Mandetta, se ficar, terá de ser cúmplice do genocídio

O Ministério da Saúde “sinalizou”, segundo diz o G1, que pode reduzir o isolamento social, caminhando para fazê-lo como quer Jair Bolsonaro: isolar apenas os idosos e os “doentes” e liberar a circulação para os demais.

É inútil repetir que o tal “isolamento vertical”, além de ser uma espécie de gueto para os que eles consideram inservíveis, não funcionou em nenhum lugar do mundo, ao contrário do que deu resultados: a contenção mais absoluta do movimento e reunião de pessoas.

A situação do Brasil está longe de despertar tranquilidade para qualquer tipo de relaxamento.

As advertências a isso estão por toda a parte. Os EUA, há apenas 18 dias, tinham o mesmo número de casos que temos hoje. E menos mortes.

Eram 13 mil infectados e 206 mortes e hoje são 363 mil e quase 11 mil mortos.

18 dias, menos de três semanas e por lá morrem mil por dia.

Os jornais fizeram vista grossa à projeção de mais de 100 mil mortos em São Paulo, feita por um dos integrantes da equipe de médicos que assessora o governador João Dória.

Que estejam errando em 50%, ainda assim é aterrador.

Essa história de que “está acabando” na Europa nada tem de “científico”, três ou quatro dias com menos casos – tomara que não – podem ser meras variações na notificação ou na aplicação de testes, além da variação natural típica destas situações.

Já vimos, no final de semana, a quantidade de irresponsabilidades praticadas pela baixa convicção de que o isolamento é necessário.

Se esta tolerância vier do próprio Ministério da Saúde, só irá aumentar a concentração de pessoas na rua, ainda mais que o auxílio emergencial continua perdido no horizonte e o povão precisa viver.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

29 respostas

  1. Quem está no comando do país deseja cometer um ato conhecido como ” Limpeza Social ” e o exército brasileiro é cúmplice do genocídio que se aproxima. Lugar de torcida é na arquibancada, com uma pandemia não existe torcida pró nem contra, é a ciência e o conhecimento que são determinantes. Cadê os pagamentos para a população desassistida permanecer em quarentena ? cadê o comportamento ético e cidadão das altas patentes que por hora habitam o Planalto ?

  2. será que ele não percebe que o apoio que está tendo da população é justamente por não seguir o desvairado?

    1. Mandetta é corrupto tal qual o chefe, de diferença, tem o diploma de médico e o dobro de QI …

      1. acho que ninguém está transformando mandetta em herói ou algo semelhante e quase todo mundo sabe do passado do moço. Só digo que, nesse momento, é uma ilha de sensatez no meio do pandemônio. Imagine um negacionista sendo assessorado pelo astrólogo pirado, cloroquinistas, partidários do jejum contra o vírus e outras maluquices. #bozoacabou, só falta ser removido. Só isso. Redução de danos, desde que ele não entre na onda do achismo.

    2. Mandetta é corrupto tal qual o chefe, de diferença, tem o diploma de médico e o dobro de QI …

    3. Esqueçam Mandetta e tentemos ver o que acontece por trás de tudo isso. Por trás disso tudo, estão aqueles que puxam os cordões de suas marionetes. Enganam-se os que ainda pensam que o interesse do Olavo de Carvalho, agora centrado em acabar com o isolamento geral, é favorecer a economia, é lutar pelos patrões e banqueiros ou seja lá o que mais. Seu interesse não é lutar pelo neoliberalismo ou outra corrente econômica qualquer. Seu interesse não é o triunfo da economia, mesmo que seja esta economia ilusionista do Guedes.

      Seu interesse é apenas e claramente jogar o Brasil no maior atraso possível, é espalhar o caos o mais que possa, e para isso mexe sem parar os cordões de sua principal marionete. O Brasil, segundo indicam suas intenções, não pode, não deve e não conseguirá escapar deste período histórico ainda com força ou capacidade de recuperação suficiente para voltar a desafiar a hegemonia incondicional dos Estados Unidos e a ter alguma esperança de desenvolvimento e vida própria e independente. Esta é a missão única de toda a miserável vida do Olavo. Ele conseguiu transformar essas intenções ocultas em uma espécie de conjunto ideológico unificado, ao qual exige fidelidade total de todas as suas marionetes, baseado em uma espécie de radicalismo neoliberal utópico e em um radicalismo conservador cultural e comportamental de fundo essencialmente místico e violento.

      Com o advento da pandemia, ele estava a perder as rédeas de quase tudo, através da emergência de um poder imprevisto oriundo da área de saúde. Ele mesmo concluiu que esse poder incontrolável tinha origem naquilo que chamou de “desvio ideológico” do Mandetta. A marionete Mandetta se livrou dos cordões e tomou vida própria. E ele não conseguiu, pelo menos até agora, que sua marionete principal detonasse o repentinamente poderoso Mandetta. Mas ele sabe jogar, e ainda poderá em parte se recuperar, se conseguir enfiar, mesmo que de forma aparentemente idiota, esta potoca de “isolamento vertical” goela abaixo da população, aproveitando alguma tibieza do ministro da saúde.

      Paralelamente, ele está a obter também outro triunfo importantíssimo, que é conseguir reativar sua luta pelo fim das exportações do grande agronegócio brasileiro e do minério de ferro nacional. Conseguiu este triunfo ao manobrar uma de suas marionetes secundárias, que estava concentrada em destruir a educação nacional, para que ela faça dupla jornada e ajude no trabalho de outra marionete, a dita bananinha.

      Este árduo trabalho é fustigar a China, para tentar fazer com que ela não compre mais nada do Brasil. Arrancar estas dezenas de bilhões de dólares da economia nacional, esta sim, será uma vitória digna das altas ambições do Olavo.

      Os últimos passos de Olavo em direção a seu caos foram vitoriosos, mas já há grande parte da direita nacional a movimentar-se convictamente contra eles. A novidade é que tal movimentação já consegue até reverter alguns de seus mais expressivos lances, como a tentativa de demissão do Mandetta.

      Esta tentativa deu errada, mas Olavo não é de desistir facilmente e com certeza vai fazer sua luta migrar para o subterrâneo do WhatsApp e outras redes, onde soltará sobre Mandetta uma matilha de cães raivosos para forçar sua renúncia e instalar o império da morte e do caos no rastro do coronavirus. Vai dar certo? Veremos se sua escalada vitoriosa vai persistir, ou se ruirá pelos alicerces, como já está começando a acontecer.

    4. THEREZA… THEREZA… NÃO TE DEPRECIES, MULHER!
      MANDETTINHA VENDE FUMAÇA E LINGUIÇA DE TUDO QUE É CARNE! E, ELE SABE DISSO!
      EM MAIS DUAS SEMANAS, O SISTEMA IMPLODE! NÃO TEMOS MÉDICOS, PORQUE MANDETTINHA DEMITIU 15 MIL MÉDICOS CUBANOS! NOSSA ENFERMAGEM É PÍFIA E POUCOS CENTROS APRESENTAM EXCELÊNCIA DE PERFORMACE! AQUI NOS GROTÕES DO BRASIL, SERVIDORES DO SUS (TRABALHEI 28 ANOS LÁ DENTRO) FORAM MASSACRADOS DURANTE DÉCADAS POR SALÁRIOS FAMÉLICOS E PLANOS DE CARREIRA ESCRAVAGISTAS! A POSSIBILIDADE DE SE ATUALIZAR E REALIZAR CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES FICARAM NOS SONHOS DE TODOS OS SERVIDORES.
      E, OS MÉDICOS, MEIA DÚZIA, EM SUA MAIORIA NÃO TEM MAIS IDADE OU SAÚDE PARA SUPERAR OS ANOS DE TRABALHOS EM EMPREGOS MÚLTIPLOS E DOENÇAS DIVERSAS!
      TODO O SISTEMA QUE O MANDETTINHA TEM AGORA SÃO OS PLANOS DE SAÚDE E TERCEIRIZADOS CHUPA-CABRA, QUE SUGARAM AS VERBAS DO SUS DURANTE OS ÚLTIMOS 5 ANOS!
      MANDETTINHA SABE E ESCONDE A REALIDADE… NUNCA FALA EM TESTES EPIDEMIOLÓGICOS, PORQUE NÃO TEM UMA ESTRUTURA OU ESTRATÉGIA DE “SAÚDE COLETIVA” CONTRA O SURTO! MANDETTINHA VAI TENTAR ATACAR O INCÊNDIO DO CORONAVÍRUS LÁ, NA TRINCHEIRA DO CURATIVISMO HOSPITALAR, E QUE, INFELIZMENTE, ESTARÁ COLAPSADO EM UMA SEMANA DE EPIDEMIA!
      E, PIOR! AQUI NO INTERIOR, ESTAMOS ÀS MOSCAS… INEXISTEM AMBIENTES DE UTI, LEITOS, E PESSOAL TÉCNICO PARA RECEBER ESTES CASOS! VAMOS MORRER AOS MILHARES DENTRO DO SISTEMA DE “AMBULÂNCIATERAPIA” DE DESCARTE, POIS NOS LEVARÃO À LUGAR ALGUM, POR FALTA DE VAGAS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA…
      QUEM TIVER PLANOS DE SAÚDE… PRIVADOS, PODERÁ, TALVEZ, ENCONTRAR E COMPRAR UM RESPIRADOR!
      EU, PARTICULARMENTE, ESTOU ADIANTANDO TRABALHOS E ARTIGOS INCONCLUSOS, POR VIA DAS DÚVIDAS…
      ENTÃO, POR ENQUANTO, É TUDO PAPINHO BACANA!
      NAS PRÓXIMAS SEMANAS, NÓS O POVARÉU DOS GROTÕES DO BRASIL, ESTAREMOS NA MÃO DO DESTINO!
      AVE CESAR!

      1. o quadro que vc descreve começa com o golpe, até mesmo antes, no 2º mandato de Dilma, que nem conseguiu governar. Depois tivemos a PEC do fim do mundo e, agora, chama-se o Estado pra tentar amenizar. No meio do pandemônio, Mandetta é uma ilha de sensatez, desde que não entre na onda de reduzir as medidas preconizadas. Podíamos ter um negacionista, um cloroquinista e seria bem pior

  3. Não foi isso o que entendi do plano anunciado. Falou-se em alterar o isolamento apenas nas cidades e Estados que tenham pelo menos 50% leitos E de estrutura de saúde ociosos a partir de 13 de abril. Ora, a partir de 13 de abril, conforme as projeções, estaremos no auge do contágio e pouquíssimos recantos do país contarão com essa ociosidade. Não são apenas leitos mas também toda a infraestrutura necessária, incluindo respiradores, etc. Pareceu apenas que o ministério apresentou um plano teórico para amansar pressões mercantilistas burras.

  4. Em nome da economia vai se jogar um monte de gente para o vírus…..O governo é a favor do COVID 19, não resta a menor dúvida. Já tem gente desesperada, com contas pra pagar e dispensa vazia que vai voltar a trabalhar, mesmo arriscando ficar doente…Nem precisa ser adivinho para saber o que vai acontecer…..

  5. Mas isso não foi a posição do ministro na entrevista que termina de dar. Bolsonaro é muito valente nas palavras, faz barulho, mas está encurralado e no fim não está apitando mais nada…pelo menos por enquanto, ainda bem.

  6. A Casa Branca segue os estudos do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) sobre a evolução do coronavirus nos EUA… e este estudo baseia-se na previsão de mortes até o 04 agosto… e o pico da epidemia nos EUA, o dia com maior mortes, será o dia 15 abril, com o numero estimado de 3.130… que pode variar entre 1.200 e 7.800…

    A crise lá começa em 08 de abril, com o pico da epidemia em Nova Iorque… com 878 mortes esperadas no dia… mas, que podem variar até 3.052 mortes com o contágio realmente existente em cada momento.

    Tudo começa daqui a 2 dias e vai até 31 de abril, quando os EUA passará o pico da primeira onda de sua epidemia… Após este dia, todos os países do Mundo vão parar e rever posições, se ainda não estiverem devastados por um pico epidêmico local pior que o americano.

  7. Quando se conta o número de leitos, os mais importantes são os de CTI. E estes estão. majoritariamente na rede privada. Como não há intenção dos governos de estatizar os leitos (já ocorreu lá fora), isto reforça o absurdo desta proposta. Custo a crer que venha de um médico. Já de um Osmar…esperar o que?
    Em tempo: qualquer dado estatístico hoje (por exemplo, sobre a Europa) esbarra na sub-notificação. Por isso é prematuro comemorar, especialmente pequenos ganhos. O Japão quase se estabilizou e de repente, teve um surto. Mas, se Espanha e Itália chegarem a um patamar, mais um ponto para os isolacionistas. Seria munição contra Bolsonaro. É esperar pra ver, de olho no site Worldometer (dados muito atualizados). Lá, dá pra ver tabelas sobre todos os países e gráficos assustadores dos número de casos e mortes.

  8. O objetivo do Ministério da Saúde é fazer com q as cidades com 50% de leitos ocupados tornem-sem com 100% de ocupação o mais rápido possível.

  9. …a prática política é antiga…uma farsa chamada Mandetta…a arte de de ceder e continuar no cargo… – um pouco de demagogia – a estas alturas cada vez mais decorativo, mas com discurso altissonante… Mandetta fica no cargo e já propõe relaxar isolamento… sintomático… até hoje, apesar de seus pronunciamentos televisivos.. não foram disponibilizados testes para confirmar ou não a infecção por Covid-19… os hospitais não tem EPIs nem respiradores suficientes e há uma enorme sub notificação dos casos suspeitos… Então, pergunto, qual o planejamento que existe, se conjuntamente ao isolamento, nada mais é feito…no que isso resulta… não foram providenciados respiradores, não foram providenciados EPIS, não foram equipadas UTIs, não há testes, ou seja, não existe planejamento para combater a epidemia, no máximo uma quarentena meia-boca, que talvez estenda um pouco a tragédia… que neste momento é certo que virá… Um ministro demagogo em tempos de pandemia – que não diz que sem todas estas medidas conjuntas ao isolamento estamos indo rumo ao precipício… e um genocida no poder manipulando a realidade, que vê seu projeto evoluindo, porque sabe da incapacidade de seus Ministros abrirem mão de poder… um louco que ri da farsa, e do morticínio que virá…

  10. Há um genocídio anunciado, dos velhos, pobres e classe média pobre que se acha rica. Não há testes, não há máscaras, não há leitos, não há SUS. Qtos precisarão morrer?

  11. Brito, “errar em 50%” nesse caso ainda se chama acertar. A variação pode ser enorme, mas a direção é inequívoca.

  12. O Bozo está prestes a realizar um sonho. Ele disse que a ditadura deveria ter matado 30 mil. O genocida psicopata vai usar um vírus mortal para cumprir sua missão macabra de deixar morrer mais de 30 mil brasileiros desvalidos. Será uma limpeza étnica, e a estrela do momento, o Henrique Mutretta, será o coveiro.

  13. Os patrões do bozo digo os patrocinadores no caso o “veio da havan” e outros já estão com a faca no pescoço do bozo pela volta da normalidade. Quanto ao ministro acredito que não aguentará muito tempo no cargo, além do bozo querer atrapalha-lo ele não aceitará ser marionete, a matilha já clama pelo “Terra planista”

  14. que cidades serão estas? “Região de Saúde” (SUS) são vários municípios pequenos que se unem para ter UM UNICO HOSPITAL (questão de racionalidade).

  15. Quando leio essa manchete a impressão que tenho é que eles estão lutando para preencher os leitos vagos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *