O velho Leonel Brizola, entre as centenas de frases memoráveis que criou, usava muito a que dizia que “a política ama a traição, mas abomina o traidor”.
Não que eu ache que dissentir de um partido político e deixá-lo seja um ato de traição. Ao contrário, corresponde à liberdade de consciência do indivíduo e não há ideologia que possa se sobrepor a isso.
Em geral, permanecer onde não se quer estar leva a um comportamento de ódio e rancores como este que exibe a senadora Marta Suplicy.
Afastar-se do PT é seu direito. Atacar os companheiros de uma vida inteira de quem, agora, “descobriu” divergir, é outra.
Se é, como se especula, a ideia de voltar a candidatar-se à Prefeitura de São Paulo o que a move, pior ainda.
Marta, infelizmente, já deveria saber que foi, como candidata, desprezada pela direita e agora caminha para sê-lo pela esquerda.
Deveria lembrar-se da derrota para Serra, em 2004.
Com uma boa gestão na Prefeitura, nem assim conseguiu, marcada pela “chaga” do petismo, alcançar boa votação entre a classe média alta e a elite paulistana, malgrado suas origens aristocráticas.
Lula não a hostilizou nas prévias petistas em 2006, onde ela foi derrotada por Aloízio Mercadante. Ao contrário, abrigou-a como Ministra do Turismo onde, afinal, sua gestão pouco produziu, senão a infeliz e notória frase do “relaxa e goza”.
Também não usou seu poder, no auge da popularidade, para impor outro candidato ao PT para o Senado, em 2010, numa eleição onde seu poder de influenciar estava ao máximo.
E, convenhamos, perder em simpatia e companheirismo partidário para Aloizio Mercadante, é algo que exige muito trabalho.
Agora, com suas atitudes, percebe-se publicamente o comportamento da senadora, o qual já deveria ser conhecido daqueles que mais proximamente convivem com ela.
Paradoxal que pareça, falta nobreza a Marta.
Muitas de suas opiniões podem até ser corretas, mas é inexplicável que utilize os métodos mais abjetos para exercer sua “vingança”.
Escrever uma carta de demissão com arestas quando todos os ministros já estavam (ou deveriam estar) demissionários pela mudança de Governo e, agora, acusar Juca Ferreira, seu sucessor, por irregularidades que teve anos e anos para apontar e não fez, são atitudes que qualquer pessoa de boa-fé não pode acolher como gestos dignos, mas resultado de um caráter fraco e flácido.
Se o problema foi o de Lula não a ter ungido como candidata, pelo que que ela mostra ressentimento, vê-se que andou bem o ex-presidente em preteri-la, talvez pelas falhas morais que agora exibe.
O PT, realmente, precisa de muitas mudanças e uma delas certamente é deixar de viver este mundo de intrigas e favoritismos a que Marta Suplicy se entrega, onde princípios, coerência e seriedade começam a escassear.
Sim, de fato a frase que os jornais pinçaram de sua entrevista – “ou o PT muda ou se acaba” – pode ter sentido, para representar a necessidade do petismo de retomar suas origens populares.
Mas também vale, com uma pequena alteração, para a própria Marta.
Se ela muda para voltar às origens que tem na elite e deixa de lado o partido onde se tornou uma personagem nacional e exerce ou deveria exercer sua autoproclamada capacidade política,, é quase certo que ela se acaba, depois do brilhareco que a mídia lhe proporcionará.
Porque é sábia a frase do velho Briza.
A política ama a traição e, logo a seguir, abomina o traidor.
55 respostas
Infelizmente votei para essa TRAÍRA
Fernando, parabéns mais uma vez.
Texto simples, direto, forte, mas elegante. Como é seu estilo.
Se for candidata, perderá. Mesmo que se file ao PSDB e tenha, com isso o total apoio do PIG.
Paulistano não gosta dela. Porque é arrogante, antipática e sem carisma. Foi boa prefeita, mas é tão insuportável, que mesmo muito bem avaliada não conseguiu se reeleger.
Daniel, se Marta for uma alternativa em qualquer partido contra o Haddad, o paulistano vota nela e ela ganha. Não importa se o Haddad é ótimo prefeito, o que é realmente, importa que ele é o PT e o paulistano é um ser irracional, movido a ódio contra o PT e tudo aquilo que ele representa.
Talvez a Marta seja muito esperta (sim, os canalhas podem ser espertos) e esteja percebendo que a infecção moral que abate hoje os paulistas e particularmente os paulistanos, a conduziriam à prefeitura. E ela joga com isso, com a cabeça deturpada do paulistano.
Não acho que seja assim, tão simples e direto.
Haddad foi eleito com o PT e com Lula. Contra Serra, por exemplo.
O Haddad é aceito pela classe média alta e alta paulistana. Tem um viés intelectual e moderno, que agrada muito esse público.
A Marta já está marcada e negativamente pelas taxas e pelo “relaxa e goza”.
Nesse páreo, acho que o Haddad leva.
Também acho, Felipe.
O Zé Ricardo acerta ao considerar a cabeça deturpada do paulistano, mas é o mesmo fato que impede qualquer exercício de futurologia específica. Vai saber como estas cabeças deturpadas reagiriam!
Se for assim, deixa a cobra voltar pro ninho!
até que enfim uma boa notícia para o PT de SP!
marta vai deixar o partido.
mas devolva o mandato de senadora antes disso, marta.
milhões votaram em voce por causa da legenda.
Eduardo Guimarães escreve lucidamente em seu blog “cidadania”. Em 2008, percebi do que a ex-prefeita seria capaz de fazer em prol de seu ego descomunal e de suas ambições políticas. Pelo visto, eu tinha razão. Procurar uma víbora como Cantanhêde e o jornal que tanto a massacrou durante seu governo para atacar seus companheiros de forma tão malévola, é indesculpável. Para mim, Marta se acabou.
o objetivo principal é não deixar haddad se reeleger, se ela vai ganhar ou não pouco importa, será apenas usada( de bom grado) pra volta de um candidato da diretia, como foram heloisa helena, cristovam buarque, marina
e com isso parece que o mestre Lula sabe mesmo escolher…
Coitada da Marta, perdeu completamente o rumo. Parece estar querendo embarcar no anti-petismo para se viabilizar junto ao PIG à Prefeitura de São Paulo.
Sabendo que o PT não a reelege senadora, sai agora para não ter o mesmo fim que o outro Suplicy. A verdade é que o partido está fraco em São Paulo. Daí abandona-lo.
Calculista fria.
Há pouco mais de dois anos, Haddad derrotou o Serra. Política não é matemática.
Daqui a dois anos, será que a Cantareira estará cheia de água?
P. “Cantareira estará cheia de água?”
R. Não.
Não estará e até o final do ano São Paulo estará em colápso total. O que acontecerá se São Paulo não tiver água??
O PIG encontrou a sua Geni (a do Chico) para tentar derrotar o Haddad. Dona Marta, acho que a senhora não é muito inteligente, com todo respeito.
Acho que o rancor de Marta não é a toa. Quando Ministra do Turismo foi responsável pelo programa Melhor Idade, para fomentar o turismo entre os mais velhos. Agora pergunto a vcs, o atual ministro fez o quê? E os anteriores? Nada. Mas para o Fernando Brito a gestão Marta que pouco produziu. O mesmo vejo agora com ela no Ministério da Cultura. Marta implementou o cartão Vale Cultura, obrigou canais a cabo e salas de cinema a um mínimo de conteúdo nacional. Isso não é pouca coisa! Mas qual o apoio que o Governo Federal deu ao Programa Vale Cultura? Sabia que até hoje existem estatais que não aderiram ao programa Vale Cultura! Um programa que a adesão é voluntária não recebeu o apoio nem das estatais. Desprezo maior impossível!
… Alguém esqueceu de presentear a Marta Suplicy com um pijama de bolinhas!
Em algum ‘amigo secreto de final de ano’!
Melhor aproveitar o resto da vida com passeios, leituras edificantes, atitudes de despojamento…
De ressentidos(as) já bastam ‘os(as) impregnados(as) de ódio pelo PIG’!
Se realmente a Marta anseia a ‘concertação’ do PT, sabidamente o expediente não é o eleito pela ex petista!
Definitivamente!
… Quiçá uma lipoaspiração cerebral!(?)…
Ah o tempo!
O tempo!
… E a Marta Suplicy segue célere para outro ‘PT’!
O Partido dos(as) Traíras!
Só um detalhe: Marta não foi uma boa prefeita, foi uma ótima prefeita, acredito, guardando as devidas proporções de orçamento e época, melhor que a Erundina.
É um direito dela ir para outro partido, mas acho que deveria falar menos do pt e mais do que ela pode/poderia fazer por todos. O chato é ficar dando sistematicamente, “milho” para a direita.
Ao invés de ajudar a fritar o pt em praça pública (coisa que a direita adora, partindo de um membro/ex-membro do próprio partido), ela deveria dizer o que gostaria de fazer, se prefeita/governadora. No final, não é isso que ela está buscando?
Ou uma dobradinha…Haddad e Marta.Sinceramente,acho Marta importante para o pt e o pt importante para Marta.Mas a melhor parte do texto foi do Mercadante e da Marta…arrasou Fernando!
Esse é o PT de SP, clone do PSDB.
ACHO QUE A DONA MARTA DEU UM “TIRO NO PÉ”…..EXPRESSÃO MUITO USUAL EM POLÍTICA…TEMOS VÁRIOS EXEMPLOS: HELOISA HELENA, MARINA SILVA E LUIZA ERUNDINA…AS TRES SAÍRAM DO PARTIDO DANDO TIRO PRÁ TODO O LADO…. TAL QUAL MARTA NESSE MOMENTO…..ORA, RESTA SABER SE DONA MARTA TERÁ CACIFE PARA ARRASTAR A ELITE PAULISTANA COM ELA E OS DIREITISTAS PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO EM 2016….EM POLÍTICA QUEM MUDA DE LADO GERALMENTE NÃO INSPIRA CONFIANÇA PARA O LADO QUE FOR…..FICA SEMPRE A CÉLEBRE FRASE: AQUELE(A) É UM TRAIDOR(A)……AGUARDEMOS OS PRÓXIMOS PASSOS DA DONA MARTA E DO PT…..
Nestas horas esquecem a vergonha pela qual passou o PT quando MERCADANTE foi candidato ao governo de São Paulo.
Não era Marta Suplicy a prefeita que trouxe as enchentes para São Paulo da garoa,segundo o PIG?
Não era a tal prefeita que era Martaxa,segundo o pig?
Não era Marta Suplicy a tal Perua na LAMA,segundo a Cachoeira & Veja?
Não era Marta Suplicy que fez escolas de lata,segundo José Serra do Bem?
Não foi essa mesma mídia colonialista de SP que torrou o filme da madame?
Só digo que isso aí é que faz o cidadão minimamente politizado tomar nojo da politica,onde pessoas que até ontem dizia ser seu amigo faz uma canalhice dessas da noite para o dia,já que a tese de que a politica da nojo por causa dos ladrões de Brasília não me convence,pois,se Brasília tem ladrão é porque na sociedade tem ladrão,já que Brasília gostando ou não é um reflexo da sociedade.
Nota zero para essa mulher medíocre Marta Suplicy e que saia o mais rápido possível do PT.Inciativa que o próprio partido deveria tomar,convidando-a a se retirar do partido sem rancores e não caindo na armadilha dela que é de ser expulsa.
Perfeita esta fala do Brito.
Acrescento apenas que, imagino, a Marta anda meio tristinha e desesperada, porque está se aproximando dos 70. Só faltam dois meses. Isso, prá mulher vaidosa que nem ela dá até depressão. Portanto, vamos relevar algumas coisas ditas na infeliz entrevista, até porque a essas alturas não dá mais prá ela relaxar e gozar!
Acho que Clodovil tinha razão em batizar o nome da cobra de Marta.
Aqui do alto xingu, os índios acham que foi uma tremenda demonstração de falta de classe.
Vem cá, galera!
Bem que ela poderia levar o outro traíra (suplicy) com ela. Não é mesmo?
Se o PT é uma chaga, ela não ganha sendo Ptista.
Então eu como Ptista digo a ela, se vire contra nós e ganhe.
Isto não é politica?
Katia Abreu não virou anjo?
Qual o problema com a ètica..
A não ser que o “espasmo da esquerda”, faça parte do coro!!
Frase do próprio filho: “Minha mãe sempre foi uma patricinha que só chegou aonde está por causa do meu pai.
Já havia dito que para a Marta está reservado o mesmo destino que a história outorgou a Osmarina.
São personagens siamesas, embora de origens distintas possuem egos maiores que suas estaturas , quanto ao caráter …..bem, os fatos por si só já denotam a quantas anda !
Será que a Marta Suplicy está doente?
Alguem esperava uma atitude diferente? Se traiu o marido,trai o partido.
Fernando, a Martaxa acaba de trocar o PT pela “Escolinha Muito Louca” apresentada na Bandalha pelo cantor Magal. Ela vai se juntar ao velho Ranulpho Pereira e formarão a dupla de “Sexólogos Aposentados”. Martaxa, rumo ao “ostracismo”.
Ela nunca foi coisa melhor. Votei nela, por duas vezes, porque era a candidata do PT, mas nunca confiei. O próprio filho, o Supla, em entrevista há alguns anos disse a sábia frase: “se não tivesse casado com meu pai, minha mãe teria sido uma dondoca”. Será que ela alguma vez foi outra coisa a não ser uma dondoca fingindo ser uma esquerdista? sempre me pareceu fazer gênero.
Greta Garbo, coitada, morreu no Encantado.
Gente, ficar comentando este assunto é dar ibope ao PIG e a quem não merece, portanto o melhor é ignorar. Apesar disso, um beijinho no ombro para todos os invejosos e traíras do Brasil!!!!
“A política ama a traição, mas abomina o traidor”.
E um fato. Em mais de 40 anos de militância politica, em Bom Jesus do Amparo, minha terra natal, em Belo Horizonte, em Minas enfim no Brasil pude ver isso acontecendo várias vezes…
Vc tirou o Vestal sem fulanizar… É isso mesmo, a Marta perdeu pontos, se apequena e se desfaz
Oportunismo e deslealdade, são as principais características desta ressentida. O futuro do PT em SP está com Fernando Haddad e Alexandre Padilha, Marta é o passado.
Acho que a casa vai cair pra muita gente graúda. Aliás, acredito que aquela reportagem da máfia das próteses no “Fantástico” nem serviu como denúncia, mas como aviso aos fabricantes e à turma do jaleco.
Muitas “denúcias” surgirão nos próximos anos.
O problema maior dessa Senhora é certamente, a flacidez!Do corpo,do cérebro que produz idéias,e da sua historia partidária.
13.01.15.Pela primeira vez neste blog,fui glosado!Que lástima…Mas,o cérebro de cada um,é o seu mestre.
Como senadora do PT ,ela era apenas uma espectadora dos discursos inflamados dos fascistóides tucanos. Nunca contestou nada nem bateu de frente com nenhum daqueles bobalhões.
Então: JÁ VAI TARDE ,pois é preferível um inimigo conhecido, do que uma amiga falsa.
A pior desgraça que pode acontecer a um político é o julgamento errado que faz de sí mesmo e de sua posição. Marta deveria refletir sobre isso. Seja lá o que tiver plantado na Cultura e mesmo que o novo ministro venha a pisotear seu roçado, nunca a mirrada Cultura poderia produzir o suficiente para eleger um prefeito de São Paulo ainda mais que as condições hoje são bem diferentes das de alguns anos atrás. Esperar e ter prudência seria o melhor a fazer para Marta, ela é e sempre será um grande quadro do PT, não vai sucumbir por não ser sempre protagonista de primeira linha. Outras grandes lideranças tentaram forçar pelo protagonismo e se colocaram quase que como obrigados entre os opostos dos bons.
Coitada vai ter o mesmo destino dos traíras que por ambição pessoal queria usar o PT para subir degraus no politica, em que pese que suas condutas nada tinha a ver com o programa do PT.
Heloisa Helena. De senadora a vereadora
Cristovam Buarque se tornou um cão raivoso
Marina: De senadora a capataz de banqueiro
Todos sujando no prato que comeu. Vergonhoso porem real.
O MUSEU NACIONAL FECHOU!
Alô URFJ! Tem alguém vivo ai? O Museu Nacional fechou! Mas não no Reino de Clio! Convidamos todos a visitar este e vários outros museus no link abaixo:
http://reino-de-clio.com.br/Museus.html
[email protected]
Valeria fazer, aqui, uma análise histórica do mundo em que estamos vivendo para mostrar a Marta que a história não perdoa. O que vimos nas últimas eleições foi um processo que mostra que o mundo não está para meias posições. A crise capitalista é profunda, e parece bem provável que o capitalismo não se salve dessa. Tomara que sim. O capitalismo já se converteu em inimigo da humanidade. A sua obra atual, atual que já vem da primeira guerra mundial, é a destruição de riquezas e homens.
Onde se encontra o PT nesse processo que gerará, inevitavelmente, lutas decisivas? O PT está contra a destruição de homens que, segundo Galiani, em seu livro Da Moeda, diz que é a riqueza das riquezas.
Digo tudo isto porque gostaria que a Marta pensasse bem de que lado ela vai ficar ao abandonar o PT. Terá que ir necessariamente para a direita, aquela que apoia as guerras destruidoras do império americano e de suas colônias européias. Pense bem, Marta.
Marta eh uma uma grande mulher. O que arrebenta com ela eh o mesmo que arrebenta o bom senso de 90% dos homens velhos. As medicações novas os faz acreditar que teem 20anos, ai vão perdendo-a noção do ridículo.
Também votei nessa “geni loira”. PqP!