O advogado de Lula, Cristiano Zanin, vai passar trabalho, agora que o ex-presidente resolveu não deixar sem resposta os ataques infamantes dos colunistas da grande imprensa.
Que chegaram às raias no inacreditável, como você aí em cima nas postagens do colunista de O Globo, Jorge bastos Moreno, propondo uma “anistia” para Sarney. Moreno talvez tenha achado aquela garrafa de poire que o velho Ullysses Guimarães lhe deu, mas esqueceu a frase do velho peemedebista: sou velho, mas não sou velhado”.
Mais séria, porém é a agressão postada pelo colega de Sarney da Academia, Merval Pereira.
Ele disse ontem, em sua coluna que que a Petrobras teria sido “assaltada e dilapidada por uma quadrilha de políticos comanda pelo próprio ex-Presidente Lula (…)”.
Prova? Zero.
Por isso, o advogado de Lula mandou, hoje, carta a Merval, da qual reproduzo um trecho:
“Há mais de 2 anos, Lula e seus familiares estão sendo submetidos a inequívocas devassas e outras arbitrariedades, incluindo até mesmo a privação da liberdade do ex-Presidente por cerca de seis horas e sem previsão legal (a detenção foi chamada de condução coercitiva, embora não tenha qualquer relação com a providência prevista no art. 266, do CPP). A despeito disso, como não poderia deixar de ser, nada foi encontrado. Não existe qualquer valor atribuído a Lula, no Brasil ou no exterior, como mencionado, proveniente desses atos ilícitos, simplesmente porque, como já dito, ele não teve qualquer participação e muito menos foi beneficiado por tais práticas.
Observe-se que o cenário acima apresentado não sofre qualquer alteração em virtude de notícias divulgadas pela imprensa neste final de semana a respeito do suposto conteúdo da delação premiada de Pedro Corrêa. O ex-deputado foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a mais de 20 anos de prisão por ter praticado inúmeros crimes, devidamente identificados por operações envolvendo suas próprias contas bancárias ou de pessoas próximas. É para fugir ao cumprimento dessa pena que o réu negocia uma delação mentirosa, claramente direcionada a comprometer o ex-presidente, contra quem não se apresenta prova alguma.
Como o Jornalista deve saber, a Lei nº 12.850/13 não confere valor probatório a depoimentos realizados no âmbito de delação premiada. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal também confirma essa orientação, afirmando que a delação premiada é “meio de obtenção de prova” (IP 4.130 QO/PR) e não meio de prova.
Também não abala a situação exposta as indevidas ilações apresentadas no anonimato ou, ainda, por algumas autoridades que agem indevidamente com base apenas em pensamentos desejosos (“wishful thinking”) — como já exposto pelos advogados do ex-Presidente perante os órgãos de controle, como o Conselho Nacional do Ministério Público.
Registre-se, em abono ao quanto exposto, que Lula não é réu e muito menos condenado pela prática de qualquer crime, como Vossa Senhoria reconheceu em coluna publicada em 16.04.2016 — após anterior pedido de retificação encaminhado pelos advogados do ex-Presidente (http://abemdaverdade.com.br/…/MervalCorrigeInformacaoDivu…/…).
O quadro apresentado deixa evidente que o Jornalista incorre em flagrante abuso e ilegalidade ao emitir a afirmação destacada no pórtico desta missiva, podendo até mesmo tangenciar a prática de crimes contra a honra do ex-Presidente Lula.
Tal situação torna-se ainda mais grave na medida em que o posicionamento de Vossa Senhoria se confunde com a posição do próprio jornal e das Organizações Globo, que há muito se utilizam da concentração e do controle do mercado da comunicação social – incompatível com o art. 220, §5º, da Constituição Federal – para atingir a reputação e a imagem do ex-Presidente.
É notório — e amplamente registrado na imprensa mundial — o facciosismo dos veículos das Organizações Globo em relação ao ex-presidente Lula. Exemplo disso foi a coluna publicada em 04.05.2016 pelo Jornalista afirmando que “A justiça brasileira levou quase 10 anos para ter condições políticas de denunciar o ex-presidente Lula (…)”. Desde quando alguém pode ser denunciado no âmbito criminal a partir de “condições políticas” — e não por haver comprovação de que praticou um fato definido em lei como crime?
Em qualquer lugar em que sejam observados os padrões éticos e jurídicos adequados — e com uma imprensa cumprindo efetivamente o seu papel de informar (a verdade) —, a afirmação feita por Vossa Senhoria deveria ser uma denúncia jornalística e não uma verdadeira comemoração pela arbitrariedade.
Posto isso, pede-se a Vossa Senhoria a retificação da publicação acima destacada, na forma da Lei nº 13.188/2015, sem prejuízo das providências jurídicas cabíveis, mediante a publicação do seguinte texto — no mesmo espaço e com os mesmos caracteres da publicação ofensiva:
“Lula não participou de qualquer ato ilícito antes, durante ou após ocupar o cargo de Presidente da República. Não há, por isso mesmo, qualquer prova contra o ex-Presidente, mesmo após ele e seus familiares terem sido submetidos a ilegalidades e arbitrariedades. Delações premiadas feitas por condenados e pessoas que estão na cadeia não são provas, apenas meio de prova, segundo estabelece a lei e segundo já afirmou o Supremo Tribunal Federal. Tampouco ilações indevidas ou pensamentos desejosos de algumas autoridades autorizam fazer qualquer juízo de valor negativo contra Lula, que não é réu e muito menos foi condenado pela prática de um crime”
O melhor da carta, porém, é a assinatura. Não tem “sinceramente. Não tem “atenciosamente”. Muito menos “agradecidamente”.
Termina com um “Limitado ao exposto”.
23 respostas
Anistia para Sarney, Nossa o que vem por ai, que já estão pedindo absolvição por antecipação?
Ue? O que querem pro Lula não é a mesma coisa?
Ter tirado 9 milhões (que sabe-se lá como virou 33 pro PT) da pobreza externa não é razão pra não ser investigado?
Lula está sendo investigado diuturnamente há quase quarenta anos. Notadamente na última década, um verdadeiro exército de jornalistas, policiais, procuradores e ratos em geral não fazem outra coisa que não investigá-lo. Se nunca o denunciaram, muito menos condenaram, é porque nunca acharam nada real contra ele.
Jamais ouvi, ou li, alguém dizendo que Lula merecia ser “anistiado” por ter tirado milhões de pessoas da miséria, até porque não existe nada formal contra ele. O que existe é apenas o desejo doentio de despeitados políticos da direita tetraderrotada, de certos jornalistas tucanos como Merval Pereira e Alexandre Maluf Garcia, e de seus trouxinhas (ex-coxinhas) adestrados.
Não mesmo, seguidor do merdal. O que se quer para Lula é justiça. A de verdade, não essa que está em busca de qualquer coisa para incriminar o Lula. Esta é a diferença. Só não entende quem não quer entender. Vai seguir o teu ídolo e os do teu governo. Vocês se merecem.
Ao invés de tantas explicações que não adiantam nada para canalhas como esse escarro chamado Merdal, deveria o Lula mandar apenas códigos para ele,como por exemplo:
-Quanto ao seu post de ontem, quero que você VTNC, seu FDP, mentiroso.
Que país é este? Subvertem a verdade como bem entendem e tudo bem?
#ForaTemer
#Lula2018.
Quem conseguirá governar o Brasil depois de toda essa lambança?
Se tivéssemos um partido EFETIVAMENTE liberal (iluminista) ele faria o serviço sujo que TEM de ser feito.
Historicamente, liberais autênticos usam da guilhotina e do machado para submeter as sociedades ao Estado laico e ao império da Ciência e da Razão.
Infelizmente o que temos como classe dirigente no país são ex-proprietários de escravos organizados numa miríade de oligarquias sem qualquer identidade nacional.
Terá de ser o PT a fazer a História. Ou não será ninguém.
O PT, está provado, não é lá grande coisa, mas é o que temos.
O movimento LGBT já sentiu isso com uma clareza solar que nem o movimento feminista e nem o movimento negro, absolutamente estratégicos, sentiu.
Sem o PT o estupro “come no centro”. A comunidade LGBT sofre como judeus sofriam na Alemanha nazista sem o PT: não há espaço para mistificação, ar blasê ou fricote pequeno burguês. O “viado” fica sem nome, sem medicamento, sem orientação, sem vida: li-te-ral-men-te.
Suspender o STF, nomear outro que avalie o atual, fechar o Congresso, aprovar em referendum uma reforma política NA TORA, cassar o sinal da Globo e Bandeirantes – tudo isso até agosto… ou é melhor nem tomar posse de novo. Se tomar…
É tempo de olhar em volta, contar as tropas, pôr os passaportes em dia, respirar fundo e ir à guerra: até onde ela levar. Dê no que der.
Sem medo de ser feliz.
PS. O pessoal que não tem casa, já sabe que continuar sem ter? Sem a adesão desses, eu nem saiu de casa…
Hahahaha… É por aí mesmo!
É isso aí Lula, vai pra cima desse Merdal e não deixe barato. Esses canalhas do PIG precisam ser destruídos. Temos que cuspir na cara desses vermes. Putz, essa zorra não tem fim mesmo, a guerra é OCUPAR E RESISTIR até trucidar todos esses ratos.
Merdal se alimenta de merdal, por isso não conseguem ter qualquer nome viável a concorrer a uma disputa, pois a globo é uma grande Merdal, daí a luta infame contra Lula vencedor de qualquer eleição limpa nesse pais de Merdais.
Se não vai dormir eu não sei. Mas tem um que morreu quando os advogados da petrobras acionaram ná justiça
“O jornal britânico “The Guardian” publicou um manifesto assinado por 20 parlamentares britânicos, nesta quinta (26), condenando o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o golpe de Estado no Brasil.” [Blog do Esmael Morais, republicado no Conversa Afiada, em 29/05/2016].
E isso mudou tudo não?
De maneira a confundir e co-responsabilizar, esses políticos e empresários de centro-direita e direita com quem o petismo teve que lidar por questões de governabilidade e desenvolvimentismo deliberadamente citaram ou procuraram formas de misturar o PT com os seus malfeitos. Já se disse isso: alguém em sã consciência consegue imaginar o Lula chorando nos ombros do Sarney qualquer coisa do gênero daquilo que foi mencionado?
A Elsa tem razão: um jornalista golpista já procura anistia para o Sarney enquanto um colega golpista procura, a todo despeito e sem provas, criminalizar o Lula e o colocando no mesmo rolo dos malfeitores. Ambos de um jornal golpista. Junte-se com embalos de sábado à noite do Temer e Gilmar. Aí tem coisa! Só resta a questão de a quem vai caber aproveitar as fragilidades e contradições do interinato. Espero que à esquerda, mas é preciso mais gente ainda nas ruas.
De maneira a confundir e co-responsabilizar, esses políticos e empresários de centro-direita e direita com quem o petismo teve que lidar por questões de governabilidade e desenvolvimentismo deliberadamente citaram ou procuraram formas de misturar o PT com os seus malfeitos. Já se disse isso: alguém em sã consciência consegue imaginar o Lula chorando nos ombros do Sarney qualquer coisa do gênero daquilo que foi mencionado?
A Elsa tem razão: um jornalista golpista já procura anistia para o Sarney enquanto um colega golpista procura, a todo despeito e sem provas, criminalizar o Lula e o colocando no mesmo rolo dos malfeitores. Ambos de um jornal golpista. Junte-se com embalos de sábado à noite do Temer e Gilmar. Aí tem coisa! Só resta a questão de a quem vai caber aproveitar as fragilidades e contradições do interinato. Espero que à esquerda, mas é preciso mais gente ainda nas ruas e ocupações.
Interinado
Se pode esperar alguma coisa boa de um cara conhecido como “MERDAL”?
O Jorge Bastos Moreno é funcionário do Sarney na UniEuro.
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM
Os 14 senadores que poderão ajudar a nação e o honesto povo trabalhador brasileiro
[Portanto, mãos à histórica obra cívica!]
(em
‘FATOR SÉRGIO MACHADO PODE VIRAR VOTOS NO SENADO’)
Os 14 senadores que votaram para afastar Dilma, mas não se posicionam sobre o julgamento final são:
Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)
Acir Gurgacz (PDT-RO)
Benedito de Lira (PP-AL)
Cristovam Buarque (PPS-DF)
Edison Lobão (PMDB-MA)
Fernando Collor (PTC-AL)
Hélio José (PMDB-DF)
José Antonio Reguffe (s/ part.DF)
José Maranhão (PMDB-PB)
Marcelo Crivella (PRB-RJ)
Omar Aziz (PSD-AM)
Raimundo Lira (PMDB-PB)
Roberto Rocha (PSB-MA)
Wellington Fagundes (PR-MT)
FONTE [LÍMPIDA]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/234623/Fator-S%C3%A9rgio-Machado-pode-virar-votos-no-Senado.htm
Só há uma saída: o povo do Norte-Nordeste, cuja esmagadora maioria votou em Dilma, precisa pressionar seus senadores, especialmente os que ainda podem ter um pouco de dignidade, vergonha na cara e amor à pátria e ao povo mais humilde, tipo os dois do PSB e o do PDT!
infelizmente o PSB tá no golpe, não convém contar com eles
militantes, jovens inclusive, já pularam fora do PSB por não concordar com o golpe
havia ali os bons e honestos, notadamente Roberto Amaral, mas também havia e há os envolvidos com esses esquemas que ora se denunciam ou se ocultam – Petrobrás, Suape, jatinho sem dono, integração
Em 48 horas a cúpula golpista (CUnha, gilmar, janot e temer) se reúne. Claro que CUnha não aparece (para não queimar ainda mais o filme do ilegítimo temer), só dá as ordens por telefone.
Mas estas reuniões assim em curto período passa a impressão de quê alguma coisa está “dando ruim” para os golpistas, ou pode vir a dar e por isso talvez eles estejam tentando fazer uma reparação de danos prévia.
Esquecem eles que tudo que se passa neste planeta,está no Comando o Todo Poderoso(DEUS),deixou ir até onde achamos que foi demais,e começou a puxar de
vagarzinho os tapetes dos envolvidos.Estamos na ERA DA LUZ,e toda verdade tem que aparecer,não adianta varrer mais a sujeira para debaixo do Tapete,acabou a era das TREVAS,mas eles os corruptos não sabem deste detalhe.Por desconhecerem as Leis Divinas eles irão mais fundo,e se atolarão mais na Lama.Podem fazer a reunião que quiserem só que DEUS não estará lá,imginem vcs que deverá estar.