, politicamente, é o silêncio.

Evocar Lula, fora daqueles ambientes de classe média insuflada de ódio, é evocar a lembrança da população de que este pode ser um país menos injusto e mais próspero, exatamente o contrário do que a ele fizeram rezando pela cartilha dos “Cabos Daciolo do Mercado”, que proclama que a salvação virá da livre iniciativa, apenas.

Como são “candidatos de faz-de-conta”, que só têm alguma chance eleitoral com a exclusão de Lula da disputa, o lógico e o natural é que esmerem-se em fazer de conta que Lula não existe.

Não é por outra razão que Lula teve de dar uma clarinada, lá de Curitiba, para que Haddad e Manuela D’Avila se exponham mais. Quer e precisa frustrar o plano de excluí-lo da polêmica pelo silêncio, pelo isolamento na Sibéria de Curitiba.

Os altos estrategistas da direita brasileira sabem disso, mas têm dificuldades em conter o ódio e o ressentimento com que seus porta-vozes crocitam e que os torna obtusos ao ponto de reconhecer-lhe apenas um mérito, o de “não destruir, no primeiro mandato, a herança que recebeu” de Fernando Henrique Cardoso.

E, ao contrário do que fizeram os microcandidatos no debate, não entende que, para o sistema, eles são a mais perfeita tradução do que disse Fernando Henrique Cardoso: “é o que temos”.

Depois D. Miriam não reclame se, de novo, forem lhe dizer o que falar pelo ponto eletrônico.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

31 respostas

  1. É uma criatura lastimável essa Miriam. Acometida de síndrome de Estocolmo, passa a vida a bajular a classe de gente que a trancafiou e torturou no cárcere.

    1. Vendida tanto quanto o filho, que é cara dela, cuspida e escarrada. Dois vendidos. Como é que as pessoas podem viver assim, subservientes e capachos dos patrões? Ah, já sei…. são pessoas de bem, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. O barco começou a virar para os manifestoches de classe média, agora eles, também, percorrem a “via crucris” do desemprego.
    Os especialistas em entreter e enganar o povo começam a perder a serventia para os mi e bilionários locais e gerentes das multinacionais. Breve Mírians, Moros, Faustão, Preletores de “lojas” e etc tomarão um PNB (pé na bunda).

    1. Pois é. A classe mérdia que foi pra rua defender interesses desses mi e bilionários parece ter vestido bem a fantasia de palhaço.

  3. Precisamos prestar muita atenção com as alfinetadas da Globo em Haddad e na Dilma. Temos que ir pra cima da globogolpista não dando espaço para malvadeza deles. Chega de atacar petistas. A melhor defesa é o ataque. Pra cima deles meu povão.

  4. Miriam Leitão foi obliquamente citada por Boulos no debate, quando este disse que nos porões da ditadura até animais foram usados para estrupar militantes. Espero que ainda exista um pouco de carater nas veias dessa mulher.

  5. FHC está errado, eles nunca tiveram nada além da MÍDIA. A direita nunca quis governar, seu objetivo sempre foi espoliar, tirar, enganar, escravizar, destruir, anular, roubar, dominar… nunca se colocaram no mesmo plano do POVO, sempre se colocaram dezenas de degraus acima, seja moral, financeira ou intelectualmente. Povo, para FHC e sua quadrilha, sempre foram o INIMIGO. Nunca fizeram um gesto de desprendimento quando estiveram no poder; se algo de bom respingava para o povo, era porque eles estavam ganhando muito mais do que estavam cedendo. E para vencer essa “Batalha de Sombras” que é a eleição, não podem colocar seus objetivos na mesa, logo – tome-lhe marqueteiros, falsos jornalistas, publicitários, robôs, milicianos fascistas, mentirosos, big fake news… FHC não precisa de ninguém, já tem sua Legião.

  6. FHC está errado, eles nunca tiveram nada além da MÍDIA. A direita nunca quis governar, seu objetivo sempre foi espoliar, tirar, enganar, escravizar, destruir, anular, roubar, dominar… nunca se colocaram no mesmo plano do POVO, sempre se colocaram dezenas de degraus acima, seja moral, financeira ou intelectualmente. Povo, para FHC e sua quadrilha, sempre foram o INIMIGO. Nunca fizeram um gesto de desprendimento quando estiveram no poder; se algo de bom respingava para o povo, era porque eles estavam ganhando muito mais do que estavam cedendo. E para vencer essa “Batalha de Sombras” que é a eleição, não podem colocar seus objetivos na mesa, logo – tome-lhe marqueteiros, falsos jornalistas, publicitários, robôs, milicianos fascistas, mentirosos, big fake news… FHC não precisa de ninguém, já tem sua Legião.

  7. O que a Mirian não entendeu é que nós queremos votar em Lula (ou em Haddad), independentemente da opinião dela ou de sua empregadora.

  8. Parece viver numa realidade paralela em que os governos petistas foram o inferno e Lula é, ele mesmo, o satã a controlar tudo.

    Piada.

    Essa eleição, se houver e se for sem fraude, é do Lula.

    Vamos trabalhar forte para que o Haddad já vá para o segundo turno na liderança.

  9. A Míriam queria que todos os candidatos caíssem de pau no Lula e tentassem carimbar como “herança maldita” seu maravilhoso legado. Era isso o que ela queria. Ela pensa que é fácil. O Alvinho Dias bem que tentou, por diversas vezes, fazer isso. Mas a coisa soou como forçada, primária e artificial ao extremo, tanto assim que ele logo abandonou essa linha. Chora, golpista.

  10. Primeiramente, depois do papelão na entrevista com o BolsoAsno, a Miriam deveria tirar umas férias de uns 10 anos, no mínimo.

    Em segundo lugar, o homem está preso ilegalmente a mais de 120 dias, censurado pelo judiciário e tb pela imprensa e, mesmo assim, uma jornalista, que deveria insurgir contras essas barbaridades, numa atitude de espantar o mais covarde dos covardes, quer que seus adversários o ataquem, sem lhe dar o direito devido de defesa. É lastimável a situação em que se encontra o jornalismo dos grandes veículos de comunicação no país. Mostra o quanto essa turma odeia o Lula e o povo brasileiro.

  11. Agora, a parte mais importante do jogo da direita é atrasar a transferência de votos do Lula, no que está sendo muito bem sucedida.

  12. Outro dia, até o jornalista esportivo Mauro Betting, que herdou do pai um inegavel leque de qualidades, cometeu imitação bem humorada do tartufesco episódio ponto.eletrônico da Miriam Chuchuleiton em pleno programa esportivo da bands.

  13. Qual é o preço da consciência de um jornalista? Ou de alguns jornalistas?
    Infelizmente, figuras como essa mulher não podem ser desprezadas, tendo em vista o poder de penetração da Globo além de, com frequência, ela e cúmplices serem repercutidas pela imprensa nanica, sore tudo pelos milhares de rádios do Brasil, em sua imensa maioria extremamente conservadoras. Aqui no sertão norte baiano eu vivo isto diariamente

  14. É o inicio da campanha eleitoral. Os marinhos mandam avisar que já esta em ação o plano de ataque, para dizimar, ao Campo e aos Candidatos que defendem o Brasil e o Povo brasileiro.

    Os brasileiros presisam, URGENTEMENTE, fazer com o trombone globo, o que os romanos fizeram com Cártago.

  15. “[…] o ódio e o ressentimento com que seus porta-vozes crocitam […]”.
    O uso, o bom uso, dessas figuras de linguagem nos textos são fascinantes. A imagem que se forma em nossa mente após lê-las supera a possibilidade das palavras e ilustra a situação narrada de forma única.
    Sou fã do Tijolaço pelas ideias, porém, muito mais pelo lirismo e beleza da prosa.
    Quem dera houvesse mais Fernandos Britos.

  16. Gosto um pouco de ler, uns 50 por ano, e um dia um amigo me emprestou um da famigerada Leitao. confesso a escritora e melhor do que a jornalista, porque as suas opinioes nao servem para serem utilizadas apos a ida ao banheiro e o seu livro na falta de um papel melhor ainda consegue fazer algo importante na falta da ducha higienica.

  17. Que artigo ruim Fernando Brito. Vc fala do Lula trazendo à baila a Mirim Leitão. Acho que vc tem bronca do Haddad.

  18. Pessoal! Parece que a esquerda não se deu conta que, enquanto houver um candidato capaz de vencer as eleições, todos eles serão processados e difamados pela POLICIA FEDERAL e seus manda-chuvas canalhas. Estamos numa situação parecida com a do MEXICO. Esquerda não pode ganhar pois isto pode ocasionar perda de muito dinheiro para os donos do país. Aqui, provavelmente, só haverá mudança através de luta, inclusive armada. É uma ditadura escondida através de medidas policialescas.

  19. Ela é paga e muito bem paga para ser este ridículo que é. Esta especie de gente, não faz isso de graça. Quero saber até quando um lipo de gente sem caráter e personalidade assim, sobreviverá. Isto não é culpa dela, é da globo que sabe fazer lavagem cerebral. É só ver que os que a globo não conseguiu saíram de lá.

  20. :: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando:

    Isso é que é análise, a sua, Brito. O que a gente já vai pensando ao ler cada frase, você já traz quase que simultaneamente nas palavras seguintes. O Tijolaço é um dos melhores blogs progressistas na atualidade, se não é que já seja o melhor. A nossa mais perfeita tradução. Sem traição.

    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM,
    tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * * ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ::
    ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ::

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.