Reportagem de Thiago Herdy, em O Globo, hoje, com o mais do que adequado posicionamento de Lula sobre estes grupelhos que a direita está instrumentalizando para esvaziar a luta política.
Uma parte de uma esquerda pueril não se dá conta de que aquilo, longe de ser violência revolucionária, é uma ação desmiolada que só abre o flanco para os que desejam – e é só olhar a internet para ver isso – a volta de um regime de autoritarismo e negação dos direitos democráticos.
Não serão duas dúzias de filhinhos de papai que vão enfraquecer a luta deste país por sua libertação.
Lula condena vandalismo
Em meio à onda de protestos violentos que sufocam manifestações pacíficas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou com veemência a ação de grupos de mascarados nos atos de rua que ocorrem no Rio e em São Paulo e a depredação de patrimônio público e privado. Em eventos nas duas cidades, Lula voltou a defender a realização de manifestações pelo país, mas ressaltou que elas devem ser pacíficas.
O ex-presidente afirmou ainda que protestar de máscara significa ação envergonhada, referindo-se à atuação dos black blocs, que fazem quebra-quebra na ruas da capital — no Rio, mais de 60 foram presos sob acusação de vandalismo após protestos na terça-feira. — Eu fiz muito movimento de rua. Eu nunca coloquei uma máscara porque nunca tive vergonha do que eu fiz. Nunca! — disse o ex-presidente, que condenou também o abandono da política, especialmente pelos mais jovens.
— Sabe uma coisa que me assusta? A facilidade que as pessoas têm de falar mal de políticos. Não é? Humorista fala mal de político. Pergunte quais foram as pessoas em quem eles votaram nas últimas eleições, para saber que tipo de voto que ele deu. Eu queria dizer a vocês: nunca neguem a política. Esses que ficam trabalhando contra a política não têm noção, que não existe saída fora da política. A política garante a democracia.
A política garante a alternância de poder. Somente através da política e da democracia um peão como eu pôde chegar à Presidência. Um índio pôde chegar na Bolívia. O negro pôde chegar nos Estados Unidos. Quando não tem isso, vem o fascismo. É o nazismo. É a ditadura. — disse Lula.
PS necessário. Nem o que eu disse e, certamente, nem o que Lula disse se aplica aos absurdos da polícia de Sérgio Cabral em deter arbitrariamente pessoas que estão se manifestando legitimanente e, muito menos com bvaixar o porrete em professores, óbvio.
72 respostas
Maravilhoso Lula concordo , em gênero , número e espécie .
Llllllllllula Pare de crescer… Voce não pode explodir… Precisamos de voce!
Rina, não se preocupe o Lulla não vai explodir !
vai é morrer de câncer igual ao Hugo Chaves. Só precisamos convence-lo
a ir se tratar em Cuba. é a única maneira de livrar o país desse corrupto.
Caro Sidney, vc está fora de contexto em sua colocação, o assunto é Black Blocs. Sobre o mensalão ainda está em julgamento!
Acredito que vc não saiba sobre o Brasil dos últimos 30 anos!?
Os “grupelhos” são em sua maioria jovens anarquistas, estudantes, trabalhadores, pais, filhos, desempregados, empregados, etc, estão muito longe de serem grupos de militância pela direita, escondem seus rostos para fugirem da perseguição do estado que se faz assim como nos tempos de exceções, algo que a esquerda brasileira apagou de sua memoria, a perseguição politica que sofriam nos tempos da ditadura. De perseguidos a perseguidores.
Esses “grupelhos” não quebram por quebrar, não saqueiam, não roubam, os símbolos do “capitalismo” são seus alvos, a banquinha da tia, a padaria do tio estão longe de serem os alvos deles, os pequenos empresários não são atacados exatamente por serem vitimas do sistema. Somente entram em confronto com a policia caso a policia ataque primeiro, algo que há muito vem acontecendo, desde às manifestações de junho agem de tal forma.
Estão longe de serem despolitizados ou CONTRA a politica, o anarquismo prega a tolerância e a liberdade do individuo decidir o que é melhor para sua vida.
A “esquerda” omite e na maioria das vezes é complacente com a ação desnecessária e desmedida da policia em boa parte das manifestações, esquece que os bancos são os grandes responsáveis pelas desigualdades sociais, pobreza e fome no mundo, as policias matam, mutilam, fazem prisões arbitrárias, agem no arrepio da lei e ainda assim os Black Bloc’s são os culpados, bancos manipulam o câmbio de acordo com seus interesses, lucram absurdos com suas taxas astronômicas (é de se observar as altas taxas bancárias e os lucros absurdos dos bancos, principalmente no BRASIL), levam pessoas e países inteiros a falência completa, vide Grécia, e os culpados são os Black Bloc’s por quebrarem uma vidraça ou outra.
É preciso uma analise mais profunda do que meia duzia de palavras a respeito dos “mascarados”, em resumo, não são militantes da “direita”, muito pelo contrário, são de esquerda e estão muito mais alinhados aos interesses do povo do que aqueles que se dizem “representantes” do povo.
Cara, acorda. Você sabia que, essa semana, a Dilma se encontrou com dezenas de movimentos sociais: MST, cooperativas etc, numa cerimonia oficial e anunciou um programa de incentivo a agricultura familiar e sustentável, com 8 bilhões de créditos para assentados e pequenos agricultores?, até o fim do ano, ela decretará 100 desapropriações de terras(promessa dela e do ministro) improdutivas para a reforma agrária, saindo aplaudida por isso… Aliás, como você acha que o PT se manteve no poder e como o alcançou? O PT é apoiado pela maioria dos movimentos sociais e centrais sindicais. Porém, como disse, certa vez, o Lula a movimentos sociais reunidos: “não queremos, companheiros, que, agora que chegamos no governo, os movimentos sociais se acomodem: continuem lutando, nos cobrando, se mobilizando, reivindicando.”
Portanto, não viaja, você não representa os movimentos sociais, não se superestime. Até entendo que você não saiba o que é repressão. Vai na minha, garoto: a polícia do Cabral é escoteiro mirim perto do que rolava na década de 70.
Outra coisa: como vocês vão defender o povo se vocês metem medo nele? Atacar banco… mas a Caixa? um banco Estatal que financia o Bolsa família e os demais programas de moradia, curso universitário para pessoas mais carentes?
Destruir ônibus, que é usado pelos mais pobres para se locomover e ir ao trabalho? Quebrar parada de ônibus, onde o pobre se abriga do sol e da chuva? Destruir a banca de jornal da senhorinha trabalhadora, para que ela fique chorando na frente da repórter, no outro dia?
Um aviso aos black blocs inteligentes: Repensem suas estratégias. Vocês estão conseguindo um feito histórico no Brasil: o povão ficar do lado dos policiais e pedindo cadeia e repressão. (não se esqueçam que os policiais são da classe média baixa e pobre, têm família) Se vocês não perceberam isso, é porque não moram no meio do povão: devem ser jovens de classe média, que só veem pobre pela TV.
Experimentem ir de ônibus e perguntem aos passageiros o que eles acham dos mascarados.
Vai chegar um momento em que vocês começarão a atrapalhar as lutas dos movimentos populares que não agem com violência. Permitindo, por exemplo, que policiais batam nos do MST e a população, por achar que pertencem ao grupo de vocês, aplaudir os policiais.
Percebam que quase ninguém aprova mais a atitude de vocês, tanto à esquerda quanto à direita.
Aconteceu a mesma coisa com o aurora dourada, grupo nazista da Grécia. Foram considerados ilegais e presos.
Pensem, black blocs, porque a atitude de vocês desmente o discurso que pregam!!
Primeiro, não vou entrar no mérito do que o PT fez ou faz, até mesmo porque o próprio PT não era o alvo das manifestações, o foco aqui foi a declaração do Lula à respeito dos “mascarados”.
Segundo, cola ai a citação em que eu falei que representava os movimentos sociais.
Terceiro, quer dizer que os black bloc’s metem medo na população? E os professores do RJ, porque eles apoiam? E os índios? Falta compreensão, falta conhecimento, falta muita coisa. Desligar a TV e deixar o moralismo de lado ninguém quer né? A internet tá ai é pra isso mesmo, para servir de informação e derrubar as barreiras que a mídia convencional impõe ao povo. A população da favela se rebelar contra policiais das UPP’s, munidos de paus e pedras pela morte de um adolescente também é errado né? Se for seguir sua lógica ninguém pode se rebelar contra o sistema, todos devem ser complacentes com suas mazelas e descasos.
Quarto, Bradesco, HSBC, Itaú, Citibank, etc, também entram nessa lista ou você vai querer desvirtuar de qualquer forma? De quem é a culpa pela crise na Grécia? Da fome, da pobreza, desigualdade social? Minha? Dos movimentos sociais? Dos Black Bloc’s? NÃO, a culpa é dos bancos.
E quinto, somos apenas “usuários” do transporte coletivo, não somos DONOS do mesmo, se fossemos a tarifa seria gratuita, pagamos impostos o suficiente para isso. Os ônibus pertencem aos empresários donos dessas empresas, quebram porque o valor pago não representa a qualidade no transporte, atrasos, ônibus lotados, ônibus em péssimas condições, etc. O povo não apoia porque a mídia manipula o suficiente para que pensem assim, sua opinião está completamente alinhada com o que a mídia manipula. Já dizia Malcolm X: “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.”
Sexto, o MST sempre apanhou da policia, não só apanham como são ASSASSINADOS, sofrem ameaças de morte constantemente e isso vem acontecendo desde muito antes do surgimento dos Black Bloc’s no Brasil, então não venha usar a desculpa de que os black bloc’s são os culpados por esses acontecimentos, o culpado é o estado por priorizar os grandes ruralistas.
E pra finalizar, Aurora Dourada e Black Bloc são dois extremos, direita e esquerda, sem comparações por favor, qualquer comparação entre esses é no minimo imbecilidade.
Eu trabalho com o MST e sou militante e garanto que a opinião da maioria é que o Governo Dilma foi um dos piores para o movimento. A Dilma sabe inaugurar, fazer promessas e grandes obras. Agora, vai ver o cerne dessas promessas. Vai ver os programas dos perimetros irrigados? Da chapada do Apodi? Vai falar com essa gente? Durante o governo Dilma milhares – MILHARES – de famílias foram desapropriadas para dar lugar ao Agronegócio. A mesma mão que dá terrenos para a reforma agrária é a mão que não dá fundos de crédito e que dá subvenções em agrotóxicos. A Dilma não tá nem aí, o que ela quer é palanques. Além do mais, quem dá credibilidade à Dilma? A mesma que faz uma campanha dizendo com todas as letras que é contra a privatização e coloca o exército na rua pra proteger um leilão?? Tá na hora de parar de defender político e defender o povo.
Se você ouvisse o Boechat, passaria a acreditar que os “black bobocas” são a linha auxiliar da repressão do governo Cabral (sério, ele pensa isso). Eu já penso que esses imbecis são um bando de proto-fascistas desocupados, muitos dos quais nem são do Rio de Janeiro. É necessário que se investigue quem patrocina esses baderneiros (apoio do PSOL já sabemos que eles tem).
Os black bloc’s surgiram como uma forma de resposta a violência policial, são ANTIfascistas. Não são patrocinados por partido algum.
Você está completamente desinformado Abel.
Quem esta no poder e a esquerda. E esta pra construir. Fazer bagunca as vesperas da eleicao, e colocar novamente no poder aqueles que dizem atacar. Qual e.
Seu comentário é um tanto quanto fascista ao querer impor limite de tempo às manifestações populares, a esquerda está no poder e hoje demoniza os black bloc’s da mesma forma que era demonizada num passado não muito distante.
O Black Bloc também é de esquerda, façamos um exame de consciência e vejamos o que a Dilma guerrilheira e o Lula sindicalista falariam a respeito, tanto dos black bloc’s quanto da ação violenta da policia.
Black bloc não é nada. Não tem ideologia nenhuma. No máximo, são anarquistas, baderna pela baderna. Não tem planos, não tem projetos. Mas devem ser bancados por alguém ou algum grupo. Que o PSOL os apoia, já sabemos.
Se o black bloc não tem ideologia, anarquia é o que? E o comunismo, socialismo? São o que?
Anarquia não é bagunça, anarquia prega a tolerância e a liberdade de todos viverem da forma que bem entenderem.
Os projetos já foram apresentados pelos representantes das manifestações aos “representantes” do povo, se não quiseram atender ou fingiram que não receberam nada, paciência.
Falar que são “bancados” é no minimo desonestidade.
Seus atos nao sao coerentes com suas bandeiras, porque as consequencias sao exatamente o contrario do que pregam. Conversa pra boi dormir.
Quais atos? Quais consequências?
Quero detalhes, quero fatos, quero explicações.
A velha esquerda precisa voltar para o banco da escola e aprender com a nova.
Sao voces que vao ter dar explicacao, e na policia. To cagando e andando pra voces. O povo trabalhador sabe quem e quem nessa estoria.vai trabalhar meu chapa.
Tem que comer muito feijão antes de querer vir dar lições de moral para a “velha esquerda”. A velha esquerda enfrentava era bala de chumbo, não de borracha. E não tinha OAB de plantão para soltar, neném.
Pois é Abel, a “velha” esquerda não enfrentava milico atirando flores neles, nem mesmo pedras, vide Dilma, Carlos Mariguella, Carlos Lamarca e tantos outros. Pararam de ir as ruas e ficaram moralistas. Simples.
Estão mais preocupados com algumas vidraças quebradas do que com a violência que os manifestantes sofrem nas mãos das policias. Deprimente.
A aula é na rua, não é na frente da TV.
Propaganda enganosa. Conversa fiada. O povo chegou ao poder, e voces vao ter que engolir. Aprendizes de feiticeiro. Quero ver quando o papai cortar a mesada.
Mauricio, alguém falou em depor presidente? Aplicar golpes? Você viu algo a respeito nas manifestações?
Fazer manifestações agora virou sinônimo de golpe?
O POVO está nas ruas cobrando o que é seu por direito, nada além disso.
Se voces querem ajudar, ajudem com ideias ou trabalho. Do contrario estao marcando gol contra.
Voces nao vao mudar nada quebrando lojas e patrimonio publico. Isso nao interessa ao povo! Queremos um Brasil mais justo e nao violento.
As ideias, projetos, planos, etc, já estão nas mesas, se estivessem escultando as vozes das ruas sequer haveria manifestações hoje.
O black bloc não apoia depredação de pequenos estabelecimentos, a lojinha da tia, banca do tio, etc, o alvo não são os pequenos empresários, pois se tratam de vitimas do sistema, os alvos são os que realmente promovem a desigualdade social no mundo, bancos, grandes corporações, etc.
O único “patrimônio” são as pessoas, o que realmente interessa são as vidas e não um imóvel ou qualquer outro similar, violência se dá contra pessoas, não existe violência contra “coisas”, e quem tem praticado bastante violência é o próprio estado a muito defendido aqui e não o black bloc.
A loja e o banco e o lugar onde muitos trabalhadores ganham a vida e sustentam suas familias. Uma agencia pro banqueiro e nada. Pro trabalhador e desemprego. Sabia disso?
Olha Mauricio, já deixei claro que black bloc’s não atacam lojas de pequenos empresários, quanto aos bancos, também é de la que saem todas as formas de desigualdades sociais, fomes, guerras, misérias, etc. O banco que você defende também é o mesmo que leva os pequenos empresários à falência, é o mesmo que coloca pessoas para morar nas ruas quando é lucrativo, declaram guerras, genocídios, a lista é longa, tudo em nome do lucro.
É triste ver o discurso da direita ser repetido pelos da “esquerda”, no Brasil são vândalos, baderneiros, vagabundos, saqueadores, subversivos e todos os piores adjetivos possíveis, mas quando é em outro pais são manifestantes legítimos, pura hipocrisia, hoje mesmo saiu no “O Globo” a seguinte noticia: “Jovens descontentes com o governo entram em confronto com a policia em Roma”, não é possível que não consigam perceber a diferença de como os manifestantes daqui do Brasil e de outros países são tratados. Lembre-se que esse discurso já foi utilizado contra a esquerda em tempos de exceções.
Vejo toda a direita caminhar de braços dados enquanto a esquerda se divide, não é preciso ir longe para ver isso, basta dar uma olhada rápida nos comentários daqui e no próprio discurso do Lula.
Quando voce arranjar um emprego vai perceber que o trabalhador vive na corda bamba, que voces estao sacudindo e jogando no buraco.
Nova esquerda? Então ser de esquerda atualmente não é, finalmente, após décadas, sair as ruas e se manifestar pacificamente, é sobretudo quebrar os bens públicos e privados, tocar fogo em ônibus usados principamente por trabalhadores, porque banqueiros não andam neles, destruir orelhões só usados pelas classes baixas ou em caso de emergencia , isso é a “nova” esquerda? Se há professores que apoiam isso, só lamento, e acredito que pertençam aos ditos partidos de extrema esquerda que, por a terra ser redonda, de tanto ir para a esquerda acabam se juntando com a direita. E o povo que se dane, não é?
Essa é o discurso desses “black bobocas”. Não sabem de nada, só querem tumultuar.
Sim, a “nova” esquerda, apesar do anarquismo não ser novidade no Brasil, mais ativismo menos moralismo. Quem critica sequer esteve nas ruas nas ultimas manifestações para ver a realidade.
Não vou entrar no mérito do que é e o que não é, mas espero que busquem informações assim como eu vim atrás de informações no Tijolaço, apesar do discurso moralista de Lula e cia.
Os mascarados são tão somente covardes!
Concordo, a começar pelos policiais que vão mascarados e sem identificação às manifestações para não serem denunciados pelos abusos que cometem.
É Nomad… Eu admiro a sua coragem… Sim, porque é preciso ter coragem, não só para defender as ‘máscaras’ como também para elaborar malabarismos ‘intelectuais’ como forma de ‘legitimar’ a ação dos pretensos ‘neo-anarquistas’ de plantão!
Vejo apenas COVARDIA nos black blocs e demais que usam mascaras como medo de serem identificados. Medo das consequencias de seus atos vergonhosos. Antes aos Homens bastava a palavra, hoje, nem a cara querem mostrar. Che Guevara não usou mascaras.
Mascaras admito apenas para brincar no carnaval.
É isso aí, Anac! E acresça-se – para dar exemplo de legitimidade nacional – no movimento gigantesco das Diretas-já, este sim, popular em todos os sentidos, não se usou sequer uma mísera máscara! Quando algum ‘desavisado’ aparecer com apoio às máscaras – exibindo ‘halterofilismos intelectuais’ como é o exemplo de Nomad acima – é só colocar exemplos do tipo das Diretas, e pronto, Anac… estará dado o recado!
concordo plenamente com o ex presidente lula,de alguma forma avançamos e melhoramos através da política, não vejo motivo para desespero, pois hoje estamos melhores que ontem,devemos sim construir com inteligência caminhos seguros para legitimizar ainda mais o que foi consquistado e dessa forma assegurar um amanhã melhor para todos.
E pensar que FHC, Serra, Aécio, PSDB, PPS e DEMO, mía podre e cia. estão desesperados para entregar isso para os EUA.
Quando há liberdade de imprensa a “imaginação” dos analistas INDEPENDENTES ficam bem mais aguçadas.
Aqui, mais um artigo muito bom: http://mariafro.com/2013/10/20/outro-lado-wladimir-pomar-pre-sal-ficcao-e-realidade/
É bom lembrar de nosso programa espacial e nossos novos mísseis também.
É bom lembrar de nosso programa espacial e nossos novos mísseis também.
essa ferida não vai curar nunca.
não se trata de julgar um regime ditatorial, é bem mais simples que isso.
se busca apenas o julgamento de torturadores, simples assim….
É bom lembrar de nosso programa espacial e nossos novos mísseis também.
E pensar que FHC, Serra, Aécio, PSDB, PPS e DEMO, mía podre e cia. estão desesperados para entregar isso para os EUA.
Fernando…..tu é o cara…..
Fernando…..tu é o cara…..
Bem feito!kkk
Bem feito!kkk
Mas… Se tua previsão “por forças ocultas” der errado, aí a vaca já foi pro brejo, já era!
essa ferida não vai curar nunca.
não se trata de julgar um regime ditatorial, é bem mais simples que isso.
se busca apenas o julgamento de torturadores, simples assim….
Brics construindo os instrumentos para se contrapor ao império!!
Seria maravilhoso ver esse sujeito fora do supremo, agora se o povo tem estômago para votar nele eu não sei.
Todos nós temos que contribuir para ist.
O PIG somente desinforma.
O PIG somente desinforma.
Sempre foi assim, os Papas Pio XI e Pio XII também negociaram como grupo nazi-fascista de Hitler e Mussoline, inclusive recebendo dinheiro para ampliar e terminar a Basílica de São Pedro.
Mais recentemente tivemos os Papas João Paulo e Bento que foram colaboradores dos nazi-fascistas acima referidos, na segunda guerra mundial.
Todos nós temos que contribuir para ist.
Sempre foi assim, os Papas Pio XI e Pio XII também negociaram como grupo nazi-fascista de Hitler e Mussoline, inclusive recebendo dinheiro para ampliar e terminar a Basílica de São Pedro.
Mais recentemente tivemos os Papas João Paulo e Bento que foram colaboradores dos nazi-fascistas acima referidos, na segunda guerra mundial.
Sempre foi assim, os Papas Pio XI e Pio XII também negociaram como grupo nazi-fascista de Hitler e Mussoline, inclusive recebendo dinheiro para ampliar e terminar a Basílica de São Pedro.
Mais recentemente tivemos os Papas João Paulo e Bento que foram colaboradores dos nazi-fascistas acima referidos, na segunda guerra mundial.
Mais um artigo acerca da exploração do petróleo de nosso país.
Como o que você disse não se aplica aos excessos da polícia? Dá pra elogiar alguém e esquecer que esse mesmo alguém apoia o Cabral? Simplesmente porque se inclui um PS no fim de um texto você não o poupa de ser incoerente. Dizer que os Black Blocs ocultam o rosto por vergonha é no mínimo escroto. E desonesto da parte do Lula. As pessoas vão para a rua como querem. Com máscara ou sem máscara, vestidos de Batman ou pelados. Você foi em algum dia nas manifestações na cinelândia? Bom, se fosse veria que a câmara e bancos foram quebrados, mas o teatro municipal, a metros de distância, ficou e continua intacto. Taxar todo mundo de fedelhos filhos de papai é reduzir, e reduzir é desinformar e não o contrário. Que eu saiba não existem dados demográficos dos Black Blocs, até porque, se as pessoas se dessem ao trabalho de pesquisar um pouco sobre o movimento, veriam que o Black Bloc não é um grupo organizado e fixo, é mais uma tática. Pelo menos se preocupe em dar ALGUMA informação. Essas pessoas sabem bem quem estão atacando (e óbvio que eu não acho que isso é a revolução, e blá blá), mas o fato delas fazerem isso escancara a violência policial que está velada. De outro modo só nego na favela é que toma cacete e SEM jornalistas por perto (mas um excelente exemplo do portfólio do sr Sergio Cabral na cidade do Rio, as UPPs, parabéns ao Lula por esse aliado, clap! clap!)
E as pessoas não negam a política, sr. “ex presidente”, as pessoas negam ESSA política. Dizer que um movimento anarquista é inválido é beber na mesma fonte de tolices das pessoas que falam sobre o comunismo sem nunca ter lido nada de Marx. Todos têm o direito de se expressar e o anarquismo é mais um dos muitos movimentos políticos. Só a polícia tem o monopólio da violência? Só a polícia tem o direito de usar máscaras? Criar uma lei para proibir máscaras é uma atitude desesperada de um governo que não sabe o que fazer. Focar as manifestações no vandalismo é dar continuidade à estratégia midiática que desvia o assunto do centro. Quanto tempo demorou para os jornais começarem a comentar sobre os donos das empresas de ônibus durante as jornadas de Junho? Um mês? Dois meses? Isso porque eles estavam bem ocupados discutindo o vandalismo… que preguiça…
É o pig gente, fazendo sua parte. Um dia a Marina, noutro o DUDU. Será que o psdb está descartado? Ou o psdb vem correndo por fora, tipo plano b!? È aguardar, ver o que essa gente tem para nos surpreender!
A Igreja Católica, aqui e alhures, jamais formou uma unidade. A questão trazida por este artigo em torno da participação reacionária e, no mínimo omissa, do Cardeal Dom Eugênio Sales é mais um capítulo nessa história dos poderes que perpassa a instituição. O que a inteligência parece confirmar é o fato de ter havido um grande laço de união do sistema Globo (não apenas a Rede Globo de TV) com essa figura de voz macia, aparentemente conciliadora, mas em quem, no fundo, jamais confiei. Ele não está mais entre nós para se explicar Assim como Dom Eugênio, o então Cardeal Jorge Bergoglio também foi acusado de proteger a ditadura Argentina. Onde está a verdade neste caso?
As altas autoridades brasileiras sabem, mas não podem tornar público que a base de Alcântara no Maranhão foi explodida pelos agentes a serviço dos EUA, ou melhor, do capital financeiro sionista. Está na hora de arrumar parceiros que não queiram nos destruir e impedir que nos tornemos independentes de verdade.
Fernando, se é por profecia, segura: http://pimon.com.br/o-pr-sal-nosso/
Muito bom e consciente
Mais um artigo acerca da exploração do petróleo de nosso país.
Puxa, Caroline, parabéns pelos dois comentários! Até que enfim você é alguém que enxerga claramente a ‘engrenagem’ desses ‘movimentos’ ditos ‘espontâneos’. Não se deixa levar pela vaga(=onda) da desinformação instilada pela mídia golpista. Infelizmente, esta vaga tem feito a cabeça até de gente boa, guerreira… Estou reconfortado, revigorado e agradecido por ler textos pedagógicos como os seus! Devido à diferença de data – escrevo aos 30 do mês em curso – não sei se você vai tomar conhecimento do que escrevi. Entretanto, a mensagem permanece.
Se tem Black Blocs nas ruas e quebrando tudo. Tem motivo. Apoio os Black Blocs do nosso país, só assim para os políticos e governante e poderosos se sentirem ameaçados para cumprir de vez o seu papel político e social. E se cobre a cara, que cubra, faça o que bem entender, faça a sua vontade.
Pessoas de todas as classes sociais se cansaram dessa corja de políticos corruptos em que ambos os lados são “sujos” e “incoerentes”. Que passam mais tempo em meio as mídias falando mal de um e de outro, o que fez e o que deixou de fazer, do que trabalhando juntos e unidos para o bem mais precioso desse país, Nós.
Ai vem gente comentar que Lula e Dilma mudaram o país. Mudaram o cacete? Fizeram menos que o dever.
Comentários enobrecendo o Lula.
Que cegos eles são.
VÃO TOMAR NO CU
BLACK BLOCS É ANTIFASCISTA
VCS PETISTAS FICAM COM O CU NA CADEIRA ENQUANTO ENCARAMOS A POLICIA
IMBECIS