Lula vai pra cima do eleitorado de Campos

Eduardo Campos tem um ponto fraco na disputa com Dilma Rousseff. Ele é do mesmo estado que o presidente Lula, que tem enorme popularidade em Pernambuco, sua terra de origem. Não só em Pernambuco, aliás, mas em todo Nordeste. A identificação do nordestino com Lula é quase mística, visto que o presidente veio de umas das regiões mais sofridas do sertão árido. Tem até um filme sobre sua história (foto).

A última pesquisa Datafolha sobre o governo Lula, realizada ao final de novembro de 2010, mostrava que a aprovação do presidente no Nordeste havia chegado a 88%, contra somente 2% de reprovação, e 9% de regular.

É evidente que o eleitor nordestino, quando Lula voltar a aparecer na TV pedindo votos para Dilma, sentir-se-á inclinado a seguir seu conselho.

data_NE

Eduardo Campos, por outro lado, ainda é um ilustre desconhecido fora de seu estado, inclusive na sua vizinhança. Pesquisa divulgada esta semana pelo Vox Populi, mas realizada imediatamente antes da fusão entre Marina e Campos, traz os seguintes números decepcionantes para Campos no Nordeste. Ele tem 2% no Ceará, 1% em Alagoas, 6% na Paraíba e 4% em Sergipe.

CEARÁ
Dilma Rousseff (PT) 64%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 13%
Aécio Neves (PSDB) 6%
Eduardo Campos (PSB) 2%
Ninguém/Branco/Nulo 10%
NS/NR 5%

PARAÍBA
Dilma Rousseff (PT) 51%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 17%
Aécio Neves (PSDB) 9%
Eduardo Campos (PSB) 6%
Ninguém/Branco/Nulo 12%
NS/NR 5%

ALAGOAS
Dilma Rousseff (PT) 77%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 8%
Aécio Neves (PSDB) 3%
Eduardo Campos (PSB) 1%
Ninguém/Branco/Nulo 7%
NS/NR 4%

SERGIPE
Dilma Rousseff (PT) 50%
Marina Silva (REDE/Rede Sustentabilidade) 15%
Aécio Neves (PSDB) 7%
Eduardo Campos (PSB) 4%
Ninguém/Branco/Nulo 14%
NS/NR 11%

Também é bom lembrar que Dilma Rousseff obteve, nas eleições de 2010, em Pernambuco, 76% dos votos válidos, contra 24% de Serra.

ScreenHunter_2731 Oct. 12 15.00

Diante deste quadro, me parece um tanto alarmante, para Campos, que Lula tenha decidido concentrar seus esforços, no primeiro semestre do ano que vem, justamente onde o socialista teria mais potencial de voto, o Nordeste. E mais, que a própria Dilma ainda tenha duas importantes incursões na região, este ano, uma delas no quintal de Campos.

Pelo menos é o que consta nesta notinha do Ilimar Franco, publicada neste domingo no Globo:

ScreenHunter_2732 Oct. 12 15.04

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Se duvidar Campriles perde até em Pernambuco, se ganhar no estado que governa, será com uma diferença mínima pra Dilma.

    Nos demais estados do Nordeste a derrota dele será humilhante.

  2. A analise do Data Mauricio, diz que a oposicao no Nordeste esta subindo pra baixo, com tendencia a sumir na poeira.

  3. Sou Pernambucano e posso afirmar que ele não vai ganhar nem pra senador aqui em pertnambuco se for se candidatar ima gine pra PRESIDENTA é DILMA com toda a alegria de ser feliz mais uma vez, com DILMA e o DEUS da politica mundial LUIS INÁCIO LULA da SILVA pois somos todos SILVA. Tenho dito…

  4. fRAVIO mELLO, sei que tu lava a cara em agua de vaso de rosdoviaria, me faça um favor, quando estiver com o cabeça dentro do vaso dê descarga.

    1. fRAVIO mELLO, sei que tu lava a cara em agua de vaso de rosdoviaria, me faça um favor, quando estiver com o cabeça dentro do vaso dê descarga.

  5. Com certeza, sem medo de ser feliz, assim como a maioria do povo brasileiro, Dilma na cabeça em 2014.
    Quanto ao Lula, esse jamais sairá dos anais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *