Maricá, novo navio-plataforma da Petrobras,parte para o Brasil para terminar construção

fpsomarica

Ontem fiquei impedido de comentar a viagem inaugural do superpetroleiro André Rebouças, mais um construído no Brasil e o discurso de Dilma Rousseff, reafirmando não apenas a política de conteúdo nacional na indústria do petróleo como que caberá à Petrobras a “parte do leão” na exploração do pré-sal brasileiro.

Mas tento compensar hoje, dando a notícia – que não saiu na grande imprensa –  de que partiu de, no dia 9, do Estaleiro Chengxi, na China, o casco convertido do antigo petroleiro Eli Maersk, que, assim que chegar, vai começar a receber os módulos de processamento de óleo e gás – que já estão prontos –  no Estaleiro Brasa, ao lado da Ponte Rio-Niterói.

Cerca de quatro a cinco  meses vão ser necessário para montagem e comissionamento – testes de funcionamento – serão necessários para que ele se torne, finalmente o navio- plataforma Cidade de Maricá, destinado ao Campo de Lula, onde vai agregar, 150 mil barris diários à produção do pré-sal, quando estiver operando a plena capacidade.

Enquanto isso, do outro lado da Baía da Guanabara, a P-74, totalmente convertida no Brasil, deve sair em julho para o Rio Grande do Sul, para a montagem dos módulos de convés, em parte já prontos no estaleiro EBR. Seu lugar no dique seco do antigo estaleiro Ishikawagina, atual Inhaúma, vai ser ocupado pela P-76 – com capacidade, como a gêmea, de 180 mil barris diários – seu está recebendo serviços que não exigem docagem a seco.

Estamos perto de chegar a um milhão de barris diários no pré-sal. Em oito anos, a mesma quantidade que o nosso país levou 55 anos para atingir desde o seu primeiro poço de petróleo, em Lobato, na Bahia.

Retomar a regularidade dos contratos com os estaleiros – separando para averiguação o que tiver de ser investigado – é uma necessidade de um país que quer ser dono dos frutos de suas riquezas.

A conversa sobre redução de investimentos da nossa petroleira, tratada quase com foguetório pela imprensa pela redução sofrida é tolice. Primeiro porque investimento é uma curva, onde os desembolsos iniciais de contratação, muitos deles já feitos, não podem ser tratados como uma conta aritmética. Segundo porque, é obvio, que tanto para a Petrobras quanto para todas as petroleiras, a queda no preço do petróleo manda que desacelerem investimentos.

A Total, francesa, anunciou que os investimentos da área de exploração da companhia sofrerão um corte de 30%. A gigante BP, em 13 por cento. A Shell cortou 15 bilhões de dólares.

O propalado corte em exploração é, em grande parte, resultado de não se contabilizarem os bônus do Campo de Libra (R$ 6 bilhões) e pelo fato de a empresa ter feito um imenso esforço para concluir a delimitação edo campo de Beija-Flor (ex-Franco) a tempo de permitir, como era contratual, a extensão das áreas de cessão onerosa, com potencial igual ou maior do que Libra.

 

.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Está faltando comunicação desses eventos ao povo brasileiro. A Petrobrás não pode ser desprestigiada devido ao comportamento de meia duzia de gatunos que, por incrível que pareça, são tratados como santos.

  2. Fora de pauta, peço licença uma divulgação: o Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, está sob ataque cibernético desde o dia 11/05/2015. Ficou oscilando e no momento está fora do ar. Ele tem se comunicado com seus leitores pelo facebook e até por email.

  3. :
    Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando: * 1 * 2 * 13 * 4 *************
    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
    .
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * * Ley de Medios Já ! ! ! !

  4. A Globo esconde as grandes conquistas na Petrobras e martela ao exagero, dia e noite, 24 horas por dia, 365 dias por ano usando, politicamente, pontos falhos já em processo de correção. Quanto ganham por fora a Globo e os demais entreguistas, a serviço dos concorrentes da Petrobras, para possibilitar a entrega do pré sal e detonar a empresa que é a verdadeira locomotiva que puxa para cima o emprego e a tecnologia????
    A Globo é um caso sério, de polícia, porém de uma PF que esteja verdadeiramente voltada para os interesses da nação e que não se deixe deslumbrar pelas ofertas de treinamento nos EUA e que, também, não se alie à minuscula e vazia Casa Grande em detrimento de toda a nação. Os States são os primeiros interessados na posse do nosso petróleo e a Globo comporta-se como aliada dos gringos. O que será que o dinheiro não compra?

  5. DA SÉRIE ‘DESMORALIZANDO A AUTODESMORALIZAÇÃO DO PIGolpista’

    O matuto ‘bananiense’ foi checar a notícia
    ‘Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca, Pernambuco’

    Site da ‘Folha’
    “Resposta”:
    Atenção
    Nenhum resultado de busca encontrado para a expressão Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca, Pernambuco
    Tente a busca por “Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca, Pernambuco” no Jornal Impresso.

    “‘Vamo’ lá!” E o matuto investido “da paciência do gilmar mendes”!
    Pausa para rir!

    Site do jornal ‘Folha’ impresso
    “”Resposta”:
    Nenhum resultado de busca encontrado para a expressão Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca, Pernambuco
    Tente a busca por ” Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca, Pernambuco” no Site da Folha.
    [“‘Vá’ pra porra!” Risos]

    Site do jornal ‘O Globo’
    “Resposta”:
    Não encontramos resultados para “Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca Pernambuco”.

    Site da revista Época

    “Resposta”:
    “Até ‘hoje’ a imagem de um globo roda e roda e roda…”
    Aí, somente a paciência do gilmar mendes!
    Risos das nossas desgraças!

    Site do ‘Estadão’
    “A resposta”:
    Não foram encontrados registros em notícias para ‘Dilma Rousseff cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças em Ipojuca Pernambuco’

    EM TEMPO: a bem da verdade, pesquisando no ‘google’, encontramos a notícia no site http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/05/quinto-petroleiro-fabricado-em-pernambuco-parte-para-1-viagem.html

    RESCALDO: lá isso é jornalismo, siô?!

    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’!
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

  6. Se a esquerda parasse de ver Televisao e ler o PIG, eles ficariam com no maximo 15% de coxinhas e curiosos de audiencia. O perfil dos eleitores seriam: coxinhas, coxinhas metidos a coxinnhas, rentistas e analfabetos politicos. Mas me parece que a esquerda nao entende que ignorar o PIG vai leva-lo ao ostracismo. Mais eficiencia nas redes sociais e mais apoio as TVs dos movimentos sociais, Vamos investir mais na TVT por exemplo para sair de Sao Paulo para o Brasil no sinal digital. Eu estou apto a contribuir com umm projeto de arrecadacao popular para fazer este sonho virar realidade. A reforma da midia e’ outra luta que tem que ir as ruas em volume senao, os blogs de esquerda vao perder mais energia lendo as ilacoes, mentiras e golpes diarios em um Pais sem lei mediatica, como se fosse um far west mediatico, onde a justica deixa o PIG mentir descaradamente e nada e’ punido. Existe uma diferenca enorme entre a liberdade de expressao e a libertinagem de expressao praticada pelo PIG.

  7. O brasileiro tem que amar o Brasil.
    Deixar de ter complexo de vira-latas.
    O Brasil é maior do que aquele discurso antinacionalista.
    Viva o Brasil.
    Viva o Povo Brasileiro.
    Viva o conteúdo nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *