Lula pede indenização a jornalistas de O Globo por “triplex no Guarujá”

dano

O ex-presidente Lula ingressou, na Justiça do Rio de Janeiro – onde fica a sede do jornal O Globo – contra os três responsáveis pela publicação de matéria onde pretendem ligar o suposto “triplex no Guarujá” que pertenceria ao ex-presidente a negócios entre uma imobiliária que teria, por sua vez, feito hipotéticos negócios com  uma empresa do doleiro Alberto Youssef.

Na ação – cuja íntegra você pode ler aqui – é pedido o pagamento de R$ 22,5 mil ao editor Ascânio Seleme e aos repórteres Germano Oliveira e Cleide Carvalho, que insistiram na versão, mesmo tendo visto, no Registro de Imóveis, que o imóvel não pertence a Lula ou a qualquer de seus familiares e de saber que a cota-parte do investimento de sua mulher, D. Mariza, no empreendimento não teve exercício na aquisição de imóvel ou na devolução do valor aplicado.

A matéria, publicada a primeira vez no final do ano passado e repetida na semana passada com o “gancho” do doleiro, foi continuada no dia seguinte, quando o jornal sustenta sua versão com “informações da vizinhança”.

Assim mesmo, neste estilo, “futrica de corredor”.

A meu ver, Lula pediu valor baixo, muito baixo, e deve ter tido lá suas razões – ah, este “paz e amor”…- para não incluir a empresa como ré.

Até porque é ela quem vai assumir a defesa e a indenização inevitável – ou teoricamente inevitável, porque a gente sabe como os juízes são valentes com a Globo – pela publicação.

E como, mesmo valente, o juiz não pode arbitrar indenização além do valor pedido, qualquer anunciozinho em O Globo paga essa fatura.

Sai baratinho ofender a honra alheia e a reparação é lenta.

Eu, por exemplo, espero há 20 anos por uma que ganhei – em todas as instâncias –  do Itaú, por ter feito com que se abrisse um inquérito por “estelionato” praticado com um talão de cheques roubado de dentro do banco, que nunca me chegou às mãos.

E é mais que o que você pediu, Lula, viu? Um dia conto esta história.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Não consigo entender o baixo valor. Um bando de fdps tem que ser tratado como tal. Se não fica fácil .

  2. A verdadeira ação reparatória contra a Globo será a eleição do Lula em 2018, onde poderá contar essas e outra história dessa mídia seletiva, partidária, achacadora e caluniadora que se instalou no Brasil. A propósito os coxinhas e a Midia que “querem ética na política”, não vão fazer um balão com o boneco do Cunha com tornozeleira, esse é um fato consumado e não inventado como o do triplex.

  3. Pelo andar da carruagem não é de se duvidar que Lula tenha pagar indenização à Glolpe por censurar a “liberdade de imprensa”.

    Afinal, Globo, Veja e demais integrantes da imprensa marron tem ampla liberdade para mentir e manipular fatos em nome da ….
    da….. LIBERDADE DE IMPRENSA !

    Yo no creo en las brujas pero que las hay la hay !

  4. Fernando Brito agora sim estou conseguindo navegar normalmente no site pelo Smartphone. Mas percebi que não há possibilidade de compartilhamento via Twitter. Abçs

  5. O Lula é, sim, dono de um triplex: chama-se TERCEIRO mandato do melhor presidente da história do Brasil. Mandato triplex, a começar em 2019, para desespero da direita.

  6. E a Dilminha, torço muito por isso, passando à História como a grande e corajosa presidenta que enfrentou águas traiçoeiras e tubarões raivosos, e consolidou a justiça social nesse lindo país.

  7. O futuro presidente do Brasil a partir de 2019, Luiz Inácio Lula da Silva, deveria ter colocado o nome da famiglia Marinho na ação de indenização.

    1. E, se de lá foi ideia do Boni, como foram muitas outras, processar e pedir indenização também pelo golpe do “triplex” na campanha presidencial de 1989: o aparelho de som “três em um” que o operário Lula supostamente tinha mas o milionário Collor supostamente não tinha. Acreditem se quiser: essa mentira pegou e ajudou o candidato da Globo

  8. … Nesse país de [hipócritas] “justiceiros de merda cheirosa”, estamos prestes a saber se a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo produziu muito mais culpabilidade aos detratores, se produziu condenações muito mais contundentes em comparado às repercussões penais atinentes a crime análogo perpetrado – canalha e covardemente – contra o melhor presidente da história do Brasil, a emancipação de um povo!
    A conferir!

  9. … Quiçá, ‘[o tíbio] PT da Governança’ tivesse feito a lídima e pedagógica defesa das vítimas do Mentirão, não estaríamos sofrendo tanto!
    O Lula, a Dilma, a democracia, a civilidade, a nação, o honesto povo trabalhador brasileiro…
    O rábula psicopata não teria parido o atual “juiz do ‘braZ$&l’”!
    Na presidência da Câmara, um energúmeno psicopata!
    As organizações criminosas Globo pautando o Brasil; os filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho) apontando os dedos IMUNDOS para os trabalhistas!
    Uma oPÓsição tão tacanha, tão abjeta…
    E outras coisitas mais!
    Quiçá!

  10. Juristas: Não aceitaremos qualquer tentativa de golpe, nem cederemos ao mais vulgar punitivismo em voga
    publicado em 19 de agosto de 2015 às 21:05
    http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2015/08/constituicao03-1024×699.jpg
    Ulysses Guimarães e o texto consolidado da Constituição, em abril de 1988. Célio de Azevedo: Fotos Públicas
    MANIFESTO DE JURISTAS PELA LEGALIDADE E CONTRA O PUNITIVISMO
    Carta do Rio de Janeiro escrita no II Seminário de Direito Penal, Criminologia e Processo Penal em homenagem ao Professor Dr. Winfried Hassemer
    15 de agosto de 2015.
    (…)

  11. Que bom!
    O palestrante dos 27 milhões requisitado por empreiteiras corruptas recorre ao Judiciário para restaurar a sua honra.
    Lula confia na Justiça brasileira e desocupado que é não faz outra coisa a não ser processar, VEJA, Globo, Caiado, Gentili, Procurador e etc. Até agora é só bravata.
    Vida dura de ex-presidente…. sofrer perseguição por montar Instituto sem fins lucrativos para combater ‘ fome’. De pixulecos, diram as boas línguas
    A única samaritana que não ficou milionária com filantropia foi Madre Teresa de Calcutá. Não teve os ‘clientes’ certos.
    Afinal, o Lulão tem uma credibilidade a zelar…. embora Malafaia o chame ‘pai da mentira’. Lulão, falta o Malafaia. E também todos aqueles manifestantes que passearam no domingo de protestos com o seu boneco inflado com pijama listrada de presidiário e a plaqueta no pescoço13-171.
    Eu também confio na Justiça brasileira.
    Acredito que a Operação Lava-Jato da Justiça Federal do Paraná. E no processo de tráfico internacional de influência do MP do Distrito Federal.
    Tal como Dirceu e outros petralhas, o Lula pode ser preso sim e devolver a ‘suposta’ fortuna de pixulecos assaltada de estatais.
    E o povo confia na Justiça, na PF e no MPF, simbolizado que foi pela celebração na figura do juiz Moro em todo país.

    1. Klaus, você escreve e argumenta muito bem. E organiza o raciocínio.
      Mas porque o ex-presidente não poderia ganhar milhões com palestras? Você o acusa de não ser capaz de dar as palestras, de receber por não ministrá-las? A Microsoft se enquadra no rol das corruptas também? Acompanho sempre os assuntos por aqui e fico com a impressão que todo mundo que é oposição age como se a corrupção só apareceu depois que o PT chegou ao poder. Como se não existisse antes. Bom, já sei dos argumentos que o PT a elevou a potencia e novas formas e blá blá, mas reparei também que não colocou freio nas investigações em nenhum momento. Um governo corrupto deixaria agir?

  12. Cadê a lista das palestras de FHC?
    Por conspícuo e impávido jornalista Altamiro Borges

    quarta-feira, 19 de agosto de 2015
    Diante da perseguição implacável da mídia udenista e da ação arbitrária da Polícia Federal, o Instituto Lula divulgou nesta terça-feira (18) a lista das empresas que contrataram palestras do ex-presidente desde 2011. Ela inclui, por exemplo, o próprio Infoglobo, grupo pertencente à famiglia Marinho – que atualmente concentra a sua artilharia pesada contra Lula para desgastar a sua imagem e abortar a sua ventilada candidatura presidencial em 2018. Caberia perguntar aos barões da mídia: por que eles não cobram do ex-presidente FHC, sempre tão vaidoso e blindado, a apresentação da lista das empresas que financiam os seus convescotes golpistas e o seu sinistro instituto?
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/08/cade-lista-das-palestras-de-fhc.html

  13. Com todo o respeito merecido Fernando, mas esta configuração nova do Grande Tijolaço, pro meu gosto e necessidade -me refiro à visão- ficou a desejar. A cor da fonte num cinza fraco fica forçando a visão num background branco. O AZUL de antes era bem melhor para a visão, além do que combinava com a própria COR da LOGO TIJOLAÇO. Desculpas, só estou opinando, porque que também sei que o fedback do usuário é importante. Mas eu estou sofrendo pra ler os comentários, deveras.

  14. Beth Carvalho repudia uso de “Vou Festejar” em passeata da direita: “Minha voz e meu samba não os representa”
    Por conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes

    Publicado em 19 de agosto de 2015 às 22:32

    [ http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Beth-Carvalho-com-Dilma.jpg
    ]

    A cantora Beth Carvalho é filha de João Francisco Leal de Carvalho (cassado em 1964 pela ditadura militar) e Maria Nair Santos Leal de Carvalho.
    Verdadeiramente progressista, Beth, a vida inteira, se alinhou com os movimentos sociais e políticos de esquerda (…)
    Pois no último domingo ela teve uma grande surpresa. O movimento de direita #Vem Pra Rua usou no seu carro de som na manifestação, no Rio de Janeiro, a música Vou Festejar, gravada com a voz de Beth Carvalho.
    “A Beth está aqui ao meu lado, indignadíssima”, me disse há pouco por e-mail o jornalista Beto Almeida, conselheiro da Telesur. “Ela mesma escreveu esta nota [abaixo] e me autorizou a divulgar.”
    Esclarecimento de Beth Carvalho sobre o uso indevido da música “Vou Festejar”, com sua interpretação, na manifestação conservadora no Rio, dia 16 de agosto.
    Gostaria de saber de quem foi a INFELIZ ideia de colocar a música “Vou Festejar” (de Jorge Aragão, Neoci Dias e Dida), gravada com a minha voz, em um carro de som da passeata do dia 16/08 organizada pelo
    movimento #Vem Pra Rua?
    Tal movimento está em dissonância absoluta tanto com os meus posicionamentos políticos, como com o que esta música representa historicamente. Não poderia ser usada em hipótese alguma.
    Para que fique bem claro, eu, Beth Carvalho sempre me posicionei ao lado de
    líderes como Che Guevara, Fidel Castro, Hugo Chavez, Leonel Brizola, João Pedro Stédile. Inclusive, a música “Vou Festejar”, gravada primeiramente em 1978, sempre representou movimentos de esquerda e de abertura política como as Diretas Já e o segundo turno de Lula contra o Collor em 1989.
    Para completar a dissonância, os maiores mestres culturais da minha vida são em sua maioria negros e pobres – Nelson Cavaquinho, Cartola, Candeia. E, não tolero a homofobia que vem sendo explicitada nestas passeatas.
    Desta forma gostaria de manifestar meu absoluto REPÚDIO e insatisfação. Acho que o uso de “Vou Festejar” é inclusive uma evidência clara da total despolitização ou intenção de despolitizar do movimento #Vem Pra Rua. Minha voz e meu samba não os representa nem hoje, nem ontem, nem nunca. Tomarei as providências cabíveis e exijo uma retratação pública.

  15. Ridículo o pedido de indenização feito por Lula, se for realmente de R$20 mil o valor dela. O mais sensato seriam R$22,5 milhões, colocando o jornal O Globo como réu da ação. Colocar apenas o editor e os repórteres como réus é aliviar para o patrão, como bem observou Fernando Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *