Lula, os candidatos e o dito pelo não dito

As saias-justas vividas hoje nas convenções partidárias são uma avant-première do que veremos nas campanhas de rádio e televisão.

Roberto Jefferson diante de um constrangido Geraldo Alckmin, chamando-o de “Moisés”, “a luz do deserto”.

Aécio Neves brilhando pela ausência na convenção do PSDB mineiro.

João Dória pedindo a prisão dos “ladrões tucanos”.

Paulo Pato Skaf “esquecendo” de Michel Temer, no que foi imitado por um desajeitado Henrique Meirelles.

Não dá para levar a sério uma turma de “moralizadores” destas.

Não importa que tenham muito tempo de televisão e orçamento para um desfile de imagens deslumbrantes.

A realidade é forte demais para que possam esconder.

E para que possam se esconder.

Estamos vivendo um paradoxo de comunicação.

Uma gravação de um minuto de Lula é mais importante que uma hora de vídeos desta turma.

Por isso tanto empenho em evitar que ele possa falar.

Mas adianta?

Em tempos de realidade virtual, até computação gráfica do Lula falando vai aparecer.

O simbólico não é uma fake news.

Gente que não sabe lidar com o real, não sabe lidar com o simbólico, porque  este é uma emanação da realidade.

Como são as lendas , as fábulas, os mitos (não este porquera que assim se autodenomina).

Essa gente não entende o ícone da Escrava Anastácia, acorrentada a uma mordaça de ferro, dizendo uma “não-fala” que é muito mais importante do que todas as palavras que dela se disseram, a chamá-la de bruxa e prostituta.

Comunicação não é necessariamente falar, mas é sempre se fazer entender.

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

37 respostas

  1. Ninguém apedreja árvore que não dá frutos. Ninguém amordaça alguém cuja fala não seja relevante.
    Brito, mais uma vez, indo direto ao ponto. Parabéns!

  2. Fernando Brito, mais uma vez, deixando a gente sem palavras. Mas, indo ao ponto: acho que vamos nos divertir muito com essa campanha na TV, se tivermos estômago. Todos os golpistas querendo esconder outros golpistas. Quero ver como vão esconder o progrom de assassinato de um país

  3. … Gentileza será a Comissão da Verdade para colocar estes(as) togados(as) golpistas de merda na cadeia!
    A vingança não pela vingança, e sim pelo amor à pedagogia: senão, em breve, estes(as) canalhas darão outros golpes vagabundíssimos!…

    1. … procuradores, outros agentes públicos, juizecos, inclusive do STFede, e tudo na cadeia!

  4. Brito, acho bonita essa comoção e romaria pelo Lula. Mas que culpa eu tenho se o tornaram inelegível? Ele procurou por isso quando se aliou ao que há de mais sujo no Brasil e colocou uma despreparada por DUAS vezes no commando da vida dele, do futuro dele, do nosso futuro.

    O fato é que mesmo que deixem o Lula falar, o que nos interessa é: Quem o Lula vai eleger ?

    O que nos interessa são os resultados práticos nas ELeições de 2018 já que falando ou calado o simbólico e inelegível Lula faz acontecer.

    A estratégia do PT, caso Alckmin ou Bolsonaro ganhem, será dizer que não teve culpa, que o golpe impediu o Lula de ganhar, que o Alckmin ou Bolsonaro são ilegítimos porque a eleição foi uma fraude. Ok, isso pode ser verdade. Mas e daí? E a minha vida? E a vida da minha família pelos próximos 4, 8, 12 anos? Que culpa eu tenho se a Eleição foi uma fraude e o PT, podendo, não fez tudo que lhe é possível para reverter o Golpe em 2018?

    Por isso que eu digo: não me venham com blá blá blá nem chorôrô petista se Ciro, Manuela ou Boulos não ganharem. Sejam homens e assumam suas responsabilidades por “protagonizarem” a esquerda nacional. Afinal, ser protagonista não é ter só bonus, é ter ônus também. A derrota da esquerda será a derrota do PT e de mais ninguém.

    Se o Brasil afundar de vez, o principal culpado será um só: Luis Inacio Lula da Silva, o cara que colocou uma incompetente no poder e que se deixou ser golpeada. Lula, aquele que teve a oportunidade de dar um tiro certeiro no coração do Golpe cavado por ele e pela Dilma (… é só emplacar uma chapa Ciro-Haddad que mata o golpe na hora) mas preferiu brincar de hegemonismo na beira do precipício.

    1. Aaahhh, finalmente, depois de muitos “textões” você disse a que veio! Aprenda: Ciro já foi devidamente desconstruído em vários posts deste e de outros blogs sérios. Se queria convencer alguém, chegou tarde…

    2. Engraçado que os Lulistas e Ciristas atacam-se mais do que ao próprio Bolsonaro.

      Bolsonaro é uma piada tão grosseira que vai tornando-se blindado pelo próprio absurdo.

      Acho difícil a esquerda levar essa.

    3. Flávio, de eleitor de meia pataca como o senhor o país está cheio. É gente como senhor que, tendo mudado de lado, vive a brandir: eu já votei no LULA.
      Faça-me o favor, senhor Flávio.

      1. Enquanto você fica aí no chorôrô do “Lula Livre”, “Bom dia Lula”, “Lula ou Nada”, o tais estrategistas do PT fazem cálculos para saberem quantos deputados federais emplacarão com o nome do Lula nas urnas no Primeiro turno, pouco importando se estes votos presidenciais serão anulados/desperdiçados beneficiando Alckmin e Bolsonaro.

        Meia pataca é o que a sua cabeça vai valer quando, a partir de 2019, a criminalidade alavancada pelo nosso novo presidente direitista lhe apontar um arma no meio da rua em plena luz do dia.

        Acorde para a vida!! Você está sendo enganado pela comoção igual os coxinhas são hoje enganados pelo Bolsonaro e foram enganados pelo Aécio no passado.

        1. Cara, comentário espetacularmente lúcido. Eles estão fazendo cálculos com nossas vidas, de nossos filhos, igualando-se à direita.

      2. O lado do Flávio e meu é o lado do nacionalismo, do progressismo, da igualdade social, de um Brasil rico e justo. Achava eu que o do Lula também era, aliás, continuo achando, mas esses ideais parece que lhe são menos caros que seu próprio protagonismo. Ao fim e ao cabo, Lula parece padecer do mesmo egocentrismo do Fernando Henrique. Espero que essas minhas impressões estejam erradas, em breve saberemos como Lula ficará para a história.

    4. O problema não é Lula, tampouco Dilma. Se o precipício era o problema, porque Ciro não conseguiu conter a língua, tampouco ser solidário quando todos esperavam isso dele? Tem gente que costuma apedrejar todos, inclusive quem sempre lhe estendeu a mão…
      O CIRO precisar meditar mais no túmulo do Vargas, lá em São Borja… Ainda parece um guri afoito, mas tá ficando de cabelo branco, já era hora de ser sábio…

      1. Ser soliário mais ainda? O Ciro apoiou o PT em 2002, 2006, 2010, 2014, foi apunhalado em 2010 quando o Lula o impediu de concorrer pelo PSB e apontou para a Dilma. O Ciro segurou o impeachment do Lula em 2005, o Dirceu pode confirmar isso. O Ciro disse solidariamente e comovidamente que levaria o Lula para uma embaixada, foi apedrejado por isso, sendo que o Lula disse que o Ciro era louco, que ele, Lula, não queria isso.

        A Dilma se elegeu em 2014 com pouquissima margem muito graças à solidariedade do PDT e do PSB. Mesmo assim, o PSDB, o P-S-D-B tinha mais cargos no Governo Federal que o PDT (link anexo). Onde há solidariedade do PT nisso? Só há solidariedade para com quem nos é solidário.

        Digo mais, onde há solidariedade do PT AGORA para com você e comigo? Justo agora que precisamos do PT liderando a esquerda para matar o GOLPE eles ficam brincando de minar aliança entre PDT, PSB, PCdoB, de levar um presidiário inelegível para as urnas. Solidariedade só existe para com quem nos é solidário.

        Pergunto de novo: O PT está sendo solidário com você e comigo ao brincar com a comoção das pessoas e com o nosso futuro?

        https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/05/devassa-ordenada-por-temer-frustra-planos-de-cortes-no-funcionalismo-6394.html

      2. Ciro foi solidário de 2002 a 2016, mesmo divergindo e propondo para Lula, primeiro, e para Dilma, depois, outras alternativas que não a parceria e capitulação ao fisiologismo da direita, expresso na figura de Temer como vice de Dilma em 2010, quando Lula tinha 87% de ótimo/bom e poderia/deveria apoiar chapa puro-sangue do pt ou pt/esquerda, além de buscar eleger deputados e senadores do pt/esquerda, para realizar a reforma política, para sair da armadilha, e a reforma dos meios de comunicação, que Franklin Martins deixou pronta e ele engavetou, que poderia ter livrado Lula e o país da globo. Lula paga caro por esses erros e omissões numa cela em Curitiba, fruto de condenação em sentença ilegal porque sem provas. Entre 2003 e 2015 foram 13 indicações de ministros do stf (8 de Lula e 5 de Dilma) todos em conciliação e republicanismo com a oposição, culminando com Fachin, apadrinhado de Álvaro Dias.
        São muitos erros em sequência, que Lula busca resgatar com sua candidatura. Torço para que consiga, mas não creio.
        Ciro não tem nada a ver com esses erros de Lula e/ou do pt.
        Por isso, em 2018, Ciro busca seu espaço político, retomado após as candidaturas em 1998 e 2002, legitimamente, como Lula, mas levando suas ideias, propostas e compromissos à sociedade, que decidirá.

        1. Conversa fiada, os medíocres, acreditam que podem vencer, retirando da disputa, o “cavalo puro sangue” ! Doce ilusão ! NÃO TEM ARREGO ! LULA É INOCENTE ! TIREM LULA DA CLANDESTINIDADE JÁ !

          1. Sem dizer que o Banco Mundial registrou que a década de ouro do Brasil foi entre 2003 e 2013. Lula Livre Já!

        2. Por falar em solidariedade, talvez o maior gesto seria o Ciro efetivar aquele sequestro do LULA . Aquele que talvez evitaria que ele fosse preso. Lembra?
          Pois é , o LULA entrou em cana. O Ciro não foi no sindicato, tampouco ligou e sequer lembrou da proposta do sequestro…
          Espero, que ele lembre que LULA lider imbatível nas pesquisas e junto com o povo brasileiro…

          1. O João, ele não é meu fetiche. Ele é meu VICE!! Diz pro Ciro aceitar a proposta do PT e correr pro abraço. Ai não tem prá ninguém!! LULA & CIRO!!

    5. Aconteça o que acontecer, estou com Lula.
      Se ele estivesse errado, a canalhada do golpe não estaria tao preocupada com a possibilidade (na verdade, a certeza) de sua eleição.
      Pleitear, neste momento, um “plano B”, ou o que quer que seja, será sacramentar o golpe. É tudo o que a canalhada do golpe deseja, enquanto a estatégia do Lula tem se mostrado acertada. Nao há caso que eu conheça de alguem que tenha crescido tanto eleitoralmente enquanto encarcerado.
      Por outro lado, o caso de Assange, sob risco grande e iminente de ser entregue ao império da águia mostra a precisão dele de não ter se asilado em alguma embaixada estrangeira. Teria ficado à mercê de algum eleito entreguista.
      Jucá confessou: o golpe é com o Supremo, com tudo”. E Dodge, aquela brasileira que abre as pernas para um estrangeiro e seu império, confirmou. Para i bem de todos, menos dos brasileiros, e importantíssimo que Lula não seja eleito. De fato, que nem possa se candidatar.
      Quanto mais eles “argumentam”, mais me convenço: ou Lula ou já era Brasil Soberano. A turma do “livre mercado” deaeja nos reduzir a alguma coisa varios degraus abaixo da (por eles) discriminada Porto Rico. Ou Cuba, esse estado rebelde a quem vêem como insulto ao poder do império.

    6. Quem fala em procurar o DEM, não tem moral para criticar quem construiu o Brasil por 13 anos, procurassem vocês, defender a Democracia, defender a nossa Constituição, e não permitisse que correligionários votassem pelo GOLPE contra DILMA ROUSSEFF, infelizmente o PDT não fez o dever de casa, e a população reconhece isso, quando lhe dá apenas 1% da preferência. A ignorância dos “pedetistas”, é tanta que mais atrapalhou do que ajudou nessa campanha de Ciro Gomes, pois, com vossa ignorância, a arrogância aflora. Mesmo na clandestinidade, LULA avança sempre, e o povo brasileiro não o abandonará, quanto à esse chororô de Ciro, ele vem tarde e está muito mal explicado, pois ele mesmo já disse que, quando eleito, o DEM garantiu que o apoiará,…qual foi o acordo ? NÃO TEM ARREGO ! TIREM LULA DA CLANDESTINIDADE, QUE O BRASIL MELHORA ! LULA PRESIDENTE, OU QUEM LULA INDICAR DO PT, COM A FÔRÇA DO POVO.

    7. Com todo o respeito!! Da mesma forma que acha que Lula não deve insistir em sua candidatura, ele também não é obrigado a apoiar Ciro. No momento certo indicará seu candidato (espero que não precise) e vejo que qualquer indicado por ele conseguirá mais votos comparativamente ao Ciro, pois este criou uma repulsa grande nos eleitores de Lula.

    8. “Brito, acho bonita essa comoção e romaria pelo Lula.”

      Cara… você não entendeu? Não é “pelo Lula”! É pela democracia!!! É contra os privilegiados togados manipulando descaradamente as eleições!

      Só gente cínica como Ciro (e você) para quererem surfar na onde de perseguição ao Lula…

  5. Nojo destes FDPS que mais uma vez vem com um discurso nojento e ridículo. Que vergonha! Aliás, isto é o que ele nunca tiveram: VERGONHA!

  6. Ganhando Alckmin ou Bolsonaro, a vida no Brasil pelos próximos 4, 8, 20 anos vai ser uma BOSTA, porque esses PORRAS vão vender o pais INTEIRO e acabar com todos os DIREITOS duramente conquistados. Será que é tão difícil entender que esses ESCROQUES não tem o mínimo de LEGITIMIDADE ?

  7. “Moisés” e “Luz do Deserto”… Segura aí o pandulho para não morrer de rir… Não disse que essa eleição prometia? Querem paralisar o adversário a golpes de esculhambação…

  8. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    :: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  9. “Moisés” e “Luz do Deserto”… Segura aí o pandulho para não morrer de rir… Não disse que essa eleição prometia? Querem matar o adversário com crises de risos e golpes de esculhambação…

    1. Você já imaginou, o Alckmin correndo atrás de um moleque porque este o chamou de “Moisés” em um comício?

  10. E no final, vai continuar tudo como está, reelegendo esse congresso sujo, que está aí, com os Eunicios, Maias, Jucás e Cia., elegendo-se qualquer um como presidente.

  11. Lula paga o preço de suas escolhas erradas. Erradas porque optou por eleger um poste, que sequer leu o Príncipe ou a Arte da Guerra. Errada porque quis ser a figura hegemônica na esquerda brasileira, e procurou “matar” qualquer outra opção que não fosse submisso a ele. Paga o preço agora de desunir as esquerdas, quando uma única atitude sua poderia garantir um golpe certeiro contra a direita que caminha a passos largos para vitória!
    Lula tem a dimensão dos Estadistas… falta-lhe a atitude de Estadista. Atitude, como a de Getúlio Vargas, que com sua morte adiou o Golpe Militar em 10 anos…
    De Lula não é necessário tanto… apenas unir as esquerdas… este é o momento em que o estadista abre mão do seu ego em prol de um projeto de nação… mas não espero isto de Lula… a escolha de Dilma por 2x mostra que Lula não quis nomes fortes na esquerda, a não ser o dele! Nomes regionais fortes? Sim… mas nunca deixou estes nomes regionais ganhar musculatura nacional…

    1. “Atitude como a de Getúlio Vargas”? Não, cirominion, tire o cavalinho da chuva porque Lula não vai se suicidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.